17527
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Oceania e suas paisagens

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre associar as paisagens da Oceania aos modos de vida estabelecidos na relação sociedade-natureza, identificando os principais elementos constitutivos das paisagens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_04UND05

Ferramentas sugeridas
     - WhatsApp
     - Acesso à internet

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é associar as paisagens da Oceania aos modos de vida estabelecidos na relação sociedade-natureza, identificando os principais elementos constitutivos das paisagens. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Professor, envie mapas da Oceania disponível aqui (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHEwezswRgPrcsX7QhVXYJEnVXc9uCnHfAqw37DRYPrNTEXwea855kxKaC6c/geo9-04und05-mapas-contextualizacao.pdf). Com base nestes três mapas, grave um áudio e localize geograficamente o Continente Oceânico no Planisfério. Informe os alunos que a Oceania é o menor continente do mundo. Em seguida, apresente a imagem de satélite da Oceania que apresenta os terrenos terrestres e batimetria (topografia do solo oceânico). Chame a atenção dos alunos para a Austrália, o maior país do continente, com uma área de aproximadamente 7,6 milhões de km2, representando 90% de todo continente. Logo após, apresente o Mapa do Continente Oceânico, destacando que o continente é um agrupamento de mais de 10 mil ilhas e 14 Estados independentes. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Nesse momento, proponha questões problematizadoras para induzir uma reflexão acerca da Oceania, como: Como vivem essas pessoas? Quais paisagens podemos encontrar nesse continente? Será que todas as atividades estão ligadas ao mar? Incentive-os a enviar mensagens pelo WhatsApp expondo os conhecimentos prévios deles sobre o tema. Espera-se que inicialmente, os alunos façam uma associação das paisagens com ilhas paradisíacas e até mesmo inóspitas ou indicarem aspectos marcantes da Austrália, como cidades modernas como Sidney. Tempo estimado 10 minutos.

Ação propositiva
Esse é o momento da ação propositiva, divida a turma em 10 (dez) grupos, no qual os alunos serão desafiados a conhecer algumas paisagens da Oceania, a partir da ideia de um jogo de quebra-cabeça, no qual cada grupo será uma peça desse grande mosaico de imagem apresentados a eles. Como em todo jogo há regras a serem seguidas, e aqui, não será diferente! Para cada grupo, disponibilize uma imagem com legenda de uma paisagem do Continente Oceânico e o roteiro de questões no qual os alunos, disponíveis aqui, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kZeqf9KuYBQ9kkVNrVrJTrXuqmqQ9gPujbSktqSnJTDs2xsTPKxpnZV6VrWe/geo9-04und05-material-para-acao-propositiva.pdf, em grupo deverão:

     1- Identificar a paisagem retratada - Nesse momento, espera-se que os alunos identifiquem a paisagem retratada por meio da leitura da legenda;

     2- Listar os elementos naturais da paisagem - Espera-se que os alunos identifiquem os elementos naturais que são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc);

     3- Listar os elementos culturais da paisagem - Espera-se que identifiquem como elementos culturais aqueles feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc);

     4- Inferir o modo de vida da população local mediante aspectos possíveis de serem observados (sociais, econômicos, culturais e naturais) na imagem - Nesse questionamento espera-se que o grupo conclua o modo de vida do povo diante ao cenário apresentado, algumas imagens retratam grandes cidades, como Sydney, no qual as pessoas tenham hábitos de uma vida moderna e totalmente urbana. Outras imagens apresentam um estilo de vida ligado a natureza como as moradias de palafitas ou de ilhas que há como economia principal o extrativismo, em especial a pesca.

     5- Descrever como se dá a relação sociedade e natureza na paisagem - Espera-se uma análise da apropriação da natureza pelas ações antrópicas, de acordo com as modificações observadas ou não nas imagens a eles apresentadas. Aconselhe os grupos conversarem pelo WhatsApp para a organização da atividade. Tempo estimado de 50 minutos.

Sistematização
Nesse momento, solicite que o grupo apresente sua peça do quebra-cabeça (paisagem analisada) e faça uma breve apresentação dos itens observados e relatados nos questionamentos propostos (eles podem enviar fotos ou fazer um vídeo curto e compartilhar com toda a classe). Por fim, retome o objetivo de aprendizagem desta aula.Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o documentário da Oceania com seus filhos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kezXFX_QLbE. Acesso em: 16 jun. 2020. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_04UND05

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas