17639
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Possessões europeias nas Américas no século XXI

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre traçar um panorama das possessões europeias ainda existentes nas Américas.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade visa analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no planeta. Em relação a esta aula especificamente o objetivo é traçar um panorama atual de cinco possessões europeias ainda existentes nas Américas. Esta habilidade pode ser associada a outra, como a EF09GE06 que aborda o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, incluindo, portanto, a divisão do mundo entre essas potências.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você pode providenciar cópia do material. Para realização da ação propositiva é indispensável uma cópia da folha de imagem e outra com o verso da reprodução do cartão postal para cada grupo. Se em sua unidade escolar for fácil obter cartolina ou papel canson, providencie o material, ele será usado para colagem das partes do cartão postal. É necessário também lápis; caneta; tesoura; cola e mapa-múndi (ou atlas). Caso você opte por fazer uma exposição dos trabalhos providencie barbante.

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nhgX5F2TNwTZUGmUpgdHGKc8bX3ysWJbCMzmSEPuw8Xny7z42Cfu5n24VGtP/geo9-01und02-contextualizacao.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wx2PTkqppcEjSGqGjCUtsApb44tB9S2s4FQgycqwcmvw5twXt8rRaS2xCek3/geo9-01und02-problematizacao.pdf

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q4gBkhtJs5J3HxZmjK9vnNGggCayDRRuxAruMtPj3NGab4pWwaBEGejJjAFM/geo9-01und02-acao-propositiva.pdf

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kppJVhHBUYc5qyYEHWESmUjKBCA8NeuDdsrXESFmhFuetU44h9mgcjmH3Krw/geo9-01und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Para se inteirar mais sobre a contextualização das possessões europeia na atualidade e sobre o uso da metodologia ativa denominada “sala de aula invertida” (flipped learning), que coloca o aluno no papel de protagonista do processo de ensino e aprendizagem, e o professor como mediador desse processo, é sugerido que se faça a leitura do material elencado a seguir.

“América” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-continente-americano.htm. Acesso em: 19 mar. 2019.

“Possessões européias na América do Sul” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/possessoes-europeias-na-america-sul.htm. Acesso em: 21 mar. 2019.

“Quantos países ainda são colônias hoje em dia?” de Roberto Navarro. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantos-paises-ainda-sao-colonias-hoje-em-dia/. Acesso em: 19 mar. 2019.

“O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida?” de Cláudio Sassaki. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida. Acesso em: 22 mar. 2019.

Contexto prévio:

Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história no continente americano.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Por meio da metodologia ativa denominada sala de aula invertida (flipped learning), os alunos, divididos em cinco grupos, irão apresentar um panorama geral de cinco possessões europeias localizadas nas Américas: Curaçao, Aruba, Groenlândia, Guiana Francesa e Ilhas Malvinas.

Como atividade os alunos farão um cartão postal relatando pontos importantes sobre cada lugar como: aspectos da colonização, línguas faladas, setor econômico, aspectos culturais, dentre outros temas que eles considerarem importantes de serem pontuados. Eles deverão também buscar responder, já na parte de sistematização, se esse lugares continuam a serem explorados, caso sejam, de que forma essa exploração acontece na atualidade.

Essa atividade requer que eles pesquisem e estudem sobre a possessão antecipadamente. Essa preparação prévia é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, livros, revistas, atlas e dicionários.

A fim de facilitar o acesso ao material digital, listamos a seguir sites com informações sobre as três comunidades.

Fica a seu critério decidir como será feita a divisão dos grupos, porém é fundamental orientá-los para que façam previamente as pesquisas, estudos levando no dia da aula o material consultado e/ou as anotações.

Sugestão de sites para pesquisa do aluno:

Aruba

“Aruba” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Aruba/483080

Acesso em: 22 mar. 2019.

“Aruba” do Portal de São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/aruba. Acesso em: 22 mar. 2019.

Curaçao

“Curaçao” do Portal São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/curacao

Acesso em: 22 mar. 2019.

“Significado da bandeira de Curaçao ou Curaçau” de Pollyana Batista. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-de-curacao-ou-curacau/. Acesso em: 22 mar. 2019.

Groenlândia

“Groenlândia” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Groenl%C3%A2ndia/481420. Acesso em: 22 mar. 2019.

“Groenlândia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/groenlandia/. Acesso em: 22 ma. 2019.

Guiana Francesa

“Guiana Francesa” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Guiana-Francesa/481324. Acesso em: 22 mar. 2019.

“Guiana Francesa” do Portal do São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/guiana-francesa. Acesso em: 22 mar. 2019.

Ilhas Malvinas/ Ilhas Falkland

“Guerra das Malvinas” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/guerra-das-malvinas/. Acesso em: 22 mar. 2019.

“Ilhas Falkland” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/ilhas-Falkland/481264

Acesso em: 22 ma. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide. Peça para que observem as bandeiras de cada uma das possessões. A bandeira é um poderoso símbolo de representatividade quando um território é instituído e reconhecido.

Cada território estudado nesta aula tem sua bandeira, porém a Guiana Francesa, apesar de tentativas de instituir uma própria, continua a utilizar de maneira ampla a bandeira da França, evidenciando o forte poder do país sobre a possessão.

Como adequar à sua realidade:

Pergunte se no município que eles residem há alguma relação com algum país que ainda é possessão e como é essa vinculação. Caso não tenha, ou não saibam, conteste se há algum vínculo do município com países do continente europeu.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nhgX5F2TNwTZUGmUpgdHGKc8bX3ysWJbCMzmSEPuw8Xny7z42Cfu5n24VGtP/geo9-01und02-contextualizacao.pdf

Fonte das imagens:

Ilhas Malvinas - Folkland Island

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_the_Falkland_Islands.svg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Guiana Francesa - Guyane

Wikimedia Commons. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana_Francesa#/media/File:Flag_of_France.svg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Curaçao

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Cura%C3%A7ao.svg. Acesso em: 21 mar. 2019

Aruba

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Aruba.svg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Groenlândia - Grønland

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Greenland.svg. Acesso em: 21 mar. 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre a atual existência de possessões europeias no mundo, e em específico nas Américas.

Deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, pois eles serão esclarecidos no decorrer das próximas etapas conforme eles desenvolverem o material e realizarem a apresentação dos trabalhos. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los a ponderar sobre a relação entre as possessões e os países que as dominam.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wx2PTkqppcEjSGqGjCUtsApb44tB9S2s4FQgycqwcmvw5twXt8rRaS2xCek3/geo9-01und02-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

Os alunos trabalharão em grupos utilizando o material de pesquisa que separaram e/ou anotaram, mais aqueles que estão disponíveis no material complementar para confeccionar um cartão postal com tamanho ampliado.

Pergunte se todos conhecem um cartão postal. Caso alguém não conheça apresente um a eles e fale da estrutura - imagem na frente e texto na parte de trás. No material complementar tem um exemplar de cartão caso você julgue necessário imprimir para mostrar.

O cartão postal é um gênero textual utilizado geralmente por quem está viajando com objetivo de informar e mostrar uma ou mais imagens do lugar que está sendo visitado.

Entregue a imagem corresponde ao grupo - parte da frente- e uma cópia do verso para preenchimento das informações.Caso a unidade escolar tenha acesso a papel canson ou cartolina entregue o material e peça para colarem as duas partes assim que finalizarem a parte escrita.

O cartão deve ser iniciado com uma saudação e indicação do lugar que será descrito. Peça para seguirem as orientações que constam no slide, inserindo:

  • aspectos gerais da colonização;
  • línguas faladas;
  • principais setores da economia;
  • aspectos culturais: religião; culinária; arquitetura; composição étnica; hábitos etc.;
  • escreva também sobre alguma curiosidade.

Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e retire possíveis dúvidas e oriente no que for necessário.

Material complementar:

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q4gBkhtJs5J3HxZmjK9vnNGggCayDRRuxAruMtPj3NGab4pWwaBEGejJjAFM/geo9-01und02-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

Esta etapa é dedicada a troca de informações sobre cada uma das possessões.

É esperado que os itens elencados na etapa da ação propositiva sejam inseridos no material. Deve ficar evidente a forte influência da metrópole sob vários aspectos, desde a língua falada, a culinária, a arquitetura, além do desenvolvimento de setores da economia influenciados fortemente pela metrópole.

Peça para cada grupo ir a frente mostrar o cartão postal e apresentar de maneira concisa as informações mais importantes para a compreensão do lugar. Se tiver disponível na escola mapa-múndi ou atlas, solicite que ao apresentarem a possessão o aluno indique a localização no mapa. Se julgar necessário estipule o tempo que cada grupo terá para falar.

Em relação a questão dos benefícios para ambas as partes, apesar das possessões não serem uma fonte de riqueza, como nos séculos passados, elas continuam a representar uma forma de ocupar o território, sendo estratégicas para algumas funções. Para as possessões o fato de receberem proteção é uma grande vantagem. Outra condição é que, com exceção da Groenlândia, não são territórios extensos e dificilmente sem o apoio da metrópole conseguiriam manter os atuais padrões econômicos, regidos por moedas consideradas fortes no mercado internacional.

Se você considerar adequado realizar uma exposição do material confeccionado.

Material complementar:

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kppJVhHBUYc5qyYEHWESmUjKBCA8NeuDdsrXESFmhFuetU44h9mgcjmH3Krw/geo9-01und02-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade visa analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no planeta. Em relação a esta aula especificamente o objetivo é traçar um panorama atual de cinco possessões europeias ainda existentes nas Américas. Esta habilidade pode ser associada a outra, como a EF09GE06 que aborda o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, incluindo, portanto, a divisão do mundo entre essas potências.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você pode providenciar cópia do material. Para realização da ação propositiva é indispensável uma cópia da folha de imagem e outra com o verso da reprodução do cartão postal para cada grupo. Se em sua unidade escolar for fácil obter cartolina ou papel canson, providencie o material, ele será usado para colagem das partes do cartão postal. É necessário também lápis; caneta; tesoura; cola e mapa-múndi (ou atlas). Caso você opte por fazer uma exposição dos trabalhos providencie barbante.

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nhgX5F2TNwTZUGmUpgdHGKc8bX3ysWJbCMzmSEPuw8Xny7z42Cfu5n24VGtP/geo9-01und02-contextualizacao.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wx2PTkqppcEjSGqGjCUtsApb44tB9S2s4FQgycqwcmvw5twXt8rRaS2xCek3/geo9-01und02-problematizacao.pdf

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q4gBkhtJs5J3HxZmjK9vnNGggCayDRRuxAruMtPj3NGab4pWwaBEGejJjAFM/geo9-01und02-acao-propositiva.pdf

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kppJVhHBUYc5qyYEHWESmUjKBCA8NeuDdsrXESFmhFuetU44h9mgcjmH3Krw/geo9-01und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Para se inteirar mais sobre a contextualização das possessões europeia na atualidade e sobre o uso da metodologia ativa denominada “sala de aula invertida” (flipped learning), que coloca o aluno no papel de protagonista do processo de ensino e aprendizagem, e o professor como mediador desse processo, é sugerido que se faça a leitura do material elencado a seguir.

“América” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-continente-americano.htm. Acesso em: 19 mar. 2019.

“Possessões européias na América do Sul” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/possessoes-europeias-na-america-sul.htm. Acesso em: 21 mar. 2019.

“Quantos países ainda são colônias hoje em dia?” de Roberto Navarro. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantos-paises-ainda-sao-colonias-hoje-em-dia/. Acesso em: 19 mar. 2019.

“O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida?” de Cláudio Sassaki. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida. Acesso em: 22 mar. 2019.

Contexto prévio:

Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história no continente americano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Por meio da metodologia ativa denominada sala de aula invertida (flipped learning), os alunos, divididos em cinco grupos, irão apresentar um panorama geral de cinco possessões europeias localizadas nas Américas: Curaçao, Aruba, Groenlândia, Guiana Francesa e Ilhas Malvinas.

Como atividade os alunos farão um cartão postal relatando pontos importantes sobre cada lugar como: aspectos da colonização, línguas faladas, setor econômico, aspectos culturais, dentre outros temas que eles considerarem importantes de serem pontuados. Eles deverão também buscar responder, já na parte de sistematização, se esse lugares continuam a serem explorados, caso sejam, de que forma essa exploração acontece na atualidade.

Essa atividade requer que eles pesquisem e estudem sobre a possessão antecipadamente. Essa preparação prévia é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, livros, revistas, atlas e dicionários.

A fim de facilitar o acesso ao material digital, listamos a seguir sites com informações sobre as três comunidades.

Fica a seu critério decidir como será feita a divisão dos grupos, porém é fundamental orientá-los para que façam previamente as pesquisas, estudos levando no dia da aula o material consultado e/ou as anotações.

Sugestão de sites para pesquisa do aluno:

Aruba

“Aruba” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Aruba/483080

Acesso em: 22 mar. 2019.

“Aruba” do Portal de São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/aruba. Acesso em: 22 mar. 2019.

Curaçao

“Curaçao” do Portal São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/curacao

Acesso em: 22 mar. 2019.

“Significado da bandeira de Curaçao ou Curaçau” de Pollyana Batista. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-de-curacao-ou-curacau/. Acesso em: 22 mar. 2019.

Groenlândia

“Groenlândia” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Groenl%C3%A2ndia/481420. Acesso em: 22 mar. 2019.

“Groenlândia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/groenlandia/. Acesso em: 22 ma. 2019.

Guiana Francesa

“Guiana Francesa” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Guiana-Francesa/481324. Acesso em: 22 mar. 2019.

“Guiana Francesa” do Portal do São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/guiana-francesa. Acesso em: 22 mar. 2019.

Ilhas Malvinas/ Ilhas Falkland

“Guerra das Malvinas” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/guerra-das-malvinas/. Acesso em: 22 mar. 2019.

“Ilhas Falkland” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/ilhas-Falkland/481264

Acesso em: 22 ma. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide. Peça para que observem as bandeiras de cada uma das possessões. A bandeira é um poderoso símbolo de representatividade quando um território é instituído e reconhecido.

Cada território estudado nesta aula tem sua bandeira, porém a Guiana Francesa, apesar de tentativas de instituir uma própria, continua a utilizar de maneira ampla a bandeira da França, evidenciando o forte poder do país sobre a possessão.

Como adequar à sua realidade:

Pergunte se no município que eles residem há alguma relação com algum país que ainda é possessão e como é essa vinculação. Caso não tenha, ou não saibam, conteste se há algum vínculo do município com países do continente europeu.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nhgX5F2TNwTZUGmUpgdHGKc8bX3ysWJbCMzmSEPuw8Xny7z42Cfu5n24VGtP/geo9-01und02-contextualizacao.pdf

Fonte das imagens:

Ilhas Malvinas - Folkland Island

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_the_Falkland_Islands.svg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Guiana Francesa - Guyane

Wikimedia Commons. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana_Francesa#/media/File:Flag_of_France.svg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Curaçao

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Cura%C3%A7ao.svg. Acesso em: 21 mar. 2019

Aruba

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Aruba.svg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Groenlândia - Grønland

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Greenland.svg. Acesso em: 21 mar. 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre a atual existência de possessões europeias no mundo, e em específico nas Américas.

Deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, pois eles serão esclarecidos no decorrer das próximas etapas conforme eles desenvolverem o material e realizarem a apresentação dos trabalhos. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los a ponderar sobre a relação entre as possessões e os países que as dominam.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wx2PTkqppcEjSGqGjCUtsApb44tB9S2s4FQgycqwcmvw5twXt8rRaS2xCek3/geo9-01und02-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

Os alunos trabalharão em grupos utilizando o material de pesquisa que separaram e/ou anotaram, mais aqueles que estão disponíveis no material complementar para confeccionar um cartão postal com tamanho ampliado.

Pergunte se todos conhecem um cartão postal. Caso alguém não conheça apresente um a eles e fale da estrutura - imagem na frente e texto na parte de trás. No material complementar tem um exemplar de cartão caso você julgue necessário imprimir para mostrar.

O cartão postal é um gênero textual utilizado geralmente por quem está viajando com objetivo de informar e mostrar uma ou mais imagens do lugar que está sendo visitado.

Entregue a imagem corresponde ao grupo - parte da frente- e uma cópia do verso para preenchimento das informações.Caso a unidade escolar tenha acesso a papel canson ou cartolina entregue o material e peça para colarem as duas partes assim que finalizarem a parte escrita.

O cartão deve ser iniciado com uma saudação e indicação do lugar que será descrito. Peça para seguirem as orientações que constam no slide, inserindo:

  • aspectos gerais da colonização;
  • línguas faladas;
  • principais setores da economia;
  • aspectos culturais: religião; culinária; arquitetura; composição étnica; hábitos etc.;
  • escreva também sobre alguma curiosidade.

Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e retire possíveis dúvidas e oriente no que for necessário.

Material complementar:

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q4gBkhtJs5J3HxZmjK9vnNGggCayDRRuxAruMtPj3NGab4pWwaBEGejJjAFM/geo9-01und02-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

Esta etapa é dedicada a troca de informações sobre cada uma das possessões.

É esperado que os itens elencados na etapa da ação propositiva sejam inseridos no material. Deve ficar evidente a forte influência da metrópole sob vários aspectos, desde a língua falada, a culinária, a arquitetura, além do desenvolvimento de setores da economia influenciados fortemente pela metrópole.

Peça para cada grupo ir a frente mostrar o cartão postal e apresentar de maneira concisa as informações mais importantes para a compreensão do lugar. Se tiver disponível na escola mapa-múndi ou atlas, solicite que ao apresentarem a possessão o aluno indique a localização no mapa. Se julgar necessário estipule o tempo que cada grupo terá para falar.

Em relação a questão dos benefícios para ambas as partes, apesar das possessões não serem uma fonte de riqueza, como nos séculos passados, elas continuam a representar uma forma de ocupar o território, sendo estratégicas para algumas funções. Para as possessões o fato de receberem proteção é uma grande vantagem. Outra condição é que, com exceção da Groenlândia, não são territórios extensos e dificilmente sem o apoio da metrópole conseguiriam manter os atuais padrões econômicos, regidos por moedas consideradas fortes no mercado internacional.

Se você considerar adequado realizar uma exposição do material confeccionado.

Material complementar:

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kppJVhHBUYc5qyYEHWESmUjKBCA8NeuDdsrXESFmhFuetU44h9mgcjmH3Krw/geo9-01und02-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano