17529
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Meio ambiente e crescimento econômico da China

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre identificar e compreender as consequências do crescimento econômico chinês na qualidade de vida dos cidadãos chineses.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lara D'Assunção Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_09UND03

Ferramentas sugeridas
- WhatsApp ou E-mail
- Google Docs ou Word

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
o objetivo dessa aula é identificar e compreender as consequências do crescimento econômico chinês na qualidade de vida dos cidadãos chineses. Fale para a turma que nessa aula eles irão analisar a face negativa do crescimento econômico que é refletida na qualidade de vida dos cidadãos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Professor, solicite que os alunos abram um mapa mundi e localize a China, eles podem visualizar na Internet também. Faça uma breve revisão sobre a China. Destaque, com a ajuda do mapa, os aproximadamente 9.572.900 km² de área, o que faz da China o terceiro maior país do mundo. Ressalte que em muitos aspectos o desenvolvimento do país foi determinado pela sua geografia, pois a China tem desertos, montanhas e bacias hidrográficas férteis, permitindo grande variedade de produtos primários e modos de produção. O crescimento econômico também foi impulsionado pela criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), a partir de 1979, quando passou a ser permitido que as empresas estrangeiras investissem capital e tecnologia em associação ou não com empresas estatais chinesas. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Envie para os alunos a imagem disponível aqui. Grave um áudio comentando sobre a dimensão da degradação ambiental e suas consequências na vida dos cidadãos chineses. É primordial que se coloque a face desigual da lógica capitalista globalizante. Isto é, para que um país alcance o desenvolvimento e seja competitivo no mercado mundial, é necessário retirar grande parte dos recursos naturais renováveis e não renováveis. Peça para que eles digam quais seriam esses problemas urbanos vividos pelos chineses. Dentre as respostas esperadas, pode ter: falta de moradias, congestionamento, lixo urbano, aumento da poluição sonora e do ar, chuva ácida, poluição das águas, etc. No Plano de Aula, há muitos argumentos para te ajudar nesta etapa, professor. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique passo a passo essa etapa. É primordial que você tente fazer sozinho o origami em casa para poder ajudar os alunos na aula. Envie um modelo para o grupo para que os alunos vejam como ficará no final. Neste link há uma explicação de como fazer o origami. Explique que nessa parte da aula os alunos irão conhecer a prática do origami. Ela consiste em fazer dobraduras com papel que podem virar brincadeiras ou esculturas. Origami é uma palavra japonesa, que significa literalmente “dobrar papel”. Reitere que o objetivo da aula é pensar a relação entre o crescimento econômico da China e a queda da qualidade de vida dos cidadãos chineses. Sendo assim, o origami traz uma outra percepção da nossa relação com a natureza por ser uma prática milenar ligada diretamente à natureza. Para todos os detalhes, vídeos e prendas que farão parte dessa parte, acesse o Plano de Aula. Incentive-os a enviar suas produções para a turma. Tempo estimado de 50 minutos.

Sistematização
Por fim, envie a tabela para essa etapa aqui. Após a resolução de todas as cores e prendas, peça para que os alunos montem dois quadros: uma de três colunas e oito linhas e outra de três colunas e uma linha maior, tal como no link acima (eles podem usar o Google Docs ou Word também). Confira alguns quadros preenchidos pelos alunos e tire dúvidas. O importante é o aluno chegar ao final dessa aula consciente de que os problemas urbanos vividos pelas grandes potências declinam a qualidade de vida dos cidadãos, mesmo que eles estejam na camada privilegiada dos países do mundo. Além disso, eles devem entender que as soluções existem, mas não são praticadas suficientemente a ponto de reverter o quadro. Tempo estimado de 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem a reportagem sobre a China, disponível aqui. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_09UND03

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas