17539
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - O ouro antes dos europeus

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O ouro antes dos europeus

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Canva.

Contexto
O objetivo desta aula é reconhecer a importância do ouro e os diferentes usos dele para as sociedades africanas e americanas antes do contato europeu.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Para estimular os alunos a respeito do tema da aula, disponibilize a imagem com o Meme com um apresentador de televisão. Selecione algumas das questões para ajudá-los a identificarem e refletirem sobre o conteúdo, por exemplo:
- Vocês sabem de alguma sociedade/alguém que tenha ficado rico com ouro?
- Hoje em dia, o ouro é usado com qual finalidade?

Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas via mensagens curtas ou participação em videoconferência, junto aos colegas.

Problematização
Disponibilize aos alunos os trechos de texto sobre o comércio e economia do ouro no Mali, bem como o trecho do relato de Colombo quanto ao ouro americano. Oriente-os a fazerem a leitura atenta dos documentos, procurando analisar, especialmente:
- O ponto de vista europeu: quais os seus interesses naquelas terras?
- O ponto de vista dos africanos e ameríndios: como utilizavam o ouro?

A partir disso,os alunos podem responder as questões propostas no documento ou transcrevê-las no caderno. Ao término, incentive-os a interagirem com os colegas por meio de mensagens ou, se estiver em um momento de videoconferência, abra o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.

Sistematização
Como opção ao desafio de produção de perguntas e respostas, você pode propor que elaborem pequenos textos no formato de cartões de “Você Sabia?”, para tratar a respeito da relação com o ouro  dos diferentes povos estudados. Oriente-os quanto a possibilidade de inserir imagens aos textos elaborados, tornando-os mais interessantes. Eles poderão compartilhar entre os colegas utilizando as redes sociais. Uma sugestão é a de que utilizem sites, como o Canva, para elaborar os cartões ou posts.

Convite às famílias
Convide as famílias a explorarem juntas o site do Museu do Ouro, localizado em Bogotá, Colômbia. Conforme informação do site, o museu possui 34 mil peças de ouro, que culturas ameríndias utilizavam tanto na vida quotidiana como em rituais sagrados. Disponível aqui.

 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_03UND02

(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano:

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas