17611
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A atuação da URSS e dos Estados Unidos no contexto africano durante o período da Guerra Fria

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre analisar como foi a influência da URSS e dos Estados Unidos no continente africano durante a Guerra Fria.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, tem como objetivo analisar como foi a influência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) URSS e dos Estados Unidos (EUA) no continente africano durante Guerra Fria.

Materiais necessários: Folha A3, ou cartolina, régua, lápis, borracha, post-its, material impresso.

Material complementar:

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZXwzzWhZekqAFtkD7XH7UTm2rmEazUuWf6wVjx2Qh4uBA77HH9wZHuTd28N/geo-08und03-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gpczfnVgtUZQXt8cVyZM5GYGadPpVVtdE98zUqjb7UhGC7wxhvepPFKW7CUN/geo-08und03-contextualizacao-imagem.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QnB3D3xZVKRH5kvSUurUSfGZ7Qb9Us4FRHXzNyjMGVvFsg7EBU67uMSKcPBX/geo-08und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Independência da África: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Africa_independence_dates.svg acesso em 11 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/download/25600/18403 acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://www.cavok.com.br/blog/guerra-fria-o-doloroso-legado-africano-o-sul-da-africa/ acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992009000400011 acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.revistacontemporaneos.com.br/n2/pdf/africa3.pdf acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://domhelder.edu.br/afrodom/publicacao/a-africa-nas-relacoes-internacionais-e-as-consequencias-da-descolonizacao/ acesso em 01 de abril de 2019.

Dissertação de Mestrado disponíve em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14727/1/2013_AlbertoAndreCarvalhoFrancisco.pdf acesso em 26 de março de 2019, sugiro a leitura do capitulo 2, pag. 51 até 64, que apresenta uma excelente explanação sobre a influência externa da URSS e do EUA em relação ao continente africano e específica ao caso de Angola.

Dissertação de Mestrado disponíve em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/7435/1/TESE.pdf acesso em 01 de abril de 2019, sugiro a leitura do capitulo 1, pag. 21 até 26, que apresenta uma contextualização sobre atuação da URSS e do EUA, no continente africano durante a Guerra Fria.

Sugiro o GIF disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_descoloniza%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%81frica#/media/File:African_nations_order_of_independence_1950-1993.gif acesso em 11 de abril de 2019, que apresenta a evolução histórica da independência dos países da África, a partir de 1950.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique que os países africanos eram colônias europeias até o período da 2ª Guerra Mundial, após começaram uma sucessão de processos de independência conforme o mapa. Com isso os países africanos precederam uma série de medidas que os colocaram no cenário global do alinhamento bipolar da Guerra Fria, medidas como o fomento ao nacionalismo e a militarização marcaram a característica do rompimento com as metrópoles europeias, sem falar nos fortes embates armados internos por territórios, por questões raciais e por direcionamento político e econômico.

Material complementar:

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZXwzzWhZekqAFtkD7XH7UTm2rmEazUuWf6wVjx2Qh4uBA77HH9wZHuTd28N/geo-08und03-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Explore junto aos alunos o que a imagem apresenta, chame atenção que é uma criança, carregando um fuzil, que é um armamento produzido em países como Rússia e Israel. Questione sobre como esse armamento chega às mãos das crianças. Peça que apontem as características fisionômicas da criança, do ambiente. Comente sobre as contradições entre países pobres que ao longo da Guerra Fria receberam milhões de dólares em armamentos, para combates internos ou contra as metrópoles europeias em fomento as guerras por independência.

Materiais Complementares:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gpczfnVgtUZQXt8cVyZM5GYGadPpVVtdE98zUqjb7UhGC7wxhvepPFKW7CUN/geo-08und03-contextualizacao-imagem.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: A problematização dá continuidade a contextualização e coloca em evidência a problemática contraditória do continente africano. Assim as questões que afetam os países africanos, como a pobreza e a fome, se contradizem com a existência de um mercado ativo e rico de matéria prima. Assim como a compra de equipamentos militares, seja no período da Guerra Fria até atualidade. Com isso, eclodiram diversos conflitos internos, como os que ocorreram na África do Sul, em Angola no Sudão, além de conflitos pela independência em relação às potências europeias, ainda fragilizadas pelas guerras mundiais. Se necessário, contextualizar ainda que o período conhecido como neocolonialismo foi implementado pelas potências europeias ao longo do século XIX, no continente africano.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que reúnam em grupos de até 4 integrantes, explique que eles irão produzir uma árvore de problemas, conforme o exemplo. Detalhe que a ideia central, é o tronco da árvore, a raiz é são causas da ideia central e a copa da árvore são as consequências ou efeitos. Assim, o objetivo da árvore de problemas que os alunos irão produzir, é representar a situação do país Angola, em relação ao período da Guerra Fria e atuação dos EUA e da URSS, seja nas disputas internas, seja na estrutura da luta pela independência de Portugal, para isso solicite que os alunos sigam os seguintes passos:

1º Leia os trechos do texto, selecionando:

a) Elementos de identificação do problema;

b) Elementos que indicam o desdobramento da situação problema.

2º Transcreva palavras-chave que identifique e caracterize o problema para um post-its

3º Na folha de A3 folha escreva a ideia central conforme a problematização para o país Angola, essa será o tronco da árvore.

4º Cole os post-its referente às consequências acima do problema central, que será a copa da árvore

5º cole os post-its referente às causas do problema central será a raiz da árvore

Caso os alunos questionem, por qual motivo foi escolhido o país Angola, explique porque tem origem semelhante ao Brasil, colonizada por Portugueses. É um país que também fala português, e que a extensão do conflito durante a Guerra Fria chegou ao ponto de conflitos armados conforme o alinhamento político e ideológico do período. Durante a produção é possível a identificação de problemas e desdobramentos implícitos no texto, solicite que os alunos façam anotações sobre essa possibilidade.

Material complementar:

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QnB3D3xZVKRH5kvSUurUSfGZ7Qb9Us4FRHXzNyjMGVvFsg7EBU67uMSKcPBX/geo-08und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que reúnam em grupos de até 4 integrantes, explique que eles irão produzir uma árvore de problemas, conforme o exemplo, detalhe que a ideia central é o tronco da árvore, a raiz é são causas da ideia central e a copa da árvore são as consequências ou efeitos. Assim, o objetivo da árvore de problemas que os alunos irão produzir, é representar a situação do país Angola, em relação ao período da Guerra Fria e atuação dos EUA e da URSS, seja nas disputas internas, seja na estrutura da luta pela independência de Portugal, para isso solicite que os alunos sigam os seguintes passos:

1º Leia os trechos do texto, selecionando:

a) Elementos de identificação do problema;

b) Elementos que indicam o desdobramento da situação problema.

2º Transcreva palavras de chave que identifique e caracterize o problema para um post-its

3º Na folha de A3 folha escreva a ideia central conforme a problematização para o país Angola, essa será o tronco da árvore.

4º Cole os post-its referente às consequências acima do problema central, que será a copa da árvore

5º cole os post-its referente às causas do problema central será a raiz da árvore

Caso os alunos questionem, por qual motivo foi escolhido o país Angola, explique porque tem origem semelhante ao Brasil, colonizada por Portugueses. É um país que também fala português, e que a extensão do conflito durante a Guerra Fria chegou ao ponto de conflitos armados conforme o alinhamento político e ideológico do período. Durante a produção é possível a identificação de problemas e desdobramentos implícitos no texto, solicite que os alunos façam anotações sobre essa possibilidade.

Material complementar:

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QnB3D3xZVKRH5kvSUurUSfGZ7Qb9Us4FRHXzNyjMGVvFsg7EBU67uMSKcPBX/geo-08und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que apresenteM uma reflexão sobre a produção da árvore de problema, que exemplifica as causas e as consequências em relação ao período da Guerra Fria para Angola, e como esse exemplo serve para contextualizar a situação de outros países do continente. Espera-se que os alunos ainda apontem possíveis problemas e consequências que não foram elencados, e que surgiram a partir da conclusão da atividade em grupo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, tem como objetivo analisar como foi a influência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) URSS e dos Estados Unidos (EUA) no continente africano durante Guerra Fria.

Materiais necessários: Folha A3, ou cartolina, régua, lápis, borracha, post-its, material impresso.

Material complementar:

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZXwzzWhZekqAFtkD7XH7UTm2rmEazUuWf6wVjx2Qh4uBA77HH9wZHuTd28N/geo-08und03-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gpczfnVgtUZQXt8cVyZM5GYGadPpVVtdE98zUqjb7UhGC7wxhvepPFKW7CUN/geo-08und03-contextualizacao-imagem.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QnB3D3xZVKRH5kvSUurUSfGZ7Qb9Us4FRHXzNyjMGVvFsg7EBU67uMSKcPBX/geo-08und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Independência da África: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Africa_independence_dates.svg acesso em 11 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/download/25600/18403 acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://www.cavok.com.br/blog/guerra-fria-o-doloroso-legado-africano-o-sul-da-africa/ acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992009000400011 acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.revistacontemporaneos.com.br/n2/pdf/africa3.pdf acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://domhelder.edu.br/afrodom/publicacao/a-africa-nas-relacoes-internacionais-e-as-consequencias-da-descolonizacao/ acesso em 01 de abril de 2019.

Dissertação de Mestrado disponíve em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14727/1/2013_AlbertoAndreCarvalhoFrancisco.pdf acesso em 26 de março de 2019, sugiro a leitura do capitulo 2, pag. 51 até 64, que apresenta uma excelente explanação sobre a influência externa da URSS e do EUA em relação ao continente africano e específica ao caso de Angola.

Dissertação de Mestrado disponíve em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/7435/1/TESE.pdf acesso em 01 de abril de 2019, sugiro a leitura do capitulo 1, pag. 21 até 26, que apresenta uma contextualização sobre atuação da URSS e do EUA, no continente africano durante a Guerra Fria.

Sugiro o GIF disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_descoloniza%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%81frica#/media/File:African_nations_order_of_independence_1950-1993.gif acesso em 11 de abril de 2019, que apresenta a evolução histórica da independência dos países da África, a partir de 1950.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique que os países africanos eram colônias europeias até o período da 2ª Guerra Mundial, após começaram uma sucessão de processos de independência conforme o mapa. Com isso os países africanos precederam uma série de medidas que os colocaram no cenário global do alinhamento bipolar da Guerra Fria, medidas como o fomento ao nacionalismo e a militarização marcaram a característica do rompimento com as metrópoles europeias, sem falar nos fortes embates armados internos por territórios, por questões raciais e por direcionamento político e econômico.

Material complementar:

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZXwzzWhZekqAFtkD7XH7UTm2rmEazUuWf6wVjx2Qh4uBA77HH9wZHuTd28N/geo-08und03-tema-da-aula-mapa.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Explore junto aos alunos o que a imagem apresenta, chame atenção que é uma criança, carregando um fuzil, que é um armamento produzido em países como Rússia e Israel. Questione sobre como esse armamento chega às mãos das crianças. Peça que apontem as características fisionômicas da criança, do ambiente. Comente sobre as contradições entre países pobres que ao longo da Guerra Fria receberam milhões de dólares em armamentos, para combates internos ou contra as metrópoles europeias em fomento as guerras por independência.

Materiais Complementares:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gpczfnVgtUZQXt8cVyZM5GYGadPpVVtdE98zUqjb7UhGC7wxhvepPFKW7CUN/geo-08und03-contextualizacao-imagem.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: A problematização dá continuidade a contextualização e coloca em evidência a problemática contraditória do continente africano. Assim as questões que afetam os países africanos, como a pobreza e a fome, se contradizem com a existência de um mercado ativo e rico de matéria prima. Assim como a compra de equipamentos militares, seja no período da Guerra Fria até atualidade. Com isso, eclodiram diversos conflitos internos, como os que ocorreram na África do Sul, em Angola no Sudão, além de conflitos pela independência em relação às potências europeias, ainda fragilizadas pelas guerras mundiais. Se necessário, contextualizar ainda que o período conhecido como neocolonialismo foi implementado pelas potências europeias ao longo do século XIX, no continente africano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que reúnam em grupos de até 4 integrantes, explique que eles irão produzir uma árvore de problemas, conforme o exemplo. Detalhe que a ideia central, é o tronco da árvore, a raiz é são causas da ideia central e a copa da árvore são as consequências ou efeitos. Assim, o objetivo da árvore de problemas que os alunos irão produzir, é representar a situação do país Angola, em relação ao período da Guerra Fria e atuação dos EUA e da URSS, seja nas disputas internas, seja na estrutura da luta pela independência de Portugal, para isso solicite que os alunos sigam os seguintes passos:

1º Leia os trechos do texto, selecionando:

a) Elementos de identificação do problema;

b) Elementos que indicam o desdobramento da situação problema.

2º Transcreva palavras-chave que identifique e caracterize o problema para um post-its

3º Na folha de A3 folha escreva a ideia central conforme a problematização para o país Angola, essa será o tronco da árvore.

4º Cole os post-its referente às consequências acima do problema central, que será a copa da árvore

5º cole os post-its referente às causas do problema central será a raiz da árvore

Caso os alunos questionem, por qual motivo foi escolhido o país Angola, explique porque tem origem semelhante ao Brasil, colonizada por Portugueses. É um país que também fala português, e que a extensão do conflito durante a Guerra Fria chegou ao ponto de conflitos armados conforme o alinhamento político e ideológico do período. Durante a produção é possível a identificação de problemas e desdobramentos implícitos no texto, solicite que os alunos façam anotações sobre essa possibilidade.

Material complementar:

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QnB3D3xZVKRH5kvSUurUSfGZ7Qb9Us4FRHXzNyjMGVvFsg7EBU67uMSKcPBX/geo-08und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que reúnam em grupos de até 4 integrantes, explique que eles irão produzir uma árvore de problemas, conforme o exemplo, detalhe que a ideia central é o tronco da árvore, a raiz é são causas da ideia central e a copa da árvore são as consequências ou efeitos. Assim, o objetivo da árvore de problemas que os alunos irão produzir, é representar a situação do país Angola, em relação ao período da Guerra Fria e atuação dos EUA e da URSS, seja nas disputas internas, seja na estrutura da luta pela independência de Portugal, para isso solicite que os alunos sigam os seguintes passos:

1º Leia os trechos do texto, selecionando:

a) Elementos de identificação do problema;

b) Elementos que indicam o desdobramento da situação problema.

2º Transcreva palavras de chave que identifique e caracterize o problema para um post-its

3º Na folha de A3 folha escreva a ideia central conforme a problematização para o país Angola, essa será o tronco da árvore.

4º Cole os post-its referente às consequências acima do problema central, que será a copa da árvore

5º cole os post-its referente às causas do problema central será a raiz da árvore

Caso os alunos questionem, por qual motivo foi escolhido o país Angola, explique porque tem origem semelhante ao Brasil, colonizada por Portugueses. É um país que também fala português, e que a extensão do conflito durante a Guerra Fria chegou ao ponto de conflitos armados conforme o alinhamento político e ideológico do período. Durante a produção é possível a identificação de problemas e desdobramentos implícitos no texto, solicite que os alunos façam anotações sobre essa possibilidade.

Material complementar:

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QnB3D3xZVKRH5kvSUurUSfGZ7Qb9Us4FRHXzNyjMGVvFsg7EBU67uMSKcPBX/geo-08und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que apresenteM uma reflexão sobre a produção da árvore de problema, que exemplifica as causas e as consequências em relação ao período da Guerra Fria para Angola, e como esse exemplo serve para contextualizar a situação de outros países do continente. Espera-se que os alunos ainda apontem possíveis problemas e consequências que não foram elencados, e que surgiram a partir da conclusão da atividade em grupo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano