17522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Economia Latino Americana

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender os desafios do posicionamento latino americano na economia global.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_24UND04

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é compreender os desafios do posicionamento latino americano na economia global. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Apresente aos estudantes o tema da aula e tente relembrar as aulas e temas acerca das economias latino-americanas que você já tenha trabalhado com a turma. Pergunte a eles como eles enxergam a América Latina no contexto econômico global como forma de introdução ao assunto e então siga para o próximo slide. Faça a pergunta: vamos comparar as exportações e importações de alguns países da América Latina? Envie a tabela para os alunos. Use as tabelas para provocar os alunos sobre a dependência da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados dos países latino-americanos e pergunte-os se isso é positivo para os países da região. Tempo estimado 10 minutos.

Problematização
Grave um áudio e pergunte aos alunos: Será que a matriz de importações/exportações é favorável aos países latino-americanos? Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. Envie este arquivo para a turma. Explique que é um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra. Incentive-os a discutir e enviar mensagens pelo WhatsApp. Tempo estimado 15 minutos.

Ação propositiva
Forme grupos de 4 alunos e com base nas informações e no debate até o momento, proponha a eles que realizem um breve debate entre si, elaborando propostas e colocando-as em forma de mensagem a ser direcionada ao governador do seu estado. A ideia é que seja apenas um exercício reflexivo, então a mensagem pode ser feita sem grandes formalidades. Tempo estimado 35 minutos.

Sistematização
Solicite que eles gravem mensagens lendo seus textos/conclusões e observe os pontos de divergência e convergência entre as propostas para promover um rápido debate. Aproveite para explorar o potencial de integração econômica entre os países através da criação de blocos econômicos e da industrialização dos próprios países da região para se abastecerem entre si. Destaque a importância da intervenção/condução das políticas dos estados para fomentar essas mudanças e essa cooperação regional. Use exemplos atuais positivos e negativos de cooperação que ajudam ou atrapalham esses acordos de desenvolvimento mútuo. Leve os alunos a compreender os desafios do posicionamento econômico e das políticas de estado dos países latino-americanos na economia global, mostrando que o fortalecimento do comércio entre eles e o investimento na produção de produtos com mais tecnologia pode fazer com que os recursos circulem mais dentro do continente evitando sua evasão para países desenvolvidos e fortalecendo as economias emergentes. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o documentário sobre globalização. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: LEANDRO CAMPELO


Código: GEO8_24UND04

(EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas