17649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - O Comércio Local

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre O Comércio Local

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, meia folha de cartolina de acordo com a quantidade de equipes, material de colorir e entrevista com comerciante local feita previamente pelos alunos organizados em equipes.

Material complementar:

  • Roteiro de Entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qd4VV9ZMuS98zdq5yZZNyJFudzAsZXdqSEMsT2Se9QtPPJ7WTkBjMaHFhnUt/his3-11und03-roteiro-de-entrevista.pdf

  • Folha com as Perguntas do Slide da Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NkZGKzwsyVMEX6qMRgz2pZK9c4HY5W2JqW3DMXhkwaXqk6Vhc7KNYb2nzaZE/his3-11und03-ilustracoes-dos-slides-para-impressao.pdf

  • Ilustrações dos Slides para impressão:

Para você saber mais:

BLUME, Luiz Henrique dos Santos. Laboratório de História Oral: ensino de História e fontes orais – memórias construindo outras histórias na cidade de Ilhéus-BA. XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: História e Democracia.

Disponível em:

https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1488815826_ARQUIVO_LaboratoriodeHistoriaOral_ensinodeHistoriaefontesorais-ANPUHUNB2017.pdf Acesso em: 01/04/2019

BERTE, Isabela Lisboa. Os usos da memória no ensino de História: o aluno atuando como historiador a partir da História Oral.pa > v. 4, n. 11 (2012).

Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/30850 Acesso em: 01/04/2019

SILVA DA, T. V.;OLIVEIRA DE, F. A. L.; ALEGRO, R. C. OFICINA DE ENTREVISTAS: MEMÓRIAS NA SALA DE AULA .

Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/ARTIGOSANAIS_SEPECH/tatianevsilva.pdf Acesso em: 01/04/2019

YOUTUBE. O Ensino de História e a Valorização da Memória Local.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W3T_lgHvM20 Acesso em 01/04/2019

YOUTUBE: Prêmio Educador Nota Dez. Paloma Silva Santos.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=9iBpd_S5Xzo Acesso em: 04/04/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este objetivo aos alunos. Pode ser projetado ou mesmo disponibilizado em algum suporte visível para que os alunos leiam.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie uma conversa com os alunos sobre suas experiências ao participarem de compras com os pais ou responsáveis em supermercados, comércios locais e feiras. Objetiva-se que os alunos, a partir das suas vivências, possam iniciar uma reflexão sobre os aspectos do trabalho dos comerciantes.

Para desenvolvimento desta etapa sugere-se o roteiro a seguir:

  • Inicie convidando os alunos para lerem a pergunta que está no slide e observar a ilustração.
  • Peça que respondam relatando suas experiências (É importante neste momento mostrar aos alunos que todos precisam ser ouvidos e ter suas falas respeitadas)
  • Dê continuidade ao debate perguntando aos alunos:
  • Como vocês imaginam ser o dia a dia de trabalho de um comerciante? ( dê oportunidade para que alunos que não puderam participar da pergunta anterior manifestarem suas opiniões nesta).
  • Provavelmente os alunos vão se referir a atividade que eles observam nas suas próprias idas a comércios.
  • Agora explique aos alunos que vocês irão ler com bastante atenção as entrevistas que foram feitas com os comerciantes locais e assim conhecer um pouco da histórias desses profissionais.

Ilustração: Banco de Imagens Nova Escola. Carrinhos de Compras. Acesso em: 01/04/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa a sua realidade, sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide, monte um cartaz reproduzindo a pergunta e a ilustração. Esta estará disponível em documento para impressão.

  • O roteiro de conversa com os alunos poderá ser alterado de acordo com a dinâmica e disponibilidade de tempo de aula da sua turma.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesta etapa será utilizado como fonte histórica a entrevista feita pelos alunos com comerciantes locais, ou seja, o relato oral. Com estas entrevistas os alunos poderão analisar diferentes aspectos da rotina, histórias, permanências e mudanças no desenvolvimento desta profissão. Considere que não necessariamente todos os aspectos supracitados devem ser analisados, pois não se pode garantir que nas entrevistas haverá possibilidade de encontrá-los.

Para desenvolvimento desta etapa, sugere-se:

  • Apresente o slide para os alunos e explique que deverão se organizar em equipes, as mesmas que fizeram a entrevista.
  • Explique que cada equipe lerá a entrevista que fez e juntos conversarão sobre as perguntas que estão no slide.
  • Tome nota dos levantamentos feitos pelos grupos e estimule os alunos a pensarem no porquê das possíveis divergências.

Ilustração. Banco de Imagens Nova Escola. menina pensando. Acesso: 01/04/2019

  • Roteiro de Entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qd4VV9ZMuS98zdq5yZZNyJFudzAsZXdqSEMsT2Se9QtPPJ7WTkBjMaHFhnUt/his3-11und03-roteiro-de-entrevista.pdf

  • Folha com as Perguntas do Slide da Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jzrV5AKcfFPYbqfkhRUN7q6eqcNRYWJJEJ7jhQ6nfkAr5bTQY2SgRcBxyjnb/his3-11und03-perguntas-do-slide-da-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa sugere-se:

  • É possível trabalhar com outro tipo de fonte histórica, como vídeos, fotografias e até mesmo convidar um comerciante local para ser entrevistado pelas crianças e a partir de pesquisas sobre essa profissão, os alunos poderão elaborar o roteiro de perguntas com base nas suas curiosidades sobre o tema.

  • Se não for possível projetar o slide, use a folha de perguntas da problematização que estará disponível para impressão. Você também poderá escrever as perguntas no quadro da sala.

  • Se na sua localidade há um tipo de comércio característico como pescaria, artesanato, culinária típica, trabalhe com este e adapte as perguntas para as especificidades. A proximidade com a realidade dos alunos torna o aprendizado significativo.

  • A folha de entrevista com o comerciante não cita nenhuma atividade comercial específica e portanto poderá ser utilizada mesmo que você especifique a pesquisa dos alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematização propõem-se como atividade que os alunos, mantendo a equipe da problematização, produzam um pequeno cartaz contando a história do comerciante local que eles entrevistaram. Neste cartaz os alunos deverão contemplar os pontos destacados abaixo:

  • Com que tipo de mercadoria ele trabalha.
  • Como é o comércio fisicamente.
  • O que mudou no comércio.

Após a criação do cartaz as equipes devem explicar para todos a sua produção. Para o cartaz entregue às equipes meia folha de cartolina e material de colorir.

Ilustração. Banco de Imagem Nova Escola. Comerciante. Acesso em 01/03/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível que cada equipe fale sobre a produção feita você poderá expor os trabalhos no mural da sala.

  • Além do material de colorir os alunos podem utilizar elementos do comércio local para o caso de se trabalhar um comércio específico como itens do artesanato produzido na região, grão ou fruto cultivado na áreas etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, meia folha de cartolina de acordo com a quantidade de equipes, material de colorir e entrevista com comerciante local feita previamente pelos alunos organizados em equipes.

Material complementar:

  • Roteiro de Entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qd4VV9ZMuS98zdq5yZZNyJFudzAsZXdqSEMsT2Se9QtPPJ7WTkBjMaHFhnUt/his3-11und03-roteiro-de-entrevista.pdf

  • Folha com as Perguntas do Slide da Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NkZGKzwsyVMEX6qMRgz2pZK9c4HY5W2JqW3DMXhkwaXqk6Vhc7KNYb2nzaZE/his3-11und03-ilustracoes-dos-slides-para-impressao.pdf

  • Ilustrações dos Slides para impressão:

Para você saber mais:

BLUME, Luiz Henrique dos Santos. Laboratório de História Oral: ensino de História e fontes orais – memórias construindo outras histórias na cidade de Ilhéus-BA. XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: História e Democracia.

Disponível em:

https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1488815826_ARQUIVO_LaboratoriodeHistoriaOral_ensinodeHistoriaefontesorais-ANPUHUNB2017.pdf Acesso em: 01/04/2019

BERTE, Isabela Lisboa. Os usos da memória no ensino de História: o aluno atuando como historiador a partir da História Oral.pa > v. 4, n. 11 (2012).

Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/30850 Acesso em: 01/04/2019

SILVA DA, T. V.;OLIVEIRA DE, F. A. L.; ALEGRO, R. C. OFICINA DE ENTREVISTAS: MEMÓRIAS NA SALA DE AULA .

Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/ARTIGOSANAIS_SEPECH/tatianevsilva.pdf Acesso em: 01/04/2019

YOUTUBE. O Ensino de História e a Valorização da Memória Local.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W3T_lgHvM20 Acesso em 01/04/2019

YOUTUBE: Prêmio Educador Nota Dez. Paloma Silva Santos.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=9iBpd_S5Xzo Acesso em: 04/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este objetivo aos alunos. Pode ser projetado ou mesmo disponibilizado em algum suporte visível para que os alunos leiam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie uma conversa com os alunos sobre suas experiências ao participarem de compras com os pais ou responsáveis em supermercados, comércios locais e feiras. Objetiva-se que os alunos, a partir das suas vivências, possam iniciar uma reflexão sobre os aspectos do trabalho dos comerciantes.

Para desenvolvimento desta etapa sugere-se o roteiro a seguir:

  • Inicie convidando os alunos para lerem a pergunta que está no slide e observar a ilustração.
  • Peça que respondam relatando suas experiências (É importante neste momento mostrar aos alunos que todos precisam ser ouvidos e ter suas falas respeitadas)
  • Dê continuidade ao debate perguntando aos alunos:
  • Como vocês imaginam ser o dia a dia de trabalho de um comerciante? ( dê oportunidade para que alunos que não puderam participar da pergunta anterior manifestarem suas opiniões nesta).
  • Provavelmente os alunos vão se referir a atividade que eles observam nas suas próprias idas a comércios.
  • Agora explique aos alunos que vocês irão ler com bastante atenção as entrevistas que foram feitas com os comerciantes locais e assim conhecer um pouco da histórias desses profissionais.

Ilustração: Banco de Imagens Nova Escola. Carrinhos de Compras. Acesso em: 01/04/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa a sua realidade, sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide, monte um cartaz reproduzindo a pergunta e a ilustração. Esta estará disponível em documento para impressão.

  • O roteiro de conversa com os alunos poderá ser alterado de acordo com a dinâmica e disponibilidade de tempo de aula da sua turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesta etapa será utilizado como fonte histórica a entrevista feita pelos alunos com comerciantes locais, ou seja, o relato oral. Com estas entrevistas os alunos poderão analisar diferentes aspectos da rotina, histórias, permanências e mudanças no desenvolvimento desta profissão. Considere que não necessariamente todos os aspectos supracitados devem ser analisados, pois não se pode garantir que nas entrevistas haverá possibilidade de encontrá-los.

Para desenvolvimento desta etapa, sugere-se:

  • Apresente o slide para os alunos e explique que deverão se organizar em equipes, as mesmas que fizeram a entrevista.
  • Explique que cada equipe lerá a entrevista que fez e juntos conversarão sobre as perguntas que estão no slide.
  • Tome nota dos levantamentos feitos pelos grupos e estimule os alunos a pensarem no porquê das possíveis divergências.

Ilustração. Banco de Imagens Nova Escola. menina pensando. Acesso: 01/04/2019

  • Roteiro de Entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qd4VV9ZMuS98zdq5yZZNyJFudzAsZXdqSEMsT2Se9QtPPJ7WTkBjMaHFhnUt/his3-11und03-roteiro-de-entrevista.pdf

  • Folha com as Perguntas do Slide da Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jzrV5AKcfFPYbqfkhRUN7q6eqcNRYWJJEJ7jhQ6nfkAr5bTQY2SgRcBxyjnb/his3-11und03-perguntas-do-slide-da-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa sugere-se:

  • É possível trabalhar com outro tipo de fonte histórica, como vídeos, fotografias e até mesmo convidar um comerciante local para ser entrevistado pelas crianças e a partir de pesquisas sobre essa profissão, os alunos poderão elaborar o roteiro de perguntas com base nas suas curiosidades sobre o tema.

  • Se não for possível projetar o slide, use a folha de perguntas da problematização que estará disponível para impressão. Você também poderá escrever as perguntas no quadro da sala.

  • Se na sua localidade há um tipo de comércio característico como pescaria, artesanato, culinária típica, trabalhe com este e adapte as perguntas para as especificidades. A proximidade com a realidade dos alunos torna o aprendizado significativo.

  • A folha de entrevista com o comerciante não cita nenhuma atividade comercial específica e portanto poderá ser utilizada mesmo que você especifique a pesquisa dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematização propõem-se como atividade que os alunos, mantendo a equipe da problematização, produzam um pequeno cartaz contando a história do comerciante local que eles entrevistaram. Neste cartaz os alunos deverão contemplar os pontos destacados abaixo:

  • Com que tipo de mercadoria ele trabalha.
  • Como é o comércio fisicamente.
  • O que mudou no comércio.

Após a criação do cartaz as equipes devem explicar para todos a sua produção. Para o cartaz entregue às equipes meia folha de cartolina e material de colorir.

Ilustração. Banco de Imagem Nova Escola. Comerciante. Acesso em 01/03/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível que cada equipe fale sobre a produção feita você poderá expor os trabalhos no mural da sala.

  • Além do material de colorir os alunos podem utilizar elementos do comércio local para o caso de se trabalhar um comércio específico como itens do artesanato produzido na região, grão ou fruto cultivado na áreas etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano