17588
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Meios de Transporte Individuais e Coletivos

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre comparar meios de transporte individuais e coletivos e as consequências do uso de cada um.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, lápis, borracha, figuras de meios de transporte solicitadas previamente à criança.

Material complementar:

Quadro Meios de Transporte (Problematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFyBc8tyRvcPneP93cT3S5DQWgtFuy5bh2n4PGMSK7TUwsVUR94Kj9Zh6pjN/geo2-03und03-quadro-meios-de-transporte-problematizacao.pdf

Atividade Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUpxhdSPh85RyzRMxkHGhNGH52dUDJq9h3r8GgpGBmT768eqSU5GkvGtZYRR/geo2-03und03-atividade-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

CÔRREA, Carine. Setor de transporte é o que causa mais impactos na qualidade do ar. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/6191-setor-de-transporte-e-o-que-causa-mais-impactos-na-qualidade-do-ar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Quem mora na capital da Índia perde dez anos de vida por causa da poluição do ar. O Globo, 20/11/2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/quem-mora-na-capital-da-india-perde-dez-anos-de-vida-por-causa-da-poluicao-do-ar-23246541>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a pergunta na tela ou escreva no quadro. Deixe que as crianças façam as indicações de qual meio de transporte acham que seria melhor. Indique algumas situações iniciais para que deem seus palpites. Por exemplo: Se você quisesse chegar em casa rapidamente, que meio utilizaria? Iria a pé? Como faria?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o vídeo. Converse com as crianças sobre ele: A história de Aladim oferece algumas situações em que o meio de transporte facilitaria as coisas. Por exemplo: no deserto andando três dias e três noites… Se ele tivesse um camelo ou algum meio de transporte adequado ao deserto, poderia ter ido embora, sem depender do gênio.

Discuta questões como o perigo de se confiar em estranhos, o valor de pessoas queridas, das responsabilidades sobre as escolhas que são feitas, etc.

Vídeo disponível em:

Aladim: Histórias infantis em português. Youtube, 2015 (9min29seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oolek2_M6mA>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Conte a seguinte história para as crianças:

“Aladim estava andando pela cidade pensando na melhor maneira de encontrar Jasmim no jardim do palácio. Ele estava bem pertinho, mas, se fosse andando iria demorar um bocado… O jardim ficava num lugar muito bonito, mas, a Índia, país onde Aladim mora, estava muito poluída, sabe? Cheia de fumaça de carros. (Pergunte aos alunos: O nosso país tem lugares assim? Vocês conhecem algum?)

A fumaça é causada porque os carros usam combustível para se locomover e a queima dos combustíveis liberam gases tóxicos que contaminam o ar que respiramos. No meio dessa fumaça toda, uma outra fumacinha saiu da lâmpada e Aladim encontrou o Gênio.

O gênio ofereceu-lhe três desejos, mas, disse que ele só poderia fazer pedidos que fossem relacionados às palavras de uma lista.

Na lista havia todas essas palavras:

BICICLETA, TAPETE MÁGICO, TELETRANSPORTE, CARRO, ÔNIBUS, AVIÃO, MÁQUINA DO TEMPO, METRÔ

Aladim pensou, pensou… O que seriam essas palavras? O que significariam?

O que conseguimos fazer com elas? O que ele poderia pedir?

Como isso iria ajudar a encontrar Jasmim? ”

  • Você consegue ajudar o Aladim?

Deixe que as crianças pensem… Ajude-as perguntando: O que essas palavras têm em comum?

A conclusão é de que todas são meios de transporte, alguns imaginários outros reais. Incentive as crianças a descobrir, ajude-as fazendo perguntas sobre cada meio de transporte.

Para saber mais:

CÔRREA, Carine. Setor de transporte é o que causa mais impactos na qualidade do ar. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/6191-setor-de-transporte-e-o-que-causa-mais-impactos-na-qualidade-do-ar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Quem mora na capital da Índia perde dez anos de vida por causa da poluição do ar. O Globo, 20/11/2018. Disponível em: . Acesso em: 20 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Tomando como aporte para discussão a história de Aladim, busque trazer a questão presente no slide, citando exemplos que possam conduzir o aluno a refletir as diferenças entre os meios de transportes. Você pode continuar a discussão com a história contada, relatando: Temos que ajudar o Aladim a fazer os três pedidos e encontrar Jasmim. Para isso, vamos pensar:

  • Qual dos meios de transporte o Aladim poderia utilizar para encontrar a Jasmim?
  • Qual existe de verdade?
  • Qual seria o mais eficiente?
  • O mais rápido?
  • O que não polui a atmosfera e não causa problemas de saúde?
  • Aquele que leva muitas pessoas?
  • Percorre distâncias grandes ou pequenas?

Divida as crianças em grupos de 4 pessoas e oriente-as a conversar e escolher o melhor meio de transporte para Aladim.

Oriente-as a preencher o quadro e diga-as que depois terão que explicar o porquê do meio de transporte que escolheram.

Avalie nas respostas o que as crianças levaram em consideração nas escolhas que fizeram. Faça perguntas, atuando na Zona de Desenvolvimento Proximal, de modo a fazê-las refletir sobre as melhores alternativas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFyBc8tyRvcPneP93cT3S5DQWgtFuy5bh2n4PGMSK7TUwsVUR94Kj9Zh6pjN/geo2-03und03-quadro-meios-de-transporte-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com os estudantes:

Agora é você! Mas, você não está na Índia. Está no Brasil e precisa pensar sobre os meios de transporte que temos aqui…

Temos teletransporte? Temos tapete mágico? Temos máquina do tempo?

Então vamos pensar com os meios de transporte que temos.

Entregue às crianças as figuras coletadas por elas previamente.

Lembre-se de levar figuras também para o caso de algumas crianças não levarem.

Lembrem-se que temos meios de transporte individuais e coletivos. Quais será que são os melhores e os que poluem menos?

Vou dizer as situações e vocês devem me apresentar o melhor meio de transporte para cada uma delas, tudo bem?

Indique a situação e os estudantes entregarão a figura correspondente que será afixada no quadro ou em outro espaço com a separação entre individuais e coletivos:

  • Meio de transporte mais rápido para ir para a escola.
  • Vou para o Rio de Janeiro (substituir por uma cidade qualquer distante da sua) e quero chegar rápido.
  • Quero transportar muitas pessoas e diminuir o consumo de combustível.
  • Não quero gerar poluição.
  • Quero ficar tranquilo e curtir a paisagem enquanto viajo.

Acrescente outras situações conforme as opções de sua região.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os estudantes realizarão uma atividade com os meios de transporte adequados para cada situação vivenciada.

Observe se ligaram corretamente os meios de transporte à sua especificidade - velocidade, carga, não poluição, etc e se identificaram corretamente os individuais e os coletivos.

Observe e faça comparações em relação aos meios de transporte individuais e coletivos e sua funcionalidade e consequências ambientais de ambos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUpxhdSPh85RyzRMxkHGhNGH52dUDJq9h3r8GgpGBmT768eqSU5GkvGtZYRR/geo2-03und03-atividade-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, lápis, borracha, figuras de meios de transporte solicitadas previamente à criança.

Material complementar:

Quadro Meios de Transporte (Problematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFyBc8tyRvcPneP93cT3S5DQWgtFuy5bh2n4PGMSK7TUwsVUR94Kj9Zh6pjN/geo2-03und03-quadro-meios-de-transporte-problematizacao.pdf

Atividade Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUpxhdSPh85RyzRMxkHGhNGH52dUDJq9h3r8GgpGBmT768eqSU5GkvGtZYRR/geo2-03und03-atividade-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

CÔRREA, Carine. Setor de transporte é o que causa mais impactos na qualidade do ar. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/6191-setor-de-transporte-e-o-que-causa-mais-impactos-na-qualidade-do-ar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Quem mora na capital da Índia perde dez anos de vida por causa da poluição do ar. O Globo, 20/11/2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/quem-mora-na-capital-da-india-perde-dez-anos-de-vida-por-causa-da-poluicao-do-ar-23246541>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a pergunta na tela ou escreva no quadro. Deixe que as crianças façam as indicações de qual meio de transporte acham que seria melhor. Indique algumas situações iniciais para que deem seus palpites. Por exemplo: Se você quisesse chegar em casa rapidamente, que meio utilizaria? Iria a pé? Como faria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o vídeo. Converse com as crianças sobre ele: A história de Aladim oferece algumas situações em que o meio de transporte facilitaria as coisas. Por exemplo: no deserto andando três dias e três noites… Se ele tivesse um camelo ou algum meio de transporte adequado ao deserto, poderia ter ido embora, sem depender do gênio.

Discuta questões como o perigo de se confiar em estranhos, o valor de pessoas queridas, das responsabilidades sobre as escolhas que são feitas, etc.

Vídeo disponível em:

Aladim: Histórias infantis em português. Youtube, 2015 (9min29seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oolek2_M6mA>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Conte a seguinte história para as crianças:

“Aladim estava andando pela cidade pensando na melhor maneira de encontrar Jasmim no jardim do palácio. Ele estava bem pertinho, mas, se fosse andando iria demorar um bocado… O jardim ficava num lugar muito bonito, mas, a Índia, país onde Aladim mora, estava muito poluída, sabe? Cheia de fumaça de carros. (Pergunte aos alunos: O nosso país tem lugares assim? Vocês conhecem algum?)

A fumaça é causada porque os carros usam combustível para se locomover e a queima dos combustíveis liberam gases tóxicos que contaminam o ar que respiramos. No meio dessa fumaça toda, uma outra fumacinha saiu da lâmpada e Aladim encontrou o Gênio.

O gênio ofereceu-lhe três desejos, mas, disse que ele só poderia fazer pedidos que fossem relacionados às palavras de uma lista.

Na lista havia todas essas palavras:

BICICLETA, TAPETE MÁGICO, TELETRANSPORTE, CARRO, ÔNIBUS, AVIÃO, MÁQUINA DO TEMPO, METRÔ

Aladim pensou, pensou… O que seriam essas palavras? O que significariam?

O que conseguimos fazer com elas? O que ele poderia pedir?

Como isso iria ajudar a encontrar Jasmim? ”

  • Você consegue ajudar o Aladim?

Deixe que as crianças pensem… Ajude-as perguntando: O que essas palavras têm em comum?

A conclusão é de que todas são meios de transporte, alguns imaginários outros reais. Incentive as crianças a descobrir, ajude-as fazendo perguntas sobre cada meio de transporte.

Para saber mais:

CÔRREA, Carine. Setor de transporte é o que causa mais impactos na qualidade do ar. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/6191-setor-de-transporte-e-o-que-causa-mais-impactos-na-qualidade-do-ar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Quem mora na capital da Índia perde dez anos de vida por causa da poluição do ar. O Globo, 20/11/2018. Disponível em: . Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Tomando como aporte para discussão a história de Aladim, busque trazer a questão presente no slide, citando exemplos que possam conduzir o aluno a refletir as diferenças entre os meios de transportes. Você pode continuar a discussão com a história contada, relatando: Temos que ajudar o Aladim a fazer os três pedidos e encontrar Jasmim. Para isso, vamos pensar:

  • Qual dos meios de transporte o Aladim poderia utilizar para encontrar a Jasmim?
  • Qual existe de verdade?
  • Qual seria o mais eficiente?
  • O mais rápido?
  • O que não polui a atmosfera e não causa problemas de saúde?
  • Aquele que leva muitas pessoas?
  • Percorre distâncias grandes ou pequenas?

Divida as crianças em grupos de 4 pessoas e oriente-as a conversar e escolher o melhor meio de transporte para Aladim.

Oriente-as a preencher o quadro e diga-as que depois terão que explicar o porquê do meio de transporte que escolheram.

Avalie nas respostas o que as crianças levaram em consideração nas escolhas que fizeram. Faça perguntas, atuando na Zona de Desenvolvimento Proximal, de modo a fazê-las refletir sobre as melhores alternativas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFyBc8tyRvcPneP93cT3S5DQWgtFuy5bh2n4PGMSK7TUwsVUR94Kj9Zh6pjN/geo2-03und03-quadro-meios-de-transporte-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com os estudantes:

Agora é você! Mas, você não está na Índia. Está no Brasil e precisa pensar sobre os meios de transporte que temos aqui…

Temos teletransporte? Temos tapete mágico? Temos máquina do tempo?

Então vamos pensar com os meios de transporte que temos.

Entregue às crianças as figuras coletadas por elas previamente.

Lembre-se de levar figuras também para o caso de algumas crianças não levarem.

Lembrem-se que temos meios de transporte individuais e coletivos. Quais será que são os melhores e os que poluem menos?

Vou dizer as situações e vocês devem me apresentar o melhor meio de transporte para cada uma delas, tudo bem?

Indique a situação e os estudantes entregarão a figura correspondente que será afixada no quadro ou em outro espaço com a separação entre individuais e coletivos:

  • Meio de transporte mais rápido para ir para a escola.
  • Vou para o Rio de Janeiro (substituir por uma cidade qualquer distante da sua) e quero chegar rápido.
  • Quero transportar muitas pessoas e diminuir o consumo de combustível.
  • Não quero gerar poluição.
  • Quero ficar tranquilo e curtir a paisagem enquanto viajo.

Acrescente outras situações conforme as opções de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os estudantes realizarão uma atividade com os meios de transporte adequados para cada situação vivenciada.

Observe se ligaram corretamente os meios de transporte à sua especificidade - velocidade, carga, não poluição, etc e se identificaram corretamente os individuais e os coletivos.

Observe e faça comparações em relação aos meios de transporte individuais e coletivos e sua funcionalidade e consequências ambientais de ambos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUpxhdSPh85RyzRMxkHGhNGH52dUDJq9h3r8GgpGBmT768eqSU5GkvGtZYRR/geo2-03und03-atividade-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano