Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide nº 2 “O cotidiano e novas tecnologias” evidenciando o tema da aula para os estudantes e deixando claro como esse é um assunto atual e que seu entendimento é essencial à compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e explique que, depois de orientados, os alunos farão uma atividade de rotação de estações.
A atividade em rotação de estações consistirá na formação de 5 grupos de trabalho. Cada grupo será uma estação e nela o aluno deverá responder a uma questão. A resposta será coletiva, elaborada com o grupo, porém depois dos estudantes rotacionarem aleatoriamente para outras mesas, novos grupos serão formados também de forma aleatória. Ao final dos ciclos de rotação, o estudante terá passado por todas as estações e, portanto, terá respondido à todas as questões.
A escolha das estações deve ser feita de forma aleatória por cada estudante para que trabalhem com diferentes colegas.
Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Views_of_the_LHC_tunnel_sector_3-4%2C_tirage_1.jpg. Acesso em 01 de Maio de 2019
Contextualização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: Projete o slide nº 3 “As transformações do cotidiano” e inicie a aula explicando como o mundo globalizado é permeado por tecnologias que muitas vezes não nos damos conta de como são recentes. Saliente como a informática e as telecomunicações revolucionaram o funcionamento do mundo e que essas tecnologias foram desenvolvidas nos últimos 100 anos. Faça uma comparação com o desenvolvimento de outras técnicas e tecnologias e como a sociedade se transformou com esse desenvolvimento.
Explique que o gênero homo (da qual a espécie humana faz parte) surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos. Esses hominídeos não pertenciam a nossa espécie porém já conseguiam fabricar ferramentas rudimentares feitas de pedra, madeira e ossos. O uso do fogo ocorreu há 400 mil anos por populações de homo erectus. A espécie humana (homo sapiens) surgiu há aproximadamente 300 mil anos no continente africano porém os mais antigos fósseis de homo sapiens com feições modernas foram datados com 125 mil anos. Várias transformações técnicas, como o desenvolvimento de novas ferramentas e armas, foram gradativamente sendo criadas até a chamada revolução do neolítico (12.500 anos). Ou seja, existia um padrão de desenvolvimento de novas técnicas que demoravam dezenas ou centenas de milhares de anos para ocorrerem, porém o tempo de desenvolvimento de novas técnicas se deu de forma cada vez mais rápida e intensa.
O surgimento da ciência moderna culminou com avanços científicos que transformaram o próprio funcionamento das sociedades.
É notório como os ciclos tecnológicos são curtos atualmente. Veículos automotores com escala industrial de fabricação existem há 110 anos aproximadamente, as montadoras já vendem veículos elétricos que irão substituir totalmente os de combustão interna nos próximos 30 anos. Para fins de comparação, a tração animal foi utilizada constantemente por mais de 13.000 anos e ainda é utilizada hoje.
A ideia central da etapa de contextualização é deixar claro como os avanços tecnológicos são rápidos atualmente, com ciclos tecnológicos de poucos anos, diferente dos milhares ou centenas de anos que sociedades primitivas ou antigas exibiam.
O uso dos veículos à combustão interna X tração animal
Enciclopédias no formato de livro impresso X enciclopédias digitais
Envio de cartas manuscritas X telecomunicações modernas (videoconferência, mensagens instantâneas, email)
Relógios de Sol, água, pêndulo X relógios portáteis de quartzo, relógios atômicos de alta precisão
Conhecimento prático de rotas e caminhos X Uso de GPS roteável para encontrar os melhores caminhos
Como adequar à sua realidade: Adapte os exemplos de mudanças tecnológicas para se adequarem no cotidiano dos estudantes. Faça um levantamento prévio de mudanças na vida do aluno. Incentive a participação dos estudantes nessa etapa da aula.
Para você saber mais:
“Evolução humana” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana - Acesso em 24/Fev de 2019
“Técnica e Tecnologia” Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tecnica-tecnologia.htm - Acesso em 25/Fev de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide nº 4 “O que será inventado hoje que transformará o mundo?” e faça a pergunta para os estudantes. Se os ciclos tecnológicos são tão curtos e a cada dia novas tecnologias transformam a sociedade, qual será o próximo passo?
Como adequar à sua realidade: Adapte os exemplos de mudanças tecnológicas para se adequarem no cotidiano dos estudantes. Incentive a participação dos estudantes nessa etapa da aula.
Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/02/Webb_Space_Telescope.jpg. Acesso em 01 de Maio de 2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Os alunos devem se organizar em grupos de aproximadamente 5 indivíduos para responder em grupos as questões. Cada estudante anotará sua resposta de forma individual, porém, somente depois de discuti-la em grupo. A formação dos grupos deve ser completamente aleatória.
Sobre as mesas/carteiras será colocada uma pergunta que deve ser respondida naquela estação. O arquivo pode vir de impressão ou manuscrito em folha A4. O tempo em cada uma das estações é de 6 minutos. Depois desse tempo o professor deve dar o comando para trocarem de estação até que os estudantes passem por todas.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Cesse a atividade e separe o quadro em 4 espaços e peça para que os estudantes escrevam cada uma das suas respostas no espaço correspondente. Depois que as primeiras respostas forem escritas peça para que outros alunos adicionem mais informações para que a mesma se torne mais completa.
Nesse momento é interessante que o professor auxilie na construção das respostas mas deixando claro que elas podem variar e que não existe uma única solução para esses questionamentos que são conceituais e abertos à várias propostas.
Possíveis respostas:
- O computador pessoal representa o ápice tecnológico do século XXI?
Não, embora seja um item de uso muito comum em todo o mundo, ele representa muito mais o final dos anos 90 e início do século XXI. As tecnologias/produtos que representam o século XXI são relacionadas aos aparelhos portáteis como tablets e celulares, uso de internet de banda larga, consumo de multimídia.
- Se existem automóveis super tecnológicos atualmente, qual o motivo pelo qual algumas pessoas ainda utilizam tração animal para o trabalho?
O acesso às soluções tecnológicas não é universal. As desigualdades sociais (que são extremamente profundas) criam nichos de mercado que não podem ser acessados por todas as pessoas. Dessa forma, mesmo que para transportar cargas, camionetes e caminhões sejam muito eficientes, muitas pessoas ainda recorrem aos cavalos, camelos e bois para o trabalho de transporte.
- É da natureza humana o desenvolvimento técnico e tecnológico? A velocidade de desenvolvimento sempre foi a mesma?
A inteligência e a inventividade são as principais características humanas, porém elas se manifestaram de forma muito gradativa e lenta no início da humanidade e foram acelerando com o passar das épocas pré históricas e históricas. O século XX e suas dinâmicas sociais permitiram o desenvolvimento de mais novas soluções/invenções do que os últimos 100.000 anos da pré história/história humana.
- Qual o próximo desenvolvimento técnico/tecnológico que transformará a sociedade?
A engenharia genética, a inteligência artificial e o desenvolvimento de novos materiais são as áreas que mais recebem investimento em pesquisas atualmente. Dessa forma é de se esperar que essas tecnologias modifiquem completamente as atividades humanas nas mesmas proporções que o uso de máquinas a vapor ou combustão interna geraram. É absurda a idéia de que a humanidade não passará por mudanças críticas nas próximas décadas. A questão cerne é sempre o acesso: Quem poderá ter acesso a essas maravilhas tecnológicas e quem ficará fadado a utilizar em pleno século XXI a tração animal para trabalhar?
Sistematização
Orientações: Feche a aula com a leitura da frase do geógrafo Milton Santos. Ela conversa perfeitamente com a questão n°4 da ação propositiva.