17565
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Lixo eletrônico - Uma abordagem cartográfica

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Entender o processo de produção de cartografia temática (variável tamanho em manifestação pontual e variável cor) no tema produção de lixo eletrônico global.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas

Além disso esse plano aborda a unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial (página 392 da BNCC).

A metodologia deste plano baseia-se na “resolução de problemas” e na “sala de aula invertida”. Para completar as atividades propostas os estudantes devem ser capazes de fazer cálculos utilizando do processo “regra de três simples”. Se os estudantes não estiverem aptos para fazerem os cálculos de proporção, ou não for do interesse essa fase da produção cartográfica, pode-se entregar os valores prontos, concentrando a atividade na confecção do mapa de forma colaborativa.

Os estudantes devem conseguir usar régua e compasso.

Na aula que antecede a realização desse plano de aula, solicite aos alunos que se organizem em 7 grupos (América do Norte, América do Sul, África, Europa, Ásia Oriente Médio, Ásia Extremo Asiático e Oceania). Distribua as cópias (imprimir frente e verso) individualmente da seguinte maneira:

  • Os estudantes dos grupos América do Norte e América do Sul recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Américas
  • Os estudantes do grupo África recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - África
  • Os estudantes do grupo Europa recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Europa
  • Os estudantes do grupo Ásia Oriente Médio e Ásia Extremo Asiático recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Ásia
  • Os estudantes do grupo Oceania recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Oceania

Leia as orientações em voz alta para os estudantes e peça para que complete a coluna “Diâmetro dos círculos (mm)” no lar e que tragam os resultados na próxima aula.

Materiais necessários:

  • Cópias A4 com os mapas limpos;
  • Cópias A4 com as orientações de produção e tabela de dados (1 cópia por estudante seguindo o grupo correspondente. Essa etapa é optativa);
  • Fita adesiva;
  • cola escolar;
  • lápis coloridos ou/e giz de cera coloridos;
  • Kit de régua e compasso;
  • Calculadora;
  • Tesoura (não será preciso se as folhas com os mapas já forem filetadas antes da aula)
  • Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro)

Materiais complementares:

Mapas da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B7YUrCnhzQBHDH2jXMhQBJ7dHGqQtrrrKpgjqCSQAQPYegc3qxrw4sEM3bhZ/geo9-18und05-acao-propositiva-mapas-limpos.pdf

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pBtTkw7JwyDEV7vaW62YeFhaB6JAMXJK9X5dzw4BX486JzDShAnCb8nNcAMB/geo9-18und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/amznu8QEnwsBX2nZyFYCRxyVXxFQ5qrbrphzmGHuEZUPpHpCZZqBvkZAHebC/geo9-18und05-acao-propositiva-gabarito.pdf

Para você saber mais:

“O que é lixo eletrônico? Veja dicas de descarte e reciclagem no Brasil” Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml - Acesso em 07/Mar de 2019.

“Resíduo eletrônico” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo_eletr%C3%B4nico - Acesso em 07/Mar de 2019.

“Mapa Dymaxion” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_Dymaxion - Acesso em 07/Mar de 2019.

Origem dos dados:

“The Global E-waste Monitor 2017” - Disponível em: https://www.itu.int/en/ITU-D/Climate-Change/Documents/GEM%202017/Global-E-waste%20Monitor%202017%20.pdf- Acesso em 07/Mar de 2019.

“World Bank Data” - Disponível em: https://data.worldbank.org/ - Acesso em 07/Mar de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia o tema da aula (Lixo eletrônico: Uma abordagem cartográfica) e explicite o tema da aula. Explique que o modo de vida contemporâneo necessita do consumo de uma infinidade de equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets, computadores pessoais e corporativos, TVs digitais, receptores, players de vídeo, livros digitais etc. Explique que os índices de consumo são diretamente proporcionais aos índices de poder de compra da população e que cada país possui índices de consumo de eletrônicos, reciclagem e produção de lixo eletrônico muito particulares. Explique que depois das orientações os estudantes devem se organizar nos seus respectivos grupos para fazerem a atividade proposta e que os 10 minutos finais da aula serão utilizados para a sistematização e fechamento.

Direitos autorais da imagem: Creative Commons CC0 - ”scrap monitors” - https://pxhere.com/en/photo/716524 - Acesso em 24/Fev de 2019

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é importante que o estudante saiba da relação entre problemas ambientais e a produção de alta tecnologia.

Como adequar à sua realidade: Questione os estudantes sobre o descarte de material eletrônico feito por eles. Oriente que há lugares específicos para o descarte de baterias usadas, pilhas e demais materiais eletrônicos. Esses pontos de coleta geralmente estão localizados em mercados, padarias, comércios e agências bancárias. Pergunte aos estudantes se eles já viram esses locais. Em caso negativo, incentive-os a identificar esses pontos de coleta na cidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça um levantamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto (Lixo eletrônico). Explique que se classificam como lixo eletrônico todo o descarte advindo de quaisquer equipamentos eletrônicos como smartphones, Tvs, monitores, computadores etc. E que muito comumente fabricantes utilizam matérias primas com graus de toxicidade na fabricação e que por esse motivo o descarte dos equipamentos se torna um problema. Continue explicando que nem todos os países possuem legislação específica para a reciclagem ou descarte desse tipo de lixo que pode ser muito danoso ao meio ambiente e à sociedade.

Como adequar à sua realidade: Pergunte para os estudantes como é feito o descarte de produtos eletrônicos por eles e suas famílias. Existe na cidade um sistema de coleta desse material?

Direitos autorais da imagem: Creative Commons CC0 - ”scrap monitors” - https://pxhere.com/en/photo/716524 - Acesso em 24/Fev de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido do slide: 1 minutos

Orientações: Projete o slide e faça a seguinte pergunta para a sala: O que leva um país a produzir mais ou menos lixo eletrônico? Explique que para responder tais questionamentos é preciso ler e analisar criticamente informações e dados e que a atividade proposta visa a produção de uma mapa.

Direitos autorais da imagem: “Mapa Mundi en blanco” https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mapa_mundi_divisiones_blanco.PNG - Acesso em 8/Fev de 2019

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Peça para os estudantes se organizarem nos seus respectivos grupos conforme divisão feita na aula anterior e explique que eles devem dividir as tarefas para completarem a atividade a tempo. Distribua as impressões A4 com os mapas limpos:

  • Grupo América do Norte - mapa da página 4
  • Grupo América do Sul - mapa da página 2
  • Grupo África - mapa da página 5
  • Grupo Europa - Os integrantes irão se dividir e colaborar com os grupos da Ásia Oriente médio e África;
  • Grupo Ásia Oriente médio - mapa da página 6
  • Grupo Ásia Extremo asiático - mapa da página 7
  • Grupo Oceania - mapa da página 8

Observe que as páginas número 1, 3 e 9 ficam com o professor para finalizar a montagem do mapa.

Peça para que todos peguem suas folhas de orientações já preenchidas. Explique a dinâmica da atividade:

1- Os alunos devem comparar os seus dados, no caso de incongruências devem chamar o professor; (fase da produção optativa, salte para a fase 2 se já tiver entregue todos os dados para os alunos)

2- Os alunos devem localizar no mapa os países cujos dados devem ser transferidos da tabela numérica para os círculos coloridos;

3- Os alunos devem transferir os dados da tabela utilizando um compasso escolar e uma régua e pintar o círculo com a cor correspondente;

4- Quando terminarem as marcações, um integrante de cada grupo deve dirigir-se até o quadro e, com a orientação do professor, como num quebra cabeça, montar o mapa.

PS. Acompanhe a produção dos grupos para orientar a produção, se for preciso explique como usar um compasso.

Adaptação da atividade: Por motivo de tempo ou condição dos estudantes, a etapa de cálculo dos raios dos círculos pode ser suprimida e o professor pode entregar os valores para os alunos. O cerne da atividade é o processo para se produzir o mapa, que deve ser adaptada para a realidade da sala de aula.

Materiais complementares:

Mapas da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B7YUrCnhzQBHDH2jXMhQBJ7dHGqQtrrrKpgjqCSQAQPYegc3qxrw4sEM3bhZ/geo9-18und05-acao-propositiva-mapas-limpos.pdf

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pBtTkw7JwyDEV7vaW62YeFhaB6JAMXJK9X5dzw4BX486JzDShAnCb8nNcAMB/geo9-18und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/amznu8QEnwsBX2nZyFYCRxyVXxFQ5qrbrphzmGHuEZUPpHpCZZqBvkZAHebC/geo9-18und05-acao-propositiva-gabarito.pdf

Direitos autorais da imagem: “Mapa Mundi en blanco” https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mapa_mundi_divisiones_blanco.PNG - Acesso em 8/Fev de 2019. Produção cartográfica - Gabriel Apolinário Lopes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Cesse a atividade e ajude os estudantes a terminarem a montagem do mapa colando-o numa folha de cartolina (oriente os alunos a utilizarem uma quantidade ideal de cola/fita adesiva para não estragarem o mapa recém produzido) inclusive a legenda e o título. Pode-se pintar os oceanos e lagos com giz de cera/lápis de cor azul apenas para demarcar melhor os continentes, mas não é obrigatório.

Depois que o mapa estiver pronto prenda-o no quadro utilizando fita adesiva adequada de forma a não danificar o quadro. É possível fazer furações na cartolina, fortificando os furos com fita adesiva e amarrar um barbante que serve para pendurar o mapa num parafuso ou prego já fixado para o uso de mapas na sala de aula.

Faça uma leitura do mapa de forma coletiva de modo a responder a pergunta: Quais os países que mais geram lixo eletrônico? E faça uma comparação entre os continentes. É interessante observar como a produção de lixo eletrônico é menor nas regiões menos desenvolvidas economicamente e maior em regiões mais ricas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Feche a aula com a reflexão sobre o consumo: Não se pode controlar o próprio povo pela força, mas se pode distraí-lo com consumismo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas

Além disso esse plano aborda a unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial (página 392 da BNCC).

A metodologia deste plano baseia-se na “resolução de problemas” e na “sala de aula invertida”. Para completar as atividades propostas os estudantes devem ser capazes de fazer cálculos utilizando do processo “regra de três simples”. Se os estudantes não estiverem aptos para fazerem os cálculos de proporção, ou não for do interesse essa fase da produção cartográfica, pode-se entregar os valores prontos, concentrando a atividade na confecção do mapa de forma colaborativa.

Os estudantes devem conseguir usar régua e compasso.

Na aula que antecede a realização desse plano de aula, solicite aos alunos que se organizem em 7 grupos (América do Norte, América do Sul, África, Europa, Ásia Oriente Médio, Ásia Extremo Asiático e Oceania). Distribua as cópias (imprimir frente e verso) individualmente da seguinte maneira:

  • Os estudantes dos grupos América do Norte e América do Sul recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Américas
  • Os estudantes do grupo África recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - África
  • Os estudantes do grupo Europa recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Europa
  • Os estudantes do grupo Ásia Oriente Médio e Ásia Extremo Asiático recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Ásia
  • Os estudantes do grupo Oceania recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Oceania

Leia as orientações em voz alta para os estudantes e peça para que complete a coluna “Diâmetro dos círculos (mm)” no lar e que tragam os resultados na próxima aula.

Materiais necessários:

  • Cópias A4 com os mapas limpos;
  • Cópias A4 com as orientações de produção e tabela de dados (1 cópia por estudante seguindo o grupo correspondente. Essa etapa é optativa);
  • Fita adesiva;
  • cola escolar;
  • lápis coloridos ou/e giz de cera coloridos;
  • Kit de régua e compasso;
  • Calculadora;
  • Tesoura (não será preciso se as folhas com os mapas já forem filetadas antes da aula)
  • Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro)

Materiais complementares:

Mapas da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B7YUrCnhzQBHDH2jXMhQBJ7dHGqQtrrrKpgjqCSQAQPYegc3qxrw4sEM3bhZ/geo9-18und05-acao-propositiva-mapas-limpos.pdf

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pBtTkw7JwyDEV7vaW62YeFhaB6JAMXJK9X5dzw4BX486JzDShAnCb8nNcAMB/geo9-18und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/amznu8QEnwsBX2nZyFYCRxyVXxFQ5qrbrphzmGHuEZUPpHpCZZqBvkZAHebC/geo9-18und05-acao-propositiva-gabarito.pdf

Para você saber mais:

“O que é lixo eletrônico? Veja dicas de descarte e reciclagem no Brasil” Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml - Acesso em 07/Mar de 2019.

“Resíduo eletrônico” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo_eletr%C3%B4nico - Acesso em 07/Mar de 2019.

“Mapa Dymaxion” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_Dymaxion - Acesso em 07/Mar de 2019.

Origem dos dados:

“The Global E-waste Monitor 2017” - Disponível em: https://www.itu.int/en/ITU-D/Climate-Change/Documents/GEM%202017/Global-E-waste%20Monitor%202017%20.pdf- Acesso em 07/Mar de 2019.

“World Bank Data” - Disponível em: https://data.worldbank.org/ - Acesso em 07/Mar de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia o tema da aula (Lixo eletrônico: Uma abordagem cartográfica) e explicite o tema da aula. Explique que o modo de vida contemporâneo necessita do consumo de uma infinidade de equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets, computadores pessoais e corporativos, TVs digitais, receptores, players de vídeo, livros digitais etc. Explique que os índices de consumo são diretamente proporcionais aos índices de poder de compra da população e que cada país possui índices de consumo de eletrônicos, reciclagem e produção de lixo eletrônico muito particulares. Explique que depois das orientações os estudantes devem se organizar nos seus respectivos grupos para fazerem a atividade proposta e que os 10 minutos finais da aula serão utilizados para a sistematização e fechamento.

Direitos autorais da imagem: Creative Commons CC0 - ”scrap monitors” - https://pxhere.com/en/photo/716524 - Acesso em 24/Fev de 2019

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é importante que o estudante saiba da relação entre problemas ambientais e a produção de alta tecnologia.

Como adequar à sua realidade: Questione os estudantes sobre o descarte de material eletrônico feito por eles. Oriente que há lugares específicos para o descarte de baterias usadas, pilhas e demais materiais eletrônicos. Esses pontos de coleta geralmente estão localizados em mercados, padarias, comércios e agências bancárias. Pergunte aos estudantes se eles já viram esses locais. Em caso negativo, incentive-os a identificar esses pontos de coleta na cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça um levantamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto (Lixo eletrônico). Explique que se classificam como lixo eletrônico todo o descarte advindo de quaisquer equipamentos eletrônicos como smartphones, Tvs, monitores, computadores etc. E que muito comumente fabricantes utilizam matérias primas com graus de toxicidade na fabricação e que por esse motivo o descarte dos equipamentos se torna um problema. Continue explicando que nem todos os países possuem legislação específica para a reciclagem ou descarte desse tipo de lixo que pode ser muito danoso ao meio ambiente e à sociedade.

Como adequar à sua realidade: Pergunte para os estudantes como é feito o descarte de produtos eletrônicos por eles e suas famílias. Existe na cidade um sistema de coleta desse material?

Direitos autorais da imagem: Creative Commons CC0 - ”scrap monitors” - https://pxhere.com/en/photo/716524 - Acesso em 24/Fev de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido do slide: 1 minutos

Orientações: Projete o slide e faça a seguinte pergunta para a sala: O que leva um país a produzir mais ou menos lixo eletrônico? Explique que para responder tais questionamentos é preciso ler e analisar criticamente informações e dados e que a atividade proposta visa a produção de uma mapa.

Direitos autorais da imagem: “Mapa Mundi en blanco” https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mapa_mundi_divisiones_blanco.PNG - Acesso em 8/Fev de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Peça para os estudantes se organizarem nos seus respectivos grupos conforme divisão feita na aula anterior e explique que eles devem dividir as tarefas para completarem a atividade a tempo. Distribua as impressões A4 com os mapas limpos:

  • Grupo América do Norte - mapa da página 4
  • Grupo América do Sul - mapa da página 2
  • Grupo África - mapa da página 5
  • Grupo Europa - Os integrantes irão se dividir e colaborar com os grupos da Ásia Oriente médio e África;
  • Grupo Ásia Oriente médio - mapa da página 6
  • Grupo Ásia Extremo asiático - mapa da página 7
  • Grupo Oceania - mapa da página 8

Observe que as páginas número 1, 3 e 9 ficam com o professor para finalizar a montagem do mapa.

Peça para que todos peguem suas folhas de orientações já preenchidas. Explique a dinâmica da atividade:

1- Os alunos devem comparar os seus dados, no caso de incongruências devem chamar o professor; (fase da produção optativa, salte para a fase 2 se já tiver entregue todos os dados para os alunos)

2- Os alunos devem localizar no mapa os países cujos dados devem ser transferidos da tabela numérica para os círculos coloridos;

3- Os alunos devem transferir os dados da tabela utilizando um compasso escolar e uma régua e pintar o círculo com a cor correspondente;

4- Quando terminarem as marcações, um integrante de cada grupo deve dirigir-se até o quadro e, com a orientação do professor, como num quebra cabeça, montar o mapa.

PS. Acompanhe a produção dos grupos para orientar a produção, se for preciso explique como usar um compasso.

Adaptação da atividade: Por motivo de tempo ou condição dos estudantes, a etapa de cálculo dos raios dos círculos pode ser suprimida e o professor pode entregar os valores para os alunos. O cerne da atividade é o processo para se produzir o mapa, que deve ser adaptada para a realidade da sala de aula.

Materiais complementares:

Mapas da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B7YUrCnhzQBHDH2jXMhQBJ7dHGqQtrrrKpgjqCSQAQPYegc3qxrw4sEM3bhZ/geo9-18und05-acao-propositiva-mapas-limpos.pdf

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pBtTkw7JwyDEV7vaW62YeFhaB6JAMXJK9X5dzw4BX486JzDShAnCb8nNcAMB/geo9-18und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/amznu8QEnwsBX2nZyFYCRxyVXxFQ5qrbrphzmGHuEZUPpHpCZZqBvkZAHebC/geo9-18und05-acao-propositiva-gabarito.pdf

Direitos autorais da imagem: “Mapa Mundi en blanco” https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mapa_mundi_divisiones_blanco.PNG - Acesso em 8/Fev de 2019. Produção cartográfica - Gabriel Apolinário Lopes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Cesse a atividade e ajude os estudantes a terminarem a montagem do mapa colando-o numa folha de cartolina (oriente os alunos a utilizarem uma quantidade ideal de cola/fita adesiva para não estragarem o mapa recém produzido) inclusive a legenda e o título. Pode-se pintar os oceanos e lagos com giz de cera/lápis de cor azul apenas para demarcar melhor os continentes, mas não é obrigatório.

Depois que o mapa estiver pronto prenda-o no quadro utilizando fita adesiva adequada de forma a não danificar o quadro. É possível fazer furações na cartolina, fortificando os furos com fita adesiva e amarrar um barbante que serve para pendurar o mapa num parafuso ou prego já fixado para o uso de mapas na sala de aula.

Faça uma leitura do mapa de forma coletiva de modo a responder a pergunta: Quais os países que mais geram lixo eletrônico? E faça uma comparação entre os continentes. É interessante observar como a produção de lixo eletrônico é menor nas regiões menos desenvolvidas economicamente e maior em regiões mais ricas.

Slide Plano Aula

Orientações: Feche a aula com a reflexão sobre o consumo: Não se pode controlar o próprio povo pela força, mas se pode distraí-lo com consumismo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano