Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_07UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a pesca como atividade extrativa, seus impactos e regras para sustentabilidade. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e converse com os estudantes: Vocês sabem o que é extrativismo?
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Converse com os estudantes sobre a cena de Procurando Nemo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yEJ5kdqeGPk&feature=youtu.be ) Acesso em 21/06/2020.
Pergunte o que perceberam no vídeo, onde a cena ocorre, etc.
Oriente-os sobre os seguintes aspectos:
- A pesca realizada diretamente nos oceanos e rios é uma atividade extrativa.
- Pode ser realizada de maneira artesanal, individualmente ou por grupos de pescadores ou de maneira industrial, por empresas em grandes navios, com equipamentos potentes.
- A pesca do trecho do filme é artesanal ou industrial? Como podemos identificar?
Peça que eles respondam no caderno a esses questionamentos.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, e explique o que é IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Diga que é uma parte do Governo que cuida para que o Meio Ambiente, os animais, as plantas, a natureza e todos os seres vivos sejam respeitados e preservados e verifica se estão acontecendo coisas que são contra as leis ambientais no Brasil. Diga que essas imagens são trechos de duas reportagens.
Então, questione:
- Quais formas de pesca podem comprometer a vida aquática e o meio ambiente?
- Quando o pescado pode ser considerado irregular?
- Por que os peixes podem desaparecer?
- Existem regras para pescar?
- Se existem, quais regras seriam essas?
Peça que eles respondam no caderno a esses questionamentos.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Peça que os estudantes façam uma pesquisa sobre peixes que estão em extinção e anotem ela em seus cadernos.
Sistematização (50 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, explique que existem regras para a pesca e para todas as atividades extrativas. Elas existem para impedir que os recursos naturais acabem. Para que possamos continuar utilizando-os, seja como alimento, no caso dos peixes ou como outros recursos (minerais ou vegetais).
ESTAS SÃO ALGUMAS DAS REGRAS:
- Não pescar na piracema - período de reprodução dos peixes. Assim como vocês fizeram na brincadeira, os peixes nessa época ficam muito frágeis por defender seus filhotes e são facilmente capturados e em grandes quantidades, isso diminui o número de espécies na natureza.
- Não pescar em áreas protegidas por lei - essas áreas têm características naturais muito importantes para a sobrevivência dos seres vivos que nelas habitam, portanto, são preservadas.
- Não pescar espécies em risco de extinção. Os pescadores conhecem as espécies que encontram, se for uma que está ameaçada, deve ser devolvida para a natureza.
- Pesca limitada a quantidades - dependendo do tipo de pesca, há quantidades que devem ser obedecidas para não colocar o recurso (peixe) em perigo.
Pescar é uma atividade legal e o peixe faz parte de uma alimentação saudável. Basta seguir corretamente as normas e cuidar para que este recurso esteja sempre disponível. Finalize a aula contando as regras da pesca legal.
Convite às famílias
Envie as sugestões de complemento do tema desta aula, e peça que as famílias escolham um dos materiais para aprofundar com as crianças os conceitos.
- Semana do peixe: Conheça importância e benefícios do pescado na alimentação infantil. Ministério da Saúde. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/31022-semana-do-peixe-conheca-importancia-e-beneficios-do-pescado-na-alimentacao-infantil>. Acesso em 21/06/2020.
- Artes da Pesca. Cepsul. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/cepsul/component/content/article.html?id=47>. Acesso em 21/06/2020.
- A piracema e a reprodução dos peixes. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-a-piracema/>. Acesso em 21/06/2020.
- Ibama apreende mais de mil toneladas de pescado irregular em 14 estados. IBAMA. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/noticias/730-2019/1912-ibama-apreende-mais-de-mil-toneladas-de-pescado-irregular-em-14-estados>. Acesso em 21/06/2020.
- PIOTO, Luciana. Brasil tem alto consumo de peixes que podem desaparecer. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/07/09/brasil-tem-alto-consumo-de-peixes-ameacados-de-extincao.htm#fotoNav=4>. Acesso em 21/06/2020.
Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira
Código: GEO2_07UND05
(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
AULA 03
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes