17618
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Recuperação da vegetação em áreas degradadas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer a importância da revegetação para promover a recuperação de áreas degradadas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Docs e WordArt.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, peça que os alunos pesquisem no dicionário o significado da palavra RECUPERAÇÃO.

Contextualização
Em um encontro virtual com a turma, é possível apresentar o slide e dialogar sobre o assunto, conforme previsto no plano original.
Na impossibilidade de realizar um encontro virtual com a turma, encaminhe o slide por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola. Pergunte o que já viram ou ouviram sobre o assunto.

Problematização
Caso haja possibilidade de realizar esta etapa de maneira sincrônica, apresente aos alunos o slide e os questionamentos previstos no plano original. Caso tenha de realizá-la de maneira assincrônica, encaminhe o slide proposto no plano original e solicite o registro por escrito dos questionamentos propostos.

Ação propositiva
Para esta etapa, crie um arquivo no Google Docs para ser compartilhado e editado por todos os alunos.

 

Lembre-se de que para isso é necessário que todos alunos tenham um e-mail do Google.
É interessante que você estabeleça um prazo, entre no arquivo e vá fazendo sugestões que ajudem os alunos na construção do texto coletivo.

Sistematização
Encaminhe o slide desta etapa aos alunos e comente que a imagem é de um local onde houve recuperação da vegetação.
Em seguida, peça que criem uma nuvem de palavras com o tema: O que pode acontecer nessa paisagem agora, depois da recuperação da vegetação.
Eles precisam:
     1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
     2. Assistir ao tutorial disponível aqui;
     3. Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
     4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
     - Proprietários de terras recebem incentivo para recuperar vegetação - disponível aqui;
     - Reflorestamento - disponível aqui.

Leiam juntos o texto:
     - Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_11UND07

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas