17593
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Lugares de Vivência - Parques de Recreação Infantil

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer e reconstituir, pautado em registros de memória, a paisagem de parques de recreação infantil.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a preparação desta aula peça, com 15 dias de antecedência, que os alunos tragam embalagens descartáveis, vazias, para serem usadas em uma maquete. Além das embalagens eles irão usar: um pedaço de papelão ou papel cartão de 60 cm x 40 cm (para a base da maquete), tinta guache, pincéis, retalhos de papel, cartolina, panos, plásticos adesivos (enfim, do que você tiver disponível) tesoura, cola, lápis de cor, panos, potes com águas (estes dois para limpar os pincéis e demais utensílios), palitos de churrasco, palitos de sorvete, barbantes, cola quente, folha sulfite ou caderno, quadro, giz e as imagens desta aula disponíveis no item “material complementar”, abaixo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e sistematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZcnycMVGH4tDUJ5Qu7uYUdntFeR5KxHszygYNK2644UtcYxmr3xKHZ6SH4js/geo2-08und04-imagens-para-impressao.pdf

Para saber mais:

Sugerimos alguns vídeos para que você tenha ideias que auxiliem os alunos no momento da confecção dos elementos do parque:

MAIA, N. Maquete de Parquinho. Youtube, 2015 (54seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1uj4RvQjImY>. Acesso em: 15 abr 2019.

TOJAL, V. Como fazer parquinho #2 (Gira Gira) em miniatura. Youtube, 2017 (3min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OpQyCt2m1qo>. Acesso em: 15 abr 2019.

______________. Como fazer parquinho #3 (Gangorra). Youtube, 2017 (3min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Zpslq5HRaT0>. Acesso em: 15 abr 2019.

SANTOS, Roberto. Como Fazer um Parquinho (gangorra, escorregador e balanço) para action figure. Youtube, 2016 (14min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=W55oOdQiX9w>. Acesso em: 15 abr 2019.

Como fazer um escorregador para a Polly usando palitos de sorvete. Youtube, 2017 (4min18seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=32hq_MqWZJg>. Acesso em: 15 abr 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Conte aos alunos que hoje eles conversarão sobre e produzirão seu próprio parque em miniatura.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, pergunte se através da imagem podemos dizer onde este menino está.

Diga que este é um brinquedo muito característico de parques frequentados por crianças, como eles, mas que não é o único. Após esse comentário, passe para a próxima etapa onde aprofundarão essa discussão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZcnycMVGH4tDUJ5Qu7uYUdntFeR5KxHszygYNK2644UtcYxmr3xKHZ6SH4js/geo2-08und04-imagens-para-impressao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesta etapa você utilizará o quadro da sala de aula. Escreva a palavra parquinho (ou outra palavra que seja de costume para se referir aos parques de recreação infantil) no quadro e peça que os aluno

· O que encontramos no parquinho?

Não recomendamos o uso específico da palavra “brinquedo”, pois alguns parques podem não ter balanço, gangorra, etc, mas sim, quadras, rampas, árvores, etc.

Permita que os alunos respondam livremente e, conforme falarem os elementos, escreva-os em volta da palavra “‘parquinho” ligando-os por uma seta, conforme mostra a imagem do slide.

Se preferir, pode projetar a imagem e ir completando os retângulos em branco com os elementos mencionados.

Finalize esta etapa com uma proposta:

  • Vamos construir uma miniatura do nosso parquinho? Como todos os elementos que vocês mencionaram?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Faça uma lista a partir do mapa mental que fizeram na etapa anterior. Divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade de elementos (se eles falaram o nome de 6 elementos faças 6 grupos, se forem 4 elementos, 4 grupos, etc). Se a turma for pequena e eles mencionaram muitos elementos, escolha apenas alguns para serem construídos. Cada grupo ficará responsável por construir, usando as embalagens recicláveis que trouxeram e os demais materiais que você separou (orientações no primeiro slide), um dos elementos.

Após separar os grupos, comente a atividade que eles farão e distribua os elementos.

Permita que as crianças pensem como usarão os materiais disponíveis para fazerem a confecção, por isso, deixe os materiais à mostra (com exceção da cola quente, que deverá ficar com você), e sugira que eles observem tudo e peguem conforme a necessidade de utilização.

Ressalte que toda as etapas da confecção serão feitas por eles (pensar como confeccionar, escolher os materiais, montar, pintar, etc), mas que você estará disponível para tirar dúvidas, ajudar com dicas e usar e colar o que for necessário usando a cola quente. Conforme os grupos forem terminando a confecção, peça que eles deixem o elemento pronto no chão e sentem em roda próximo a eles.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizados os desenhos, pegue o pedaço de papelão de 60cm x 40cm que você separou para fazer a base da maquete e comente: Agora com os elementos prontos, nós vamos compor a paisagem do nosso parquinho, vamos colocar os elementos de acordo com a nossa lembrança do parquinho que costumamos frequentar.

Após esse comentário, faça perguntas que ajudem as crianças a saber onde colocar os elementos:

  • O balanço pode ficar bem próximo dos demais brinquedos?
  • E o escorregador?
  • Quais elementos podem ficar bem próximos um do outro, pois não corre o risco de as crianças correrem, se baterem, se machucarem?
  • Os brinquedos ficam em um local e a quadra em outro?
  • As árvores ficam próximas dos brinquedos? Etc.

Elabore mais ou menos perguntas levando em conta as características dos elementos que eles produziram.

Conforme os alunos forem indicando o local onde cada elemento deverá ficar, cole-os na base, utilizando a cola quente.

Depois, projete esta imagem ou apresente-a impressa, usando o molde deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZcnycMVGH4tDUJ5Qu7uYUdntFeR5KxHszygYNK2644UtcYxmr3xKHZ6SH4js/geo2-08und04-imagens-para-impressao.pdf e pergunte às crianças se o parque que eles construíram ficou parecido com o da imagem. Que elementos são parecidos e que elementos são diferentes?

Finalize perguntando se o parque que construíram se parece com aquele no qual eles frequentam, ou do qual se lembram, o que tem de parecido ou no que se difere.

Por fim, comente que a maioria dos parques tem brinquedos como o balanço e o escorregador, mas também tem outros elementos, e todos, além de serem divertidos, ajudam a desenvolver muitas habilidades como equilíbrio e força.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a preparação desta aula peça, com 15 dias de antecedência, que os alunos tragam embalagens descartáveis, vazias, para serem usadas em uma maquete. Além das embalagens eles irão usar: um pedaço de papelão ou papel cartão de 60 cm x 40 cm (para a base da maquete), tinta guache, pincéis, retalhos de papel, cartolina, panos, plásticos adesivos (enfim, do que você tiver disponível) tesoura, cola, lápis de cor, panos, potes com águas (estes dois para limpar os pincéis e demais utensílios), palitos de churrasco, palitos de sorvete, barbantes, cola quente, folha sulfite ou caderno, quadro, giz e as imagens desta aula disponíveis no item “material complementar”, abaixo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e sistematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZcnycMVGH4tDUJ5Qu7uYUdntFeR5KxHszygYNK2644UtcYxmr3xKHZ6SH4js/geo2-08und04-imagens-para-impressao.pdf

Para saber mais:

Sugerimos alguns vídeos para que você tenha ideias que auxiliem os alunos no momento da confecção dos elementos do parque:

MAIA, N. Maquete de Parquinho. Youtube, 2015 (54seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1uj4RvQjImY>. Acesso em: 15 abr 2019.

TOJAL, V. Como fazer parquinho #2 (Gira Gira) em miniatura. Youtube, 2017 (3min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OpQyCt2m1qo>. Acesso em: 15 abr 2019.

______________. Como fazer parquinho #3 (Gangorra). Youtube, 2017 (3min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Zpslq5HRaT0>. Acesso em: 15 abr 2019.

SANTOS, Roberto. Como Fazer um Parquinho (gangorra, escorregador e balanço) para action figure. Youtube, 2016 (14min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=W55oOdQiX9w>. Acesso em: 15 abr 2019.

Como fazer um escorregador para a Polly usando palitos de sorvete. Youtube, 2017 (4min18seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=32hq_MqWZJg>. Acesso em: 15 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Conte aos alunos que hoje eles conversarão sobre e produzirão seu próprio parque em miniatura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, pergunte se através da imagem podemos dizer onde este menino está.

Diga que este é um brinquedo muito característico de parques frequentados por crianças, como eles, mas que não é o único. Após esse comentário, passe para a próxima etapa onde aprofundarão essa discussão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZcnycMVGH4tDUJ5Qu7uYUdntFeR5KxHszygYNK2644UtcYxmr3xKHZ6SH4js/geo2-08und04-imagens-para-impressao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesta etapa você utilizará o quadro da sala de aula. Escreva a palavra parquinho (ou outra palavra que seja de costume para se referir aos parques de recreação infantil) no quadro e peça que os aluno

· O que encontramos no parquinho?

Não recomendamos o uso específico da palavra “brinquedo”, pois alguns parques podem não ter balanço, gangorra, etc, mas sim, quadras, rampas, árvores, etc.

Permita que os alunos respondam livremente e, conforme falarem os elementos, escreva-os em volta da palavra “‘parquinho” ligando-os por uma seta, conforme mostra a imagem do slide.

Se preferir, pode projetar a imagem e ir completando os retângulos em branco com os elementos mencionados.

Finalize esta etapa com uma proposta:

  • Vamos construir uma miniatura do nosso parquinho? Como todos os elementos que vocês mencionaram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Faça uma lista a partir do mapa mental que fizeram na etapa anterior. Divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade de elementos (se eles falaram o nome de 6 elementos faças 6 grupos, se forem 4 elementos, 4 grupos, etc). Se a turma for pequena e eles mencionaram muitos elementos, escolha apenas alguns para serem construídos. Cada grupo ficará responsável por construir, usando as embalagens recicláveis que trouxeram e os demais materiais que você separou (orientações no primeiro slide), um dos elementos.

Após separar os grupos, comente a atividade que eles farão e distribua os elementos.

Permita que as crianças pensem como usarão os materiais disponíveis para fazerem a confecção, por isso, deixe os materiais à mostra (com exceção da cola quente, que deverá ficar com você), e sugira que eles observem tudo e peguem conforme a necessidade de utilização.

Ressalte que toda as etapas da confecção serão feitas por eles (pensar como confeccionar, escolher os materiais, montar, pintar, etc), mas que você estará disponível para tirar dúvidas, ajudar com dicas e usar e colar o que for necessário usando a cola quente. Conforme os grupos forem terminando a confecção, peça que eles deixem o elemento pronto no chão e sentem em roda próximo a eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizados os desenhos, pegue o pedaço de papelão de 60cm x 40cm que você separou para fazer a base da maquete e comente: Agora com os elementos prontos, nós vamos compor a paisagem do nosso parquinho, vamos colocar os elementos de acordo com a nossa lembrança do parquinho que costumamos frequentar.

Após esse comentário, faça perguntas que ajudem as crianças a saber onde colocar os elementos:

  • O balanço pode ficar bem próximo dos demais brinquedos?
  • E o escorregador?
  • Quais elementos podem ficar bem próximos um do outro, pois não corre o risco de as crianças correrem, se baterem, se machucarem?
  • Os brinquedos ficam em um local e a quadra em outro?
  • As árvores ficam próximas dos brinquedos? Etc.

Elabore mais ou menos perguntas levando em conta as características dos elementos que eles produziram.

Conforme os alunos forem indicando o local onde cada elemento deverá ficar, cole-os na base, utilizando a cola quente.

Depois, projete esta imagem ou apresente-a impressa, usando o molde deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZcnycMVGH4tDUJ5Qu7uYUdntFeR5KxHszygYNK2644UtcYxmr3xKHZ6SH4js/geo2-08und04-imagens-para-impressao.pdf e pergunte às crianças se o parque que eles construíram ficou parecido com o da imagem. Que elementos são parecidos e que elementos são diferentes?

Finalize perguntando se o parque que construíram se parece com aquele no qual eles frequentam, ou do qual se lembram, o que tem de parecido ou no que se difere.

Por fim, comente que a maioria dos parques tem brinquedos como o balanço e o escorregador, mas também tem outros elementos, e todos, além de serem divertidos, ajudam a desenvolver muitas habilidades como equilíbrio e força.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano