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Plano de aula - Extrativismo - Pesca

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar a pesca como atividade extrativa, seus impactos e regras para sustentabilidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

GEO2_07UND05

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, Youtube.

Valor trabalhado

Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (25 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a pesca como atividade extrativa, seus impactos e regras para sustentabilidade. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e converse com os estudantes: Vocês sabem o que é extrativismo?

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Converse com os estudantes sobre a cena de Procurando Nemo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yEJ5kdqeGPk&feature=youtu.be ) Acesso em 21/06/2020.

Pergunte o que perceberam no vídeo, onde a cena ocorre, etc.

Oriente-os sobre os seguintes aspectos:
     - A pesca realizada diretamente nos oceanos e rios é uma atividade extrativa.
     - Pode ser realizada de maneira artesanal, individualmente ou por grupos de pescadores ou de maneira industrial, por empresas em grandes navios, com equipamentos potentes.
     - A pesca do trecho do filme é artesanal ou industrial? Como podemos identificar?

Peça que eles respondam no caderno a esses questionamentos.

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, e explique o que é IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Diga que é uma parte do Governo que cuida para que o Meio Ambiente, os animais, as plantas, a natureza e todos os seres vivos sejam respeitados e preservados e verifica se estão acontecendo coisas que são contra as leis ambientais no Brasil. Diga que essas imagens são trechos de duas reportagens.

Então, questione:
     - Quais formas de pesca podem comprometer a vida aquática e o meio ambiente?
     - Quando o pescado pode ser considerado irregular?
     - Por que os peixes podem desaparecer?
     - Existem regras para pescar?
     - Se existem, quais regras seriam essas?

Peça que eles respondam no caderno a esses questionamentos.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Peça que os estudantes façam uma pesquisa sobre peixes que estão em extinção e anotem ela em seus cadernos.

Sistematização (50 minutos- assincronamente)

Grave outro vídeo para esta etapa, explique que existem regras para a pesca e para todas as atividades extrativas. Elas existem para impedir que os recursos naturais acabem. Para que possamos continuar utilizando-os, seja como alimento, no caso dos peixes ou como outros recursos (minerais ou vegetais).

ESTAS SÃO ALGUMAS DAS REGRAS:
     - Não pescar na piracema - período de reprodução dos peixes. Assim como vocês fizeram na brincadeira, os peixes nessa época ficam muito frágeis por defender seus filhotes e são facilmente capturados e em grandes quantidades, isso diminui o número de espécies na natureza.

     - Não pescar em áreas protegidas por lei - essas áreas têm características naturais muito importantes para a sobrevivência dos seres vivos que nelas habitam, portanto, são preservadas.

     - Não pescar espécies em risco de extinção. Os pescadores conhecem as espécies que encontram, se for uma que está ameaçada, deve ser devolvida para a natureza.

     - Pesca limitada a quantidades - dependendo do tipo de pesca, há quantidades que devem ser obedecidas para não colocar o recurso (peixe) em perigo.

Pescar é uma atividade legal e o peixe faz parte de uma alimentação saudável. Basta seguir corretamente as normas e cuidar para que este recurso esteja sempre disponível. Finalize a aula contando as regras da pesca legal.

Convite às famílias

Envie as sugestões de complemento do tema desta aula, e peça que as famílias escolham um dos materiais para aprofundar com as crianças os conceitos.

     - Semana do peixe: Conheça importância e benefícios do pescado na alimentação infantil. Ministério da Saúde. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/31022-semana-do-peixe-conheca-importancia-e-beneficios-do-pescado-na-alimentacao-infantil>. Acesso em 21/06/2020.

     - Artes da Pesca. Cepsul. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/cepsul/component/content/article.html?id=47>. Acesso em 21/06/2020.

     - A piracema e a reprodução dos peixes. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-a-piracema/>. Acesso em 21/06/2020.

     - Ibama apreende mais de mil toneladas de pescado irregular em 14 estados. IBAMA. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/noticias/730-2019/1912-ibama-apreende-mais-de-mil-toneladas-de-pescado-irregular-em-14-estados>. Acesso em 21/06/2020.

     - PIOTO, Luciana. Brasil tem alto consumo de peixes que podem desaparecer. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/07/09/brasil-tem-alto-consumo-de-peixes-ameacados-de-extincao.htm#fotoNav=4>. Acesso em 21/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_07UND05

(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.


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