17566
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Diversidade na produção cultural do lugar

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conhecer diversas manifestações culturais do lugar de vivência, relacionando-os com suas origens e paisagens onde se desenvolvem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_01UND05

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona), software para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Youtube, Google Desenhos, Google Docs, Paint.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes conheçam diversas manifestações culturais do lugar de vivência, relacionando-os com suas origens e paisagens onde se desenvolvem. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e fale para a turma que nesta aula eles irão aprender sobre a diversidade cultural brasileiras e como ela está presente na sua comunidade e família e como elas se manifestam na paisagem.

Contextualização (35 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto, retomando o que já foi pesquisado por eles em outras aulas.

Leia todas as informações complementares, que se encontram no slide do plano original, e pergunte se esses elementos étnicos e culturais estão representados em suas famílias e comunidade.
Problematização (50 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original e apresente aos alunos imagens de exemplos de atividades e símbolos culturais variados. Alguns estão associadas a uma região específica, outros são observados em todo o país.

     - O Vídeo pode ser acessado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0tOy9E_CdtI&feature=youtu.be. Acesso em 30/06/2020

Diga que enquanto vão aparecendo as imagens, eles deverão escrever em seus cadernos se já viram ou realizaram essas atividades ou conhecem esses símbolos e crenças.
Questione-os na produção de um segundo vídeo, sobre as atividades culturais que acontecem no lugar de vivência dos alunos e onde elas acontecem. Anote-as no Google Docs., e de forma coletiva peça que indiquem quais delas acontecem nos espaços rurais e quais delas acontecem nos espaços urbanos, ou ainda, se há atividades/manifestações culturais que acontecem em ambos espaços.

Ação propositiva (etapa síncrona e assíncrona)

Primeira etapa: momento síncrono, utilizando o Google Meet (30 minutos).

Pergunte aos alunos:

1- Como vocês fizeram a pesquisa sobre as manifestações culturais de nossa localidade?

2- Onde que vocês pesquisaram?

3- Quais temas foram escolhidos por vocês para a pesquisa em nossa localidade?

As respostas deverão ser feitas por mensagens de texto, ou no Chat do Meet.

Segunda etapa: momento assíncrono (dois dias).

Grave uma videoaula com as orientações necessárias e introduza a atividade com os cartões.
Para esta atividade você deverá elaborar cartões com a descrição de atividades/manifestações culturais conforme indicado no link:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf 

O número de cartões deverá estar relacionado ao número de alunos da turma, de modo que grupos de alunos recebam a mesma descrição para que possam reunir-se no desenvolvimento da atividade. Você deve encaminhar esses cartões pelo Google Docs, ou e-mail.

Distribua os cartões aleatoriamente e peça que os alunos com os mesmos cartões o conteúdo do cartão representará a atividade/manifestação cultural que deverá ser apresentada para a classe, por meio de um vídeo que deverá ser construído de forma coletiva por grupos. Como estamos em isolamento social, um estudante ficará responsável por compactar todos os vídeos curtos do grupo, em um só.

     - Por exemplo: três alunos tiraram o cartão “Dança”, eles deverão apresentar uma dança que conhecem e consideram uma atividade cultural local e qual sua origem étnico-cultural.
     - O grupo que tirar o cartão “Literatura” deverá apresentar um texto curto: uma lenda, um ditado, um Cordel, uma letra de Rap, sertanejo, mas que represente o local onde vivem, incluindo sua descrição na letra.
     - Os alunos que tirarem o cartão “Artes Plásticas” deverão fazer um desenho mostrando uma atividade que ocorre na paisagem do lugar.
     - Os alunos que tiraram o cartão “Comidas Típicas” poderão fazer um desenho dos pratos típicos do lugar ou outra atividade que escolherem para demonstrar o tal prato, e assim por diante como descrito nos cartões.

Oriente que os desenhos podem ser feitos com o recurso do Paint, ou do Google Desenhos.

Materiais complementares:

     - Link para impressão dos cartões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 30/06/2020

     - Google Desenhos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kj_OLbMpbU4. Acesso em 13/06/2020.


Sistematização (30 minutos- assincronamente)

Defina e controle o tempo de cada apresentação, de acordo com o número de grupos.

Os vídeos devem ser enviados no grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias

As famílias devem auxiliar os estudantes na produção dos vídeos.

 

Sugestão Enviada Por: Judith Nuria Maida e Renata Capovilla


Código: GEO6_01UND05

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas