17593
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Lugares de Vivência - Parques de Recreação Infantil

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer e reconstituir, pautado em registros de memória, a paisagem de parques de recreação infantil.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Paint e Google Desenhos

Valores trabalhados

- Cidadania

- Protagonismo

- Participação

Apresentação do tema da aula (25 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os alunos reconheçam e reconstruam, pautados em registros de memória, a paisagem de parques de recreação infantil. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Na apresentação do tema, grave um vídeo contando aos alunos que eles irão conversar sobre parques e que produzirão seu próprio parque em miniatura. Envie o slide da etapa de apresentação que consta no plano original. Peça que os alunos separem embalagens descartáveis vazias para serem usadas em uma maquete. Além das embalagens eles irão usar: um pedaço de papelão ou papel cartão de 60 cm x 40 cm (para a base da maquete), tinta guache, pincéis, retalhos de papel, cartolina, panos, plásticos adesivos, tesoura, cola, lápis de cor, panos, potes com águas (para limpar os pincéis e demais utensílios), palitos de churrasco, palitos de sorvete, barbantes, cola quente, folha sulfite ou caderno, quadro e giz.

Contextualização (30 minutos)

Envie o slide de contextualização que consta no plano original aos estudantes e grave uma vídeoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Pergunte o que eles veem na foto. Após as respostas, questione-os se através da imagem podemos dizer onde está o menino.

Diga que este é um brinquedo muito característico de parques frequentados por crianças, como eles, mas que não é o único. Após esse comentário, passe para a próxima etapa, na qual aprofundarão essa discussão. A imagem poderá ser enviada por e-mail ou WhatsApp e está disponível aqui.

Problematização (60 minutos)

Pergunte aos alunos: o que encontramos no parquinho? Permita que eles respondam livremente e, conforme falarem os elementos, escreva em volta da palavra “parquinho” utilizando o Google Docs ou um cartaz, cujo registro fotográfico deverá ser enviado posteriormente à turma. Siga a imagem que consta no plano original.

Finalize esta etapa com uma proposta: vamos construir uma miniatura do nosso parquinho? Como todos os elementos que vocês mencionaram?

Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)

Faça uma lista a partir do mapa mental que fizeram na etapa anterior. Instigue as crianças a pensarem sobre como usarão os materiais disponíveis para fazerem a confecção da maquete. Esta etapa deverá ser acompanhada por um adulto.

Solicite que eles façam um planejamento, por meio de um desenho, de como deverá ser organizada a maquete. Se preferir, você pode indicar o uso do Paint ou do Google Desenhos.

Sistematização (Assincronamente - dois dias)

Finalizados os desenhos, grave um vídeo e faça os questionamentos que constam no plano original. Em seguida, ressalte que toda as etapas da confecção serão feitas por eles, mas que você estará disponível para tirar dúvidas e ajudar com dicas. Conforme terminarem, peça que registrem por meio de fotos e as enviem no grupo da turma.

Depois de finalizada a maquete, projete a seguinte imagem ou apresente-a impressa, usando o molde do documento disponível aqui. Pergunte às crianças se o parque que elas construíram ficou parecido. Que elementos são similares e quais são diferentes? Finalize perguntando se o parque que construíram se parece com aquele que eles frequentam. Por fim, comente que a maioria dos parques tem brinquedos como o balanço e o escorregador, mas também outros, e que todos, além de serem divertidos, ajudam a desenvolver muitas habilidades como equilíbrio e força. Peça que eles encaminhem as respostas dos seus questionamentos por meio de áudios ou mensagens de texto.

Convite às famílias

Oriente que as famílias auxiliem as crianças na confecção das maquetes dos parques. Fica a sugestão dos vídeos de como fazer um parquinho:

- “Gira-gira”, disponível aqui

- “Gangorra”, disponível aqui

- “Escorregador”, disponível aqui

- “Balanço”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_08UND04

(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas