17533
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Revolução Verde

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre entender como a modernização do setor agropecuário por meio da inserção de inovações podem incrementar a produção no campo e os impactos ambientais e sociais desse processo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Explique aos alunos que o objetivo desta aula é entender como a modernização do setor agropecuário, por meio de inovações, pode incrementar a produção no campo, e quais são os impactos ambientais e sociais desse processo. Esta aula busca trabalhar a partir da sala de aula invertida, ou seja, exige uma pesquisa prévia dos alunos, em casa. Trata-se de uma estratégia de metodologia ativa, mantendo o aluno como protagonista de seu estudo e sua aprendizagem. A aula será organizada por meio do WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor do respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Divida a turma em grupos com 4 ou 5 alunos. Oriente-os a realizar uma pesquisa prévia, antes da aula, sobre o termo “Revolução Verde” e suas consequências para os países subdesenvolvidos. Solicite que tragam informações sobre o assunto. Envie um artigo para ajudá-los na pesquisa, disponível aqui. Além deste, você pode recomendar alguns artigos que estão no plano de aula. Eles podem fazer uma síntese a respeito da definição do conceito de “Revolução Verde” e suas consequências, ou anotar trechos dos artigos e materiais de pesquisa copiados ou impressos. Não esqueça de solicitar que anotem a fonte de pesquisa. Envie um áudio com um trecho selecionado sobre a "Revolução Verde", disponível aqui. Incentive-os a comentá-lo. Tempo estimado de 15 minutos.

Problematização
Com base no trecho lido e na pesquisa realizada pelos grupos, oriente-os a discutirem e sistematizarem o resultado da discussão. O que vocês entendem pelo termo "Revolução Verde"? Quais são os impactos ambientais e sociais desse processo nos países subdesenvolvidos? Tempo estimado de 30 minutos.

Ação propositiva
Agora, com base no que discutiram, oriente-os a montarem um mapa conceitual para compreenderem a definição e os desdobramentos da "Revolução Verde" nos países subdesenvolvidos. Veja um exemplo no plano de aula. Mapa conceitual é uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Ele consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem em que o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. Oriente-os que o termos do mapa devem ser sempre interligados por meio de verbos para sintetizar e sistematizar o conteúdo. Tempo estimado: 25 minutos.

Sistematização
Professor, solicite que os grupos enviem seus mapas conceituais no WhatsApp da turma, para que possam averiguar o que escreveram e fazer comparações. Se achar melhor, pode pedir que apresentem o que escreveram e como montaram seus mapas. Dessa forma, poderão trocar informações sobre o tema proposto, "Revolução Verde", e compreender o processo como um todo. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem ao documentário sobre a "Revolução Verde", disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_13UND03

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas