Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Google Meet e WhatsApp
Valor trabalhado
Problematização
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é relacionar o desenvolvimento de novas tecnologias com transformações que podem ser observadas no cotidiano. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida via Google Meet, mas poderá ser adaptada para WhatsApp ou e-mail. Professor, procure agendar um dia e horário com a turma para que a aula ocorra de forma síncrona. No vídeo disponível aqui, é possível aprender o recurso. Peça para os alunos organizarem um local silencioso para a aula. Nesta aula, a problematização estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
No dia e horário agendado, envie pelo WhatsApp (ou e-mail) da classe o link da sala do Google Meet. Assim que todos se conectarem, projete o slide nº 3, disponível aqui. Inicie a aula explicando como o mundo globalizado é permeado por tecnologias, e que muitas vezes não nos damos conta de como elas são recentes. Saliente como a informática e as telecomunicações revolucionaram o funcionamento do mundo e que essas tecnologias foram desenvolvidas nos últimos 100 anos. Faça uma comparação com o desenvolvimento de outras técnicas e tecnologias, e como a sociedade se transformou com esse desenvolvimento. A ideia central da etapa de contextualização é deixar claro como os avanços tecnológicos são rápidos atualmente, com ciclos de poucos anos, diferente dos milhares ou centenas de anos de que sociedades primitivas ou antigas precisaram. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Projete o slide nº 4, disponível aqui. Pergunte aos alunos: “O que será inventado hoje que transformará o mundo? Se os ciclos tecnológicos são tão curtos e a cada dia novas tecnologias transformam a sociedade, qual será o próximo passo?". Escute-os e incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado de 5 minutos.
Ação propositiva
Professor, você precisará organizar a sala em 4 grupos. Diga aos alunos que eles devem conversar com os integrantes de suas equipes pelo WhatsApp. No slide nº 5, disponível aqui, temos 4 perguntas. Você deve mostrar 1 pergunta diferente para cada grupo, podendo usar o WhatsApp para enviá-las. Explique que cada grupo terá 8 minutos para se organizar e responder à questão. Acompanhe-os pela câmera. Depois de 8 minutos, troque a pergunta dos grupos e dê mais 8. Faça isso até que os 4 grupos tenham respondido às 4 perguntas. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Agora é hora de sistematizar. Peça que pelo menos 1 aluno de cada grupo leia as respostas. Proponha uma discussão, deixe os alunos comentarem as respostas e faça intervenção, se for necessário. Incentive-os a participar. Feche a aula com a leitura da frase do geógrafo Milton Santos. Ela conversa perfeitamente com a questão n°4 da ação propositiva. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem ao vídeo sobre a Internet das Coisas, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula num debate com seus filhos.
Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo
Código: GEO9_11UND03
(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes