17528
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Diferenciar Internacionalização, mundialização e globalização

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender situações e fatos a fim de diferenciar as características e aspectos da internacionalização, da mundialização e da globalização.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade visa analisar a integração mundial comparando diferentes interpretações sobre o uso dos termos: globalização, mundialização e internacionalização. Em relação a esta aula o objetivo é verificar se a compreensão dos termos ficou clara para os alunos por meio da realização de um desafio.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também lápis preto, caneta, borracha e uma folha contendo as respostas para o desafio disponível no arquivo: “material complementar - ação propositiva”, palito de sorvete.

Será necessário também um relógio para você cronometrar o tempo de resposta de cada questão do desafio.

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qNdHFzsaQc5sRDgxsyQsqsSH6hzDDbrwQNTu2X3dS2R4qGsatCGYpMS6gfgN/geo9-05und03-contextualizacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HjZHgkHEby4uhvQmqsRmdRqsBttewhjbe6dNhb4AdSfmyyHdWmeZa2DuaG6z/geo-05und03-problematizacao.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6k5fzG8tWrKKDugPBDXD6uZfNf8bbRUmjdmXnWYC3YkqqB8fGFkgNGz9eqkK/geo9-05und03-acao-propositiva.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CmTbrN3S2BhY2AeXcgb5njrVqRerC6mUZGQ9wRAwAZM5HKZtMnBfVyVVbQP3/geo9-05und03-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Os termos globalização, mundialização e internacionalização são utilizados muitas vezes de formas indistintas. Esta aula tem o objetivo de diferenciá-los a partir de suas características mais relevantes, para tanto, é necessário nos embasamos em alguns autores que estabelecem diferenciais entre eles.

Globalização:

O termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da década de 1960 e desde então não possui uma definição única aceita. De forma geral globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais. Dentre suas características figuram a ligação à localidades distantes, impulsionamento do comércio mundial com movimentação de capital, avanços dos meios de comunicação e de transporte (HIRST THOMPSON, 1998; GIDDENS, 1991).

Mundialização:

O termo é constantemente utilizado como sinônimo de globalização. Mas autores como o historiador e cientista político René Dreifuss (1996), e o sociólogo Renato Ortiz (1994) se referem a ele como um processo que envolve a cultura, associado principalmente aos modos de viver e pensar. Sendo assim, para esta aula o termo mundialização estará relacionado às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares.

Internacionalização:

Corresponde ao aumento das trocas econômicas envolvendo aspectos políticos e culturais que resultam na ampliação das fronteiras nacionais, ou seja, no aumento da extensão geográfica (HAESBAERT; LIMONAD, 2007). No Brasil a aplicação do conceito perpassa por várias áreas e acaba por resultar uma série de relações internacionais, principalmente na atuação de empresas no exterior e nas últimas décadas envolvendo também setores da educação, tanto do ensino superior, como de escolas particulares de ensino fundamental e médio.

Nas empresas essas relações acontecem quando ela passa a comercializar os seus produtos e serviços em mercados externos por meio de exportação e abertura de lojas em outros países, por exemplo. Já as universidades passaram a praticar intercâmbios, aceitar dupla titulação, desenvolvimento de projetos em parceria com universidades estrangeiras, dentre outros programas que envolvem dois ou mais países. Nas escolas particulares de ensino fundamental e médio a internacionalização acontece quando disponibilizam ensino bilíngue, programa High School, na qual o aluno cursa uma parte ou todo o ensino médio em uma instituição de ensino no exterior, além de exames de proficiência de língua estrangeira.

DREIFUSS, René Armand. A época das perplexidades: Mundialização, Globalização e Planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.

GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. 2.ed. São Paulo: UNESP, 1991.

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas e outras coisas, Rio de Janeiro - RJ, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida>. Acesso em: 01 dez. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que o aluno tenha compreensão do significado e das principais características que abarcam os termos globalização, mundialização e internacionalização, para tanto é fundamental que eles tenham estudado em casa e pesquisado previamente o significado e uso adequado de cada termo (aula invertida/ flipped learning).

É pertinente também que cada grupo tenha um nome, uma identificação. Se optar por essa sugestão, peça que a escolha seja feita antecipadamente, assim como a escolha dos componentes do grupo.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos; a sugestão é que sejam formados quatro ou cinco dependendo do número de alunos da classe. A temática da aula é sobre a compreensão dos termos internacionalização, mundialização e globalização. Comunique a eles sobre esse desafio e a necessidade de pesquisarem e estudarem o tema antecipadamente. Essa preparação é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, dicionário, livros. Oriente-os a pesquisarem em fontes confiáveis evitando blogues e sites de informações compartilhadas como o wikipedia. Uma ótima opção são os próprios livros didáticos. A seguir há uma lista de sites com conteúdos confiáveis.

A partir da disponibilidade de material que há em sua unidade escolar, separe e indique os que podem ser consultados pelo aluno. Se houver sala com acesso à internet verifique com a gestão de sua escola sobre a possibilidade de usarem o espaço em horário invertido ao da aula para fazerem a pesquisa.

O material contendo as respostas pode ser entregue impresso pelo professor ou feito pelo aluno.

Caso seja possível sugerimos imprimir as respostas: globalização, mundialização e internacionalização em papel mais grosso, recortar e colar em palito de sorvete, criando assim plaquinhas.

Para você saber mais:

BEZERRA, Juliana. Globalização. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/globalizacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

CARDOSO, Marcelo. Mundialização. Disponível em: <http://www.trabalhosescolares.net/mundializacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Cresce a necessidade pela Internacionalização de empresas brasileiras. Revista Exame. Disponível em: <ttps://exame.abril.com.br/negocios/dino/cresce-a-necessidade-pela-internacionalizacao-de-empresas-brasileiras/>. Acesso em: 17 dez. 2018.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.

PENA, Rodolfo F. Alves. Fases da globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fases-globalizacao.htm>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia desta imagem. Pergunte se eles concordam que há o uso recorrente dos termos, principalmente pela mídia. É importante eles já terem compreendido que sim, que é frequente, o que torna oportuno diferenciar a concepção de cada um deles.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qNdHFzsaQc5sRDgxsyQsqsSH6hzDDbrwQNTu2X3dS2R4qGsatCGYpMS6gfgN/geo9-05und03-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou entregue uma cópia deste slide para cada turma, você pode optar também por escrever no quadro ou simplesmente falar. Diante das contestações é importante ouvir as respostas para ter uma prévia de como foram os estudos e pesquisas realizados em casa. É nesse momento também que você deverá esclarecer eventuais dúvidas. Deixe claro o princípio que escolhemos para diferenciar a globalização da mundialização, que é o viés cultural.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HjZHgkHEby4uhvQmqsRmdRqsBttewhjbe6dNhb4AdSfmyyHdWmeZa2DuaG6z/geo-05und03-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Os grupos já deverão estar divididos, 4 ou 5 dependendo do número de alunos de sua sala de aula. Elenque no quadro o nome de cada grupo, caso eles tenham escolhido antecipadamente, ou numere-os, para que você possa marcar os acertos.

Explique que o desafio consiste em identificar 5 situações, para tanto eles terão 5 minutos para ler cada uma, discutir com o grupo e escolher a resposta entre globalização, mundialização e internacionalização, só vale selecionar uma, sendo que duas delas se repetem. A resposta deverá ser mostrada por todos os grupos simultaneamente ao final do tempo, mas lembre de avisá-los 15 segundos antes para que possam se preparar.

Para ficar mais emocionante faça contagem regressiva: 10, 9, 8...1, e todos mostram simultaneamente a plaquinha/resposta selecionada.

Assim que todos tiverem dado a resposta revele a opção correta e anote no quadro um ponto para os grupos que acertarem. Neste momento você pode falar um pouco mais dos aspectos que envolvem a resposta correta, apontando a característica predominante.

Situação 01 (slide 06)

Resposta: internacionalização

O print da reportagem traz uma situação clara de internacionalização da empresa, que busca ampliar sua atuação no exterior por meio da abertura de novas lojas e novos mercados consumidores.

Situação 02 (slide 07)

Resposta: globalização

O texto traz uma série de referências de produtos importados que podem ser adquiridos no Brasil. Esse fato denota características atribuídas ao processo de globalização, como a integração comercial entre diferentes países, e também as relações políticas, já que para produtos estrangeiros serem comercializados legalmente no Brasil devem respeitar as normas e leis do país.

Situação 03 (slide 09)

Resposta: internacionalização

A propaganda fictícia de uma escola particular tem como atrativo um currículo bilíngue. Esse é um dos diferenciais de instituições de ensino que buscam a internacionalização. Outras características da internacionalização voltada ao ensino fundamental e médio são as propostas de intercâmbio, convênios internacionais e viagens de estudos.

Situação 04 (slide 10):

resposta: globalização

O excerto da reportagem aborda um dos efeitos negativos da globalização que é a disseminação da criminalidade, no exemplo relata o tráfico de pessoas. No caso da Europa, por ser um continente com muitos países, não cabe o combate por um único deles, são necessárias ações conjuntas.

Situação 05 (slide 11):

Resposta: mundialização

O texto e a imagem são utilizados para demonstrar como hábitos considerados não tradicionais de uma determinada cultura que acabam por se difundir, caracterizando o processo de mundialização.

É esperado que com o estudo prévio das concepções e características dos termos os alunos identifiquem as situações e respondam de forma correta.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6k5fzG8tWrKKDugPBDXD6uZfNf8bbRUmjdmXnWYC3YkqqB8fGFkgNGz9eqkK/geo9-05und03-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade:

No material complementar está inserido a resposta para impressão, mas você pode solicitar que o aluno utilize uma folha de caderno e copie, caso opte por essa alternativa, já solicite que façam no início da aula. Fica também a sugestão de imprimir ou escrever em papel mais grosso e colar um palito de sorvete, criando assim uma plaquinha.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 01. Resposta: Internacionalização.

O print da reportagem traz uma situação clara de internacionalização da empresa, que busca ampliar sua atuação no exterior por meio da abertura de novas lojas e novos mercados consumidores.

Fonte: SALOMÃO, Karin. Alpargatas, dona da Havaianas mantém plano de ser mais internacional. Revista Exame, 14/05/2018. Disponível em: . Acesso em: 17 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 02. Resposta: Globalização.

O texto traz uma série de referências de produtos importados que podem ser adquiridos no Brasil. Esse fato denota características atribuídas ao processo de globalização, como a integração comercial entre diferentes países, e também as relações políticas, já que para produtos estrangeiros serem comercializados legalmente no Brasil devem respeitar as normas e leis do país.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 02. Resposta: Globalização.

O texto traz uma série de referências de produtos importados que podem ser adquiridos no Brasil. Esse fato denota características atribuídas ao processo de globalização, como a integração comercial entre diferentes países, e também as relações políticas, já que para produtos estrangeiros serem comercializados legalmente no Brasil devem respeitar as normas e leis do país.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 03. Resposta: Internacionalização.

A propaganda fictícia de uma escola particular tem como atrativo um currículo bilíngue. Esse é um dos diferenciais de instituições de ensino que buscam a internacionalização. Outras características da internacionalização voltada ao ensino fundamental e médio são as propostas de intercâmbio, convênios internacionais e viagens de estudos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 04. Resposta: Globalização.

O excerto da reportagem aborda um dos efeitos negativos da globalização que é a disseminação da criminalidade, no exemplo relata o tráfico de pessoas. No caso da Europa, por ser um continente com muitos países, não cabe o combate por um único deles, são necessárias ações conjuntas.

Fonte: Tragédia no Mediterrâneo pressiona UE a tomar atitude sobre tráfico de pessoas. BBC Brasil, 19/04/2015. Disponível em: . Acesso em: 01 dez 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 05. Resposta: Mundialização.

O texto e a imagem são utilizados para demonstrar como hábitos considerados não tradicionais de uma determinada cultura que acabam por se difundir, caracterizando o processo de mundialização.

Fonte: Cibele Oliveira.

Dados disponíveis em: BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Mercado de Café na Coreia do Sul. Brasília-DF, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: A partir dos resultados obtidos é o momento dos alunos refletirem e socializarem sobre o desempenho da equipe.

Se o grupo acertou somente uma ou duas questões é necessário enaltecer a importância de terem pesquisado e estudado em casa e tirar eventuais dúvidas com o professor. Se acertou três ou quatro e o momento de analisar onde aconteceu a interpretação errada e retomar as concepções de cada conceito.

Além de socializar os resultados é pertinente reforçar o conteúdo e incentivá-los a exemplificar processos de mundialização e internacionalização que acontecem no Brasil. Como exemplos de internacionalização é esperado que ele citem escolas bilíngues, presença de empresas estrangeiras no município que residem, empresas nacionais que eles sabem que possuem atuação no exterior. Em relação à mundialização é esperado que mencionem a presença de redes de fast food que comercializam comidas consideradas típicas de outros países como hambúrgueres e orientais; a realização de festas tradicionais de outros países como o Halloween; a aquisição de hábitos de leituras como os dos mangás.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CmTbrN3S2BhY2AeXcgb5njrVqRerC6mUZGQ9wRAwAZM5HKZtMnBfVyVVbQP3/geo9-05und03-sistematizacao.pdf

Como adequar a sua realidade:

Solicite que eles citem exemplos de internacionalização e mundialização existentes no município onde se localiza a unidade escolar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade visa analisar a integração mundial comparando diferentes interpretações sobre o uso dos termos: globalização, mundialização e internacionalização. Em relação a esta aula o objetivo é verificar se a compreensão dos termos ficou clara para os alunos por meio da realização de um desafio.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também lápis preto, caneta, borracha e uma folha contendo as respostas para o desafio disponível no arquivo: “material complementar - ação propositiva”, palito de sorvete.

Será necessário também um relógio para você cronometrar o tempo de resposta de cada questão do desafio.

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qNdHFzsaQc5sRDgxsyQsqsSH6hzDDbrwQNTu2X3dS2R4qGsatCGYpMS6gfgN/geo9-05und03-contextualizacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HjZHgkHEby4uhvQmqsRmdRqsBttewhjbe6dNhb4AdSfmyyHdWmeZa2DuaG6z/geo-05und03-problematizacao.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6k5fzG8tWrKKDugPBDXD6uZfNf8bbRUmjdmXnWYC3YkqqB8fGFkgNGz9eqkK/geo9-05und03-acao-propositiva.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CmTbrN3S2BhY2AeXcgb5njrVqRerC6mUZGQ9wRAwAZM5HKZtMnBfVyVVbQP3/geo9-05und03-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Os termos globalização, mundialização e internacionalização são utilizados muitas vezes de formas indistintas. Esta aula tem o objetivo de diferenciá-los a partir de suas características mais relevantes, para tanto, é necessário nos embasamos em alguns autores que estabelecem diferenciais entre eles.

Globalização:

O termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da década de 1960 e desde então não possui uma definição única aceita. De forma geral globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais. Dentre suas características figuram a ligação à localidades distantes, impulsionamento do comércio mundial com movimentação de capital, avanços dos meios de comunicação e de transporte (HIRST THOMPSON, 1998; GIDDENS, 1991).

Mundialização:

O termo é constantemente utilizado como sinônimo de globalização. Mas autores como o historiador e cientista político René Dreifuss (1996), e o sociólogo Renato Ortiz (1994) se referem a ele como um processo que envolve a cultura, associado principalmente aos modos de viver e pensar. Sendo assim, para esta aula o termo mundialização estará relacionado às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares.

Internacionalização:

Corresponde ao aumento das trocas econômicas envolvendo aspectos políticos e culturais que resultam na ampliação das fronteiras nacionais, ou seja, no aumento da extensão geográfica (HAESBAERT; LIMONAD, 2007). No Brasil a aplicação do conceito perpassa por várias áreas e acaba por resultar uma série de relações internacionais, principalmente na atuação de empresas no exterior e nas últimas décadas envolvendo também setores da educação, tanto do ensino superior, como de escolas particulares de ensino fundamental e médio.

Nas empresas essas relações acontecem quando ela passa a comercializar os seus produtos e serviços em mercados externos por meio de exportação e abertura de lojas em outros países, por exemplo. Já as universidades passaram a praticar intercâmbios, aceitar dupla titulação, desenvolvimento de projetos em parceria com universidades estrangeiras, dentre outros programas que envolvem dois ou mais países. Nas escolas particulares de ensino fundamental e médio a internacionalização acontece quando disponibilizam ensino bilíngue, programa High School, na qual o aluno cursa uma parte ou todo o ensino médio em uma instituição de ensino no exterior, além de exames de proficiência de língua estrangeira.

DREIFUSS, René Armand. A época das perplexidades: Mundialização, Globalização e Planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.

GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. 2.ed. São Paulo: UNESP, 1991.

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas e outras coisas, Rio de Janeiro - RJ, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida>. Acesso em: 01 dez. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que o aluno tenha compreensão do significado e das principais características que abarcam os termos globalização, mundialização e internacionalização, para tanto é fundamental que eles tenham estudado em casa e pesquisado previamente o significado e uso adequado de cada termo (aula invertida/ flipped learning).

É pertinente também que cada grupo tenha um nome, uma identificação. Se optar por essa sugestão, peça que a escolha seja feita antecipadamente, assim como a escolha dos componentes do grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos; a sugestão é que sejam formados quatro ou cinco dependendo do número de alunos da classe. A temática da aula é sobre a compreensão dos termos internacionalização, mundialização e globalização. Comunique a eles sobre esse desafio e a necessidade de pesquisarem e estudarem o tema antecipadamente. Essa preparação é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, dicionário, livros. Oriente-os a pesquisarem em fontes confiáveis evitando blogues e sites de informações compartilhadas como o wikipedia. Uma ótima opção são os próprios livros didáticos. A seguir há uma lista de sites com conteúdos confiáveis.

A partir da disponibilidade de material que há em sua unidade escolar, separe e indique os que podem ser consultados pelo aluno. Se houver sala com acesso à internet verifique com a gestão de sua escola sobre a possibilidade de usarem o espaço em horário invertido ao da aula para fazerem a pesquisa.

O material contendo as respostas pode ser entregue impresso pelo professor ou feito pelo aluno.

Caso seja possível sugerimos imprimir as respostas: globalização, mundialização e internacionalização em papel mais grosso, recortar e colar em palito de sorvete, criando assim plaquinhas.

Para você saber mais:

BEZERRA, Juliana. Globalização. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/globalizacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

CARDOSO, Marcelo. Mundialização. Disponível em: <http://www.trabalhosescolares.net/mundializacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Cresce a necessidade pela Internacionalização de empresas brasileiras. Revista Exame. Disponível em: <ttps://exame.abril.com.br/negocios/dino/cresce-a-necessidade-pela-internacionalizacao-de-empresas-brasileiras/>. Acesso em: 17 dez. 2018.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.

PENA, Rodolfo F. Alves. Fases da globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fases-globalizacao.htm>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia desta imagem. Pergunte se eles concordam que há o uso recorrente dos termos, principalmente pela mídia. É importante eles já terem compreendido que sim, que é frequente, o que torna oportuno diferenciar a concepção de cada um deles.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qNdHFzsaQc5sRDgxsyQsqsSH6hzDDbrwQNTu2X3dS2R4qGsatCGYpMS6gfgN/geo9-05und03-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou entregue uma cópia deste slide para cada turma, você pode optar também por escrever no quadro ou simplesmente falar. Diante das contestações é importante ouvir as respostas para ter uma prévia de como foram os estudos e pesquisas realizados em casa. É nesse momento também que você deverá esclarecer eventuais dúvidas. Deixe claro o princípio que escolhemos para diferenciar a globalização da mundialização, que é o viés cultural.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HjZHgkHEby4uhvQmqsRmdRqsBttewhjbe6dNhb4AdSfmyyHdWmeZa2DuaG6z/geo-05und03-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Os grupos já deverão estar divididos, 4 ou 5 dependendo do número de alunos de sua sala de aula. Elenque no quadro o nome de cada grupo, caso eles tenham escolhido antecipadamente, ou numere-os, para que você possa marcar os acertos.

Explique que o desafio consiste em identificar 5 situações, para tanto eles terão 5 minutos para ler cada uma, discutir com o grupo e escolher a resposta entre globalização, mundialização e internacionalização, só vale selecionar uma, sendo que duas delas se repetem. A resposta deverá ser mostrada por todos os grupos simultaneamente ao final do tempo, mas lembre de avisá-los 15 segundos antes para que possam se preparar.

Para ficar mais emocionante faça contagem regressiva: 10, 9, 8...1, e todos mostram simultaneamente a plaquinha/resposta selecionada.

Assim que todos tiverem dado a resposta revele a opção correta e anote no quadro um ponto para os grupos que acertarem. Neste momento você pode falar um pouco mais dos aspectos que envolvem a resposta correta, apontando a característica predominante.

Situação 01 (slide 06)

Resposta: internacionalização

O print da reportagem traz uma situação clara de internacionalização da empresa, que busca ampliar sua atuação no exterior por meio da abertura de novas lojas e novos mercados consumidores.

Situação 02 (slide 07)

Resposta: globalização

O texto traz uma série de referências de produtos importados que podem ser adquiridos no Brasil. Esse fato denota características atribuídas ao processo de globalização, como a integração comercial entre diferentes países, e também as relações políticas, já que para produtos estrangeiros serem comercializados legalmente no Brasil devem respeitar as normas e leis do país.

Situação 03 (slide 09)

Resposta: internacionalização

A propaganda fictícia de uma escola particular tem como atrativo um currículo bilíngue. Esse é um dos diferenciais de instituições de ensino que buscam a internacionalização. Outras características da internacionalização voltada ao ensino fundamental e médio são as propostas de intercâmbio, convênios internacionais e viagens de estudos.

Situação 04 (slide 10):

resposta: globalização

O excerto da reportagem aborda um dos efeitos negativos da globalização que é a disseminação da criminalidade, no exemplo relata o tráfico de pessoas. No caso da Europa, por ser um continente com muitos países, não cabe o combate por um único deles, são necessárias ações conjuntas.

Situação 05 (slide 11):

Resposta: mundialização

O texto e a imagem são utilizados para demonstrar como hábitos considerados não tradicionais de uma determinada cultura que acabam por se difundir, caracterizando o processo de mundialização.

É esperado que com o estudo prévio das concepções e características dos termos os alunos identifiquem as situações e respondam de forma correta.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6k5fzG8tWrKKDugPBDXD6uZfNf8bbRUmjdmXnWYC3YkqqB8fGFkgNGz9eqkK/geo9-05und03-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade:

No material complementar está inserido a resposta para impressão, mas você pode solicitar que o aluno utilize uma folha de caderno e copie, caso opte por essa alternativa, já solicite que façam no início da aula. Fica também a sugestão de imprimir ou escrever em papel mais grosso e colar um palito de sorvete, criando assim uma plaquinha.

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 01. Resposta: Internacionalização.

O print da reportagem traz uma situação clara de internacionalização da empresa, que busca ampliar sua atuação no exterior por meio da abertura de novas lojas e novos mercados consumidores.

Fonte: SALOMÃO, Karin. Alpargatas, dona da Havaianas mantém plano de ser mais internacional. Revista Exame, 14/05/2018. Disponível em: . Acesso em: 17 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 02. Resposta: Globalização.

O texto traz uma série de referências de produtos importados que podem ser adquiridos no Brasil. Esse fato denota características atribuídas ao processo de globalização, como a integração comercial entre diferentes países, e também as relações políticas, já que para produtos estrangeiros serem comercializados legalmente no Brasil devem respeitar as normas e leis do país.

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 02. Resposta: Globalização.

O texto traz uma série de referências de produtos importados que podem ser adquiridos no Brasil. Esse fato denota características atribuídas ao processo de globalização, como a integração comercial entre diferentes países, e também as relações políticas, já que para produtos estrangeiros serem comercializados legalmente no Brasil devem respeitar as normas e leis do país.

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 03. Resposta: Internacionalização.

A propaganda fictícia de uma escola particular tem como atrativo um currículo bilíngue. Esse é um dos diferenciais de instituições de ensino que buscam a internacionalização. Outras características da internacionalização voltada ao ensino fundamental e médio são as propostas de intercâmbio, convênios internacionais e viagens de estudos.

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 04. Resposta: Globalização.

O excerto da reportagem aborda um dos efeitos negativos da globalização que é a disseminação da criminalidade, no exemplo relata o tráfico de pessoas. No caso da Europa, por ser um continente com muitos países, não cabe o combate por um único deles, são necessárias ações conjuntas.

Fonte: Tragédia no Mediterrâneo pressiona UE a tomar atitude sobre tráfico de pessoas. BBC Brasil, 19/04/2015. Disponível em: . Acesso em: 01 dez 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Situação 05. Resposta: Mundialização.

O texto e a imagem são utilizados para demonstrar como hábitos considerados não tradicionais de uma determinada cultura que acabam por se difundir, caracterizando o processo de mundialização.

Fonte: Cibele Oliveira.

Dados disponíveis em: BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Mercado de Café na Coreia do Sul. Brasília-DF, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: A partir dos resultados obtidos é o momento dos alunos refletirem e socializarem sobre o desempenho da equipe.

Se o grupo acertou somente uma ou duas questões é necessário enaltecer a importância de terem pesquisado e estudado em casa e tirar eventuais dúvidas com o professor. Se acertou três ou quatro e o momento de analisar onde aconteceu a interpretação errada e retomar as concepções de cada conceito.

Além de socializar os resultados é pertinente reforçar o conteúdo e incentivá-los a exemplificar processos de mundialização e internacionalização que acontecem no Brasil. Como exemplos de internacionalização é esperado que ele citem escolas bilíngues, presença de empresas estrangeiras no município que residem, empresas nacionais que eles sabem que possuem atuação no exterior. Em relação à mundialização é esperado que mencionem a presença de redes de fast food que comercializam comidas consideradas típicas de outros países como hambúrgueres e orientais; a realização de festas tradicionais de outros países como o Halloween; a aquisição de hábitos de leituras como os dos mangás.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CmTbrN3S2BhY2AeXcgb5njrVqRerC6mUZGQ9wRAwAZM5HKZtMnBfVyVVbQP3/geo9-05und03-sistematizacao.pdf

Como adequar a sua realidade:

Solicite que eles citem exemplos de internacionalização e mundialização existentes no município onde se localiza a unidade escolar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano