17642
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Vamos assistir um filme?!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Vamos assistir um filme?!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é analisar a forma de assistir filmes ao longo do tempo. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).

Compartilhe com os estudantes o vídeo “Da VHS à Netflix” (disponível aqui) no grupo de Whatsapp da turma. Mande, via arquivo de áudio ou texto, as seguintes questões:
- Vocês já conheciam as fitas de vídeo?
- E as locadoras?
- Como estes espaços funcionavam?
- Que tipo de mídia sucedeu a fita VHS?
- Vocês já assistiram filmes em DVD?
- Quais as semelhanças e diferenças entre VHS e DVD?
- Segundo o vídeo qual a forma mais popular de assistir vídeos na atualidade?
- Na sua opinião, qual a principal diferença entre VHS e Netflix?

Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.

Problematização
Lance a questão para os estudantes:
- Será que sempre foi possível assistir filmes em casa?
- Vocês já foram ao cinema?
- Será que as formas de ver filme sempre foram iguais?

Envie para os estudantes a linha do tempo do cinema (disponível aqui).
Dê um tempo para que acessem os links e pensem sobre as questões. .

Sistematização
A partir do estudo do vídeo e da linha do tempo nas etapas anteriores, os estudantes vão estabelecer um comparativo entre as formas do presente e do passado em relação ao momento de assistir filmes. Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça que respondam e que solicitem ajuda dos pais ou avós, caso sintam dificuldade. Caso os estudantes disponham de momento síncrono, peça que compartilhem as produções e estimule o debate. Caso a aula seja em momento assíncrono, eles irão enviar fotos das respostas.atente para dar feedback das produções estudantis.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre cinemas antigos, como “Os cinemas antigos de Recife” (disponível aqui) e “ A evolução do cinema e 3 minutos” (disponível aqui).

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI01 e com outros EF67EF16.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_03UND05

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas