17651
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - O Vaqueiro

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre O Vaqueiro

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha.

Material complementar:

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rYbmHkAD4VzPpt4h2xcQAxVzpxDXYfZybTk5kfRE2fsT6QjWmeTuZuvkp4GU/his3-11und05-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Imagens e ilustrações:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HqcB2YJZyVBb3SyZDhh8YtwwkHdx4bY3rU4CDWzxZbAJunXUwA2pY6bpBNsV/imagens-e-iustracoes-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

TAPETY. Audrey Maria Mendes de Freitas. Práticas e representações culturais do vaqueiro no Piauí.

Disponível em:

http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300654172_ARQUIVO_Asreflexoessobreacondicaohumana_AUDREYtarde2.pdf Acesso em: 16/04/2019

ADRIOLLI. Carmem Silvia. Os tempos no “Gerais” e no “Sertão” – Sobre casa, comida, terra e criação

Disponível em:

http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/108577 Acesso em: 16/04/2019

Reportagem. Diário do Nordeste: Vaqueiras ganham mais espaço em Vaquejadas.

Disponível em:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/vaqueiras-ganham-mais-espaco-em-vaquejadas-1.1927832 Acesso em: 16/04/2019

Reportagem. Lance Rural.Simone Fernandes, uma vaqueira de tradição.

Disponível em:

https://www.lancerural.com.br/simone-fernandes-uma-vaqueira-de-tradicao/ Acesso em: 16/04/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos objetivo da aula. Se não for possível projetar então escreva-o em um suporte que fique visível aos alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie contextualizando a aula através de uma conversa com os alunos sobre o que eles conhecem de fazendas com gado. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Reúna os alunos em uma roda para conversa e projete o slide acima.
  • Peça que leiam a pergunta e observem a imagem e então façam seus comentários ( aqui é importante considerar todo o tipo de experiências e conhecimento dos alunos sobre o tema, ainda que só conheçam fazendas pela TV).
  • Também é fundamental orientar os alunos para aguardar seu momento de fala e respeitar o do colega.
  • Após a conversa sobre as fazendas diga aos alunos que na aula de hoje eles conhecerão sobre uma das profissões mais comuns do campo, a de vaqueiro.

Imagem. Vacas na fazenda. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 16/04/2019

Se não for possível projetar o slide você poderá imprimir a imagem que está nele e colar em suporte que pode ser passado de mão em mão ou ficar fixo em uma parede visível aos alunos. A pergunta poderá ser feita oralmente ou escrita no quadro da sala.

Aqui está sendo utilizado o tema da fazenda para contextualizar uma aula sobre o vaqueiro. Provavelmente as crianças que moram em cidades devem ter pouco contato com essa profissão e com as fazendas. Ainda assim lhes apresentar a realidade de profissões do campo enriquecerá o seu processo de ensino.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Partindo do convite feitos aos alunos para conhecer a profissão de vaqueiro, proporcione informações para uma conversa sobre essa profissão, usando como fonte histórica o vídeo sugerido no slide. Neste vídeo há uma entrevista do Jornal Nordeste Rural sobre a regulamentação legal da profissão de Vaqueiro no Ceará. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Organize os alunos em quatro equipes.
  • Diga-lhes que há nas fazendas e pequenas propriedade do campo a profissão de vaqueiro e que agora eles assistirão a uma reportagem sobre essa profissão e cada equipe deverá investigar no vídeo um ponto importante sobre o trabalho como vaqueiro.
  • As equipes receberão uma pergunta sobre o vídeo e juntos devem encontrar a resposta e anotá-la em uma folha de caderno. Essa folha deverá ser colada em um cartaz na sala com o título “ O Vaqueiro”.
  • As questões para cada equipe são as seguintes:
  • O que um vaqueiro faz? Qual é o seu trabalho na fazenda ou propriedade rural?
  • As roupas que o vaqueiro usam são importantes para quê?
  • Na reportagem os vaqueiros comemoram a conquista do reconhecimento da profissão. O que isso traz de benefício para eles?
  • Você sabia que mulher pode ser vaqueira? Na opinião de vocês, por que é importante saber que uma mulher pode ser vaqueira?

Após conversarem entre si, cada equipe deve apresentar as suas conclusões e em seguida colar a folha com a resposta no cartaz. Finalize esta etapa sintetizando as discussões dos alunos sobre o tema. Dê atenção para a última pergunta sobre a presença de mulheres na profissão.

Vídeo. g1 Globo. O trabalho de vaqueiro é reconhecido como Profissão.

Disponível em:

http://g1.globo.com/ceara/ne-rural/videos/v/trabalho-de-vaqueiro-e-reconhecido-como-profissao/2913443/ Acesso em: 16/04/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Você poderá trabalhar com outros tipos de fontes sobre o tema como fotografias, documentários, relatos orais e até entrevistas feita por alunos a vaqueiros da região onde moram. Estes últimos exemplos são mais viáveis para quem está no meio rural. Optar por outras fontes pode ser uma alternativa para quem não tiver como projetar o slide.
  • As perguntas para as equipes podem variar de acordo com a fonte que você utilizar e também da região que você estiver, pois a profissão de vaqueiro tem suas variáveis de acordo com as localidades do Brasil e suas características geográficas e climáticas.

Para você saber mais: Segue abaixo o link para mais informações sobre a presença de mulheres na profissão de Vaqueiras e em eventos como a vaquejada.

Reportagem. Diário do Nordeste: Vaqueiras ganham mais espaço em Vaquejadas.

Disponível em:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/vaqueiras-ganham-mais-espaco-em-vaquejadas-1.1927832 Acesso em: 16/04/2019

Reportagem. Lance Rural.Simone Fernandes, uma vaqueira de tradição.

Disponível em:

https://www.lancerural.com.br/simone-fernandes-uma-vaqueira-de-tradicao/ Acesso em: 16/04/2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar o que foi aprendido pelos alunos propõem-se como a atividade a produção de uma canção sobre a profissão de vaqueiro tendo como exemplo a música que os vaqueiros entrevistados cantam na reportagem. Evidentemente que objetivo é verificar o que os alunos compreenderam sobre essa profissão e não acordes e rimas. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Organize os alunos em duplas e explique a atividade.
  • Passe mais uma vez o vídeo na parte onde o vaqueiro canta e ressalte para os alunos que ele canta sobre a profissão.
  • Agora entregue para as duplas a folha de atividade da sistematização.
  • Após concluída a atividade exponha a produção dos alunos e se houver tempo peça que cantam ou leiam o que produziram.

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rYbmHkAD4VzPpt4h2xcQAxVzpxDXYfZybTk5kfRE2fsT6QjWmeTuZuvkp4GU/his3-11und05-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Ilustração de pote de lápis e caderno. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 16/04/2019

Se não for possível projetar o slide você poderá imprimir a ilustração e utilizar em um cartaz ou escrever no quadro da sala um texto que está no slide. Se não for possível fotocopiar a folha de atividade da sistematização então peça aos alunos para fazer em uma folha do caderno.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha.

Material complementar:

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rYbmHkAD4VzPpt4h2xcQAxVzpxDXYfZybTk5kfRE2fsT6QjWmeTuZuvkp4GU/his3-11und05-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Imagens e ilustrações:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HqcB2YJZyVBb3SyZDhh8YtwwkHdx4bY3rU4CDWzxZbAJunXUwA2pY6bpBNsV/imagens-e-iustracoes-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

TAPETY. Audrey Maria Mendes de Freitas. Práticas e representações culturais do vaqueiro no Piauí.

Disponível em:

http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300654172_ARQUIVO_Asreflexoessobreacondicaohumana_AUDREYtarde2.pdf Acesso em: 16/04/2019

ADRIOLLI. Carmem Silvia. Os tempos no “Gerais” e no “Sertão” – Sobre casa, comida, terra e criação

Disponível em:

http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/108577 Acesso em: 16/04/2019

Reportagem. Diário do Nordeste: Vaqueiras ganham mais espaço em Vaquejadas.

Disponível em:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/vaqueiras-ganham-mais-espaco-em-vaquejadas-1.1927832 Acesso em: 16/04/2019

Reportagem. Lance Rural.Simone Fernandes, uma vaqueira de tradição.

Disponível em:

https://www.lancerural.com.br/simone-fernandes-uma-vaqueira-de-tradicao/ Acesso em: 16/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos objetivo da aula. Se não for possível projetar então escreva-o em um suporte que fique visível aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie contextualizando a aula através de uma conversa com os alunos sobre o que eles conhecem de fazendas com gado. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Reúna os alunos em uma roda para conversa e projete o slide acima.
  • Peça que leiam a pergunta e observem a imagem e então façam seus comentários ( aqui é importante considerar todo o tipo de experiências e conhecimento dos alunos sobre o tema, ainda que só conheçam fazendas pela TV).
  • Também é fundamental orientar os alunos para aguardar seu momento de fala e respeitar o do colega.
  • Após a conversa sobre as fazendas diga aos alunos que na aula de hoje eles conhecerão sobre uma das profissões mais comuns do campo, a de vaqueiro.

Imagem. Vacas na fazenda. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 16/04/2019

Se não for possível projetar o slide você poderá imprimir a imagem que está nele e colar em suporte que pode ser passado de mão em mão ou ficar fixo em uma parede visível aos alunos. A pergunta poderá ser feita oralmente ou escrita no quadro da sala.

Aqui está sendo utilizado o tema da fazenda para contextualizar uma aula sobre o vaqueiro. Provavelmente as crianças que moram em cidades devem ter pouco contato com essa profissão e com as fazendas. Ainda assim lhes apresentar a realidade de profissões do campo enriquecerá o seu processo de ensino.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Partindo do convite feitos aos alunos para conhecer a profissão de vaqueiro, proporcione informações para uma conversa sobre essa profissão, usando como fonte histórica o vídeo sugerido no slide. Neste vídeo há uma entrevista do Jornal Nordeste Rural sobre a regulamentação legal da profissão de Vaqueiro no Ceará. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Organize os alunos em quatro equipes.
  • Diga-lhes que há nas fazendas e pequenas propriedade do campo a profissão de vaqueiro e que agora eles assistirão a uma reportagem sobre essa profissão e cada equipe deverá investigar no vídeo um ponto importante sobre o trabalho como vaqueiro.
  • As equipes receberão uma pergunta sobre o vídeo e juntos devem encontrar a resposta e anotá-la em uma folha de caderno. Essa folha deverá ser colada em um cartaz na sala com o título “ O Vaqueiro”.
  • As questões para cada equipe são as seguintes:
  • O que um vaqueiro faz? Qual é o seu trabalho na fazenda ou propriedade rural?
  • As roupas que o vaqueiro usam são importantes para quê?
  • Na reportagem os vaqueiros comemoram a conquista do reconhecimento da profissão. O que isso traz de benefício para eles?
  • Você sabia que mulher pode ser vaqueira? Na opinião de vocês, por que é importante saber que uma mulher pode ser vaqueira?

Após conversarem entre si, cada equipe deve apresentar as suas conclusões e em seguida colar a folha com a resposta no cartaz. Finalize esta etapa sintetizando as discussões dos alunos sobre o tema. Dê atenção para a última pergunta sobre a presença de mulheres na profissão.

Vídeo. g1 Globo. O trabalho de vaqueiro é reconhecido como Profissão.

Disponível em:

http://g1.globo.com/ceara/ne-rural/videos/v/trabalho-de-vaqueiro-e-reconhecido-como-profissao/2913443/ Acesso em: 16/04/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Você poderá trabalhar com outros tipos de fontes sobre o tema como fotografias, documentários, relatos orais e até entrevistas feita por alunos a vaqueiros da região onde moram. Estes últimos exemplos são mais viáveis para quem está no meio rural. Optar por outras fontes pode ser uma alternativa para quem não tiver como projetar o slide.
  • As perguntas para as equipes podem variar de acordo com a fonte que você utilizar e também da região que você estiver, pois a profissão de vaqueiro tem suas variáveis de acordo com as localidades do Brasil e suas características geográficas e climáticas.

Para você saber mais: Segue abaixo o link para mais informações sobre a presença de mulheres na profissão de Vaqueiras e em eventos como a vaquejada.

Reportagem. Diário do Nordeste: Vaqueiras ganham mais espaço em Vaquejadas.

Disponível em:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/vaqueiras-ganham-mais-espaco-em-vaquejadas-1.1927832 Acesso em: 16/04/2019

Reportagem. Lance Rural.Simone Fernandes, uma vaqueira de tradição.

Disponível em:

https://www.lancerural.com.br/simone-fernandes-uma-vaqueira-de-tradicao/ Acesso em: 16/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar o que foi aprendido pelos alunos propõem-se como a atividade a produção de uma canção sobre a profissão de vaqueiro tendo como exemplo a música que os vaqueiros entrevistados cantam na reportagem. Evidentemente que objetivo é verificar o que os alunos compreenderam sobre essa profissão e não acordes e rimas. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Organize os alunos em duplas e explique a atividade.
  • Passe mais uma vez o vídeo na parte onde o vaqueiro canta e ressalte para os alunos que ele canta sobre a profissão.
  • Agora entregue para as duplas a folha de atividade da sistematização.
  • Após concluída a atividade exponha a produção dos alunos e se houver tempo peça que cantam ou leiam o que produziram.

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rYbmHkAD4VzPpt4h2xcQAxVzpxDXYfZybTk5kfRE2fsT6QjWmeTuZuvkp4GU/his3-11und05-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Ilustração de pote de lápis e caderno. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 16/04/2019

Se não for possível projetar o slide você poderá imprimir a ilustração e utilizar em um cartaz ou escrever no quadro da sala um texto que está no slide. Se não for possível fotocopiar a folha de atividade da sistematização então peça aos alunos para fazer em uma folha do caderno.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano