17612
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Importações e Exportações entre os BRICS e seus principais parceiros

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre identificar os principais parceiros comerciais do Brasil e dos demais BRICS e o potencial de crescimento do comércio entre o Brasil e esses países.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você precisará imprimir alguns materiais produzidos especialmente para ela.

Materiais complementares:

Tabela com os Principais Parceiros Comerciais (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QPnWqprXMjSxjkcK5kzYWmhd8AfuVQHjxsbwWHhxDDUhJAqPeMmGpYWGB9fK/geo-09und04-acao-propositiva-principais-parceiros-comerciais.pdf

Siglas dos Países (imprimir para consulta)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4F8z7XWgAH4pM5mpP9MGMvB6ThqhpbfGA2bgHw2YEuQ8WQbbkDVcn9GPcC4B/geo-09und04-acao-propositiva-sigla-dos-paises.pdf

Perguntas Indutoras (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3VnQRQpMjk8STR8EB2RFrnV2nHU3gEhUzdxw8WxFQ3H2GUJDG6EE9S5R2vmk/geo-09und04-acao-propositiva-perguntas-indutoras.pdf

Para você saber mais:

Para compreender um pouco melhor sobre o comércio internacional, sugere-se a leitura dos sites e materiais disponibilizados abaixo:

COMÉRCIO EXTERIOR: O QUE É E O QUE FAZ?

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

As Empresas Brasileiras e o Comércio Internacional (Livro digital)

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

The Observatory of Economic Complexity (dados sobre importação e exportação)

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Balança comercial brasileira: Semanal

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Contextos prévios: Para boa execução deste plano é importante que você já tenha trabalhado o tema “BRICS” com seus estudantes. Caso queira utilizá-la sem ter passado por esse assunto, peça que eles façam, antes da aula, uma pesquisa sobre quem são os BRICS e qual sua importância no contexto econômico mundial.

Para deixar a aula mais dinâmica peça que os alunos procurem em suas casas e conversem com os membros da família sobre se existem produtos importados entre os que são utilizados cotidianamente. Peça que eles anotem quais os países eles encontraram produtos importados.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e peça que eles relembrem quem são os BRICS. Pergunte ainda sobre a opinião deles sobre a importância dos Estados Unidos na economia mundial. Uma vez apresentado o tema e reconhecidos os atores, passe para a próxima etapa.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Faça as perguntas sugeridas nos slides e conecte as respostas e discussões promovidas na apresentação do tema da aula. É importante que você situe os EUA como a principal economia do planeta e os BRICS como países com grande potencial de crescimento econômico. Peça que os alunos citem os países que eles acham que o Brasil mantém mais relações comerciais (importações e exportações) e escreva no quadro quais foram os países citados pelos alunos.

Como adequar à sua realidade: Peça que os alunos observem nos produtos que eles utilizam qual é a procedência (local de fabricação), para terem uma ideia melhor que muitos dos produtos que usamos aqui no Brasil são importados de outros países.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A partir das perguntas dos slides, provoque uma discussão a partir das opiniões dos alunos sobre as duas perguntas. Incentive a participação dos estudantes e use as respostas para provocar uma breve reflexão.

Por fim, reforce a situação do Brasil e dos demais BRICS como economias emergentes.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua a turma em grupos de 4 alunos e distribua a eles as tabelas com os dados sobre os principais Parceiros Comerciais dos BRICS e dos EUA.

Peça para que eles analisem os valores e percentuais das importações e exportações e discutam entre tudo aquilo que chamou mais atenção nos dados.

Imprima também uma cópia do arquivo “Sigla dos Países” e deixe à disposição para que os estudantes associem as siglas contidas nas tabelas aos respectivos países, caso seja necessário.

Após alguns minutos (7 a 8 aproximadamente) que eles tenham analisado as tabelas, entregue também a folha contendo as perguntas indutoras e peça para que eles respondam às questões colocadas.

Materiais complementares:

Tabela com os Principais Parceiros Comerciais (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QPnWqprXMjSxjkcK5kzYWmhd8AfuVQHjxsbwWHhxDDUhJAqPeMmGpYWGB9fK/geo-09und04-acao-propositiva-principais-parceiros-comerciais.pdf

Siglas dos Países (imprimir para consulta)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4F8z7XWgAH4pM5mpP9MGMvB6ThqhpbfGA2bgHw2YEuQ8WQbbkDVcn9GPcC4B/geo-09und04-acao-propositiva-sigla-dos-paises.pdf

Perguntas Indutoras (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3VnQRQpMjk8STR8EB2RFrnV2nHU3gEhUzdxw8WxFQ3H2GUJDG6EE9S5R2vmk/geo-09und04-acao-propositiva-perguntas-indutoras.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Após o fim do tempo, pergunte aos grupos o que mais chamou a atenção deles e depois peça que os alunos respondam às questões indutoras colocadas.

Após isso, volte às questões colocadas na problematização:

  • Será que os BRICS poderiam ampliar o comércio entre eles?
  • Quais países o Brasil poderia manter mais relações?

Discuta, a partir dos percentuais encontrados de transações comerciais entre os BRICS, o potencial integração que esses países emergentes teriam se intensificassem suas relações comerciais. Mostre como a China tem parceiros mais diversos que os EUA e como isso tem contribuído para o seu desenvolvimento social e econômico. Faça que os alunos percebam ainda que muitos dos parceiros comerciais do Brasil são países chamados desenvolvidos e que a cooperação entre o Brasil e outros países em desenvolvimento é uma importante alternativa econômica que talvez esteja sendo pouco explorada. Relembre que China, Índia e Brasil são países emergentes com populações muito grandes e por isso tem uma quantidade de força de trabalho e de mercado consumidor pouco explorada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você precisará imprimir alguns materiais produzidos especialmente para ela.

Materiais complementares:

Tabela com os Principais Parceiros Comerciais (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QPnWqprXMjSxjkcK5kzYWmhd8AfuVQHjxsbwWHhxDDUhJAqPeMmGpYWGB9fK/geo-09und04-acao-propositiva-principais-parceiros-comerciais.pdf

Siglas dos Países (imprimir para consulta)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4F8z7XWgAH4pM5mpP9MGMvB6ThqhpbfGA2bgHw2YEuQ8WQbbkDVcn9GPcC4B/geo-09und04-acao-propositiva-sigla-dos-paises.pdf

Perguntas Indutoras (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3VnQRQpMjk8STR8EB2RFrnV2nHU3gEhUzdxw8WxFQ3H2GUJDG6EE9S5R2vmk/geo-09und04-acao-propositiva-perguntas-indutoras.pdf

Para você saber mais:

Para compreender um pouco melhor sobre o comércio internacional, sugere-se a leitura dos sites e materiais disponibilizados abaixo:

COMÉRCIO EXTERIOR: O QUE É E O QUE FAZ?

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

As Empresas Brasileiras e o Comércio Internacional (Livro digital)

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

The Observatory of Economic Complexity (dados sobre importação e exportação)

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Balança comercial brasileira: Semanal

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Contextos prévios: Para boa execução deste plano é importante que você já tenha trabalhado o tema “BRICS” com seus estudantes. Caso queira utilizá-la sem ter passado por esse assunto, peça que eles façam, antes da aula, uma pesquisa sobre quem são os BRICS e qual sua importância no contexto econômico mundial.

Para deixar a aula mais dinâmica peça que os alunos procurem em suas casas e conversem com os membros da família sobre se existem produtos importados entre os que são utilizados cotidianamente. Peça que eles anotem quais os países eles encontraram produtos importados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e peça que eles relembrem quem são os BRICS. Pergunte ainda sobre a opinião deles sobre a importância dos Estados Unidos na economia mundial. Uma vez apresentado o tema e reconhecidos os atores, passe para a próxima etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Faça as perguntas sugeridas nos slides e conecte as respostas e discussões promovidas na apresentação do tema da aula. É importante que você situe os EUA como a principal economia do planeta e os BRICS como países com grande potencial de crescimento econômico. Peça que os alunos citem os países que eles acham que o Brasil mantém mais relações comerciais (importações e exportações) e escreva no quadro quais foram os países citados pelos alunos.

Como adequar à sua realidade: Peça que os alunos observem nos produtos que eles utilizam qual é a procedência (local de fabricação), para terem uma ideia melhor que muitos dos produtos que usamos aqui no Brasil são importados de outros países.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A partir das perguntas dos slides, provoque uma discussão a partir das opiniões dos alunos sobre as duas perguntas. Incentive a participação dos estudantes e use as respostas para provocar uma breve reflexão.

Por fim, reforce a situação do Brasil e dos demais BRICS como economias emergentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua a turma em grupos de 4 alunos e distribua a eles as tabelas com os dados sobre os principais Parceiros Comerciais dos BRICS e dos EUA.

Peça para que eles analisem os valores e percentuais das importações e exportações e discutam entre tudo aquilo que chamou mais atenção nos dados.

Imprima também uma cópia do arquivo “Sigla dos Países” e deixe à disposição para que os estudantes associem as siglas contidas nas tabelas aos respectivos países, caso seja necessário.

Após alguns minutos (7 a 8 aproximadamente) que eles tenham analisado as tabelas, entregue também a folha contendo as perguntas indutoras e peça para que eles respondam às questões colocadas.

Materiais complementares:

Tabela com os Principais Parceiros Comerciais (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QPnWqprXMjSxjkcK5kzYWmhd8AfuVQHjxsbwWHhxDDUhJAqPeMmGpYWGB9fK/geo-09und04-acao-propositiva-principais-parceiros-comerciais.pdf

Siglas dos Países (imprimir para consulta)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4F8z7XWgAH4pM5mpP9MGMvB6ThqhpbfGA2bgHw2YEuQ8WQbbkDVcn9GPcC4B/geo-09und04-acao-propositiva-sigla-dos-paises.pdf

Perguntas Indutoras (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3VnQRQpMjk8STR8EB2RFrnV2nHU3gEhUzdxw8WxFQ3H2GUJDG6EE9S5R2vmk/geo-09und04-acao-propositiva-perguntas-indutoras.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Após o fim do tempo, pergunte aos grupos o que mais chamou a atenção deles e depois peça que os alunos respondam às questões indutoras colocadas.

Após isso, volte às questões colocadas na problematização:

  • Será que os BRICS poderiam ampliar o comércio entre eles?
  • Quais países o Brasil poderia manter mais relações?

Discuta, a partir dos percentuais encontrados de transações comerciais entre os BRICS, o potencial integração que esses países emergentes teriam se intensificassem suas relações comerciais. Mostre como a China tem parceiros mais diversos que os EUA e como isso tem contribuído para o seu desenvolvimento social e econômico. Faça que os alunos percebam ainda que muitos dos parceiros comerciais do Brasil são países chamados desenvolvidos e que a cooperação entre o Brasil e outros países em desenvolvimento é uma importante alternativa econômica que talvez esteja sendo pouco explorada. Relembre que China, Índia e Brasil são países emergentes com populações muito grandes e por isso tem uma quantidade de força de trabalho e de mercado consumidor pouco explorada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano