17620
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Ação antrópica e a erosão do solo

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar as ações antrópicas que ocasionam a erosão dos solos.

Plano 09 de 8 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetor de slides ou imagens impressas, e texto para Ação Propositiva impresso.

Material complementar:

Texto para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FyxX8WxcnRNZTe35U4M2yUGKzgc9aBYxeFA6ny5qhdgJZpCkFFFzQnEFxzjP/geo4-11und09-acao-propositiva-texto.pdf

Para você saber mais:

Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos. Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, o que caracteriza as erosões aceleradas.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/erosao-do-solo

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-erosao.htm

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/agricultura/agr_soja/agr_soja_problemas/agr_soja_problemas_erosao/

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 4 alunos. É importante que já tenham conhecimento sobre o conceito de erosão.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos projete ou escreva a frase no quadro. Leia a frase e diga que o tema da aula é a erosão, um desgaste no solo que causa muitos problemas ao ambiente e para as pessoas que vivem do trabalho com o cultivo do solo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a imagem do slide. Faça uma leitura da imagem.Diga que é uma foto aérea de uma área onde ocorreu erosão do solo em Piracicaba (interior de SP). Diga que a erosão é o desgaste que ocorre no solo. Pode acontecer por ações da natureza, como água das chuvas, rios e ventos. Mas que a ação do homem pode agravar esse desgaste. Pontue o que se pode ver na imagem, vegetação e solo com “sulcos”, também conhecidos como fendas no solo.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, imprima o slide ou procure recortes e monte um mural ou use imagens de um livro didático.

Fonte da imagem:

CC BY-SA 2.0

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre ações humanas que agravam a erosão. Retome a imagem anterior do slide 3. Faça questionamentos como: quais ações humanas poderiam ter provocado a erosão nessa área de Piracicaba? Por que será que existe esses espaços sem vegetação? Por que ela foi retirada? Será que a retirada da vegetação intensificou o desgaste do solo?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que farão uma atividade para conhecer as ações humanas que intensificaram a erosão na região de Piracicaba. Comente que Piracicaba é um município do interior do Estado de São Paulo que tem como principal atividade econômica agricultura da cana-de-açúcar. Para isso, cada agrupamento receberá um texto fatiado que terá que organizar. Circule pela turma e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para um agrupamento ler o texto organizado. Depois promova uma conversa levantando as hipóteses: Qual ação humana provocou a erosão em Piracicaba? Por que o solo ficou exposto? Como as fendas no solo se formaram?

Material complementar:

Texto Fatiado. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FyxX8WxcnRNZTe35U4M2yUGKzgc9aBYxeFA6ny5qhdgJZpCkFFFzQnEFxzjP/geo4-11und09-acao-propositiva-texto.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de imprimir os textos, escreva em folha de papel e siga o mesmo procedimento.

Para você saber mais:

O desenvolvimento dessa atividade foi uma adaptação da proposta de Rotação de Estações. Saiba mais sobre essa metodologia de aprendizagem acessando o link abaixo.

https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Leia a frase do slide para a turma. Promova o início da lista relembrando o texto anterior. Vá anotando em um papel pardo as ações citadas que os alunos forem socializando. Garanta que sejam pontuados: retirada da cobertura vegetal para plantar cana-de-açúcar, fazer pastagem para criar bois. Nesse momento é esperado que identifiquem que a erosão do solo foi agravada por ações do homem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetor de slides ou imagens impressas, e texto para Ação Propositiva impresso.

Material complementar:

Texto para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FyxX8WxcnRNZTe35U4M2yUGKzgc9aBYxeFA6ny5qhdgJZpCkFFFzQnEFxzjP/geo4-11und09-acao-propositiva-texto.pdf

Para você saber mais:

Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos. Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, o que caracteriza as erosões aceleradas.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/erosao-do-solo

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-erosao.htm

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/agricultura/agr_soja/agr_soja_problemas/agr_soja_problemas_erosao/

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 4 alunos. É importante que já tenham conhecimento sobre o conceito de erosão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos projete ou escreva a frase no quadro. Leia a frase e diga que o tema da aula é a erosão, um desgaste no solo que causa muitos problemas ao ambiente e para as pessoas que vivem do trabalho com o cultivo do solo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a imagem do slide. Faça uma leitura da imagem.Diga que é uma foto aérea de uma área onde ocorreu erosão do solo em Piracicaba (interior de SP). Diga que a erosão é o desgaste que ocorre no solo. Pode acontecer por ações da natureza, como água das chuvas, rios e ventos. Mas que a ação do homem pode agravar esse desgaste. Pontue o que se pode ver na imagem, vegetação e solo com “sulcos”, também conhecidos como fendas no solo.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, imprima o slide ou procure recortes e monte um mural ou use imagens de um livro didático.

Fonte da imagem:

CC BY-SA 2.0

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre ações humanas que agravam a erosão. Retome a imagem anterior do slide 3. Faça questionamentos como: quais ações humanas poderiam ter provocado a erosão nessa área de Piracicaba? Por que será que existe esses espaços sem vegetação? Por que ela foi retirada? Será que a retirada da vegetação intensificou o desgaste do solo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que farão uma atividade para conhecer as ações humanas que intensificaram a erosão na região de Piracicaba. Comente que Piracicaba é um município do interior do Estado de São Paulo que tem como principal atividade econômica agricultura da cana-de-açúcar. Para isso, cada agrupamento receberá um texto fatiado que terá que organizar. Circule pela turma e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para um agrupamento ler o texto organizado. Depois promova uma conversa levantando as hipóteses: Qual ação humana provocou a erosão em Piracicaba? Por que o solo ficou exposto? Como as fendas no solo se formaram?

Material complementar:

Texto Fatiado. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FyxX8WxcnRNZTe35U4M2yUGKzgc9aBYxeFA6ny5qhdgJZpCkFFFzQnEFxzjP/geo4-11und09-acao-propositiva-texto.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de imprimir os textos, escreva em folha de papel e siga o mesmo procedimento.

Para você saber mais:

O desenvolvimento dessa atividade foi uma adaptação da proposta de Rotação de Estações. Saiba mais sobre essa metodologia de aprendizagem acessando o link abaixo.

https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Leia a frase do slide para a turma. Promova o início da lista relembrando o texto anterior. Vá anotando em um papel pardo as ações citadas que os alunos forem socializando. Garanta que sejam pontuados: retirada da cobertura vegetal para plantar cana-de-açúcar, fazer pastagem para criar bois. Nesse momento é esperado que identifiquem que a erosão do solo foi agravada por ações do homem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano