Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os meios de transporte e seus problemas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modos de vida na cidade e no campo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão dos documentos para a Sistematização, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS3_08UND03 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qq3VVePNVVRa7QcKmVCdXc9gBYSbhPKMzvMbwNfpTGa2BePx2XJeQhZCbVrS/his3-08und03-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Problematização: HIS3_08UND03 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rkDusXhMb6UyzahZwKdUyvuz3HwkY4TubvfhySj6Xg8mDyCmFp6BS7kWHwtV/his3-08und03-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza as imagens de tipos de transporte para a atividade da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ffk3yUpVhB7A7cS9hr7kr74t7dSSQgfdaZXgjpK93PTFGfpTHvVcXQhMHqVW/his3-08und03-transportes.pdf
- Documento que disponibiliza a atividade da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zPv4ajTnStnpJCVsCw9Rz7FDBk9WGReEXKCMCgKGJe2drwjzz3XBkbUmwaaC/his3-08und03-descricao-do-transporte.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre transportes e sua evolução para você se preparar para a aula:
- Museu Virtual do Transporte Urbano: http://www.museudantu.org.br/QCeara.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- E agora , Brasil? - Transporte urbano. Disponível em: http://temas.folha.uol.com.br/e-agora-brasil-transporte-urbano/introducao/serie-discute-politicas-publicas.shtml. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Como funciona o sistema de transporte público no Brasil. Disponível em: https://www.politize.com.br/transporte-publico-no-brasil-como-funciona/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Os diferentes meios de transportes e a importância do transporte público. Disponível em: https://www.educacao.cc/transito/os-diferentes-meio-de-transportes-e-a-importancia-do-transporte-publico/ .Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Carro de boi. Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Carro_de_boi_Caetit%C3%A9.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- B-type dois andares de Londres, o primeiro ônibus produzido em massa Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nibus#/media/File:B43OleBillatIWMLondon.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Navio de linha. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_de_linha. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Barco Rabelo. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Vinho_do_Porto_-_barco_rabelo_no_Douro_-_cropped.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Carro de bois. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Carro_de_bois_frente_%C3%A0_S%C3%A9_e_ao_Banco_Nacional_Ultramarino,_c._1935.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre os tipos de transportes que circulam na cidade onde moram e dos demais transportes que conhecem.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND03 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qq3VVePNVVRa7QcKmVCdXc9gBYSbhPKMzvMbwNfpTGa2BePx2XJeQhZCbVrS/his3-08und03-slide-da-contextualizacao.pdf
- Peça aos alunos que citem quais transportes são usados no meio urbano (registre estes no quadro) e quais transportes são usados no meio rural (registre estes no quadro).
- Mostre aos alunos a existência de transportes que são usados tanto no meio urbano quanto no meio rural.
- Informe que a evolução dos meios de transporte aconteceu conforme as necessidades de locomoção das pessoas e das produções dos alimentos no meio rural e a distribuição destes para o meio urbano, mas que há a necessidade de melhorar esse tipo de serviço.
- Faça a impressão do documento que contém as imagens de tipos de transporte: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ffk3yUpVhB7A7cS9hr7kr74t7dSSQgfdaZXgjpK93PTFGfpTHvVcXQhMHqVW/his3-08und03-transportes.pdf
- Mostre as imagens aos alunos.
- Escreva no quadro (deixe registrado para ajudar os alunos quando forem fazer a atividade de Sistematização), com a ajuda dos alunos, a evolução de cada tipo de transporte apresentado (como era, se houve alteração, como é atualmente).
- Apresente a evolução dos meios de transporte e sua importância para o meio rural e urbano. Caso necessite consulte o site do Museu Virtual do Transporte: http://www.museudantu.org.br/QCeara.htm para descrever estas informações.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND03 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rkDusXhMb6UyzahZwKdUyvuz3HwkY4TubvfhySj6Xg8mDyCmFp6BS7kWHwtV/his3-08und03-slide-da-problematizacao.pdf
- Diga aos alunos que apesar da invenção e evolução dos meios de transporte ainda nos dias de hoje muitas comunidades, principalmente as rurais, não têm acesso a esse serviço e que o serviço público de transporte é oferecido, mas que muitas vezes ele é precário, ineficiente.
- Leia para os alunos as manchetes dos jornais.
- Diga aos alunos que tanto no meio urbano quanto no meio rural os problemas com relação ao transporte é algo que o poder público deve se preocupar e buscar soluções.
- Peça aos alunos que citem quais problemas existem em seus bairros e cidade com relação aos meios de transporte. Espera-se que eles citem: ônibus mal conservados, poucos veículos nas frotas para atendimento à população, superlotação nos ônibus em horários de pico, congestionamentos, poluição, desrespeito aos pedestres, falta de sinalização adequada, falta de transporte para algumas localidades que fazem com que a população ande por vários quilômetros a pé, vias públicas (ruas e estradas) em má conservação ou inexistentes, dentre outras situações.
Para você saber mais:
- Falta de transporte público dificulta a volta as aulas de crianças de Guarus, em Campos.Disponível em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/videos/v/falta-de-transporte-publico-dificulta-a-volta-as-aulas-de-criancas-de-guarus-em-campos/7376777/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Transporte público ruim afeta saúde, educação cultura, dizem analistas. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/transito/transporte-publico-ruim-afeta-saude-educacao-e-cultura-dizem-analistas,2c8aa6faad0bf310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Paralisação de ônibus prejudica um milhão de usuários em São Paulo. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/paralisacao-de-onibus-prejudica-um-milhao-de-usuarios-em-sao-paulo/. Acesso em: 11 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Faça a impressão do documento que disponibiliza a atividade sobre transportes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zPv4ajTnStnpJCVsCw9Rz7FDBk9WGReEXKCMCgKGJe2drwjzz3XBkbUmwaaC/his3-08und03-descricao-do-transporte.pdf
- Mostre novamente as imagens dos tipos de transporte e afixe no mural (elas servirão de base para os alunos).
- Distribua a atividade para que os alunos possam fazê-la.
- Diga aos alunos que eles poderão escolher o tipo de transporte e escrever sobre ele.
- Após terminarem, fixe as atividades no mural.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é verificar a evolução dos tipos de transporte. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Envie para os estudantes, via áudio, vídeo ou texto, a explicação de que a evolução dos meios de transporte aconteceu conforme as necessidades de locomoção das pessoas, das produções dos alimentos no meio rural e a distribuição destes para o meio urbano. Mas, lembre que há a necessidade de melhorar esse tipo de serviço. A partir dessa introdução, compartilhe o arquivo de contextualização. Peça que os estudantes façam um áudio relatando as impressões que tiveram sobre as diferenças entre os meios de transporte apresentados.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5 e peça que leiam com atenção as notícias apresentadas. Em seguida, peça para citarem quais problemas existem em seus bairros e cidade em relação aos meios de transporte. Siga as instruções que o plano traz. Ao final, peça que compartilhem no grupo as respostas, via áudio, vídeo ou texto.
Sistematização
Solicite que os estudantes acessem o arquivo de sistematização e respondam a esta ficha. Oriente-os a produzirem um comparativo entre os meios de transporte no presente e no passado. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Mobilidade urbana” e “Mobilidade urbana 2”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive.
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Palavras-Chave: Tipos de transporte; Transportes no meio rural e urbano; Problemas.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA