17628
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A demarcação das terras indígenas

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre compreender o processo de demarcação de terras indígenas no Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Laiany Rose Souza Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula tratará de analisar o processo de demarcação das terras indígenas no Brasil.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender a relevância da demarcação de terras indígenas. Envie, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo que está na problematização do plano original, que contém 3 imagens (1 obra de arte e 2 fotografias) e 3 manchetes sobre a demarcação de terras indígenas. Peça aos estudantes que relacionem a imagem da obra de arte, chamada de imagem 1, às demais imagens e à reportagem. O objetivo desta parte da aula é que os estudantes compreendam a questão do direito dos povos indígenas à terra e sua relação com a chegada dos portugueses ao território brasileiro.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade do encontro entre os estudantes. A proposta da atividade é a construção de um texto com o seguinte título: "No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é". Para apoiar a construção dos argumentos, envie, por e-mail ou outra ferramenta tecnológica, os seguintes materiais:

1) A frase: “índio não é uma questão de cocar de pena, urucum e arco e flecha, algo de aparente e evidente nesse sentido estereotipificante, mas sim uma questão de estado de espírito. Um modo de ser, e não um modo de aparecer”, de Eduardo Viveiro de Castro;
2) Videoclipe da música Koangagua, do Brô MC's (grupo de hip hop Guarani Kaiowá), disponível aqui;
3) Demarcação de terras indígenas (FUNAI), disponível aqui;
4) Trecho da Constituição sobre o direito originário dos povos indígenas.

Com base nesses materiais, os estudantes devem escrever o texto e enviá-lo por e-mail.

Sistematização
Dê feedbacks individuais sobre o texto construído. Caso considere interessante, com autorização dos estudantes, socialize alguns bons textos com a turma.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre as comunidades indígenas a partir do documentário "Índios isolados na Amazônia", do Profissão Reporter, disponível aqui 

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_03UND01

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas