Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano:
Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade visa analisar a integração mundial comparando diferentes interpretações sobre o uso dos termos: globalização, mundialização e internacionalização. Em relação a esta aula o objetivo é verificar se a compreensão dos termos ficou clara para os alunos por meio da realização de um desafio.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também lápis preto, caneta, borracha e uma folha contendo as respostas para o desafio disponível no arquivo: “material complementar - ação propositiva”, palito de sorvete.
Será necessário também um relógio para você cronometrar o tempo de resposta de cada questão do desafio.
Material complementar:
Contextualização:
Problematização:
Ação Propositiva:
Sistematização
Para você saber mais:
Os termos globalização, mundialização e internacionalização são utilizados muitas vezes de formas indistintas. Esta aula tem o objetivo de diferenciá-los a partir de suas características mais relevantes, para tanto, é necessário nos embasamos em alguns autores que estabelecem diferenciais entre eles.
Globalização:
O termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da década de 1960 e desde então não possui uma definição única aceita. De forma geral globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais. Dentre suas características figuram a ligação à localidades distantes, impulsionamento do comércio mundial com movimentação de capital, avanços dos meios de comunicação e de transporte (HIRST THOMPSON, 1998; GIDDENS, 1991).
Mundialização:
O termo é constantemente utilizado como sinônimo de globalização. Mas autores como o historiador e cientista político René Dreifuss (1996), e o sociólogo Renato Ortiz (1994) se referem a ele como um processo que envolve a cultura, associado principalmente aos modos de viver e pensar. Sendo assim, para esta aula o termo mundialização estará relacionado às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares.
Internacionalização:
Corresponde ao aumento das trocas econômicas envolvendo aspectos políticos e culturais que resultam na ampliação das fronteiras nacionais, ou seja, no aumento da extensão geográfica (HAESBAERT; LIMONAD, 2007). No Brasil a aplicação do conceito perpassa por várias áreas e acaba por resultar uma série de relações internacionais, principalmente na atuação de empresas no exterior e nas últimas décadas envolvendo também setores da educação, tanto do ensino superior, como de escolas particulares de ensino fundamental e médio.
Nas empresas essas relações acontecem quando ela passa a comercializar os seus produtos e serviços em mercados externos por meio de exportação e abertura de lojas em outros países, por exemplo. Já as universidades passaram a praticar intercâmbios, aceitar dupla titulação, desenvolvimento de projetos em parceria com universidades estrangeiras, dentre outros programas que envolvem dois ou mais países. Nas escolas particulares de ensino fundamental e médio a internacionalização acontece quando disponibilizam ensino bilíngue, programa High School, na qual o aluno cursa uma parte ou todo o ensino médio em uma instituição de ensino no exterior, além de exames de proficiência de língua estrangeira.
DREIFUSS, René Armand. A época das perplexidades: Mundialização, Globalização e Planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. 2.ed. São Paulo: UNESP, 1991.
HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas e outras coisas, Rio de Janeiro - RJ, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.
HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida>. Acesso em: 01 dez. 2018.
Contextos prévios:
É necessário que o aluno tenha compreensão do significado e das principais características que abarcam os termos globalização, mundialização e internacionalização, para tanto é fundamental que eles tenham estudado em casa e pesquisado previamente o significado e uso adequado de cada termo (aula invertida/ flipped learning).
É pertinente também que cada grupo tenha um nome, uma identificação. Se optar por essa sugestão, peça que a escolha seja feita antecipadamente, assim como a escolha dos componentes do grupo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos; a sugestão é que sejam formados quatro ou cinco dependendo do número de alunos da classe. A temática da aula é sobre a compreensão dos termos internacionalização, mundialização e globalização. Comunique a eles sobre esse desafio e a necessidade de pesquisarem e estudarem o tema antecipadamente. Essa preparação é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, dicionário, livros. Oriente-os a pesquisarem em fontes confiáveis evitando blogues e sites de informações compartilhadas como o wikipedia. Uma ótima opção são os próprios livros didáticos. A seguir há uma lista de sites com conteúdos confiáveis.
A partir da disponibilidade de material que há em sua unidade escolar, separe e indique os que podem ser consultados pelo aluno. Se houver sala com acesso à internet verifique com a gestão de sua escola sobre a possibilidade de usarem o espaço em horário invertido ao da aula para fazerem a pesquisa.
O material contendo as respostas pode ser entregue impresso pelo professor ou feito pelo aluno.
Caso seja possível sugerimos imprimir as respostas: globalização, mundialização e internacionalização em papel mais grosso, recortar e colar em palito de sorvete, criando assim plaquinhas.
Para você saber mais:
BEZERRA, Juliana. Globalização. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/globalizacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.
CARDOSO, Marcelo. Mundialização. Disponível em: <http://www.trabalhosescolares.net/mundializacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Cresce a necessidade pela Internacionalização de empresas brasileiras. Revista Exame. Disponível em: <ttps://exame.abril.com.br/negocios/dino/cresce-a-necessidade-pela-internacionalizacao-de-empresas-brasileiras/>. Acesso em: 17 dez. 2018.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.
PENA, Rodolfo F. Alves. Fases da globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fases-globalizacao.htm>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia desta imagem. Pergunte se eles concordam que há o uso recorrente dos termos, principalmente pela mídia. É importante eles já terem compreendido que sim, que é frequente, o que torna oportuno diferenciar a concepção de cada um deles.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou entregue uma cópia deste slide para cada turma, você pode optar também por escrever no quadro ou simplesmente falar. Diante das contestações é importante ouvir as respostas para ter uma prévia de como foram os estudos e pesquisas realizados em casa. É nesse momento também que você deverá esclarecer eventuais dúvidas. Deixe claro o princípio que escolhemos para diferenciar a globalização da mundialização, que é o viés cultural.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Os grupos já deverão estar divididos, 4 ou 5 dependendo do número de alunos de sua sala de aula. Elenque no quadro o nome de cada grupo, caso eles tenham escolhido antecipadamente, ou numere-os, para que você possa marcar os acertos.
Explique que o desafio consiste em identificar 5 situações, para tanto eles terão 5 minutos para ler cada uma, discutir com o grupo e escolher a resposta entre globalização, mundialização e internacionalização, só vale selecionar uma, sendo que duas delas se repetem. A resposta deverá ser mostrada por todos os grupos simultaneamente ao final do tempo, mas lembre de avisá-los 15 segundos antes para que possam se preparar.
Para ficar mais emocionante faça contagem regressiva: 10, 9, 8...1, e todos mostram simultaneamente a plaquinha/resposta selecionada.
Assim que todos tiverem dado a resposta revele a opção correta e anote no quadro um ponto para os grupos que acertarem. Neste momento você pode falar um pouco mais dos aspectos que envolvem a resposta correta, apontando a característica predominante.
Situação 01 (slide 06)
Resposta: internacionalização
O print da reportagem traz uma situação clara de internacionalização da empresa, que busca ampliar sua atuação no exterior por meio da abertura de novas lojas e novos mercados consumidores.
Situação 02 (slide 07)
Resposta: globalização
O texto traz uma série de referências de produtos importados que podem ser adquiridos no Brasil. Esse fato denota características atribuídas ao processo de globalização, como a integração comercial entre diferentes países, e também as relações políticas, já que para produtos estrangeiros serem comercializados legalmente no Brasil devem respeitar as normas e leis do país.
Situação 03 (slide 09)
Resposta: internacionalização
A propaganda fictícia de uma escola particular tem como atrativo um currículo bilíngue. Esse é um dos diferenciais de instituições de ensino que buscam a internacionalização. Outras características da internacionalização voltada ao ensino fundamental e médio são as propostas de intercâmbio, convênios internacionais e viagens de estudos.
Situação 04 (slide 10):
resposta: globalização
O excerto da reportagem aborda um dos efeitos negativos da globalização que é a disseminação da criminalidade, no exemplo relata o tráfico de pessoas. No caso da Europa, por ser um continente com muitos países, não cabe o combate por um único deles, são necessárias ações conjuntas.
Situação 05 (slide 11):
Resposta: mundialização
O texto e a imagem são utilizados para demonstrar como hábitos considerados não tradicionais de uma determinada cultura que acabam por se difundir, caracterizando o processo de mundialização.
É esperado que com o estudo prévio das concepções e características dos termos os alunos identifiquem as situações e respondam de forma correta.
Como adequar à sua realidade:
No material complementar está inserido a resposta para impressão, mas você pode solicitar que o aluno utilize uma folha de caderno e copie, caso opte por essa alternativa, já solicite que façam no início da aula. Fica também a sugestão de imprimir ou escrever em papel mais grosso e colar um palito de sorvete, criando assim uma plaquinha.
Ação Propositiva
Orientações: Situação 01. Resposta: Internacionalização.
O print da reportagem traz uma situação clara de internacionalização da empresa, que busca ampliar sua atuação no exterior por meio da abertura de novas lojas e novos mercados consumidores.
Fonte: SALOMÃO, Karin. Alpargatas, dona da Havaianas mantém plano de ser mais internacional. Revista Exame, 14/05/2018. Disponível em:
Ação Propositiva
Orientações: Situação 02. Resposta: Globalização.
O texto traz uma série de referências de produtos importados que podem ser adquiridos no Brasil. Esse fato denota características atribuídas ao processo de globalização, como a integração comercial entre diferentes países, e também as relações políticas, já que para produtos estrangeiros serem comercializados legalmente no Brasil devem respeitar as normas e leis do país.
Ação Propositiva
Orientações: Situação 02. Resposta: Globalização.
O texto traz uma série de referências de produtos importados que podem ser adquiridos no Brasil. Esse fato denota características atribuídas ao processo de globalização, como a integração comercial entre diferentes países, e também as relações políticas, já que para produtos estrangeiros serem comercializados legalmente no Brasil devem respeitar as normas e leis do país.
Ação Propositiva
Orientações: Situação 03. Resposta: Internacionalização.
A propaganda fictícia de uma escola particular tem como atrativo um currículo bilíngue. Esse é um dos diferenciais de instituições de ensino que buscam a internacionalização. Outras características da internacionalização voltada ao ensino fundamental e médio são as propostas de intercâmbio, convênios internacionais e viagens de estudos.
Ação Propositiva
Orientações: Situação 04. Resposta: Globalização.
O excerto da reportagem aborda um dos efeitos negativos da globalização que é a disseminação da criminalidade, no exemplo relata o tráfico de pessoas. No caso da Europa, por ser um continente com muitos países, não cabe o combate por um único deles, são necessárias ações conjuntas.
Fonte: Tragédia no Mediterrâneo pressiona UE a tomar atitude sobre tráfico de pessoas. BBC Brasil, 19/04/2015. Disponível em:
Ação Propositiva
Orientações: Situação 05. Resposta: Mundialização.
O texto e a imagem são utilizados para demonstrar como hábitos considerados não tradicionais de uma determinada cultura que acabam por se difundir, caracterizando o processo de mundialização.
Fonte: Cibele Oliveira.
Dados disponíveis em: BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Mercado de Café na Coreia do Sul. Brasília-DF, 2017. Disponível em:
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: A partir dos resultados obtidos é o momento dos alunos refletirem e socializarem sobre o desempenho da equipe.
Se o grupo acertou somente uma ou duas questões é necessário enaltecer a importância de terem pesquisado e estudado em casa e tirar eventuais dúvidas com o professor. Se acertou três ou quatro e o momento de analisar onde aconteceu a interpretação errada e retomar as concepções de cada conceito.
Além de socializar os resultados é pertinente reforçar o conteúdo e incentivá-los a exemplificar processos de mundialização e internacionalização que acontecem no Brasil. Como exemplos de internacionalização é esperado que ele citem escolas bilíngues, presença de empresas estrangeiras no município que residem, empresas nacionais que eles sabem que possuem atuação no exterior. Em relação à mundialização é esperado que mencionem a presença de redes de fast food que comercializam comidas consideradas típicas de outros países como hambúrgueres e orientais; a realização de festas tradicionais de outros países como o Halloween; a aquisição de hábitos de leituras como os dos mangás.
Como adequar a sua realidade:
Solicite que eles citem exemplos de internacionalização e mundialização existentes no município onde se localiza a unidade escolar.