17648
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - O que é área de Conservação Ambiental?

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre O que é área de Conservação Ambiental?

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia

Para saber mais: Secretaria do Meio Ambiente - Caderno 3 - 2014 , disponível em: https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/2014/11/3-UNIDADES-DE-CONSERVA%C3%87%C3%83O-DA-NATUREZA.pdf, acesso em 14 abr 2019.

Boas Práticas: conheça projetos que promovem a educação ambiental, disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/conhecimento-transforma/noticia/2017/10/boas-praticas-conheca-projetos-que-promovem-a-educacao-ambiental-cj86elhit00gl01pdukdkj9gp.html, acesso em 21 abr 2019.

Projeto mostra a importância da preservação ambiental pra garotada,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=psqtFhdUqNA, acesso em 21 abr 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - A importância das áreas de conservação ambiental da cidade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços de conservação ambiental.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

Converse com os alunos que os espaços públicos são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população e neste caso são representados pela escola e os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém como uma pessoa ou uma empresa e está representado nesta atividade pela moradias. Informe que o tipos de contribuição são diferentes em meio privado ou público. Em meio público as contribuições muitas vezes são restritas e cabe a administração pública a maior parte das atribuições. Explique que entende-se por conservação a utilização racional dos recursos garantindo a sustentabilidade dos mesmos.

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens de atitudes que contribuem para a conservação dos recursos naturais no espaço público (escola) e privados (casa) e proceder com a atividade separando as atitudes na tabela.

Para você saber mais: Alberto, M. F. P., Santos, D. P., Leite, F. M., Lima, J. W., & Wanderley, J. C. V. (2011). O trabalho infantil doméstico e o processo de escolarização. Psicologia & Sociedade, 23(2), 293-302.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v23n2/a10v23n2.pdf, acesso em 16 abr 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia da conservação dos espaços públicos e privados. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esse mapa é apenas uma referência para a atividade. Projete o mapa, disponível em: http://biodiversidade.prefeitura.sp.gov.br/FormsPublic/p02AreasVerdes.aspx , acesso 14 abr 2019, que mapeia as áreas de conservação ambiental de São Paulo

O mapa apresenta os parques públicos e as áreas de proteção localizados na cidade de São Paulo.

Proceda com o estudo da fonte:

  • O que a imagem representa?
  • É possível saber sobre o que se trata o mapa sem observar as legendas?
  • Quais as principais características e curiosidades deste mapa?
  • O que mais chamou a sua atenção no mapa?
  • Você acha que a quantidade de áreas conservadas é suficiente para a área urbana de São Paulo?
  • O que os cidadãos precisam fazer para ajudar na manutenção desses espaços?
  • Qual a diferença entre área de conservação e proteção ambiental?
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da fonte.
  • Imprima a atividade e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6PD3VFtYGwby4HnvMv9MUXN7RRYtjz6Mk6kHqhMyuV9UT6JdfKmDbHzpWbht/his3-10und05-estudo-da-fonte.pdf

Explique aos alunos a diferença entre conservação e preservação ambiental. Conservação significa proteção dos recursos naturais com utilização racional, garantindo a sustentabilidade dos mesmos. Preservação quer dizer proteção integral, ou seja o recurso permanece intacto e sem interferência da ação humana.

Fonte da imagem: http://biodiversidade.prefeitura.sp.gov.br/FormsPublic/p02AreasVerdes.aspx acesso em 14 abr 2019.

Como adequar à sua realidade: Você poderá trazer um mapa , mostrando os principais pontos de conservação e proteção ambiental na sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: Diferença entre Conservação e preservação ambiental , disponível em: https://www.iguiecologia.com/diferenca-entre-conservacao-e-preservacao-ambiental/, acesso em 14 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão produzir um desenho que represente os direitos de preservação do meio ambiente. Organize um mural com todas as produções dos alunos. Reforce que os espaços de conservação são espaços públicos, ou seja, são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto, devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço. Seu uso deve ser responsável e visando a sua conservação.

Leia o artigo 225 da Constituição Federal nos seus incisos do 1 ao 7, para repertoriar a atividade. Retome o conceito de conservação ambiental que implica em o uso racional dos recursos. Você pode dar exemplos de atitudes que promovam meios de conservação ambiental como por exemplo o uso racional da água potável e a diminuição do consumismo.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbkzWJsFsBw3tWsxFPvEJBDHdJp9NpNPcpPCh5kMnVAFnWmz2EXtABCamSV7/his3-10und05-artigo.pdf

Sugira o uso de colagens em substituição aos desenhos.

Para você saber mais: A Constituição Federal, disponível em: http://www2.planalto.gov.br/conheca-a-presidencia/acervo/constituicao-federal, acesso em 14 abr 2019

Educação ambiental em unidades de conservação: 2016 ações voltadas para comunidades escolares no contexto da gestão pública da biodiversidade , disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/DCOM_ICMBio_educacao_ambiental_em_unidades_de_conservacao.pdf, acesso em 14 abr 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia

Para saber mais: Secretaria do Meio Ambiente - Caderno 3 - 2014 , disponível em: https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/2014/11/3-UNIDADES-DE-CONSERVA%C3%87%C3%83O-DA-NATUREZA.pdf, acesso em 14 abr 2019.

Boas Práticas: conheça projetos que promovem a educação ambiental, disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/conhecimento-transforma/noticia/2017/10/boas-praticas-conheca-projetos-que-promovem-a-educacao-ambiental-cj86elhit00gl01pdukdkj9gp.html, acesso em 21 abr 2019.

Projeto mostra a importância da preservação ambiental pra garotada,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=psqtFhdUqNA, acesso em 21 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - A importância das áreas de conservação ambiental da cidade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços de conservação ambiental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

Converse com os alunos que os espaços públicos são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população e neste caso são representados pela escola e os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém como uma pessoa ou uma empresa e está representado nesta atividade pela moradias. Informe que o tipos de contribuição são diferentes em meio privado ou público. Em meio público as contribuições muitas vezes são restritas e cabe a administração pública a maior parte das atribuições. Explique que entende-se por conservação a utilização racional dos recursos garantindo a sustentabilidade dos mesmos.

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens de atitudes que contribuem para a conservação dos recursos naturais no espaço público (escola) e privados (casa) e proceder com a atividade separando as atitudes na tabela.

Para você saber mais: Alberto, M. F. P., Santos, D. P., Leite, F. M., Lima, J. W., & Wanderley, J. C. V. (2011). O trabalho infantil doméstico e o processo de escolarização. Psicologia & Sociedade, 23(2), 293-302.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v23n2/a10v23n2.pdf, acesso em 16 abr 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia da conservação dos espaços públicos e privados. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esse mapa é apenas uma referência para a atividade. Projete o mapa, disponível em: http://biodiversidade.prefeitura.sp.gov.br/FormsPublic/p02AreasVerdes.aspx , acesso 14 abr 2019, que mapeia as áreas de conservação ambiental de São Paulo

O mapa apresenta os parques públicos e as áreas de proteção localizados na cidade de São Paulo.

Proceda com o estudo da fonte:

  • O que a imagem representa?
  • É possível saber sobre o que se trata o mapa sem observar as legendas?
  • Quais as principais características e curiosidades deste mapa?
  • O que mais chamou a sua atenção no mapa?
  • Você acha que a quantidade de áreas conservadas é suficiente para a área urbana de São Paulo?
  • O que os cidadãos precisam fazer para ajudar na manutenção desses espaços?
  • Qual a diferença entre área de conservação e proteção ambiental?
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da fonte.
  • Imprima a atividade e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6PD3VFtYGwby4HnvMv9MUXN7RRYtjz6Mk6kHqhMyuV9UT6JdfKmDbHzpWbht/his3-10und05-estudo-da-fonte.pdf

Explique aos alunos a diferença entre conservação e preservação ambiental. Conservação significa proteção dos recursos naturais com utilização racional, garantindo a sustentabilidade dos mesmos. Preservação quer dizer proteção integral, ou seja o recurso permanece intacto e sem interferência da ação humana.

Fonte da imagem: http://biodiversidade.prefeitura.sp.gov.br/FormsPublic/p02AreasVerdes.aspx acesso em 14 abr 2019.

Como adequar à sua realidade: Você poderá trazer um mapa , mostrando os principais pontos de conservação e proteção ambiental na sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: Diferença entre Conservação e preservação ambiental , disponível em: https://www.iguiecologia.com/diferenca-entre-conservacao-e-preservacao-ambiental/, acesso em 14 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão produzir um desenho que represente os direitos de preservação do meio ambiente. Organize um mural com todas as produções dos alunos. Reforce que os espaços de conservação são espaços públicos, ou seja, são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto, devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço. Seu uso deve ser responsável e visando a sua conservação.

Leia o artigo 225 da Constituição Federal nos seus incisos do 1 ao 7, para repertoriar a atividade. Retome o conceito de conservação ambiental que implica em o uso racional dos recursos. Você pode dar exemplos de atitudes que promovam meios de conservação ambiental como por exemplo o uso racional da água potável e a diminuição do consumismo.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbkzWJsFsBw3tWsxFPvEJBDHdJp9NpNPcpPCh5kMnVAFnWmz2EXtABCamSV7/his3-10und05-artigo.pdf

Sugira o uso de colagens em substituição aos desenhos.

Para você saber mais: A Constituição Federal, disponível em: http://www2.planalto.gov.br/conheca-a-presidencia/acervo/constituicao-federal, acesso em 14 abr 2019

Educação ambiental em unidades de conservação: 2016 ações voltadas para comunidades escolares no contexto da gestão pública da biodiversidade , disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/DCOM_ICMBio_educacao_ambiental_em_unidades_de_conservacao.pdf, acesso em 14 abr 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano