17635
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - As inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos na globalização

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre analisar de que forma as inovações desenvolvidas em países africanos estão contribuindo com a descentralização das atividades econômica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Peter Rodrigo Trento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom, e WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar de que forma as inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos estão contribuindo com a descentralização das atividades econômicas, com o crescimento dos setores de tecnologia e informação, atraindo, assim, investimentos para o continente. A aula será organizada de maneira síncrona, com uso do Google Meet ou de outra ferramenta, como Skype ou Zoom. Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. Outra sugestão é adaptar o plano para WhatsApp ou e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Conecte-se com a turma no dia e hora marcada. Comece a aula e pergunte aos alunos se tinham conhecimento dos exemplos de inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos. Escute alguns alunos antes de prosseguir. Mostre aos alunos o slide disponível aqui, com o mapa da África. Chame a atenção para os dois países destacados no mapa. Pergunte se sabiam que esses países estão desenvolvendo inovações e criando soluções locais para os mais diversos desafios do mundo globalizado. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Agora, divida a turma em duplas. Eles devem usar o WhatsApp para se comunicar, mas solicite que todos deixem suas câmeras ligadas. Envie aos alunos as imagens disponíveis aqui. Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura, pergunte à turma quais são os problemas apresentados nos países africanos. De que forma poderiam ser solucionados? Incentive-os a discutir o tema. Complemente a discussão com informações importantes, presentes no Plano de Aula (disponível aqui). Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui e mostre o slide desta etapa, disponível aqui. Solicite que pesquisem charges em jornais e revistas. Aproveite para explicar a intenção das charges a partir daquelas que eles encontrarem. Peça que as duplas utilizem imagens ou criem desenhos para a confecção de uma charge que demonstre os desafios do continente africano diante do imaginário das pessoas sobre a ausência de tecnologia na África. Professor, pelo Google Meet, tire as dúvidas de cada dupla e explique que é importante dividir as tarefas para terminar a atividade dentro do tempo previsto. Tempo estimado: 45 minutos.

Sistematização
Ao final, solicite que as duplas lhe enviem fotos das charges. Compartilhe-as com as outras duplas. Proponha às duplas uma análise das charges. Elas devem responder:
- O que a charge critica?
- Quais foram elementos utilizados?
- A imagem demonstra ironia?
- O que você incluiria na composição da charge? Explique.

Quando todos finalizarem, as duplas devem apresentar as charges dos colegas, bem como suas ideias e propostas. Tempo estimado: 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a a resportagem sobre a África disponível aqui. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_14UND03

(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas