17589
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Indústria Alimentícia

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre relacionar produtos industrializados com o fornecimento de matéria prima da agropecuária.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Peça às crianças na aula anterior que tragam de casa um rótulo de alimento industrializado.

Material complementar:

Jogo dos rótulos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Sistematização - Figuras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pTvDRzMU468uf8PS8XeAwFZZyxnjrXehsJgHzQVukyq4TkJBhqjs2HKm7T7v/geo2-07und03-tabela-da-sistematizacao.pdf

Tabela para Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Para você saber mais:

Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 26/03/2019.

Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.

Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em: 20 mai 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Converse com as crianças: De onde vêm os alimentos que consumimos? Deixe que respondam livremente.

Caso vocês estejam no espaço urbano, provavelmente as crianças dirão que a procedência dos alimentos são os supermercados, sacolões, etc. Se vocês moram no espaço rural, é possível que as crianças citem as plantações, hortas, etc.

Faça uma lista prévia das hipóteses para conferir ao final da aula com elas. Conforme tiverem noção dos conceitos do plano, a aprendizagem fará com que as primeiras hipóteses possam ser revistas e confirmadas ou refutadas.

Para você saber mais:

Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Conte a seguinte história para as crianças:

Quatro amigos foram visitar uma fábrica de alimentos muito misteriosa. Essa fábrica era responsável por um alimento que vinha numa caixa e substituía muitas coisas que comemos no dia a dia. Mas, ninguém sabia quais eram seus ingredientes e os responsáveis pela fábrica não informavam de onde vinham os ingredientes! Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?

  • Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?
  • Onde as crianças estiveram?
  • Vocês já viram algum alimento parecido?
  • Será que esse seria um alimento saudável?
  • Por que os responsáveis pela fábrica não informaram os ingredientes?
  • Vocês sabem o que são ingredientes? Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?

Para você saber mais:

Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em: 20 mai 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Reúna as crianças em grupos de 4 pessoas. Incentive as crianças a verificarem o material (rótulos) que trouxeram. Utilize lupas (se for possível), diga que são detetives. Vamos descobrir pistas nesses rótulos?

Ajude-os a identificar os ingredientes dos produtos.

Posteriormente, organizem juntos um mural com os rótulos que as crianças trouxeram. Elas deverão afixar o rótulo e identificar no mínimo um de seus ingredientes.

Conforme o produto trazido, pergunte se sabem de onde vêm os ingredientes que o compõem.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nos mesmos grupos de 4 pessoas, as crianças vão jogar para descobrir a origem de determinados ingredientes dos rótulos. Você poderá adaptar o jogo do material complementar aos rótulos que as crianças trouxeram. O objetivo do jogo é que as crianças descubram que alguns ingredientes dos produtos industrializados são provenientes de produtos naturais.

JOGO - produto e origem

Cartas com rótulos e produtos naturais que são ingredientes dele.

O jogo acontecerá da seguinte maneira:

Um dos jogadores será o mestre e ficará com as cartas dos rótulos e seus ingredientes. Os demais ficarão com os ingredientes.

O mestre tira uma das cartas dos rótulos. Os demais jogadores descartarão cada um uma carta com um ingrediente correspondente. Vence o jogo quem termi,nar as cartas que tiver primeiro.

Oriente as crianças a relacionar cada rótulo e ingrediente à sua origem na natureza. Após o jogo, reflita com as crianças sobre os ingredientes que não apareceram ou que elas não sabem o que são, como na fábrica da etapa de contextualização.

Que ingredientes são esses? Fale com elas sobre os conservantes, que são produtos que as fábricas utilizam para dar sabor e durabilidade aos alimentos, sobre o sódio e o açúcar, em teor maior do que o necessário ao consumo humano e sobre a superioridade dos alimentos naturais em teor de vitaminas e nutrição.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Para você saber mais:

Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 26/03/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Na atividade, as crianças deverão recortar e colar nas colunas correspondentes os rótulos de alimentos industrializados e a matéria prima de fabricação (figuras ou palavras). Converse com elas sobre a oferta de alimentos naturais e de como é importante priorizar os alimentos naturais, sem conservantes, aos industrializados.

A seguinte coluna será a opção da criança: O produto é saudável? A criança deverá marcar sim ou não.

Observe se as crianças compreenderam que os alimentos naturais são mais saudáveis.

Figuras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pTvDRzMU468uf8PS8XeAwFZZyxnjrXehsJgHzQVukyq4TkJBhqjs2HKm7T7v/geo2-07und03-tabela-da-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Peça às crianças na aula anterior que tragam de casa um rótulo de alimento industrializado.

Material complementar:

Jogo dos rótulos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Sistematização - Figuras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pTvDRzMU468uf8PS8XeAwFZZyxnjrXehsJgHzQVukyq4TkJBhqjs2HKm7T7v/geo2-07und03-tabela-da-sistematizacao.pdf

Tabela para Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Para você saber mais:

Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 26/03/2019.

Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.

Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em: 20 mai 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Converse com as crianças: De onde vêm os alimentos que consumimos? Deixe que respondam livremente.

Caso vocês estejam no espaço urbano, provavelmente as crianças dirão que a procedência dos alimentos são os supermercados, sacolões, etc. Se vocês moram no espaço rural, é possível que as crianças citem as plantações, hortas, etc.

Faça uma lista prévia das hipóteses para conferir ao final da aula com elas. Conforme tiverem noção dos conceitos do plano, a aprendizagem fará com que as primeiras hipóteses possam ser revistas e confirmadas ou refutadas.

Para você saber mais:

Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Conte a seguinte história para as crianças:

Quatro amigos foram visitar uma fábrica de alimentos muito misteriosa. Essa fábrica era responsável por um alimento que vinha numa caixa e substituía muitas coisas que comemos no dia a dia. Mas, ninguém sabia quais eram seus ingredientes e os responsáveis pela fábrica não informavam de onde vinham os ingredientes! Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?

  • Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?
  • Onde as crianças estiveram?
  • Vocês já viram algum alimento parecido?
  • Será que esse seria um alimento saudável?
  • Por que os responsáveis pela fábrica não informaram os ingredientes?
  • Vocês sabem o que são ingredientes? Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?

Para você saber mais:

Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em: 20 mai 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Reúna as crianças em grupos de 4 pessoas. Incentive as crianças a verificarem o material (rótulos) que trouxeram. Utilize lupas (se for possível), diga que são detetives. Vamos descobrir pistas nesses rótulos?

Ajude-os a identificar os ingredientes dos produtos.

Posteriormente, organizem juntos um mural com os rótulos que as crianças trouxeram. Elas deverão afixar o rótulo e identificar no mínimo um de seus ingredientes.

Conforme o produto trazido, pergunte se sabem de onde vêm os ingredientes que o compõem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nos mesmos grupos de 4 pessoas, as crianças vão jogar para descobrir a origem de determinados ingredientes dos rótulos. Você poderá adaptar o jogo do material complementar aos rótulos que as crianças trouxeram. O objetivo do jogo é que as crianças descubram que alguns ingredientes dos produtos industrializados são provenientes de produtos naturais.

JOGO - produto e origem

Cartas com rótulos e produtos naturais que são ingredientes dele.

O jogo acontecerá da seguinte maneira:

Um dos jogadores será o mestre e ficará com as cartas dos rótulos e seus ingredientes. Os demais ficarão com os ingredientes.

O mestre tira uma das cartas dos rótulos. Os demais jogadores descartarão cada um uma carta com um ingrediente correspondente. Vence o jogo quem termi,nar as cartas que tiver primeiro.

Oriente as crianças a relacionar cada rótulo e ingrediente à sua origem na natureza. Após o jogo, reflita com as crianças sobre os ingredientes que não apareceram ou que elas não sabem o que são, como na fábrica da etapa de contextualização.

Que ingredientes são esses? Fale com elas sobre os conservantes, que são produtos que as fábricas utilizam para dar sabor e durabilidade aos alimentos, sobre o sódio e o açúcar, em teor maior do que o necessário ao consumo humano e sobre a superioridade dos alimentos naturais em teor de vitaminas e nutrição.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Para você saber mais:

Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 26/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Na atividade, as crianças deverão recortar e colar nas colunas correspondentes os rótulos de alimentos industrializados e a matéria prima de fabricação (figuras ou palavras). Converse com elas sobre a oferta de alimentos naturais e de como é importante priorizar os alimentos naturais, sem conservantes, aos industrializados.

A seguinte coluna será a opção da criança: O produto é saudável? A criança deverá marcar sim ou não.

Observe se as crianças compreenderam que os alimentos naturais são mais saudáveis.

Figuras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pTvDRzMU468uf8PS8XeAwFZZyxnjrXehsJgHzQVukyq4TkJBhqjs2HKm7T7v/geo2-07und03-tabela-da-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano