GEO2_08UND04 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Lugares de Vivência - Parques de Recreação Infantil
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representações de paisagens locais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a preparação desta aula peça, com 15 dias de antecedência, que os alunos tragam embalagens descartáveis, vazias, para serem usadas em uma maquete. Além das embalagens eles irão usar: um pedaço de papelão ou papel cartão de 60 cm x 40 cm (para a base da maquete), tinta guache, pincéis, retalhos de papel, cartolina, panos, plásticos adesivos (enfim, do que você tiver disponível) tesoura, cola, lápis de cor, panos, potes com águas (estes dois para limpar os pincéis e demais utensílios), palitos de churrasco, palitos de sorvete, barbantes, cola quente, folha sulfite ou caderno, quadro, giz e as imagens desta aula disponíveis no item “material complementar”, abaixo.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e sistematização):
Para saber mais:
Sugerimos alguns vídeos para que você tenha ideias que auxiliem os alunos no momento da confecção dos elementos do parque:
MAIA, N. Maquete de Parquinho. Youtube, 2015 (54seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1uj4RvQjImY>. Acesso em: 15 abr 2019.
TOJAL, V. Como fazer parquinho #2 (Gira Gira) em miniatura. Youtube, 2017 (3min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OpQyCt2m1qo>. Acesso em: 15 abr 2019.
______________. Como fazer parquinho #3 (Gangorra). Youtube, 2017 (3min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Zpslq5HRaT0>. Acesso em: 15 abr 2019.
SANTOS, Roberto. Como Fazer um Parquinho (gangorra, escorregador e balanço) para action figure. Youtube, 2016 (14min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=W55oOdQiX9w>. Acesso em: 15 abr 2019.
Como fazer um escorregador para a Polly usando palitos de sorvete. Youtube, 2017 (4min18seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=32hq_MqWZJg>. Acesso em: 15 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Conte aos alunos que hoje eles conversarão sobre e produzirão seu próprio parque em miniatura.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, pergunte se através da imagem podemos dizer onde este menino está.
Diga que este é um brinquedo muito característico de parques frequentados por crianças, como eles, mas que não é o único. Após esse comentário, passe para a próxima etapa onde aprofundarão essa discussão.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesta etapa você utilizará o quadro da sala de aula. Escreva a palavra parquinho (ou outra palavra que seja de costume para se referir aos parques de recreação infantil) no quadro e peça que os aluno
· O que encontramos no parquinho?
Não recomendamos o uso específico da palavra “brinquedo”, pois alguns parques podem não ter balanço, gangorra, etc, mas sim, quadras, rampas, árvores, etc.
Permita que os alunos respondam livremente e, conforme falarem os elementos, escreva-os em volta da palavra “‘parquinho” ligando-os por uma seta, conforme mostra a imagem do slide.
Se preferir, pode projetar a imagem e ir completando os retângulos em branco com os elementos mencionados.
Finalize esta etapa com uma proposta:
- Vamos construir uma miniatura do nosso parquinho? Como todos os elementos que vocês mencionaram?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Faça uma lista a partir do mapa mental que fizeram na etapa anterior. Divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade de elementos (se eles falaram o nome de 6 elementos faças 6 grupos, se forem 4 elementos, 4 grupos, etc). Se a turma for pequena e eles mencionaram muitos elementos, escolha apenas alguns para serem construídos. Cada grupo ficará responsável por construir, usando as embalagens recicláveis que trouxeram e os demais materiais que você separou (orientações no primeiro slide), um dos elementos.
Após separar os grupos, comente a atividade que eles farão e distribua os elementos.
Permita que as crianças pensem como usarão os materiais disponíveis para fazerem a confecção, por isso, deixe os materiais à mostra (com exceção da cola quente, que deverá ficar com você), e sugira que eles observem tudo e peguem conforme a necessidade de utilização.
Ressalte que toda as etapas da confecção serão feitas por eles (pensar como confeccionar, escolher os materiais, montar, pintar, etc), mas que você estará disponível para tirar dúvidas, ajudar com dicas e usar e colar o que for necessário usando a cola quente. Conforme os grupos forem terminando a confecção, peça que eles deixem o elemento pronto no chão e sentem em roda próximo a eles.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Finalizados os desenhos, pegue o pedaço de papelão de 60cm x 40cm que você separou para fazer a base da maquete e comente: Agora com os elementos prontos, nós vamos compor a paisagem do nosso parquinho, vamos colocar os elementos de acordo com a nossa lembrança do parquinho que costumamos frequentar.
Após esse comentário, faça perguntas que ajudem as crianças a saber onde colocar os elementos:
- O balanço pode ficar bem próximo dos demais brinquedos?
- E o escorregador?
- Quais elementos podem ficar bem próximos um do outro, pois não corre o risco de as crianças correrem, se baterem, se machucarem?
- Os brinquedos ficam em um local e a quadra em outro?
- As árvores ficam próximas dos brinquedos? Etc.
Elabore mais ou menos perguntas levando em conta as características dos elementos que eles produziram.
Conforme os alunos forem indicando o local onde cada elemento deverá ficar, cole-os na base, utilizando a cola quente.
Depois, projete esta imagem ou apresente-a impressa, usando o molde deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZcnycMVGH4tDUJ5Qu7uYUdntFeR5KxHszygYNK2644UtcYxmr3xKHZ6SH4js/geo2-08und04-imagens-para-impressao.pdf e pergunte às crianças se o parque que eles construíram ficou parecido com o da imagem. Que elementos são parecidos e que elementos são diferentes?
Finalize perguntando se o parque que construíram se parece com aquele no qual eles frequentam, ou do qual se lembram, o que tem de parecido ou no que se difere.
Por fim, comente que a maioria dos parques tem brinquedos como o balanço e o escorregador, mas também tem outros elementos, e todos, além de serem divertidos, ajudam a desenvolver muitas habilidades como equilíbrio e força.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Paint e Google Desenhos
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos reconheçam e reconstruam, pautados em registros de memória, a paisagem de parques de recreação infantil. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Na apresentação do tema, grave um vídeo contando aos alunos que eles irão conversar sobre parques e que produzirão seu próprio parque em miniatura. Envie o slide da etapa de apresentação que consta no plano original. Peça que os alunos separem embalagens descartáveis vazias para serem usadas em uma maquete. Além das embalagens eles irão usar: um pedaço de papelão ou papel cartão de 60 cm x 40 cm (para a base da maquete), tinta guache, pincéis, retalhos de papel, cartolina, panos, plásticos adesivos, tesoura, cola, lápis de cor, panos, potes com águas (para limpar os pincéis e demais utensílios), palitos de churrasco, palitos de sorvete, barbantes, cola quente, folha sulfite ou caderno, quadro e giz.
Contextualização (30 minutos)
Envie o slide de contextualização que consta no plano original aos estudantes e grave uma vídeoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Pergunte o que eles veem na foto. Após as respostas, questione-os se através da imagem podemos dizer onde está o menino.
Diga que este é um brinquedo muito característico de parques frequentados por crianças, como eles, mas que não é o único. Após esse comentário, passe para a próxima etapa, na qual aprofundarão essa discussão. A imagem poderá ser enviada por e-mail ou WhatsApp e está disponível aqui.
Problematização (60 minutos)
Pergunte aos alunos: o que encontramos no parquinho? Permita que eles respondam livremente e, conforme falarem os elementos, escreva em volta da palavra “parquinho” utilizando o Google Docs ou um cartaz, cujo registro fotográfico deverá ser enviado posteriormente à turma. Siga a imagem que consta no plano original.
Finalize esta etapa com uma proposta: vamos construir uma miniatura do nosso parquinho? Como todos os elementos que vocês mencionaram?
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Faça uma lista a partir do mapa mental que fizeram na etapa anterior. Instigue as crianças a pensarem sobre como usarão os materiais disponíveis para fazerem a confecção da maquete. Esta etapa deverá ser acompanhada por um adulto.
Solicite que eles façam um planejamento, por meio de um desenho, de como deverá ser organizada a maquete. Se preferir, você pode indicar o uso do Paint ou do Google Desenhos.
Sistematização (Assincronamente - dois dias)
Finalizados os desenhos, grave um vídeo e faça os questionamentos que constam no plano original. Em seguida, ressalte que toda as etapas da confecção serão feitas por eles, mas que você estará disponível para tirar dúvidas e ajudar com dicas. Conforme terminarem, peça que registrem por meio de fotos e as enviem no grupo da turma.
Depois de finalizada a maquete, projete a seguinte imagem ou apresente-a impressa, usando o molde do documento disponível aqui. Pergunte às crianças se o parque que elas construíram ficou parecido. Que elementos são similares e quais são diferentes? Finalize perguntando se o parque que construíram se parece com aquele que eles frequentam. Por fim, comente que a maioria dos parques tem brinquedos como o balanço e o escorregador, mas também outros, e que todos, além de serem divertidos, ajudam a desenvolver muitas habilidades como equilíbrio e força. Peça que eles encaminhem as respostas dos seus questionamentos por meio de áudios ou mensagens de texto.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na confecção das maquetes dos parques. Fica a sugestão dos vídeos de como fazer um parquinho:
- “Gira-gira”, disponível aqui
- “Gangorra”, disponível aqui
- “Escorregador”, disponível aqui
- “Balanço”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer e reconstituir, pautado em registros de memória, a paisagem de parques de recreação infantil.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA