17530
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Problemas relacionados à poluição industrial na China

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre analisar os problemas relacionados à poluição industrial na China, propondo resolução de problemas baseado na metodologia ativa “design thinking”.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_10UND04

Ferramentas sugeridas
- WhatsApp ou E-mail
- Google Meet ou Zoom

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é analisar os problemas relacionados à poluição industrial na China, propondo resolução de problemas baseado na metodologia ativa “design thinking”. Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A abordagem será sobre a poluição industrial na China, que tem causados sérias consequências para a sociedade e para o meio ambiente, sendo motivo de preocupação mundial, uma vez que o país é a maior economia do mundo da atualidade. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie para os alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem as fotos e lerem o texto. Comente que a China possui cerca de um quinto da população mundial, e é o terceiro em extensão territorial. Sendo assim, o país possui amplo número de trabalhadores, o que permite às indústrias espalhadas pelo país contratarem mão de obra mais barata e, consequentemente, obter ganhos maiores na produção. Essa conjuntura aliada ao fato de os sindicatos e governos não fiscalizarem as condições de trabalho, viabiliza exportar seus produtos a preços bastante atrativos para o restante do mundo, dando ao país o título de uma das maiores economias mundiais desde a década de 1980. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Envie para os alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio e peça para eles analisarem as imagens e lerem as problematizações. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre a poluição industrial chinesa. Juntamente com a industrialização, aconteceu o processo de urbanização e, devido à falta de planejamento, de aplicação de leis e de conscientização, a contaminação do ar e das águas no país chega a níveis alarmantes. Deixe claro que não é para responder aos questionamentos, mas incentive-os a enviar mensagens para debater com a classe. Tempo estimado 15 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique passo a passo essa etapa. Envie este arquivo que detalha a atividade a ser feita. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. A aula é baseada na metodologia ativa denominada “design thinking”. Aqui será feita em uma versão de curta duração. O papel do professor, como mediador, é de extrema importância para organizar a atividade. Por ser um trabalho colaborativo, peça para que eles conversem entre si a fim de chegar a uma decisão. Deixe claro que é importante emitir a opinião, mas também é indispensável ouvir os colegas. Eles devem marcar um momento síncrono (Google Meet) e um aluno criará o quadro com os post-it (mas pode usar papel) enquanto os outros vão discutindo e ajudando. Tempo estimado 45 minutos.

Sistematização
Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e apontamentos de possíveis soluções para os problemas evidenciados no material analisado. Peça que cada grupo mostre as ideias e sugestões para a sala, já elencadas nos post-it (ou papel) por ordem de importância. A partir das decisões tomadas por cada grupo e hora de elaborar um quadro síntese com aquelas que forem consideradas as melhores opções (deixe claro que a decisão não é uma disputa). Nessa fase final, o seu papel de orientação na busca de direcionar a decisão é fundamental, busque ser o mais democrático possível atendendo ao maior número de alunos no apontamento das decisões. É esperado que eles compreendam que, apesar elencarem e votarem nas ideias que eles consideram mais urgentes/importantes de serem colocadas em prática, os problemas não são fáceis de serem solucionados. Decisões tomadas em conjunto contribuem para o exercício da argumentação e formação de opinião. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a reportagem sobre a poluição na China, disponível aqui. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_10UND04

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas