17566
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Diversidade na produção cultural do lugar

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conhecer diversas manifestações culturais do lugar de vivência, relacionando-os com suas origens e paisagens onde se desenvolvem

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano a habilidade vinculada será contemplada no estudo da diversidade cultural brasileira e local, suas origens históricas, territorialidades e manifestações.

Materiais necessários: folhas de sulfite, folha avulsa pautada, caneta hidrocor ou pincel atômico, cola, lápis, lápis de cor, caneta e papel. Projetor esse conteúdo em pen drive ou em tela compartilhada de um computador ou device.

Você pode também, providenciar uma playlist com músicas brasileiras, dando ênfase às composições locais.

Material complementar:

Link para impressão dos cartões da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Link para o documento exemplo para a Atividade de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jSWEqFGGHMKdP9sv34fHAvaxG74v6MdrZ4H93h6UmnPcKYUfrwanMXKatTPS/excluir-geo6-01und05-problematizacao-atividade.pdf .

Link para impressão da imagem da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EywvE4VqxrK6tFNH9p8CEpgFy2vDzm8CUXxu3b5yyWFXmP3TH5N6nJN763s/contextualizacao.pdf

Link para o vídeo das brincadeiras

https://www.youtube.com/watch?v=0tOy9E_CdtI&feature=youtu.be

Link para os mapas:

O que você deve saber sobre. População II. Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/364617/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Fontes das imagens:

1 - Pintura. Autoria gravada na imagem. Faces e Cores do Brasil. Disponívem em: https://facesecoresdobrasil.wordpress.com/ . Acesso em 01 de fevereiro de 2019.

2 - Pessoas de várias cores. Google.com.br. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/355010383108941715/. Acesso em 01 de fevereiro d 2019.

3 - Manifestações culturais. Banco de Imagens Nova Escola, 2019

Fontes:

1 - ARIAS, P. G. (2002). La cultura. Estrategias Conceptuales para comprender a identidad, la diversidad, la alteridad y la diferencia. Escuela de Antropología Aplicada UPS-Quito. Ediciones Abya-yala.

2 - A Importância Das Raízes Culturais Para a Identidade Cultural Do Indivíduo. Susie Barreto da Silva e Rosicléia Lopes Rodrigues Mendes. Disponível: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/artes/a-importancia-das-raizes-culturais-para-identidade-.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2019.

3 - Significados. Artigo. Significado de Diversidade cultural. Disponível em: https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/ . Acesso em 21 de janeiro de 2019.

4 - 3 Formas de Ler Gráficos. wikiHow. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Ler-Gr%C3%A1ficos. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Antes desta aula, é preciso trabalhar a questão da imigração, divisão das cinco grandes regiões do Brasil e uma pesquisa prévia sobre a origem das manifestações culturais para relacionar com as vivências locais.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que nesta aula eles irão aprender sobre a diversidade cultural brasileiras e como ela está presente na sua comunidade e família e como elas se manifestam na paisagem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto, retomando o que já foi pesquisado por eles em outras aulas.

“Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território”.

O Brasil, por ter um imenso território com paisagens diversas e ter sido ocupado por povos de diferentes continentes - Europa, Ásia, África e povos locais - e que ainda hoje recebe imigrantes do mundo todo, possui uma cultura bastante diversificada. Assim, o brasileiro foi construindo sua identidade e produzindo cultura em função dessa dessa diversidade e da região onde nasceu e/ou vive.

Na “ interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural) Arias (2002, p. 103).

Apresente aos alunos a imagem de indivíduos das matrizes étnico culturais brasileiras e pergunte se conhecem algumas etnias representadas. Chame a atenção para os diferentes tipos humanos mostrados na imagem que representam brancos, negros e indígenas que ocupavam ou passaram a ocupar o território brasileiro.

Pergunte se essa diversidade está presente em suas famílias e comunidade.

Em seguida apresente o mapa que representa a pluralidade cultural brasileira. Apresente os elementos do mapa: o título, a divisão espacial, o tema, a forma de representação dos dados com os gráficos de pizzas sobrepostos à região à qual se relacionam, à legenda e como interpretá-la.

Pergunte se conseguem localizar o lugar onde estão em uma das regiões do mapa e quais os elementos étnicos e culturais que estão representados nela.

Pergunte se esses elementos étnicos e culturais estão representados em suas famílias e comunidade.

Para você saber mais:

3 Formas de Ler Gráficos. wikiHow. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Ler-Gr%C3%A1ficos. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem: Pintura. Autoria gravada na imagem. Faces e Cores do Brasil. Disponívem em: https://facesecoresdobrasil.wordpress.com/ . Acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto.

“Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território”.

O Brasil, por ter um imenso território com paisagens diversas e ter sido ocupado por povos de diferentes continentes - Europa, Ásia, África e povos locais - e que ainda hoje recebe imigrantes do mundo todo, possui uma cultura bastante diversificada. Assim, o brasileiro foi construindo sua identidade e produzindo cultura em função dessa dessa diversidade e da região onde nasceu e/ou vive.

Na “ interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural) Arias (2002, p. 103).

Apresente aos alunos a imagem de indivíduos das matrizes étnico culturais brasileiras e pergunte se conhecem algumas etnias representadas. Chame a atenção para os diferentes tipos humanos mostrados na imagem que representam brancos, negros e indígenas que ocupavam ou passaram a ocupar o território brasileiro.

Pergunte se essa diversidade está presente em suas famílias e comunidade.

Em seguida apresente o mapa que representa a pluralidade cultural brasileira. Apresente os elementos do mapa: o título, a divisão espacial, o tema, a forma de representação dos dados com os gráficos de pizzas sobrepostos à região à qual se relacionam, à legenda e como interpretá-la.

Pergunte se conseguem localizar o lugar onde estão em uma das regiões do mapa e quais os elementos étnicos e culturais que estão representados nela.

Pergunte se esses elementos étnicos e culturais estão representados em suas famílias e comunidade.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente aos alunos imagens de exemplos de atividades e símbolos culturais variados. Alguns estão associadas a uma região específica, outros são observados em todo o país. O Vídeo pode ser acessado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0tOy9E_CdtI&feature=youtu.be

Diga que enquanto vão aparecendo as imagens, eles deverão dizer se já viram ou realizaram essas atividades ou conhecem esses símbolos e crenças. Caso não conheçam, esperem o próximo e assim por diante. Explique que a seqüência se repete e eles poderão revê-las mais uma vez.

Verifique quais imagens eles não conseguiram identificar e discuta sobre elas para explicar que tipo de manifestação representam.

Em seguida questione-os sobre as atividades culturais que acontecem no lugar de vivência dos alunos e onde elas acontecem. Anote-as no quadro e de forma coletiva peça que indiquem quais delas acontecem nos espaços rurais e quais delas acontecem nos espaços urbanos, ou ainda, se há atividades/manifestações culturais que acontecem em ambos espaços.

Fonte das imagens: Filme. Diversidade Cultural. Edição da autora. Banco de Imagens Nova Escola, 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos imagens de exemplos de atividades culturais e símbolos variados. Alguns estão associados a uma região específica, outros são observadas em todo o país.

Diga que enquanto vão aparecendo as imagens, eles deverão dizer se já viram ou realizaram essas atividades ou conhecem esses símbolos e crenças. Caso não conheçam, esperem o próximo e assim por diante. Explique que a seqüência se repete e eles poderão revê-las mais uma vez.

Verifique quais imagens eles não conseguiram identificar e discuta sobre elas para explicar que tipo de manifestação representam.

Em seguida questione-os sobre as atividades culturais e símbolos que ocorrem no lugar de vivência dos alunos e onde elas acontecem (área urbana ou rural). Anote-as no quadro e de forma coletiva peça que indiquem quais delas acontecem nos espaços rurais e quais delas acontecem nos espaços urbanos, ou ainda, se há atividades/manifestações culturais que acontecem em ambos os espaços.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Antes da atividade, oriente os alunos a refletirem um pouco sobre a pesquisa feita em aulas anteriores sobre as origens das manifestações culturais. Isso é fundamental para que eles relacionem a origem das manifestações culturais de uma forma mais ampla, com a vivência cultural de sua localidade. Pergunte aos alunos:

1- Como vocês fizeram a pesquisa sobre as manifestações culturais de nossa localidade?

2- Onde que vocês pesquisaram?

3- Quais temas foram escolhidos por vocês para a pesquisa em nossa localidade?

Abra uma breve conversa levando em conta suas respostas e introduza a atividade com os cartões.

Para esta atividade você deverá elaborar cartões com a descrição de atividades/manifestações culturais conforme indicado no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf O número de cartões deverá estar relacionado ao número de alunos da turma, de modo que grupos de alunos recebam a mesma descrição para que possam reunir-se no desenvolvimento da atividade.

Distribua os cartões aleatoriamente e peça que os alunos com os mesmos cartões formem grupos. O conteúdo do cartão representará a atividade/manifestação cultural que deverá ser apresentada para a classe.

Por exemplo: três alunos tiraram o cartão “Dança”, eles deverão apresentar uma dança que conhecem e consideram uma atividade cultural local e qual sua origem étnico-cultural.

O grupo que tirar o cartão “Literatura” deverá apresentar um texto curto: uma lenda, um ditado, um Cordel, uma letra de Rap, Sertanejo, mas que represente o local onde vivem, incluindo sua descrição na letra.

Os alunos que tirarem o cartão “ Artes Plásticas” deverão fazer um desenho mostrando uma atividade que ocorre na paisagem do lugar.

Os alunos que tiraram o cartão “Comidas Típicas” poderão fazer um desenho dos pratos típicos do lugar ou outra atividade que escolherem para demonstrar o tal prato, e assim por diante como descrito nos cartões.

Materiais complementares:

Link para impressão dos cartões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: as atividades/manifestações culturais presentes nos cartões podem ser editadas pelo professor, ou seja, nem todos os cartões precisam ser utilizados caso o professor considere que a turma não compreenderá. Além disso, atividades específicas do lugar de vivência podem ser inseridas em cartões criados pelo professor.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Cada grupo escolhe um integrante para apresentar, caso a representação precise ser individual, ou apresentam-se de forma coletiva.

Defina e controle o tempo de cada apresentação, de acordo com o número de grupos.

Como adequar à sua realidade: se em sua escola for comum a realização de festas ou eventos culturais, organize-sem com a turma para realizar as apresentações para a comunidade escolar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano a habilidade vinculada será contemplada no estudo da diversidade cultural brasileira e local, suas origens históricas, territorialidades e manifestações.

Materiais necessários: folhas de sulfite, folha avulsa pautada, caneta hidrocor ou pincel atômico, cola, lápis, lápis de cor, caneta e papel. Projetor esse conteúdo em pen drive ou em tela compartilhada de um computador ou device.

Você pode também, providenciar uma playlist com músicas brasileiras, dando ênfase às composições locais.

Material complementar:

Link para impressão dos cartões da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Link para o documento exemplo para a Atividade de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jSWEqFGGHMKdP9sv34fHAvaxG74v6MdrZ4H93h6UmnPcKYUfrwanMXKatTPS/excluir-geo6-01und05-problematizacao-atividade.pdf .

Link para impressão da imagem da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EywvE4VqxrK6tFNH9p8CEpgFy2vDzm8CUXxu3b5yyWFXmP3TH5N6nJN763s/contextualizacao.pdf

Link para o vídeo das brincadeiras

https://www.youtube.com/watch?v=0tOy9E_CdtI&feature=youtu.be

Link para os mapas:

O que você deve saber sobre. População II. Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/364617/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Fontes das imagens:

1 - Pintura. Autoria gravada na imagem. Faces e Cores do Brasil. Disponívem em: https://facesecoresdobrasil.wordpress.com/ . Acesso em 01 de fevereiro de 2019.

2 - Pessoas de várias cores. Google.com.br. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/355010383108941715/. Acesso em 01 de fevereiro d 2019.

3 - Manifestações culturais. Banco de Imagens Nova Escola, 2019

Fontes:

1 - ARIAS, P. G. (2002). La cultura. Estrategias Conceptuales para comprender a identidad, la diversidad, la alteridad y la diferencia. Escuela de Antropología Aplicada UPS-Quito. Ediciones Abya-yala.

2 - A Importância Das Raízes Culturais Para a Identidade Cultural Do Indivíduo. Susie Barreto da Silva e Rosicléia Lopes Rodrigues Mendes. Disponível: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/artes/a-importancia-das-raizes-culturais-para-identidade-.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2019.

3 - Significados. Artigo. Significado de Diversidade cultural. Disponível em: https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/ . Acesso em 21 de janeiro de 2019.

4 - 3 Formas de Ler Gráficos. wikiHow. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Ler-Gr%C3%A1ficos. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Antes desta aula, é preciso trabalhar a questão da imigração, divisão das cinco grandes regiões do Brasil e uma pesquisa prévia sobre a origem das manifestações culturais para relacionar com as vivências locais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que nesta aula eles irão aprender sobre a diversidade cultural brasileiras e como ela está presente na sua comunidade e família e como elas se manifestam na paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto, retomando o que já foi pesquisado por eles em outras aulas.

“Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território”.

O Brasil, por ter um imenso território com paisagens diversas e ter sido ocupado por povos de diferentes continentes - Europa, Ásia, África e povos locais - e que ainda hoje recebe imigrantes do mundo todo, possui uma cultura bastante diversificada. Assim, o brasileiro foi construindo sua identidade e produzindo cultura em função dessa dessa diversidade e da região onde nasceu e/ou vive.

Na “ interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural) Arias (2002, p. 103).

Apresente aos alunos a imagem de indivíduos das matrizes étnico culturais brasileiras e pergunte se conhecem algumas etnias representadas. Chame a atenção para os diferentes tipos humanos mostrados na imagem que representam brancos, negros e indígenas que ocupavam ou passaram a ocupar o território brasileiro.

Pergunte se essa diversidade está presente em suas famílias e comunidade.

Em seguida apresente o mapa que representa a pluralidade cultural brasileira. Apresente os elementos do mapa: o título, a divisão espacial, o tema, a forma de representação dos dados com os gráficos de pizzas sobrepostos à região à qual se relacionam, à legenda e como interpretá-la.

Pergunte se conseguem localizar o lugar onde estão em uma das regiões do mapa e quais os elementos étnicos e culturais que estão representados nela.

Pergunte se esses elementos étnicos e culturais estão representados em suas famílias e comunidade.

Para você saber mais:

3 Formas de Ler Gráficos. wikiHow. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Ler-Gr%C3%A1ficos. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem: Pintura. Autoria gravada na imagem. Faces e Cores do Brasil. Disponívem em: https://facesecoresdobrasil.wordpress.com/ . Acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto.

“Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território”.

O Brasil, por ter um imenso território com paisagens diversas e ter sido ocupado por povos de diferentes continentes - Europa, Ásia, África e povos locais - e que ainda hoje recebe imigrantes do mundo todo, possui uma cultura bastante diversificada. Assim, o brasileiro foi construindo sua identidade e produzindo cultura em função dessa dessa diversidade e da região onde nasceu e/ou vive.

Na “ interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural) Arias (2002, p. 103).

Apresente aos alunos a imagem de indivíduos das matrizes étnico culturais brasileiras e pergunte se conhecem algumas etnias representadas. Chame a atenção para os diferentes tipos humanos mostrados na imagem que representam brancos, negros e indígenas que ocupavam ou passaram a ocupar o território brasileiro.

Pergunte se essa diversidade está presente em suas famílias e comunidade.

Em seguida apresente o mapa que representa a pluralidade cultural brasileira. Apresente os elementos do mapa: o título, a divisão espacial, o tema, a forma de representação dos dados com os gráficos de pizzas sobrepostos à região à qual se relacionam, à legenda e como interpretá-la.

Pergunte se conseguem localizar o lugar onde estão em uma das regiões do mapa e quais os elementos étnicos e culturais que estão representados nela.

Pergunte se esses elementos étnicos e culturais estão representados em suas famílias e comunidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente aos alunos imagens de exemplos de atividades e símbolos culturais variados. Alguns estão associadas a uma região específica, outros são observados em todo o país. O Vídeo pode ser acessado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0tOy9E_CdtI&feature=youtu.be

Diga que enquanto vão aparecendo as imagens, eles deverão dizer se já viram ou realizaram essas atividades ou conhecem esses símbolos e crenças. Caso não conheçam, esperem o próximo e assim por diante. Explique que a seqüência se repete e eles poderão revê-las mais uma vez.

Verifique quais imagens eles não conseguiram identificar e discuta sobre elas para explicar que tipo de manifestação representam.

Em seguida questione-os sobre as atividades culturais que acontecem no lugar de vivência dos alunos e onde elas acontecem. Anote-as no quadro e de forma coletiva peça que indiquem quais delas acontecem nos espaços rurais e quais delas acontecem nos espaços urbanos, ou ainda, se há atividades/manifestações culturais que acontecem em ambos espaços.

Fonte das imagens: Filme. Diversidade Cultural. Edição da autora. Banco de Imagens Nova Escola, 2019

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos imagens de exemplos de atividades culturais e símbolos variados. Alguns estão associados a uma região específica, outros são observadas em todo o país.

Diga que enquanto vão aparecendo as imagens, eles deverão dizer se já viram ou realizaram essas atividades ou conhecem esses símbolos e crenças. Caso não conheçam, esperem o próximo e assim por diante. Explique que a seqüência se repete e eles poderão revê-las mais uma vez.

Verifique quais imagens eles não conseguiram identificar e discuta sobre elas para explicar que tipo de manifestação representam.

Em seguida questione-os sobre as atividades culturais e símbolos que ocorrem no lugar de vivência dos alunos e onde elas acontecem (área urbana ou rural). Anote-as no quadro e de forma coletiva peça que indiquem quais delas acontecem nos espaços rurais e quais delas acontecem nos espaços urbanos, ou ainda, se há atividades/manifestações culturais que acontecem em ambos os espaços.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Antes da atividade, oriente os alunos a refletirem um pouco sobre a pesquisa feita em aulas anteriores sobre as origens das manifestações culturais. Isso é fundamental para que eles relacionem a origem das manifestações culturais de uma forma mais ampla, com a vivência cultural de sua localidade. Pergunte aos alunos:

1- Como vocês fizeram a pesquisa sobre as manifestações culturais de nossa localidade?

2- Onde que vocês pesquisaram?

3- Quais temas foram escolhidos por vocês para a pesquisa em nossa localidade?

Abra uma breve conversa levando em conta suas respostas e introduza a atividade com os cartões.

Para esta atividade você deverá elaborar cartões com a descrição de atividades/manifestações culturais conforme indicado no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf O número de cartões deverá estar relacionado ao número de alunos da turma, de modo que grupos de alunos recebam a mesma descrição para que possam reunir-se no desenvolvimento da atividade.

Distribua os cartões aleatoriamente e peça que os alunos com os mesmos cartões formem grupos. O conteúdo do cartão representará a atividade/manifestação cultural que deverá ser apresentada para a classe.

Por exemplo: três alunos tiraram o cartão “Dança”, eles deverão apresentar uma dança que conhecem e consideram uma atividade cultural local e qual sua origem étnico-cultural.

O grupo que tirar o cartão “Literatura” deverá apresentar um texto curto: uma lenda, um ditado, um Cordel, uma letra de Rap, Sertanejo, mas que represente o local onde vivem, incluindo sua descrição na letra.

Os alunos que tirarem o cartão “ Artes Plásticas” deverão fazer um desenho mostrando uma atividade que ocorre na paisagem do lugar.

Os alunos que tiraram o cartão “Comidas Típicas” poderão fazer um desenho dos pratos típicos do lugar ou outra atividade que escolherem para demonstrar o tal prato, e assim por diante como descrito nos cartões.

Materiais complementares:

Link para impressão dos cartões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: as atividades/manifestações culturais presentes nos cartões podem ser editadas pelo professor, ou seja, nem todos os cartões precisam ser utilizados caso o professor considere que a turma não compreenderá. Além disso, atividades específicas do lugar de vivência podem ser inseridas em cartões criados pelo professor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Cada grupo escolhe um integrante para apresentar, caso a representação precise ser individual, ou apresentam-se de forma coletiva.

Defina e controle o tempo de cada apresentação, de acordo com o número de grupos.

Como adequar à sua realidade: se em sua escola for comum a realização de festas ou eventos culturais, organize-sem com a turma para realizar as apresentações para a comunidade escolar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano