17643
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Descobrindo novas formas de brincar

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Descobrindo novas formas de brincar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube..

Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer novas formas de brincar, explorando brincadeiras antigas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Compartilhe com os estudantes as seguintes questões:
- Quem prefere brincar dentro de casa ou em um espaço fechado? Por quê?
- Quem prefere brincar em um espaço aberto, como quintal ou parques? Por quê?
- E suas brincadeiras favoritas, você considere atual ou antiga? Por quê?
- Quem passa muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos?
- Quem gostaria de ficar mais tempo utilizando esse tipo de tecnologia? Por quê?

Deixe que as crianças exponham as preferências. Peça que gravem um áudio de no máximo 1 minuto, respondendo as questões. Via áudio, conte a primeira parte da história “O desabafo de uma boneca de pano”.

Problematização
Conte a segunda parte da história. Pergunte ao grupo:
- Alguém já ouviu falar nos brinquedos e brincadeiras que a boneca de pano conta?
- Eles são antigos ou atuais? Por quê?
- Vocês já participaram de alguma dessas brincadeiras? Se não, gostariam?
- Vocês já conheciam essas brincadeiras ou brinquedos?
- As brincadeiras são muito diferentes das que brincamos hoje? Por quê?
- Alguma delas envolve aparelhos eletrônicos ou internet?

Peça aos estudantes que anotem as questões no caderno, respondendo-as, ou as enviem por arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto.

Sistematização
Peça que os estudantes selecionem uma brincadeira que gostem e façam um vídeo, compartilhando com a turma. Após o compartilhamento, envie um áudio com a terceira parte da história. Na sequência, questione:
- Vocês gostaram da história?
- O que vocês acharam sobre a boneca ter convidado todos para brincarem juntos?

Se dispuserem de momento assíncrono, peça que respondam no caderno e depois compartilhem as respostas no grupo da escola. Caso seja momento síncrono, diga que compartilhem as respostas e estimule o debate. Atente para dar o feedback aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto a alguns vídeos como, por exemplo, “Brincadeira do tempo dos nossos avós”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_05UND03

(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas