17589
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Indústria Alimentícia

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre relacionar produtos industrializados com o fornecimento de matéria prima da agropecuária.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

GEO2_07UND03

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona).

- Optativas: Google Classroom, Youtube.

Valor trabalhado

Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes relacionem produtos industrializados com o fornecimento de matéria prima da agropecuária. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e converse com as crianças: de onde vêm os alimentos que consumimos? Deixe que respondam livremente, por mensagens de texto ou áudio no grupo da turma.

Contextualização (50 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Conte a seguinte história para as crianças: Quatro amigos foram visitar uma fábrica de alimentos muito misteriosa. Essa fábrica era responsável por um alimento que vinha numa caixa e substituía muitas coisas que comemos no dia a dia. Mas, ninguém sabia quais eram seus ingredientes e os responsáveis pela fábrica não informavam de onde vinham os ingredientes! Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?

     - Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?
     - Onde as crianças estiveram?
     - Vocês já viram algum alimento parecido?
     - Será que esse seria um alimento saudável?
     - Por que os responsáveis pela fábrica não informaram os ingredientes?
     - Vocês sabem o que são ingredientes? Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?

Peca que os estudantes anotem suas respostas no caderno.

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, incentive as crianças a verificarem o material (rótulos) que tenham em casa. Vamos descobrir pistas nesses rótulos?

Ação propositiva (50 minutos - sincronamente)

Utilize o Google Meet para as orientações necessárias, diga que as crianças vão jogar para descobrir a origem de determinados ingredientes dos rótulos. Você poderá adaptar o jogo do material complementar aos rótulos que as crianças tem em casa. O objetivo do jogo é que as crianças descubram que alguns ingredientes dos produtos industrializados são provenientes de produtos naturais.

JOGO - produto e origem

Cartas com rótulos e produtos naturais que são ingredientes dele.

O jogo acontecerá da seguinte maneira:

Um dos jogadores será o mestre e ficará com as cartas dos rótulos e seus ingredientes. Os demais ficarão com os ingredientes. Esse momento deverá ser realizado de forma síncrona.

O mestre tira uma das cartas dos rótulos. Os demais jogadores descartarão cada um uma carta com um ingrediente correspondente. Vence o jogo quem terminar as cartas que tiver primeiro.

Oriente as crianças a relacionar cada rótulo e ingrediente à sua origem na natureza. Após o jogo, reflita com as crianças sobre os ingredientes que não apareceram ou que elas não sabem o que são, como na fábrica da etapa de contextualização.

     - Envie as imagens para as crianças- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf. Acesso em 21/06/2020.

Para você saber mais:
     - Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 21/06/2020.

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Na atividade, as crianças deverão recortar e colar nas colunas correspondentes os rótulos de alimentos industrializados e a matéria prima de fabricação (figuras ou palavras). Converse com elas sobre a oferta de alimentos naturais e de como é importante priorizar os alimentos naturais, sem conservantes, aos industrializados.

A seguinte coluna será a opção da criança: O produto é saudável? A criança deverá marcar sim ou não.

     - Figuras
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

     - Tabela:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pTvDRzMU468uf8PS8XeAwFZZyxnjrXehsJgHzQVukyq4TkJBhqjs2HKm7T7v/geo2-07und03-tabela-da-sistematizacao.pdf

Caso eles não possam fazer a impressão do material, adapte com o uso de revistas ou jornais.

Convite às famílias

Deixe a sugestão que as famílias leiam com as crianças aos materiais que seguem como sugestão complementar.

     - Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em 21/06/2020.

     - Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em 21/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_07UND03

(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas