17649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - O Comércio Local

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre O Comércio Local

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer aspectos da profissão de comerciante. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Pergunte aos estudantes:
- Você costuma ir às compras com seus pais ou algum adulto?
- Como vocês imaginam ser o dia a dia de trabalho de um comerciante?

Envie a pergunta via áudio, texto ou vídeo. Aguarde as respostas e peça que os alunos as enviem para o grupo da turma por áudio. Considere ampliar o debate inserindo questões referentes ao comércio local.

Problematização
Para esta etapa, produza uma entrevista com um comerciante do bairro da escola. Você pode usar o roteiro de entrevista proposto no plano. A ideia inicial do Plano de Aula era que os estudantes coletassem os dados, porém, tendo em vista a pandemia e o isolamento, você deve providenciar a entrevista, lembrando sempre de tomar todas as medidas sanitárias de proteção. Feito o vídeo, compartilhe-o com os estudantes e repasse as seguintes questões:
- Depois de conhecer sobre o dia a dia de um comerciante, qual a opinião de vocês sobre essa profissão?
- Vocês sabem dizer que mudanças aconteceram ao longo dos anos na profissão de comerciante?
- Na opinião de vocês, os comerciantes de hoje usam novas tecnologias? Quais?

Peça que as respostas sejam anotadas no caderno e compartilhadas no grupo da turma. Você pode auxiliar os estudantes tirando dúvidas ao longo das produções.

Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Informe que eles devem se imaginar como comerciantes por um dia e produzir um desenho do comércio que queiram representar, destacando o tipo de mercadoria que será vendida e como será o trabalho. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma. Dê feedback das produções.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Profissões - Serelepe” e “Quintal da Cultura - Minha profissão é...”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF01HI04, EF02HI01, EF02HI02 e EF05HI02.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_11UND03

(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano:

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas