Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, a turma deverá ser dividida em 6 grupos, na etapa da Ação Propositiva.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, cartas do jogo impressas, dado impresso, quadro, lápis para quadro, lápis, borracha.
Material complementar:
Molde do dado para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DZGycMfxn3kwtvNfcKURMewcW52Eh9hT7tZ7rBtDx7m2msSJCkCYGUPkAXPv/geo3-09und03-molde-dado.pdf
Cartas do jogo para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmAj9B92zdEwJEB6PVEf4r2XMgEw5gyzjTgcBUQQfEe384WgK5axHuuMD4pH/geo3-09und03-cartas-acao-propositiva.pdf
Link do vídeo para exibição:
“Man”, de autoria de Steve Cutts.
Resumo da exploração dos recursos Naturais no planeta terra pelo homem ao longo se séculos. Youtube, 2016 (3min36seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FR6WtHLrLFw>.Acesso em 05 de abril de 2019.
Para você saber mais:
Para fins de aprofundamento sobre a temática dos recursos naturais, sugerimos a leitura do artigo:
PÁDUA, Suzana. Afinal, qual a diferença entre conservação e preservação? Disponível em: <https://www.oeco.org.br/colunas/suzana-padua/18246-oeco-15564/>. Acesso em: 05 abr 2019.
Recursos Naturais. Planeta Terra. Disponível em: <http://planeta-terra.info/recursos-naturais.html>. Acesso em: 05 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre os recursos naturais - em especial a água, o solo, a vegetação e o ar - existentes no nosso planeta. Assim também, a aula será voltada para refletir sobre os diversos usos que fazemos desses recursos, e como é importante preservá-los e conservá-los para garantir que nós e as gerações futuras possam ter acesso a eles.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos se eles sabem o que são recursos naturais. Ouça as respostas e explique o que significa esse conceito. Explique ainda que a ausência ou degradação desses recursos são prejudiciais à nossa vida, pois dependemos deles para viver ou tirar o nosso sustento.
Para você saber mais:
Para fins de aprofundamento sobre a temática dos recursos naturais, sugerimos a leitura do artigo:
Recursos Naturais. Planeta Terra. Disponível em: <http://planeta-terra.info/recursos-naturais.html>. Acesso em: 05 abr 2019.
PÁDUA, Suzana. Afinal, qual a diferença entre conservação e preservação? Disponível em: <https://www.oeco.org.br/colunas/suzana-padua/18246-oeco-15564/>. Acesso em: 05 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou desenhe no quadro a tabela disposta no slide. Nela, os alunos deverão apontar quais são os usos dados aos recursos naturais no nosso cotidiano. Escreva as respostas na tabela a partir da fala dos alunos. Ao concluírem, questione a turma como sobrevivemos sem os recursos naturais. Você pode inclusive, abordar tais recursos do ponto de vista econômico, caso alguns alunos ou toda a turma tenham familiares que dependam de algum desses elementos naturais para compor a sua renda, por exemplo, agricultores, pescadores, trabalhadores de usinas hidrelétricas ou parques eólicos, etc.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: O Jogo dos Recursos Naturais está organizado em 6 cartas de perguntas numeradas. Para dar início, divida a turma em 6 grupos. Entregue um dado a cada um deles. Coloque as cartas de perguntas em local visível a todos. O primeiro grupo deve jogar o dado para saber qual carta responderá. Cada carta vale um ponto. Ao final da rodada, vence o grupo que tiver alcançado a maior pontuação. Registre a pontuação no quadro.
É importante que os alunos consigam descobrir o recurso natural por conta própria. Nesse sentido, apenas avance para a próxima pergunta da carta (quando for o caso), se o grupo conseguir descobrir qual o recurso natural envolvido na questão.
Lembre-se de dialogar com os alunos que, apesar do jogo ser pontuado - sendo essa uma característica de qualquer jogo - ele é também colaborativo, pois o aprendizado nele adquirido poderá ser utilizado por todos em suas casas e seu cotidiano. Portanto, todos devem se empenhar em aplicar no dia a dia os conhecimentos adquiridos.
Molde do dado para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DZGycMfxn3kwtvNfcKURMewcW52Eh9hT7tZ7rBtDx7m2msSJCkCYGUPkAXPv/geo3-09und03-molde-dado.pdf
Cartas do jogo para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmAj9B92zdEwJEB6PVEf4r2XMgEw5gyzjTgcBUQQfEe384WgK5axHuuMD4pH/geo3-09und03-cartas-acao-propositiva.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Reúna os alunos em uma roda de conversa e retome com eles o diálogo sobre a importância de preservar os recursos naturais que temos acesso. Explique que ao longo dos anos, o ser humano foi encontrando formas de se apropriar dos recursos naturais, de modo que hoje estamos vivendo as consequências dessa apropriação, por exemplo com o aumento da temperatura, a escassez de água potável, o desmatamento e a perda da biodiversidade, entre outras dificuldades.
Exponha o vídeo intitulado “Man”, de autoria de Steve Cutts, disponível no link:
<https://www.youtube.com/watch?v=FR6WtHLrLFw>. Acesso em: 05 abr 2019.
A partir do vídeo, converse com os alunos sobre as consequências dos atos de degradação dos recursos naturais no planeta, e finalize com a questão para reflexão: “Preservar e conservar os recursos naturais é importante para a nossa sobrevivência? ”.