10356
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Bissetriz e Mediatriz- Lugares Geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Utilizar o conceito de bissetriz de um segmento na resolução de problemas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de bissetriz de um segmento na resolução de problemas

Conceito-chave

Bissetriz de um ângulo e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa;
  • Folhas de dobraduras;
  • Dobraduras prontas/imagens de dobraduras.

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Exponha aos alunos o tema da aula e o que se espera que ele aprenda com o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Tornar o aluno ciente do conceito que será desenvolvido na atividade da aula.

Discuta com a turma: Faça algumas perguntas para perceber o que os alunos já conhecem sobre o tema que será trabalhado na aula. Por exemplo:

O que você entende quando falamos de mediatriz de um segmento? E bissetriz de um ângulo?

E lugar geométrico, já ouviu falar ou já estudou algo sobre isso?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 min

Orientação: Exponha as figuras aos alunos ou se preferir, utilize tabuleiro de dama e peça que eles organizem as peças. Faça as perguntas propostas no slide. A ideia é que o aluno perceba a distância das pedras vermelhas em relação às brancas nas duas figuras.

Propósito: Motivar os alunos para o envolvimento na atividade e assimilação do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico.

Discuta com a turma:

Qual o nome que damos à reta que divide o ângulo em dois ângulos congruentes?

Você consegue perceber a medida dos ângulos formados pelas duas retas na figura 2?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: Distribua a folha da impressa com a atividade, peça que os alunos leiam as instruções e verifique se eles compreenderam o que deve ser feito. Durante a atividade circule entre os alunos, observe os comportamentos e as conversas para detectar as possíveis dificuldades e fazer intervenções necessárias.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade da aula.

Discuta com a turma: Qual é a principal informação para a construção do ponto que representa a placa? E para plantação dos pinheiros?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação:Faça um resumo do desenvolvimento das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula. Você pode construir este resumo junto com os alunos, pedindo que eles descrevam o que fizeram.

Propósito: Apresentar uma síntese da trajetória da aula.

Discuta com a turma:

O que você aprendeu com a atividade?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Durante a atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.

Propósito: Verificar se o aluno consegue aplicar os conceitos de mediatriz, bissetriz e lugar geométrico para resolver problemas.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Exponha aos alunos o tema da aula e o que se espera que ele aprenda com o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Tornar o aluno ciente do conceito que será desenvolvido na atividade da aula.

Discuta com a turma: Faça algumas perguntas para perceber o que os alunos já conhecem sobre o tema que será trabalhado na aula. Por exemplo:

O que você entende quando falamos de mediatriz de um segmento? E bissetriz de um ângulo?

E lugar geométrico, já ouviu falar ou já estudou algo sobre isso?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de bissetriz de um segmento na resolução de problemas

Conceito-chave

Bissetriz de um ângulo e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa;
  • Folhas de dobraduras;
  • Dobraduras prontas/imagens de dobraduras.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 min

Orientação: Exponha as figuras aos alunos ou se preferir, utilize tabuleiro de dama e peça que eles organizem as peças. Faça as perguntas propostas no slide. A ideia é que o aluno perceba a distância das pedras vermelhas em relação às brancas nas duas figuras.

Propósito: Motivar os alunos para o envolvimento na atividade e assimilação do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico.

Discuta com a turma:

Qual o nome que damos à reta que divide o ângulo em dois ângulos congruentes?

Você consegue perceber a medida dos ângulos formados pelas duas retas na figura 2?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: Distribua a folha da impressa com a atividade, peça que os alunos leiam as instruções e verifique se eles compreenderam o que deve ser feito. Durante a atividade circule entre os alunos, observe os comportamentos e as conversas para detectar as possíveis dificuldades e fazer intervenções necessárias.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade da aula.

Discuta com a turma: Qual é a principal informação para a construção do ponto que representa a placa? E para plantação dos pinheiros?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)

Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?

Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?

Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?

Qual a característica da mediatriz de um segmento?

Qual a característica da bissetriz de um ângulo?

O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação:Faça um resumo do desenvolvimento das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula. Você pode construir este resumo junto com os alunos, pedindo que eles descrevam o que fizeram.

Propósito: Apresentar uma síntese da trajetória da aula.

Discuta com a turma:

O que você aprendeu com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Durante a atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.

Propósito: Verificar se o aluno consegue aplicar os conceitos de mediatriz, bissetriz e lugar geométrico para resolver problemas.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano