GEO8_18UND02 - Ação Propositiva - Mapa Modelo de regiões
Plano de Aula
Plano de aula: Dinâmicas urbanas na África
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.
Por: Leandro Campelo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O principal objetivo deste plano é elaborar um mapa sobre as dinâmicas internas no continente africano.
Materiais necessários: impressão dos materiais solicitados, lápis, borracha, lápis de cor, atlas escolar (ou mapa-múndi) e fita crepe.
Material complementar:
Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sCpkUaE6uPs27862MWQyar8KTMVrCWk44smNETSQckq7VxVeUMfMK42UcaBe/geo8-18und02-contextualizacao-manchetes.pdf)
Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4B2AwnGXfCWZMZXsjyVvrZsJ8He2JRFtZvhfZuhgeD9AxKGNznwgSq7MTQHX/geo8-18und02-problematizacao-imagens.pdf)
África. Ação Propositiva 1 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJBrHS8BZ2V7mzg2YxtCVqDQkH2xSWWy46XCmM6BJvgFwqZ4shks5qMAsSfC/acao-propositiva-1-1.pdf)
Tabela. Ação Propositiva 2 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHHNPNPthaSj66kVGkG7c6XSD4EsyjuYPUu8GxAJsmMn2Rqm36n9CwsS5GXx/geo8-18und02-acao-propositiva-tabela-de-migracao-interna.pdf)
Modelo. Ação Propositiva 3 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N3zjDXUfw2VStFFxDhQQ8Ah9nxEQQ9ZbMzPP3CcRgw2FRr5zGsMn4Sp3DEs4/geo8-18und02-acao-propositiva-mapa-modelo-de-regioes.pdf)
Para você saber mais:
- A maioria dos africanos não emigra para onde você (possivelmente) pensa.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/11/internacional/1515674435_555866.html. Acesso em: 26 de março de 2019.
- Migração entre países africanos pode aumentar rendimento per capita.
Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2018/05/1625411. Acesso em: 26 de março de 2019.
- África
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica#Regi%C3%B5es. Acesso em: 28 de março de 2019.
Contextos prévios: Conceitos básicos de migração.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos ou fale para a turma. Comente que nessa aula eles vão conhecer sobre a dinâmica interna na África e entender por que a migração interna no continente é grande, além disso, vão elaborar um mapa para mostrar de qual país as pessoas saem e para onde elas vão.
Como adequar à sua realidade: É possível estudar a dinâmica interna do seu estado ou do Brasil, para isto seria necessário pesquisar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os alunos poderiam fazer um mapa sobre essa dinâmica interna.
Contextos prévios: Conceitos básicos de migração.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a reportagem aos alunos ou faça cópias para a turma. Pergunte para a turma se eles sabiam que a migração interna na África era importante? Alguns alunos devem comentar que sabiam que os africanos migravam para outros países, principalmente, os países europeus. Explique para eles que o "Relatório para o Desenvolvimento Econômico de África: Migração para uma Transformação Estrutural" mostrou que a migração entre países africanos pode acelerar o crescimento e transformar a economia do continente. Este Relatório mostrou que a migração regulada pode fazer o rendimento per capita crescer 3,5% por ano, passando dos US$ 2.008 de 2016 para US$ 3.249 em 2030 (projeção). Comente que 75% dos indivíduos que mudaram de região na África Subsaariana permaneceram dentro do continente. Para os alunos entenderem melhor a migração interna, comente que a África pode ser regionalizada de formas diferentes, nessa aula será utilizada a seguinte regionalização: Norte da África, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional, para exemplificar, se julgar necessário, projete o mapa da Ação Propositiva 3.
Material complementar
Modelo. Ação Propositiva 3 (https://drive.google.com/open?id=1UGYQ5QcPB2U6OvYm1fQgxwnW2-BxQ4wIIm3EIJri6Tw)
Como adequar à sua realidade: É possível estudar a dinâmica interna do seu estado ou do Brasil, para isto seria necessário pesquisar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os alunos poderiam fazer um mapa sobre essa dinâmica interna.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete a foto aos alunos ou faça cópias para a turma. Na imagem, vemos um barraca improvisada numa área desértica. Comente que a vida de muitos africanos das regiões mais carentes está baseada na tentativa de migrar para uma área com mais recursos (comida, água, emprego, solo fértil). Explique que muitas famílias ao tentarem migrar de uma região para outra acabam se perdendo no deserto ou em outra áreas. Converse com os alunos que muitas pessoas se perdem no deserto e acabam morrendo por falta de água e comida. Estas migrações ocorrem pois muitas famílias não conseguem o mínimo necessário para sobreviver. Há também migrações por guerras internas, desastres naturais e outros fatores. Projete ou leia a problematização para os alunos: "Como estes movimentos podem contribuir tanto para os países de origem como para os países de destino?". Deixe que eles exponham suas opiniões.
Material complementar
Problematização (https://drive.google.com/open?id=1iVklY7Y_08Ana8dc-DK_dx3PtlyasfwRD3aoeus7Jc8)
Problematização
Orientações: Projete a foto aos alunos ou faça cópias para a turma. Na imagem, vemos um barraca improvisada numa área desértica. Comente que a vida de muitos africanos das regiões mais carentes está baseada na tentativa de migrar para uma área com mais recursos (comida, água, emprego, solo fértil). Explique que muitas famílias ao tentarem migrar de uma região para outra acabam se perdendo no deserto ou em outra áreas. Converse com os alunos que muitas pessoas se perdem no deserto e acabam morrendo por falta de água e comida. Estas migrações ocorrem pois muitas famílias não conseguem o mínimo necessário para sobreviver. Há também migrações por guerras internas, desastres naturais e outros fatores. Projete ou leia a problematização para os alunos: "Como estes movimentos podem contribuir tanto para os países de origem como para os países de destino?". Deixe que eles exponham suas opiniões.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos vão criar um mapa sobre a migração interna na África. Forme grupos com 4 alunos (se for necessário faça um ou dois trios). Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério. Faça uma cópia para cada grupo do mapa mudo da África (Ação Propositiva 1), uma cópia da tabela de migração interna da África (Ação Propositiva 2) e cada grupo vai precisar de um atlas escolar (ou fixe um mapa-múndi na classe). Explique para a turma que o primeiro passo será dar um título para o mapa mudo da África, a seguir os alunos devem usar o lápis de cor para pintar as regiões da África (Norte da África - rosa; África Ocidental - amarelo; África Central - salmão; África Oriental - cinza; e África Meridional - vermelho), a seguir faça uma legenda.
O segundo passo será criar outra legenda e as setas no mapa para indicar a dinâmica interna do continente. Com a tabela em mãos, explique para os alunos que eles devem fazer três espessura de setas; uma mais grossa para representar > 1000; uma intermediária para representar entre 500 - 1000; e uma seta mais fina para representar entre 250 - 500.
Por fim, os alunos devem colocar a orientação no mapa e uma escala (estes itens não serão estudados agora, auxilie os alunos).
Há um mapa modelo para você consultar como deve ficar a divisão regional da África e abaixo deste mapa tem uma tabela dos países que formam as regiões da África (Ação Propositiva 3). Você também pode consultar o mapa feito pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), na página 23, para ter ideia de como pode ficar o mapa usando as setas. Disponível em: http://www.fao.org/3/i7951en/I7951EN.pdf Acesso em: 27 de março de 2019.
Materiais complementares
África. Ação Propositiva 1 (https://drive.google.com/open?id=0B760tdH_h43TZzh2NTJMQ3V2Tkwya01YcWJGUEVGS09NTUJZ)
Tabela. Ação Propositiva 2 (https://drive.google.com/open?id=1Tv9OvScwLuB4vdkrOqrLfOQwm6fuwoVju6H4mOsg-mw)
Modelo. Ação Propositiva 3 (https://drive.google.com/open?id=1UGYQ5QcPB2U6OvYm1fQgxwnW2-BxQ4wIIm3EIJri6Tw)
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide ou apenas diga aos alunos que este é o momento de socialização dos mapas produzidos pelos grupos. A sugestão é que cada grupo vá até a frente da sala e explique aos alunos as relações que foram estabelecidas e de que forma organizaram o seu mapa. Espera-se que os alunos consigam compreender e refletir sobre a criação do mapa, principalmente sobre as legendas, item fundamental em qualquer mapa. Por fim, comente que a prática de criar o mapa vai ajudá-los na leitura e entendimento de mapas no futuro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é elaborar um mapa sobre as dinâmicas internas do continente africano. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o título da reportagem disponível aqui. Pergunte à turma se eles sabiam que a migração interna na África era importante. Alguns alunos devem comentar que sabiam que os africanos migravam para outros países, principalmente para os países europeus. Explique que o "Relatório para o Desenvolvimento Econômico de África: Migração para uma Transformação Estrutural" mostrou que a migração entre países africanos pode acelerar o crescimento e transformar a economia do continente. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e comente que na primeira foto vemos um barraca improvisada em uma área desértica. Comente que a vida de muitos africanos das regiões mais carentes está baseada na tentativa de migrar para uma área com mais recursos (comida, água, emprego, solo fértil). Explique que muitas famílias, ao tentarem migrar de uma região para outra, acabam se perdendo no deserto ou em outra áreas. Reflita com os alunos que muitas pessoas se perdem no deserto e acabam morrendo por falta de água e comida. Essas migrações ocorrem pois muitas famílias não conseguem o mínimo necessário para sobreviver. Há também migrações por guerras internas, desastres naturais e outros fatores. Questione os alunos: "Como esses movimentos podem contribuir tanto para os países de origem como para os países de destino?". Deixe que eles exponham suas opiniões. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique que nesta etapa os alunos irão criar um mapa sobre a migração interna na África. Forme grupos com 4 alunos (se for necessário, faça um ou dois trios). Envie a cada grupo o mapa mudo da África, disponível aqui, e a tabela de migração interna da África, disponível aqui. Cada grupo vai precisar de um atlas escolar (pesquise mapas na internet). Explique para a turma que o primeiro passo será dar um título para o mapa mudo da África. A seguir, os alunos devem usar o lápis de cor para pintar as regiões da África (Norte da África - rosa; África Ocidental - amarelo; África Central - salmão; África Oriental - cinza; África Meridional - vermelho) e fazer uma legenda. O segundo passo será criar outra legenda e as setas no mapa para indicar a dinâmica interna do continente. Com a tabela em mãos, explique para os alunos que eles devem fazer três espessuras de setas: uma mais grossa para representar > 1000; uma intermediária para representar entre 500 - 1000, e uma seta mais fina para representar entre 250 - 500. Por fim, os alunos devem colocar a orientação no mapa e uma escala (estes itens não serão estudados agora; auxilie os alunos). Há um mapa modelo, disponível aqui, para você consultar como deve ficar a divisão regional da África; abaixo desse mapa, há uma tabela dos países que formam as regiões da África. Compartilhe-o com os alunos também. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Este é o momento de socialização dos mapas produzidos pelos grupos. Solicite que todos compartilhem seus mapas pelo WhatsApp da turma. A sugestão é que cada grupo grave um áudio e explique aos demais alunos as relações estabelecidas e de que forma organizaram o seu mapa. Espera-se que os alunos consigam compreender e refletir sobre a criação do mapa, principalmente sobre as legendas, item fundamental em qualquer mapa. Por fim, comente que a prática de criar o mapa vai ajudá-los na leitura e entendimento de mapas no futuro. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo sobre a produção de mapas pelo IBGE há alguns anos atrás, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Leandro Campelo
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Elaborar um mapa sobre as dinâmicas internas no continente africano.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.
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