Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é verificar a evolução dos tipos de transporte. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Envie para os estudantes, via áudio, vídeo ou texto, a explicação de que a evolução dos meios de transporte aconteceu conforme as necessidades de locomoção das pessoas, das produções dos alimentos no meio rural e a distribuição destes para o meio urbano. Mas, lembre que há a necessidade de melhorar esse tipo de serviço. A partir dessa introdução, compartilhe o arquivo de contextualização. Peça que os estudantes façam um áudio relatando as impressões que tiveram sobre as diferenças entre os meios de transporte apresentados.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5 e peça que leiam com atenção as notícias apresentadas. Em seguida, peça para citarem quais problemas existem em seus bairros e cidade em relação aos meios de transporte. Siga as instruções que o plano traz. Ao final, peça que compartilhem no grupo as respostas, via áudio, vídeo ou texto.
Sistematização
Solicite que os estudantes acessem o arquivo de sistematização e respondam a esta ficha. Oriente-os a produzirem um comparativo entre os meios de transporte no presente e no passado. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Mobilidade urbana” e “Mobilidade urbana 2”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.