17526
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - As paisagens de um campo de refugiados

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender as mudanças nas paisagens produzidas pelos campos de refugiados, relacionado ao modo de vida desses povos, em especial, os sírios que vivem em Zaatari.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_03UND04

Ferramentas sugeridas
     - WhatsApp
     - Acesso à internet

Valor trabalhado
Direitos humanos

Apresentação do tema da aula
Comente com os alunos que o objetivo é compreender as mudanças nas paisagens produzidas pelos campos de refugiados, relacionado ao modo de vida desses povos, em especial, os sírios que vivem em Zaatari. Acesse o Plano de Aula, lá você encontrará sempre mais referências e conteúdos para organizar essa aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor direitos humanos estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Nesse momento de contextualização, é importante que inicie com a definição de refugiados. Grave um áudio e envie para os alunos, Refugiados: São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados. Apresente a imagem de satélite do campo de Refugiados Zaatari, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT8aD6ZdSBvTsn23HkWTyCmTXsAyHtv4cc9NUC2SxrFNc3BdzxuqYwmcnH58/geo9-04und04-imagem-para-contextualizacao.pdf, fazendo uma leitura conjunta do que os alunos observam nessa imagem. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Nesse momento, através do WhatsApp, apresente os dois questionamentos aos alunos: Como deve ser a paisagem de um campo de refugiado? Como vivem essas pessoas? É importante que os alunos respondam o que eles pensam sobre essas questões, motivando-os a pensar nos aspectos de habitação e moradia, hábitos e infraestrutura presentes nos campos de refugiados. As perguntas devem servir de ligação para a ação propositiva, portanto, não devem ser respondidas pelo professor. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Os alunos irão, em duplas, realizar uma análise das paisagens de Zaatari. Para isso, apresente por áudio o conjunto de 3 (três) imagens que retratam características da paisagem de um campo de refugiados (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMWhacm5ZzqdJQvcbATHFmTFvQeg3m3rB25JcHCDXHhuE4ABJvDmF6Ssv3BH/geo9-04und04-imagens-para-acao-propositiva.pdf). A primeira apresenta uma visão área do campo de refugiado de Zaatari, na qual registra a instalação de tendas e moradias com características mais permanentes, como instalações de placas de alumínios, semelhantes a containers. A segunda, mostra as instalações das tendas e a última uma padaria improvisada na área. Proponha uma análise das paisagens apresentadas, a partir das três questões: 1- Quais aspectos da paisagem natural podemos observar? 2- Quais elementos das paisagens culturais podemos observar? 3- Nas imagens apresentadas, quais aspectos vocês associam ao modo de vida dos refugiados? Justifique a resposta. Solicite que todos compartilhem suas produções no WhatsApp da classe. Tempo estimado 40 minutos.

Sistematização
Peça os alunos para assistirem o trailer do documentário produzido por Paschoal Samora em 2018 ZAATARI: Memórias do Labirinto, com duração de 3’55’’, que retrata a vida dos refugiados e as paisagens produzidas no Campo de Refugiados Zaatari. Para exibição do trailer do documentário acesse o link, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 fev 2018. Você pode perguntar por que as pessoas cobriam os rostos no trailer? E finalizar com uma discussão sobre isto. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo de Drauzio num campo de refugiados disponível: https://drauziovarella.uol.com.br/videos/series-e-documentarios/drauzio-em-campo-1-refugiados/. Acesso em: 15 jun. 2020. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_04UND04

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas