10357
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Análise do gráfico de setor (pizza), considerando a dispersão de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Relacionar as informações do gráfico de setor (pizza) com o gráfico de barras, calculando e identificando as medidas de tendência central interpretando os elementos para a análise

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Objetivos específicos

Relacionar as informações do gráfico de setor (pizza) com o gráfico de barras, calculando e identificando as medidas de tendência central (média, mediana e moda), interpretando os elementos necessários para a análise.

Conceito-chave

Observar o gráfico de setor, identificando seus dados numéricos e títulos apresentados, suas principais características. Relacionar com o gráfico de barras e calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os números apresentados, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Giz;
  • Lousa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:

Projete na lousa e peça a um aluno que leia em voz alta.

Propósito: Apresentar as propostas de aprendizagens da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

Projete no quadro e leia em voz alta cada uma das perguntas.

A ideia é retomar alguns conceitos. Promova a discussão.

Propósito: Refletir sobre gráfico de setor e sobre a viabilidade de calcular medidas de tendência central considerando estas representações

Discuta com a turma:

  • Normalmente o gráfico de setor é apresentado em dados percentuais. Por que isso ocorre?
  • A soma dos setores num gráfico de setor têm que totalizar quanto? Por quê?
  • Como se calcula média? E mediana? O que é a moda?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientação:

Organize a sala em dupla e projete o slide na lousa ou disponibilize o material impresso.

Leia em voz alta e auxilie os alunos na leitura do gráfico. Chame a atenção para a legenda do gráfico. Seria possível entender o que acontece sem essa legenda?

Continue a análise utilizando o discuta com a turma.

É importante que o aluno perceba pontos do gráfico, como as porcentagens, os valores e o tamanho de cada setor.

Propósito: Analisar o gráfico de setor observando suas características.

-Calcular média, moda e mediana a partir de dados veiculados em gráfico de setor

Discuta com a turma:

  • Qual o total de pessoas pesquisadas?
  • A quantas pessoas equivale cada setor?Como pode ser feito este cálculo?
  • O que representa o maior setor?
  • Os setores poderiam ser todos iguais?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientação:

Organize a sala em dupla e projete o slide na lousa.

Leia em voz alta e auxilie os alunos na leitura do gráfico. Chame a atenção para a legenda do gráfico. Seria possível entender o que acontece sem essa legenda?

Continue a análise utilizando o discuta com a turma.

É importante que o aluno perceba pontos do gráfico, como as porcentagens, os valores e o tamanho de cada setor.

Propósito: Calcular média, moda e mediana a partir de dados veiculados em gráfico de setor

Discuta com a turma:

  • Você vai calcular a média de tvs, a média de pessoas (famílias) ou a média de tvs por residência? Há diferença entre estas questões?
  • Como colocar em ordem um volume de dados tão grande como o apresentado na situação?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientação:

Espere alguns minutos antes de apresentar este slides com as dicas. Alguns alunos precisam apenas de um ou outro detalhe para dar continuidade à realização da atividade

Propósito: Calcular medidas de tendência central em gráfico de setor

Discuta com a turma:

  • Há mais alguma pergunta que você gostaria de fazer para auxiliá-lo na resolução?

Discussões das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?

Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.

Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.

Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros

Discuta com a turma:

  • O que você achou da solução de Pedro?
  • Ele está correto? Há algum equívoco?

Discussões das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?

Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.

Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.

Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros

Discuta com a turma:

  • O que você achou das soluções de Ana?
  • Ela está correta? Há algum equívoco?

Discussões das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?

Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.

Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.

Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros

Discuta com a turma:

  • O que você achou da solução de Carlos?
  • Ao narrar a forma de determinar a mediana, ele comete erros?
  • Ele está correto? Há algum equívoco na resolução?

Discussões das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?

Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.

Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.

Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros

Discuta com a turma:

  • O que você achou da solução de Paula?
  • Ela está correta? Há algum equívoco?
  • Você pensou em outros jeitos de resolver?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:
Conclua a aula com os alunos, retomando o objetivo e discutindo sobre a análise dos erros.

Propósito: Encerrar a aula retomando os conceitos aprendidos e trabalhados.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientação:
Peça que os alunos executem a atividade individualmente.
Comece projetando o slide no quadro ou desenhe o gráfico com as informações.

Propósito: Avaliar as aprendizagens vivenciadas na aula

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:

Projete na lousa e peça a um aluno que leia em voz alta.

Propósito: Apresentar as propostas de aprendizagens da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Objetivos específicos

Relacionar as informações do gráfico de setor (pizza) com o gráfico de barras, calculando e identificando as medidas de tendência central (média, mediana e moda), interpretando os elementos necessários para a análise.

Conceito-chave

Observar o gráfico de setor, identificando seus dados numéricos e títulos apresentados, suas principais características. Relacionar com o gráfico de barras e calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os números apresentados, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Giz;
  • Lousa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

Projete no quadro e leia em voz alta cada uma das perguntas.

A ideia é retomar alguns conceitos. Promova a discussão.

Propósito: Refletir sobre gráfico de setor e sobre a viabilidade de calcular medidas de tendência central considerando estas representações

Discuta com a turma:

  • Normalmente o gráfico de setor é apresentado em dados percentuais. Por que isso ocorre?
  • A soma dos setores num gráfico de setor têm que totalizar quanto? Por quê?
  • Como se calcula média? E mediana? O que é a moda?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientação:

Organize a sala em dupla e projete o slide na lousa ou disponibilize o material impresso.

Leia em voz alta e auxilie os alunos na leitura do gráfico. Chame a atenção para a legenda do gráfico. Seria possível entender o que acontece sem essa legenda?

Continue a análise utilizando o discuta com a turma.

É importante que o aluno perceba pontos do gráfico, como as porcentagens, os valores e o tamanho de cada setor.

Propósito: Analisar o gráfico de setor observando suas características.

-Calcular média, moda e mediana a partir de dados veiculados em gráfico de setor

Discuta com a turma:

  • Qual o total de pessoas pesquisadas?
  • A quantas pessoas equivale cada setor?Como pode ser feito este cálculo?
  • O que representa o maior setor?
  • Os setores poderiam ser todos iguais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientação:

Organize a sala em dupla e projete o slide na lousa.

Leia em voz alta e auxilie os alunos na leitura do gráfico. Chame a atenção para a legenda do gráfico. Seria possível entender o que acontece sem essa legenda?

Continue a análise utilizando o discuta com a turma.

É importante que o aluno perceba pontos do gráfico, como as porcentagens, os valores e o tamanho de cada setor.

Propósito: Calcular média, moda e mediana a partir de dados veiculados em gráfico de setor

Discuta com a turma:

  • Você vai calcular a média de tvs, a média de pessoas (famílias) ou a média de tvs por residência? Há diferença entre estas questões?
  • Como colocar em ordem um volume de dados tão grande como o apresentado na situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientação:

Espere alguns minutos antes de apresentar este slides com as dicas. Alguns alunos precisam apenas de um ou outro detalhe para dar continuidade à realização da atividade

Propósito: Calcular medidas de tendência central em gráfico de setor

Discuta com a turma:

  • Há mais alguma pergunta que você gostaria de fazer para auxiliá-lo na resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?

Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.

Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.

Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros

Discuta com a turma:

  • O que você achou da solução de Pedro?
  • Ele está correto? Há algum equívoco?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?

Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.

Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.

Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros

Discuta com a turma:

  • O que você achou das soluções de Ana?
  • Ela está correta? Há algum equívoco?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?

Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.

Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.

Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros

Discuta com a turma:

  • O que você achou da solução de Carlos?
  • Ao narrar a forma de determinar a mediana, ele comete erros?
  • Ele está correto? Há algum equívoco na resolução?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?

Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.

Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.

Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros

Discuta com a turma:

  • O que você achou da solução de Paula?
  • Ela está correta? Há algum equívoco?
  • Você pensou em outros jeitos de resolver?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:
Conclua a aula com os alunos, retomando o objetivo e discutindo sobre a análise dos erros.

Propósito: Encerrar a aula retomando os conceitos aprendidos e trabalhados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientação:
Peça que os alunos executem a atividade individualmente.
Comece projetando o slide no quadro ou desenhe o gráfico com as informações.

Propósito: Avaliar as aprendizagens vivenciadas na aula

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano