10357
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Análise do gráfico de setor (pizza), considerando a dispersão de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Relacionar as informações do gráfico de setor (pizza) com o gráfico de barras, calculando e identificando as medidas de tendência central interpretando os elementos para a análise

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_25PES05

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet
     - Zoom
     - Padlet
     - Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644

Para este plano, foque na etapa: ATIVIDADE RAIO X

ATIVIDADE RAIO X
Professor, envie uma foto do problema via WhatsApp e crie um Painel de Soluções utilizando o Padlet, o Jamboard, ou um arquivo de acesso coletivo. Organize os alunos em duplas colaborativas, a interação pode ser feita via chamada de vídeo pelo WhatsApp, Meet ou Zoom e oriente para que leiam o problema atentamente, observem os dados do gráfico, como as porcentagens, os valores e o tamanho de cada setor afinal, tudo isso deverá ser considerado para a elaboração dos cálculos da média, da moda e da mediana e discutam sobre o que entenderam. Se apresentarem dificuldades para elaborar gráfico de barras, como fazer sua interpretação e como calcular as medidas de tendência central, sugiro que assistam os vídeos: “Leitura de gráficos de pizza (gráficos circulares)” - Khan Academy, disponível no link: https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/analyzing-categorical-data/one-categorical-variable/v/reading-pie-graphs-circle-graphs (acesso em 12 de jul 2020), “Como encontrar uma porcentagem” - Khan Academy, disponível no link: https://youtu.be/J-f5O4r0gyw?t=87(acesso em 12 de jul 2020) e ““Introdução à estatística: média, mediana e moda””- Khan Academy, disponível no link: https://youtu.be/DW4s-gw9wu0 (acesso em 12 de jul 2020). Peça aos alunos que anotem em seus cadernos como pensaram e quais estratégias utilizaram para a resolução.

Discussão das soluções
Professor, é hora de discutir formas de resolução da situação, valorize as estratégias de cada dupla. Deixe que eles compartilhem suas respostas e expliquem suas estratégias aos colegas, seja por áudio, vídeo, fotos ou por meio do Painel de Soluções interativo no Padlet, Jamboard, ou no arquivo de acesso coletivo. Em seguida complete dizendo que podemos usar estratégias diferentes, mas devem encontrar resultado iguais. Para melhor conduzir essa discussão verifique as orientações do Guia de Intervenção disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3sWZJDvy6cRGuUN87hpa3z3dUTKH3AWFDGuwxKVGHXr5CsKDqfppEFprHnGU/guiainterv-mat8pes05.pdf
A explanação e discussão dessas informações ajudarão a conduzir a resolução das demais Atividades deste Plano de Aula.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão de estratégias para chegar às respostas, é um bom momento para interação familiar. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem estar envolvidos com outros afazeres.

Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet  


Código: MAT8_25PES05

(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas