17653
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - A Praça

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre A Praça

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, material de colorir e folha para desenho.

Material complementar:

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dGNWA2MqKsrQHDYNWC9e6Rw2H2zNB4BNXtZhKmXZQS4eR94VE8DMpJwmcqwc/his3-12und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Fotografias, aquarelas e ilustrações para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wHpUTm5Ajnxcsb9HzvnC6FubAq2XeZKxypnKGn745KnEpAcGNz9p6BkgbmWe/his3-12und04-fotografais-aquarelas-e-ilustracoes-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

TOSTA, Sandra Pereira. A PRAÇA COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE HISTÓRIA.

Disponível em:

http://www.ich.pucminas.br/pged/arquivos/publica/sfpt/tosta_praca-lugar-memoria-historia.pdf Acesso em: 13/04/2019

SCHIAVON. CARMEM BURGUERT. TORRES, Tatiana Carrilho Partorini; EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A CIDADE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. ISSN 2359-5973.

Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/revistadolhiste/article/view/59805 Acesso em: 13/04/2019

YOUTUBE: [ documentário] Curta a Praça. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=miFnTPXb_7g Acesso em: 13/04/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o slide com o objetivo da aula. Se não for possível projetar, disponibilize em um outro tipo de suporte como quadro da sala, cartaz etc.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: contextualize a aula propondo aos alunos uma conversa sobre as vivências deles nas praças da cidade. Aqui os alunos poderão compartilhar suas experiências e o que observaram nos momentos de lazer e mesmo de ajuda no trabalho das suas famílias. Poder agregar ao processo de ensino a realidade dos alunos tornará o ensino mais significativo. Para seguir com esta etapa sugere-se os seguintes passos:

  • Peça aos alunos para que observem a imagem do slide e respondam a pergunta que está nele. ( Espera-se que os alunos reconheçam que é uma praça).
  • Então pergunte quem já visitou uma praça (neste momento pode haver um alvoroço e portanto é fundamental mostrar aos alunos a importância de aguardar a sua vez para falar e respeitar o tempo de fala dos colegas).
  • Para finalizar, pergunte se alguém sabe dizer que tipo de diversão acontece nas praças, ou que tipo de trabalho eles puderam observar durante seu passeio. ( É interessante permitir que crianças que não puderam se manifestar na primeira pergunta possam fazê-lo agora e assim dar oportunidade de falar para o máximo de crianças).

Fotografia. Praça Batista Campos em Belém PA. Fototeca do IPHAN.

Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/168?eFototeca=1 Acesso em: 13/04/2019

Se não for possível projetar o slide produza um cartaz ou use o quadro da sala para expor a imagem e a pergunta.

Como adequar à sua realidade:

  • Os alunos poderão levantar novas questões com relação a praça. Questões essas relacionadas às suas vivências e também à especificidade da sua localidade como manifestações, celebrações, festivais e feiras. Se assim for o roteiro proposto acima deve ser adequado de acordo com as relações da sua localidade para manter um aprendizado significativo àqueles.

  • Também é possível trabalhar com uma imagem ou mesmo vídeo da praça frequentada pelas crianças, da praça da cidade.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após conversar com os alunos sobre as suas experiências nas praças da localidade onde vivem, chegou o momento de relacionar as vivências relatadas à construção do conhecimento proposto pela habilidade da BNCC. Para isto utilizaremos como fonte histórica uma ilustração de uma Praça no Rio de Janeiro no ano de 1860, onde são retratadas pessoas trabalhando com trouxas de roupas na cabeça, buscando água, tabuleiros de vendas e outras passeando. Um grande elemento de destaque é a presença da fonte de água que hoje em dia não é mais comum nas praças, porém muitas ainda têm as antigas fontes. Esses aspectos podem ser colocados por você caso os alunos não notem. Propõem-se a eles observar o desenho em aquarela e identificar as atividades ali retratadas tanto de lazer quanto de trabalho. Em seguida relacionar o que relataram terem vivido e observado nas praças da sua cidade com o que observaram na fonte fazendo um comparativo das mudanças e permanências. Para seguir com esta etapa sugere-se os seguintes passos:

  • Organize os alunos em quatro equipes.
  • Explique que cada uma das equipes terá um desafio. Se achar melhor pode dar nomes ou número as equipes.
  • O desafio delas será conversar sobre as questões propostas abaixo:

  • No desenho da praça de antigamente tem alguém fazendo alguma atividade de lazer?
  • No desenho da praça de antigamente tem alguém fazendo alguma atividade de trabalho?
  • Vocês acham que as pessoas, quando vão à praça hoje em dia, fazem as mesmas coisas que as pessoas faziam na praça de antigamente?
  • Vocês acham que a praça hoje em dia ainda é um lugar muito usado pelas pessoas para se divertir e trabalhar?

  • Depois que as equipes terminarem de conversar sobre a pergunta que lhes foi designada um membro de cada deverá socializar para a sala as conclusões a que chegaram.
  • Tome nota do trabalho das equipes e se possível sintetize suas conclusões no quadro da sala para que todos possam ter acesso posteriormente.
  • Finalize explicando aos alunos que as praças são importantes lugares de lazer e que nelas muitas pessoas também exercem diversos tipos de trabalho. Algumas cidades do Brasil e de outros lugares do mundo tem praças que existem há séculos e que com passar dos anos algumas mudanças na estrutura física aconteceram e que também passaram a ser usadas para novas atividades. É muito importante cuidar das praças e mantê-las limpas para que todos possamos continuar nos divertindo. As praças também contam a história do nosso lugar.

SOUSA. [Largo do Rocio]. Rio de Janeiro, RJ: [s.n.], 1860]. 1 desenho, aquarela, color., 18,3 x 25,3 cm. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon236323/icon236323.jpg> . Acesso em: 28 mar. 2019. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.

Se você optar por usar a aquarela da praça do Rio de Janeiro, mas não puder projetar, produza um cartaz ou cole no quadro da sala a mesma imagem que está o slide. Ela está disponível para impressão.

Como adequar à sua realidade:

  • Quanto mais possível for trabalhar com elementos locais e de conhecimento dos alunos melhor será o aprendizado e por isso se tiver disponível qualquer tipo de fonte histórica, como vídeos, fotografias, relatos orais, monumentos entre outros da (s) praça (s) da cidade use no lugar da aquarela da praça do Rio de janeiro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar o que foi desenvolvido nesta aula propõem-se aos alunos a produção de duas ilustrações onde eles deverão retratar uma praça de antigamente e uma praça hoje em dia. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Organize os alunos em duplas e explique a atividade proposta.
  • Entregue as duplas a folha de atividade da sistematização que está disponível para impressão.
  • Lembre aos alunos que eles podem consultar o trabalho feito em equipe na etapa anterior, inclusive com os colegas das outras equipes e assim tirar dúvidas.
  • Após a conclusão da atividade, exponha a produção dos alunos no mural da sala.

ILUSTRAÇÃO: banco de imagens Nova Escola. Acesso em 13/04/2019

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dGNWA2MqKsrQHDYNWC9e6Rw2H2zNB4BNXtZhKmXZQS4eR94VE8DMpJwmcqwc/his3-12und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Se não for possível projetar o slide reproduza o texto ou outro com mesmo sentido no quadro da sala podendo também fazê-lo oralmente. Caso não possa imprimir ou fotocopiar a folha de atividade da sistematização reproduza o conteúdo no quadro da sala e peça às duplas para copiar em uma folha de caderno ou outra.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, material de colorir e folha para desenho.

Material complementar:

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dGNWA2MqKsrQHDYNWC9e6Rw2H2zNB4BNXtZhKmXZQS4eR94VE8DMpJwmcqwc/his3-12und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Fotografias, aquarelas e ilustrações para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wHpUTm5Ajnxcsb9HzvnC6FubAq2XeZKxypnKGn745KnEpAcGNz9p6BkgbmWe/his3-12und04-fotografais-aquarelas-e-ilustracoes-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

TOSTA, Sandra Pereira. A PRAÇA COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE HISTÓRIA.

Disponível em:

http://www.ich.pucminas.br/pged/arquivos/publica/sfpt/tosta_praca-lugar-memoria-historia.pdf Acesso em: 13/04/2019

SCHIAVON. CARMEM BURGUERT. TORRES, Tatiana Carrilho Partorini; EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A CIDADE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. ISSN 2359-5973.

Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/revistadolhiste/article/view/59805 Acesso em: 13/04/2019

YOUTUBE: [ documentário] Curta a Praça. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=miFnTPXb_7g Acesso em: 13/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o slide com o objetivo da aula. Se não for possível projetar, disponibilize em um outro tipo de suporte como quadro da sala, cartaz etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: contextualize a aula propondo aos alunos uma conversa sobre as vivências deles nas praças da cidade. Aqui os alunos poderão compartilhar suas experiências e o que observaram nos momentos de lazer e mesmo de ajuda no trabalho das suas famílias. Poder agregar ao processo de ensino a realidade dos alunos tornará o ensino mais significativo. Para seguir com esta etapa sugere-se os seguintes passos:

  • Peça aos alunos para que observem a imagem do slide e respondam a pergunta que está nele. ( Espera-se que os alunos reconheçam que é uma praça).
  • Então pergunte quem já visitou uma praça (neste momento pode haver um alvoroço e portanto é fundamental mostrar aos alunos a importância de aguardar a sua vez para falar e respeitar o tempo de fala dos colegas).
  • Para finalizar, pergunte se alguém sabe dizer que tipo de diversão acontece nas praças, ou que tipo de trabalho eles puderam observar durante seu passeio. ( É interessante permitir que crianças que não puderam se manifestar na primeira pergunta possam fazê-lo agora e assim dar oportunidade de falar para o máximo de crianças).

Fotografia. Praça Batista Campos em Belém PA. Fototeca do IPHAN.

Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/168?eFototeca=1 Acesso em: 13/04/2019

Se não for possível projetar o slide produza um cartaz ou use o quadro da sala para expor a imagem e a pergunta.

Como adequar à sua realidade:

  • Os alunos poderão levantar novas questões com relação a praça. Questões essas relacionadas às suas vivências e também à especificidade da sua localidade como manifestações, celebrações, festivais e feiras. Se assim for o roteiro proposto acima deve ser adequado de acordo com as relações da sua localidade para manter um aprendizado significativo àqueles.

  • Também é possível trabalhar com uma imagem ou mesmo vídeo da praça frequentada pelas crianças, da praça da cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após conversar com os alunos sobre as suas experiências nas praças da localidade onde vivem, chegou o momento de relacionar as vivências relatadas à construção do conhecimento proposto pela habilidade da BNCC. Para isto utilizaremos como fonte histórica uma ilustração de uma Praça no Rio de Janeiro no ano de 1860, onde são retratadas pessoas trabalhando com trouxas de roupas na cabeça, buscando água, tabuleiros de vendas e outras passeando. Um grande elemento de destaque é a presença da fonte de água que hoje em dia não é mais comum nas praças, porém muitas ainda têm as antigas fontes. Esses aspectos podem ser colocados por você caso os alunos não notem. Propõem-se a eles observar o desenho em aquarela e identificar as atividades ali retratadas tanto de lazer quanto de trabalho. Em seguida relacionar o que relataram terem vivido e observado nas praças da sua cidade com o que observaram na fonte fazendo um comparativo das mudanças e permanências. Para seguir com esta etapa sugere-se os seguintes passos:

  • Organize os alunos em quatro equipes.
  • Explique que cada uma das equipes terá um desafio. Se achar melhor pode dar nomes ou número as equipes.
  • O desafio delas será conversar sobre as questões propostas abaixo:

  • No desenho da praça de antigamente tem alguém fazendo alguma atividade de lazer?
  • No desenho da praça de antigamente tem alguém fazendo alguma atividade de trabalho?
  • Vocês acham que as pessoas, quando vão à praça hoje em dia, fazem as mesmas coisas que as pessoas faziam na praça de antigamente?
  • Vocês acham que a praça hoje em dia ainda é um lugar muito usado pelas pessoas para se divertir e trabalhar?

  • Depois que as equipes terminarem de conversar sobre a pergunta que lhes foi designada um membro de cada deverá socializar para a sala as conclusões a que chegaram.
  • Tome nota do trabalho das equipes e se possível sintetize suas conclusões no quadro da sala para que todos possam ter acesso posteriormente.
  • Finalize explicando aos alunos que as praças são importantes lugares de lazer e que nelas muitas pessoas também exercem diversos tipos de trabalho. Algumas cidades do Brasil e de outros lugares do mundo tem praças que existem há séculos e que com passar dos anos algumas mudanças na estrutura física aconteceram e que também passaram a ser usadas para novas atividades. É muito importante cuidar das praças e mantê-las limpas para que todos possamos continuar nos divertindo. As praças também contam a história do nosso lugar.

SOUSA. [Largo do Rocio]. Rio de Janeiro, RJ: [s.n.], 1860]. 1 desenho, aquarela, color., 18,3 x 25,3 cm. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon236323/icon236323.jpg> . Acesso em: 28 mar. 2019. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.

Se você optar por usar a aquarela da praça do Rio de Janeiro, mas não puder projetar, produza um cartaz ou cole no quadro da sala a mesma imagem que está o slide. Ela está disponível para impressão.

Como adequar à sua realidade:

  • Quanto mais possível for trabalhar com elementos locais e de conhecimento dos alunos melhor será o aprendizado e por isso se tiver disponível qualquer tipo de fonte histórica, como vídeos, fotografias, relatos orais, monumentos entre outros da (s) praça (s) da cidade use no lugar da aquarela da praça do Rio de janeiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar o que foi desenvolvido nesta aula propõem-se aos alunos a produção de duas ilustrações onde eles deverão retratar uma praça de antigamente e uma praça hoje em dia. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Organize os alunos em duplas e explique a atividade proposta.
  • Entregue as duplas a folha de atividade da sistematização que está disponível para impressão.
  • Lembre aos alunos que eles podem consultar o trabalho feito em equipe na etapa anterior, inclusive com os colegas das outras equipes e assim tirar dúvidas.
  • Após a conclusão da atividade, exponha a produção dos alunos no mural da sala.

ILUSTRAÇÃO: banco de imagens Nova Escola. Acesso em 13/04/2019

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dGNWA2MqKsrQHDYNWC9e6Rw2H2zNB4BNXtZhKmXZQS4eR94VE8DMpJwmcqwc/his3-12und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Se não for possível projetar o slide reproduza o texto ou outro com mesmo sentido no quadro da sala podendo também fazê-lo oralmente. Caso não possa imprimir ou fotocopiar a folha de atividade da sistematização reproduza o conteúdo no quadro da sala e peça às duplas para copiar em uma folha de caderno ou outra.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano