Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula você precisará imprimir alguns materiais produzidos especialmente para ela.
Materiais complementares:
Tabela com os Principais Parceiros Comerciais (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QPnWqprXMjSxjkcK5kzYWmhd8AfuVQHjxsbwWHhxDDUhJAqPeMmGpYWGB9fK/geo-09und04-acao-propositiva-principais-parceiros-comerciais.pdf
Siglas dos Países (imprimir para consulta)
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4F8z7XWgAH4pM5mpP9MGMvB6ThqhpbfGA2bgHw2YEuQ8WQbbkDVcn9GPcC4B/geo-09und04-acao-propositiva-sigla-dos-paises.pdf
Perguntas Indutoras (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3VnQRQpMjk8STR8EB2RFrnV2nHU3gEhUzdxw8WxFQ3H2GUJDG6EE9S5R2vmk/geo-09und04-acao-propositiva-perguntas-indutoras.pdf
Para você saber mais:
Para compreender um pouco melhor sobre o comércio internacional, sugere-se a leitura dos sites e materiais disponibilizados abaixo:
COMÉRCIO EXTERIOR: O QUE É E O QUE FAZ?
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
As Empresas Brasileiras e o Comércio Internacional (Livro digital)
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
The Observatory of Economic Complexity (dados sobre importação e exportação)
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Balança comercial brasileira: Semanal
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Contextos prévios: Para boa execução deste plano é importante que você já tenha trabalhado o tema “BRICS” com seus estudantes. Caso queira utilizá-la sem ter passado por esse assunto, peça que eles façam, antes da aula, uma pesquisa sobre quem são os BRICS e qual sua importância no contexto econômico mundial.
Para deixar a aula mais dinâmica peça que os alunos procurem em suas casas e conversem com os membros da família sobre se existem produtos importados entre os que são utilizados cotidianamente. Peça que eles anotem quais os países eles encontraram produtos importados.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e peça que eles relembrem quem são os BRICS. Pergunte ainda sobre a opinião deles sobre a importância dos Estados Unidos na economia mundial. Uma vez apresentado o tema e reconhecidos os atores, passe para a próxima etapa.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Faça as perguntas sugeridas nos slides e conecte as respostas e discussões promovidas na apresentação do tema da aula. É importante que você situe os EUA como a principal economia do planeta e os BRICS como países com grande potencial de crescimento econômico. Peça que os alunos citem os países que eles acham que o Brasil mantém mais relações comerciais (importações e exportações) e escreva no quadro quais foram os países citados pelos alunos.
Como adequar à sua realidade: Peça que os alunos observem nos produtos que eles utilizam qual é a procedência (local de fabricação), para terem uma ideia melhor que muitos dos produtos que usamos aqui no Brasil são importados de outros países.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: A partir das perguntas dos slides, provoque uma discussão a partir das opiniões dos alunos sobre as duas perguntas. Incentive a participação dos estudantes e use as respostas para provocar uma breve reflexão.
Por fim, reforce a situação do Brasil e dos demais BRICS como economias emergentes.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Após o fim do tempo, pergunte aos grupos o que mais chamou a atenção deles e depois peça que os alunos respondam às questões indutoras colocadas.
Após isso, volte às questões colocadas na problematização:
- Será que os BRICS poderiam ampliar o comércio entre eles?
- Quais países o Brasil poderia manter mais relações?
Discuta, a partir dos percentuais encontrados de transações comerciais entre os BRICS, o potencial integração que esses países emergentes teriam se intensificassem suas relações comerciais. Mostre como a China tem parceiros mais diversos que os EUA e como isso tem contribuído para o seu desenvolvimento social e econômico. Faça que os alunos percebam ainda que muitos dos parceiros comerciais do Brasil são países chamados desenvolvidos e que a cooperação entre o Brasil e outros países em desenvolvimento é uma importante alternativa econômica que talvez esteja sendo pouco explorada. Relembre que China, Índia e Brasil são países emergentes com populações muito grandes e por isso tem uma quantidade de força de trabalho e de mercado consumidor pouco explorada.