Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia
Material complementar: Babette Mendoza, Dário Ferreira Sousa Neto, Edison Luís dos Santos, Eliane Costa Santos (Liu Onawale), Irma Passoni, Jesus Carlos Delgado Garcia, Marcelo Elias de Oliveira, Marcio Kameoka, Roberto Maurício Genofre e Daniel Siebel (colaborador). 2 Paulo Vannuchi, Perly Cipriano, Erasto Fortes Mendonça, Adeyde Maria Viana, Marina Kumon. Módulo IV - Direito à Moradia, Direito à Terra e Direito à Cidade. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/mediar_conflitos/curso_m_conflitos_modulo_04.pdf, acesso em 05 abr 2019.
Poema de Roseana Murray sobre moradias , disponível em: https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/06/textos-curtos-para-series-iniciais_13.html, acesso em 06 abr 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 min
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 12 min
Orientações:
- Projete o slide para a realização da atividade.
- Converse com os alunos a respeito das imagens. Destaque que pelo artigo 6º da Constituição Federal do Brasil, a moradia é um direito do cidadão, mas esse direito nem sempre é respeitado. Fale que as moradias são lugares de descanso, abrigo e aconchego das pessoas. Esses espaços são domésticos, privativos e possuem diversas características; sua manutenção e regras pertence ao proprietário. Chame a atenção pelo tipo de material usado nas construções e suas diferenças de contexto e cultura. Cuidado ao gerir essa etapa da aula para não causar constrangimentos ou comparações. O objetivo é destacar a diversidade de moradias.
- Explique a atividade, dizendo que os alunos irão desenhar a sua moradia.
- Faça a atividade coletivamente ou em pequenos grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AE2KhqXKVDjDUnP8V4EK8GRZezmfuhCqX836mGTmzM6eNQhqyzZvXS73K7Hu/minha-moradia.pdf
- Questione os alunos se nas fotografias existe alguma moradia que se pareça com a deles, ou se existe alguma que seja muito diferente e por quê.
- Deixe que falem livremente e destaquem o que lhes chamou mais atenção. Pergunte se eles moram em área urbana, rural ou litorânea, como é a sua moradia por dentro, quanto tempo faz a sua construção, quem mora nela, etc.
Você poderá solicitar previamente aos alunos, fotografias de suas moradias e elaborar um mural na classe.
Para você saber mais: Machado, Ana Maria - Esta Casa é Minha !- Editora Moderna - 2009
Fonte das imagens: https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa#/media/File:Firenze-apartment-building-0899.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_a_pique#/media/File:Serra-Talhada-Casa-de-taipa.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Palafita#/media/File:Inle-Yawnghwe.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a8/Favela-Nova_Friburgo.jpg
Problematização
Tempo sugerido: 20 min
Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia da importância das moradias para o cidadão. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essa fotografia é apenas uma referência para a atividade. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_dos_Trabalhadores_Sem_Teto#/media/File:MTST_-_ABr-Masp_2014.jpg
Proceda com o estudo da fonte:
- O que está acontecendo na fotografia?
- O que você acha que levou as pessoas a protestarem?
- O que é despejo?
- Qual direito foi violado quando as pessoas são despejadas?
- Qual a importância de se ter uma moradia?
- A moradia é um espaço público ou privado? Por quê?
- Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7BpZX5yJHpk22tbsYV8tqX4QmZSkzqsAcgudTtdHxTC44A8zvJfDBtz2cZEw/estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
Converse com os alunos a respeito da garantia dos direitos do cidadão em relação à moradia prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. O artigo 6º diz que todo cidadão tem direito à moradia. Mas será que isso acontece na realidade? Todos os brasileiros possuem um lugar para morar? Informe que segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas ) 33 milhões de brasileiros não têm onde morar. Diga que o direito à moradia não se resume ao direito de um teto para morar, mas um local que tenha infraestrutura e favoreça boas condições de vida.
Ressalte que a moradia é um espaço privado, seus moradores decidem quem entra ou vive naquele local, o que se difere do espaço público cujo o ir e vir é livre ou com pequenas restrições de acesso. Faça uma diferenciação entre o sentido de moradia e lar. Explique que o lar envolve uma carga afetiva e vínculos com quem habita naquela moradia.
Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar uma fotografia de protestos por moradias na sua cidade ou levá- los a sala de informática da escola e pesquisar um texto ou reportagem sobre os movimentos habitacionais populares. É pertinente também citar o caso dos moradores de rua. Você pode consultar mais sobre isso. Conheça os direitos dos moradores de rua. Disponível em: https://www.inclusive.org.br/arquivos/16842 Acesso em 26 maio 2019.
Para você saber mais: Coleção Cartilhas de Direitos Humanos - Volume I Direito Humano à Moradia e Terra Urnana - disponível em http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/direito-a-moradia-adequada/cartilhas/cartilha_direito_humano_moradia_e_terra_urbana.pdf, acesso em 05 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão imaginar que são presidentes de uma cidade fictícia no ano de 2045 e lançarão um programa habitacional com casas confortáveis e ecologicamente corretas e todos teriam direito a um lar. Como seria essa casa do futuro?
Para repertoriar os alunos, projete o vídeo: Projeto cria casa sustentável no interior de SP
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gKBWzLqs9PU, acesso em 06 abr 2019.
Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dVSNTyRkK8Jv32FNHdfwjW8NgTm2vSX5aarKJ5wTuJUsGm4J3cmKzSDW2MFp/como-seria-a-casa-do-futuro.pdf
Promova uma reflexão sobre esses espaços domésticos destinados ao descanso e convivência. Como seria esse ambiente para que seja adequado para todos? Peça que detalhem bem os desenhos e se necessário criem uma legenda.
É possível usar sucatas para a elaboração de maquetes das casas do futuro.
Para você saber mais: SILVA, L. J. M. Parques urbanos: a natureza na cidade - Uma análise da percepção dos atores urbanos. 2003. Dissertação (Mestrado em Gestão e Política Ambiental) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2003.
Para você saber mais: DIREITO À MORADIA: TODOS TÊM DIREITO A UM LAR, disponível em: https://www.politize.com.br/direito-a-moradia/, acesso em 05 abr 2019.