Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projetor de slides ou imagens impressas.
Para você saber mais:
Revegetação é um processo de reflorestamento de áreas degradadas. Não pode ser considerado o mesmo processo que reflorestamento, pois só pode ser aplicado nos processos de recuperação de áreas degradadas, não necessariamente com árvore de grande porte ou com característica de arborização de floresta.
Se caracterizam por revegetação os processos de recuperação de áreas de aterros sanitários, encostas de morro, cortes de estrada, áreas de mineração, áreas agrícolas de grande declive ou em qualquer outras que tiveram sua camada de terra superficial removida.
Para saber mais sobre diferença entre reflorestamento e revegetação, acesse:
http://www.projetoverena.org/index.php/pt-br/perguntas-e-respostas
https://www.infoescola.com/ecologia/reflorestamento/
Contextos prévios: A turma pode estar em agrupamentos de 4 alunos. É importante que já tenham conhecimento sobre desmatamento e vegetações nativas. Pode ser realizada a aula GEO4_11UND02 Transformação da Paisagem por ações antrópicas
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que o tema da aula é sobre a importância de recuperar lugares onde a vegetação nativa foi degradada. Comente que as áreas degradadas significam lugares onde o homem retirou a vegetação nativa para usar o solo ou a própria madeira.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a imagem. Diga que é de uma área da Mata Atlântica onde a vegetação nativa está sendo desmatada. Comente que a Mata Atlântica é uma vegetação nativa, que abriga uma variedade de espécies vegetais e animais. Diga que há também muitas nascentes de rios, que a vegetação proporciona um equilíbrio do clima e chuvas regulares. Enfatize que o desmatamento está ocorrendo por uma ação humana. Diga que também existem ações humanas que podem mudar essa situação, ou seja, recuperar áreas que foram devastadas.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, imprima este slide ou procure imagens semelhantes em livros e revistas. Cole num papel a ser afixado no quadro.
Fonte da imagem:
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre a recuperação da vegetação nativa. Faça questões como: porque é importante plantar novamente as árvores que foram cortadas? Quando as árvores voltarem a crescer os animais vão se beneficiar? E os rios, será que a plantar novas árvores beneficiar os rios? E as chuvas, serão em maior quantidade? E o clima, será que vai mudar?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que vão conversar com os componentes do seu agrupamento e pensar em bons motivos para se recuperar a vegetação de um lugar onde ela foi devastada, para depois produzirmos um texto coletivo. Deixe a conversa acontecer por alguns minutos (sugestão 5 minutos). Circule pela turma e garanta que todos estejam trocando informações. Em seguida seja o escriba do texto. No quadro ou num papel pardo, vá escrevendo o texto ditado pelos alunos. Faça inferências para que sejam socializadas ideias como: a temperatura do ar pode ficar mais amena devido ao sombreamento proporcionado pela novas árvores; a umidade do ar vai aumentar; é importante que seja feito com árvores nativas para recuperar todo ecossistema local; com o plantio de novas árvores os animais voltarão a viver no local. Deixe o texto exposto no mural da classe.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a imagem. Comente que ela representa um lugar onde houve desmatamento e o mesmo lugar onde houve a recuperação da vegetação. Em seguida promova uma escrita de ideias, sobre o tema: o que voltará a acontecer nessa paisagem com a recuperação da vegetação. Vá anotando as ideias no quadro. Garanta que palavras como: animais voltarão a viver, poderá ocorrer aumento das chuvas, os rios e nascentes serão recuperadas, o calor diminui. Nesse momento espera-se que a turma reconheça a importância da recuperação de uma área degradada.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, imprima este slide ou recorte imagem semelhante de livros e revistas e afixe no quadro.
Fonte da imagem:
Imagem gentilmente cedida pela Prefeitura de João Pessoa em 11 de Março. Link original no portal: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeitura-de-jp-recupera-areas-degradadas-do-parque-do-cabo-branco