10355
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Combinações que se encaixam

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Identificar e justificar sequências envolvendo uma regularidade.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

Objetivos específicos

Identificar e justificar sequências  envolvendo uma regularidade.

Conceito-chave

Sequências, Padrões.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem sobre formas geométricas. Relembre as formas geométricas mais simples, como o triângulo, círculo, quadrado e retângulo. Se surgirem outras formas geométricas a partir da discussão com a turma, peça para que alguns alunos venham até o quadro e desenhem. No slide 4, explore as formas geométricas que estão sendo apresentadas, fazendo os questionamentos que estão nesse slide.

Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre uma determinada ordem formada por figuras geométricas.
Discuta com a turma:

  • Que outras formas geométricas conhecemos?
  • Como podemos representá-las?
  • Como sabemos que algo está em uma ordem?

Sugestão de Leitura extra: Confira como ensinar Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental, escrito por Santomauro (2009), Álgebra desde cedo, disponível no site da Nova Escola.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem sobre formas geométricas. Relembre as formas geométricas mais simples, como o triângulo, círculo, quadrado e retângulo. Se surgirem outras formas geométricas a partir da discussão com a turma, peça para que alguns alunos venham até o quadro e desenhem. No slide 4, explore as formas geométricas que estão sendo apresentadas, fazendo os questionamentos que estão nesse slide.

Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre uma determinada ordem formada por figuras geométricas.
Discuta com a turma:

  • Que outras formas geométricas conhecemos?
  • Como podemos representá-las?
  • Como sabemos que algo está em uma ordem?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem a sequência de imagens e questionam junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem, para descobrir a sequência da figura.

Discuta com a turma:

  • Você recorda o que é uma sequência?
  • Toda sequência tem um padrão? Como sei identificar esse padrão?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem a sequência de imagens e questionam junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Explique que os alunos terão um desafio adicional nesta atividade, encontrar uma outra maneira de solucionar o mesmo problema. Se possível convide para o quadro, peça que expliquem como chegaram àquela conclusão. Peça a um aluno que não encontrou nenhuma solução que vá também, intervenha sempre que necessário para que não fiquem dúvidas na explicação dos alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem, para descobrir a sequência da figura.

Discuta com a turma:

  • Você recorda o que é uma sequência?
  • Toda sequência tem um padrão? Como sei identificar esse padrão?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Se trocar as cores obteremos a mesma explicação para a solução do problema?
  • Poderíamos trocar os triângulos por outra figura geométrica e mesmo assim formar padrões parecidos?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas, permita que os alunos façam suas explicações.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Se trocar as cores obteremos a mesma explicação para a solução do problema?
  • Poderíamos trocar os triângulos por outra figura geométrica e mesmo assim formar padrões parecidos?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Esse é o momento de sintetizar a aula, e explicar os conceitos matemáticos que envolvem um sequência: regularidades, padrões, ordens etc.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam como identificamos um padrão?
  • Há mais de uma possibilidade de solução para justificar uma sequência?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação das cores e o posicionamento das figuras.

Propósito: Ao realizar esse processo, esperamos que o aluno entenda que possa existir diferentes regularidades presentes em uma sequência.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, em dupla, os alunos leiam a atividade, e tentem utilizando seus lápis de cores completarem os quadros brancos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos no item materiais complementares.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência apresentada.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

Objetivos específicos

Identificar e justificar sequências  envolvendo uma regularidade.

Conceito-chave

Sequências, Padrões.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem sobre formas geométricas. Relembre as formas geométricas mais simples, como o triângulo, círculo, quadrado e retângulo. Se surgirem outras formas geométricas a partir da discussão com a turma, peça para que alguns alunos venham até o quadro e desenhem. No slide 4, explore as formas geométricas que estão sendo apresentadas, fazendo os questionamentos que estão nesse slide.

Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre uma determinada ordem formada por figuras geométricas.
Discuta com a turma:

  • Que outras formas geométricas conhecemos?
  • Como podemos representá-las?
  • Como sabemos que algo está em uma ordem?

Sugestão de Leitura extra: Confira como ensinar Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental, escrito por Santomauro (2009), Álgebra desde cedo, disponível no site da Nova Escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem sobre formas geométricas. Relembre as formas geométricas mais simples, como o triângulo, círculo, quadrado e retângulo. Se surgirem outras formas geométricas a partir da discussão com a turma, peça para que alguns alunos venham até o quadro e desenhem. No slide 4, explore as formas geométricas que estão sendo apresentadas, fazendo os questionamentos que estão nesse slide.

Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre uma determinada ordem formada por figuras geométricas.
Discuta com a turma:

  • Que outras formas geométricas conhecemos?
  • Como podemos representá-las?
  • Como sabemos que algo está em uma ordem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem a sequência de imagens e questionam junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem, para descobrir a sequência da figura.

Discuta com a turma:

  • Você recorda o que é uma sequência?
  • Toda sequência tem um padrão? Como sei identificar esse padrão?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem a sequência de imagens e questionam junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Explique que os alunos terão um desafio adicional nesta atividade, encontrar uma outra maneira de solucionar o mesmo problema. Se possível convide para o quadro, peça que expliquem como chegaram àquela conclusão. Peça a um aluno que não encontrou nenhuma solução que vá também, intervenha sempre que necessário para que não fiquem dúvidas na explicação dos alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem, para descobrir a sequência da figura.

Discuta com a turma:

  • Você recorda o que é uma sequência?
  • Toda sequência tem um padrão? Como sei identificar esse padrão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Se trocar as cores obteremos a mesma explicação para a solução do problema?
  • Poderíamos trocar os triângulos por outra figura geométrica e mesmo assim formar padrões parecidos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas, permita que os alunos façam suas explicações.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Se trocar as cores obteremos a mesma explicação para a solução do problema?
  • Poderíamos trocar os triângulos por outra figura geométrica e mesmo assim formar padrões parecidos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Esse é o momento de sintetizar a aula, e explicar os conceitos matemáticos que envolvem um sequência: regularidades, padrões, ordens etc.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam como identificamos um padrão?
  • Há mais de uma possibilidade de solução para justificar uma sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação das cores e o posicionamento das figuras.

Propósito: Ao realizar esse processo, esperamos que o aluno entenda que possa existir diferentes regularidades presentes em uma sequência.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, em dupla, os alunos leiam a atividade, e tentem utilizando seus lápis de cores completarem os quadros brancos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos no item materiais complementares.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência apresentada.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano