17643
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Descobrindo novas formas de brincar

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Descobrindo novas formas de brincar

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes, Folhas de sulfite A4 ou cartolinas, grampeador ou furador de papel e colchetes.

Material complementar:

Modelo de tabela de registro : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VHtnnq9g3PSt5P9VveQ4ATusjRdjzxFm5BJvTeBRb8ab7FH6G9gPWFJTfaTa/tabela-de-registro.pdf

História: O desabafo de uma boneca de Pano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYhEvPHeMhhQBvfZnxuumt6SwaXC74mzvU7mDYQWKn25z7gBHYbWc3cH7b9x/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-1.pdf (Parte 1)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XbGRcrx2PhB8WhpPR2UPUna75KfPe7zUpumchYk6kKGKWhzkNeFNTzaXnafn/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-2.pdf (Parte 2)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtbNwNWnbduCsYpue8PmPNgv2Se2b3H2FAnt4NxekWB3pu3KdKCmTbDRuPzE/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-3-.pdf (Parte 3)

Para você saber mais: A brincadeira com certeza permeia toda a infância e muitas vezes também a vida adulta. Para saber um pouco mais sobre esse tema acesse: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincar-e-o-instrumento-de-ser-a-crianca-e-o-proprio-brincar/ Acesso em 29 de marco de 2019.

Leia também: BROUGÈRE, G.; WAJSKOP, G. Brinquedo e cultura. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1997

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Froebel e a concepção de jogo infantil. O brincar e suas teorias.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para as crianças.

Inicie a aula questionando sobre a palavra antigo. Pergunte aos alunos o que essa palavra representa para eles. É provável que cada um tenha sua própria percepção da palavra. Aproveite e incentive que os alunos exponham seus pensamentos e respeitem também o posicionamento dos colegas. Ao decorrer do plano, falaremos sobre as diferentes formas de brincar que ultrapassam as barreiras do tempo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Para dar seguimento ao plano solicite previamente que os alunos conversem com seus avós ou pais sobre as brincadeiras que fizeram parte de sua infância. Para registrar a conversa, proponha o preenchimento de tabela com desenhos e/ou frases caso ache necessário.

Para acessar um modelo clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VHtnnq9g3PSt5P9VveQ4ATusjRdjzxFm5BJvTeBRb8ab7FH6G9gPWFJTfaTa/tabela-de-registro.pdf

Você também pode solicitar, caso possível, que esses familiares enviem brinquedos antigos. Lembrando que esses objetos serão manuseados e explorados, é válido ressaltar que não seja de grande valor afetivo ou financeiro.

Antes de apresentar as entrevistas converse com os alunos sobre as suas próprias brincadeiras favoritas e o que elas envolvem.

Você pode começar questionando:

  • Quem prefere brincar dentro de casa, ou em um espaço fechado? Por quê?
  • Quem prefere brincar em um espaço aberto, como quintal ou parques? Por quê?
  • E suas brincadeiras favoritas, você considere atual ou antiga? Por quê?

Ao fazer a última pergunta, deixe que a turma faça suas observações sobre o que consideram antigos. É provável que após entrevistar familiares, o grupo considere suas próprias brincadeiras mais atuais ou até mesmo associem que uma brincadeira, apesar de antiga, permanece popular, como piques, por exemplo.

Em seguida, conte a primeira parte da história de uma boneca pano que está chateada porque parou de ter utilidade. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYhEvPHeMhhQBvfZnxuumt6SwaXC74mzvU7mDYQWKn25z7gBHYbWc3cH7b9x/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-1.pdf

Pergunte ao grupo quem se identifica com esse trecho da história.

  • Quem passa muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos?
  • Quem gostaria de ficar mais tempo utilizando esse tipo de tecnologia? Por quê?

Deixe que as crianças exponham suas preferências, é importante evitar posturas de censuras ou julgamentos. Esse momento é de fala e troca, envolvendo respeito e compreensão.

Para você saber mais: Crianças que fazem uso de celulares ou tablets por muito tempo, podem apresentar tendências ao sedentarismo. Para saber um pouco mais acesse: https://veja.abril.com.br/saude/por-que-as-criancas-devem-reduzir-o-uso-do-celular-e-do-laptop/ Acesso em 09 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Continue contando a segunda parte da história. Agora a boneca resolve ir embora para um lugar onde tenha mais utilidade. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XbGRcrx2PhB8WhpPR2UPUna75KfPe7zUpumchYk6kKGKWhzkNeFNTzaXnafn/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-2.pdf

Pergunte ao grupo:

  • Alguém já ouviu falar nos brinquedos e brincadeiras que a boneca de pano conta?
  • Eles são antigos ou atuais? por quê?
  • Vocês já participaram de alguma dessas brincadeiras? Se não, gostariam?

Estimule que nesse momento as crianças façam associações das brincadeiras ouvidas na história às respostas dos seus avós e pais.

Retome as entrevistas e peça que cada criança apresente os brinquedos ou qual foi a brincadeira que os pais/avós contaram. Questione:

  • Vocês já conheciam essas brincadeiras ou brinquedos?
  • As brincadeiras são muito diferentes das que brincamos hoje? Por quê?
  • Alguma delas envolve aparelhos eletrônicos ou internet?
  • Qual das brincadeiras apresentadas vocês mais gostariam de aprender? Por quê?
  • Vocês acham que seria possível brincar de alguma delas?

Em seguida, iremos selecionar três brincadeiras para fazer na escola. As brincadeiras podem ser escolhidas por meio de votação ou sorteio.

Nesse momento é comum que haja alvoroço e animação. Porém é importante conversar com a turma sobre organização e respeito às regras, a fim de evitar possíveis problemas.

Para você saber mais: Brincadeiras antigas podem ser uma chave para consciência corporal e para criação de laços afetivos. Para saber um pouco mais sobre o assunto, acesse: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincadeiras-antigas-ajudam-desenvolvimento-infantil/ Acesso em 09 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Após realização de algumas brincadeiras retorne para a sala.

Conte como termina a história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtbNwNWnbduCsYpue8PmPNgv2Se2b3H2FAnt4NxekWB3pu3KdKCmTbDRuPzE/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-3-.pdf

Converse com os alunos sobre o final da história:

  • Vocês gostaram da história?
  • O que vocês acharam sobre a boneca ter convidado todos para brincar juntos?

Em seguida, separe a turma em cinco grupos, e peça que cada grupo faça uma ilustração de uma brincadeira. Utilize critérios para divisão, crianças em diferentes níveis de escrita, possibilitando trocas construtivas.

Proponha que o grupo escreva as regras dessas brincadeiras que foram ilustradas. Caso haja necessidade, se pode auxiliar na escrita ou se colocar como escriba.

Junte todas as produções e faça um livrinho das brincadeiras antigas. Proponha aos alunos que divulguem esse livro em outras turmas e o disponibilize na biblioteca da escola, ou em outro espaço que as turmas possam ter acesso. Assim como a Boneca de pano da história, a turma deixará para o restante da escola novas opções de brincadeiras.

Como adequar à sua realidade: Ao registrar as regras, você pode conversar com o grupo sobre as brincadeiras que são predominantes em sua região, resgatando esse patrimônio cultural.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes, Folhas de sulfite A4 ou cartolinas, grampeador ou furador de papel e colchetes.

Material complementar:

Modelo de tabela de registro : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VHtnnq9g3PSt5P9VveQ4ATusjRdjzxFm5BJvTeBRb8ab7FH6G9gPWFJTfaTa/tabela-de-registro.pdf

História: O desabafo de uma boneca de Pano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYhEvPHeMhhQBvfZnxuumt6SwaXC74mzvU7mDYQWKn25z7gBHYbWc3cH7b9x/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-1.pdf (Parte 1)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XbGRcrx2PhB8WhpPR2UPUna75KfPe7zUpumchYk6kKGKWhzkNeFNTzaXnafn/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-2.pdf (Parte 2)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtbNwNWnbduCsYpue8PmPNgv2Se2b3H2FAnt4NxekWB3pu3KdKCmTbDRuPzE/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-3-.pdf (Parte 3)

Para você saber mais: A brincadeira com certeza permeia toda a infância e muitas vezes também a vida adulta. Para saber um pouco mais sobre esse tema acesse: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincar-e-o-instrumento-de-ser-a-crianca-e-o-proprio-brincar/ Acesso em 29 de marco de 2019.

Leia também: BROUGÈRE, G.; WAJSKOP, G. Brinquedo e cultura. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1997

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Froebel e a concepção de jogo infantil. O brincar e suas teorias.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para as crianças.

Inicie a aula questionando sobre a palavra antigo. Pergunte aos alunos o que essa palavra representa para eles. É provável que cada um tenha sua própria percepção da palavra. Aproveite e incentive que os alunos exponham seus pensamentos e respeitem também o posicionamento dos colegas. Ao decorrer do plano, falaremos sobre as diferentes formas de brincar que ultrapassam as barreiras do tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Para dar seguimento ao plano solicite previamente que os alunos conversem com seus avós ou pais sobre as brincadeiras que fizeram parte de sua infância. Para registrar a conversa, proponha o preenchimento de tabela com desenhos e/ou frases caso ache necessário.

Para acessar um modelo clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VHtnnq9g3PSt5P9VveQ4ATusjRdjzxFm5BJvTeBRb8ab7FH6G9gPWFJTfaTa/tabela-de-registro.pdf

Você também pode solicitar, caso possível, que esses familiares enviem brinquedos antigos. Lembrando que esses objetos serão manuseados e explorados, é válido ressaltar que não seja de grande valor afetivo ou financeiro.

Antes de apresentar as entrevistas converse com os alunos sobre as suas próprias brincadeiras favoritas e o que elas envolvem.

Você pode começar questionando:

  • Quem prefere brincar dentro de casa, ou em um espaço fechado? Por quê?
  • Quem prefere brincar em um espaço aberto, como quintal ou parques? Por quê?
  • E suas brincadeiras favoritas, você considere atual ou antiga? Por quê?

Ao fazer a última pergunta, deixe que a turma faça suas observações sobre o que consideram antigos. É provável que após entrevistar familiares, o grupo considere suas próprias brincadeiras mais atuais ou até mesmo associem que uma brincadeira, apesar de antiga, permanece popular, como piques, por exemplo.

Em seguida, conte a primeira parte da história de uma boneca pano que está chateada porque parou de ter utilidade. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYhEvPHeMhhQBvfZnxuumt6SwaXC74mzvU7mDYQWKn25z7gBHYbWc3cH7b9x/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-1.pdf

Pergunte ao grupo quem se identifica com esse trecho da história.

  • Quem passa muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos?
  • Quem gostaria de ficar mais tempo utilizando esse tipo de tecnologia? Por quê?

Deixe que as crianças exponham suas preferências, é importante evitar posturas de censuras ou julgamentos. Esse momento é de fala e troca, envolvendo respeito e compreensão.

Para você saber mais: Crianças que fazem uso de celulares ou tablets por muito tempo, podem apresentar tendências ao sedentarismo. Para saber um pouco mais acesse: https://veja.abril.com.br/saude/por-que-as-criancas-devem-reduzir-o-uso-do-celular-e-do-laptop/ Acesso em 09 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Continue contando a segunda parte da história. Agora a boneca resolve ir embora para um lugar onde tenha mais utilidade. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XbGRcrx2PhB8WhpPR2UPUna75KfPe7zUpumchYk6kKGKWhzkNeFNTzaXnafn/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-2.pdf

Pergunte ao grupo:

  • Alguém já ouviu falar nos brinquedos e brincadeiras que a boneca de pano conta?
  • Eles são antigos ou atuais? por quê?
  • Vocês já participaram de alguma dessas brincadeiras? Se não, gostariam?

Estimule que nesse momento as crianças façam associações das brincadeiras ouvidas na história às respostas dos seus avós e pais.

Retome as entrevistas e peça que cada criança apresente os brinquedos ou qual foi a brincadeira que os pais/avós contaram. Questione:

  • Vocês já conheciam essas brincadeiras ou brinquedos?
  • As brincadeiras são muito diferentes das que brincamos hoje? Por quê?
  • Alguma delas envolve aparelhos eletrônicos ou internet?
  • Qual das brincadeiras apresentadas vocês mais gostariam de aprender? Por quê?
  • Vocês acham que seria possível brincar de alguma delas?

Em seguida, iremos selecionar três brincadeiras para fazer na escola. As brincadeiras podem ser escolhidas por meio de votação ou sorteio.

Nesse momento é comum que haja alvoroço e animação. Porém é importante conversar com a turma sobre organização e respeito às regras, a fim de evitar possíveis problemas.

Para você saber mais: Brincadeiras antigas podem ser uma chave para consciência corporal e para criação de laços afetivos. Para saber um pouco mais sobre o assunto, acesse: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincadeiras-antigas-ajudam-desenvolvimento-infantil/ Acesso em 09 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Após realização de algumas brincadeiras retorne para a sala.

Conte como termina a história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtbNwNWnbduCsYpue8PmPNgv2Se2b3H2FAnt4NxekWB3pu3KdKCmTbDRuPzE/o-desabafo-de-uma-boneca-de-pano-parte-3-.pdf

Converse com os alunos sobre o final da história:

  • Vocês gostaram da história?
  • O que vocês acharam sobre a boneca ter convidado todos para brincar juntos?

Em seguida, separe a turma em cinco grupos, e peça que cada grupo faça uma ilustração de uma brincadeira. Utilize critérios para divisão, crianças em diferentes níveis de escrita, possibilitando trocas construtivas.

Proponha que o grupo escreva as regras dessas brincadeiras que foram ilustradas. Caso haja necessidade, se pode auxiliar na escrita ou se colocar como escriba.

Junte todas as produções e faça um livrinho das brincadeiras antigas. Proponha aos alunos que divulguem esse livro em outras turmas e o disponibilize na biblioteca da escola, ou em outro espaço que as turmas possam ter acesso. Assim como a Boneca de pano da história, a turma deixará para o restante da escola novas opções de brincadeiras.

Como adequar à sua realidade: Ao registrar as regras, você pode conversar com o grupo sobre as brincadeiras que são predominantes em sua região, resgatando esse patrimônio cultural.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano