10354
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Classificando quadriláteros: inclusão de classes.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Propriedades de quadriláteros.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

Objetivos específicos

  • Reconhecer as principais características dos quadriláteros.
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos e o paralelismo de seus lados.
  • Classificar os quadriláteros de acordo com suas propriedades.

Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever e borracha;
  • Lápis de cor;
  • Régua, transferidor e jogo de esquadros;
  • Compasso (opcional);
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leitura ou leitura compartilhada junto aos estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os alunos o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos sobre as características dos quadriláteros no que diz respeito ao paralelismo de seus lados e à medida de seus ângulos, sendo interessante que haja uma variedade de pensamentos. Após pensarem e discutirem sobre o assunto, peça que os alunos preencham o quadro acima e, em seguida, peça que conversem com um colega e completem o quadro com características que ainda não haviam citado. Sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as principais características dos quadriláteros com relação a seus lados, ângulos e diagonais.

Discuta com a turma:

  • Quais as suas principais características dos quadriláteros quando nos referimos ao paralelismo de seus lados às medidas dos ângulos internos?
  • Há características comuns a diversos quadriláteros?
  • Será que a mesma imagem de um determinado quadrilátero pode possuir diversas características?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os alunos o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos sobre as características dos quadriláteros no que diz respeito ao paralelismo de seus lados e à medida de seus ângulos, sendo interessante que haja uma variedade de pensamentos. Após pensarem e discutirem sobre o assunto, peça que os alunos preencham o quadro acima e, em seguida, peça que conversem com um colega e completem o quadro com características que ainda não haviam citado. Sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as principais características dos quadriláteros com relação a seus lados, ângulos e diagonais.

Discuta com a turma:

  • Quais as suas principais características dos quadriláteros quando nos referimos ao paralelismo de seus lados às medidas dos ângulos internos?
  • Há características comuns a diversos quadriláteros?
  • Será que a mesma imagem de um determinado quadrilátero pode possuir diversas características?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas encontradas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Propósito: Classificar os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos, o paralelismo de seus lados e a inclusão de classes.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
  • Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos?
  • Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução para atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas encontradas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Propósito: Classificar os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos, o paralelismo de seus lados e a inclusão de classes.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
  • Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos?
  • Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas encontradas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Propósito: Classificar os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos, o paralelismo de seus lados e a inclusão de classes.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
  • Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos?
  • Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as principais aprendizagens da aula, destacando que eles descreveram principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando tanto o paralelismo dos lados quanto as medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.

Propósito: Sintetizar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido. Para verificar uma resolução proposta clique aqui.

Propósito: Verificar se o aluno Identifica semelhanças e diferenças entre os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos e o paralelismo de seus lados.

Discuta com a turma:

  • Quais são as suas principais características dos paralelogramos, paralelogramos e trapézios no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
  • Há quadriláteros que possuem mais de um nome?
  • Qual dos quadriláteros possui a maior quantidade de características? Eles possuem características comuns?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução para atividade complementar

Resolução para Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leitura ou leitura compartilhada junto aos estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

Objetivos específicos

  • Reconhecer as principais características dos quadriláteros.
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos e o paralelismo de seus lados.
  • Classificar os quadriláteros de acordo com suas propriedades.

Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever e borracha;
  • Lápis de cor;
  • Régua, transferidor e jogo de esquadros;
  • Compasso (opcional);
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os alunos o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos sobre as características dos quadriláteros no que diz respeito ao paralelismo de seus lados e à medida de seus ângulos, sendo interessante que haja uma variedade de pensamentos. Após pensarem e discutirem sobre o assunto, peça que os alunos preencham o quadro acima e, em seguida, peça que conversem com um colega e completem o quadro com características que ainda não haviam citado. Sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as principais características dos quadriláteros com relação a seus lados, ângulos e diagonais.

Discuta com a turma:

  • Quais as suas principais características dos quadriláteros quando nos referimos ao paralelismo de seus lados às medidas dos ângulos internos?
  • Há características comuns a diversos quadriláteros?
  • Será que a mesma imagem de um determinado quadrilátero pode possuir diversas características?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os alunos o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos sobre as características dos quadriláteros no que diz respeito ao paralelismo de seus lados e à medida de seus ângulos, sendo interessante que haja uma variedade de pensamentos. Após pensarem e discutirem sobre o assunto, peça que os alunos preencham o quadro acima e, em seguida, peça que conversem com um colega e completem o quadro com características que ainda não haviam citado. Sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as principais características dos quadriláteros com relação a seus lados, ângulos e diagonais.

Discuta com a turma:

  • Quais as suas principais características dos quadriláteros quando nos referimos ao paralelismo de seus lados às medidas dos ângulos internos?
  • Há características comuns a diversos quadriláteros?
  • Será que a mesma imagem de um determinado quadrilátero pode possuir diversas características?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas encontradas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Propósito: Classificar os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos, o paralelismo de seus lados e a inclusão de classes.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
  • Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos?
  • Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução para atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas encontradas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Propósito: Classificar os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos, o paralelismo de seus lados e a inclusão de classes.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
  • Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos?
  • Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas encontradas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Propósito: Classificar os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos, o paralelismo de seus lados e a inclusão de classes.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
  • Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos?
  • Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
  • Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as principais aprendizagens da aula, destacando que eles descreveram principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando tanto o paralelismo dos lados quanto as medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.

Propósito: Sintetizar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido. Para verificar uma resolução proposta clique aqui.

Propósito: Verificar se o aluno Identifica semelhanças e diferenças entre os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos e o paralelismo de seus lados.

Discuta com a turma:

  • Quais são as suas principais características dos paralelogramos, paralelogramos e trapézios no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
  • Há quadriláteros que possuem mais de um nome?
  • Qual dos quadriláteros possui a maior quantidade de características? Eles possuem características comuns?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução para atividade complementar

Resolução para Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano