17522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Economia Latino Americana

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender os desafios do posicionamento latino americano na economia global.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Tabela Importações e Exportações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvC6R4c7UFVqgnVPJZ9NpUxkYUfpvWZ6PB3GfTWv9XQxhBhmgwhzNZSE9XkC/geo8-24und04-tabela-importacoes-e-exportacoes.pdf

Comparação de preços Minério e Automóvel: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8yJVfNsaJQhPkVzc3HRBxCNd7enrNfCVr9etxS2TApZE8mEgYQ7QuQdUWWQH/geo8-24und04-comparacao-de-precos-minerio-e-automovel.pdf

Para você saber mais:

As 3 economias da América Latina próximas de se tornarem as maiores decepções de 2018. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/09/as-3-economias-da-america-latina-proximas-de-se-tornarem-as-maiores-decepcoes-de-2018.ghtml>. Acesso em: 07 mar 2019.

Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2018. CEPAL/ONU, 2018. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/44338/1/S1801133_pt.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2019.

ONU se preocupa com dependência da América Latina de exportações primárias. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://www.jb.com.br/economia/2018/09/941619-onu-se-preocupa-com-dependencia-da-america-latina-de-exportacoes-primarias.html> Acesso em: 21 fev. 2019.

Perspectivas para a economia da América Latina e Caribe em 2019. CEPAL/ONU, 2018. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78 noticias/585996-perspectivas-para-a-economia-da-america-latina-e-caribe-em-2019>. Acesso em: 07 mar. 2019.

TIGRE, Paulo Bastos. Como a América Latina se enquadra na alta tecnologia? Ensaios FEE, Porto Alegre, 10, p.212-244, 1989. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/download/1375/1739>. Acesso em 21 fev. 2019.

Contextos prévios: Antes de utilizar este plano de aula você de se certificar que os estudantes já tenham uma boa noção sobre as características das economias da América Latina. Por isso, é importante que antes de trabalhar esse tema vocês já tenham discutido sobre a dependência dos países da exportação de produtos primários e da dependência tecnológica da América Latina das economias mais desenvolvidas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula e tente relembrar as aulas e temas acerca das economias latino-americanas que você já tenha trabalhado com a turma. Pergunte a eles como eles enxergam a América Latina no contexto econômico global como forma de introdução ao assunto e então siga para o próximo slide.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Nesta etapa use o primeiro slide e faça a pergunta para convidar os estudantes a analisar as economias latino americanas a partir dos produtos que são exportados e importados por alguns países.

Nos slides que seguem, alguns países foram usados como exemplos para explicitar os produtos importados e exportados. Será possível observar que os produtos mais frequentes na pauta de importações são produtos industrializados como máquinas (o que inclui telefones, equipamentos de transmissão, circuitos integrados, turbinas e etc.), produtos químicos (que inclui medicamentos, fertilizantes, pesticidas, hormônios, etc.) e transporte (que inclui carros, aviões, peças e componentes para ônibus, caminhões, locomotivas, etc.).

Será possível notar ainda que entre as exportações figuram como produtos mais frequentes os produtos primários como minerais (Minérios, Petróleo Cru, etc.), produtos hortícolas (que incluem soja, café, milho, trigo, etc) e alimentos (açúcar, sucos, farelo de soja, etc.)

Use as tabelas para provocar os alunos sobre a dependência da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados dos países latino-americanos e pergunte-os se isso é positivo para os países da região.

Tabelas disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvC6R4c7UFVqgnVPJZ9NpUxkYUfpvWZ6PB3GfTWv9XQxhBhmgwhzNZSE9XkC/geo8-24und04-tabela-importacoes-e-exportacoes.pdf

Para você saber mais:

ONU se preocupa com dependência da América Latina de exportações primárias. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://www.jb.com.br/economia/2018/09/941619-onu-se-preocupa-com-dependencia-da-america-latina-de-exportacoes-primarias.html> Acesso em: 21 fev. 2019.

TIGRE, Paulo Bastos. Como a América Latina se enquadra na alta tecnologia? Ensaios FEE, Porto Alegre, 10, p.212-244, 1989. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/download/1375/1739>. Acesso em 21 fev. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa use o primeiro slide e faça a pergunta para convidar os estudantes a analisar as economias latino americanas a partir dos produtos que são exportados e importados por alguns países.

Nos slides que seguem, alguns países foram usados como exemplos para explicitar os produtos importados e exportados. Será possível observar que os produtos mais frequentes na pauta de importações são produtos industrializados como máquinas (o que inclui telefones, equipamentos de transmissão, circuitos integrados, turbinas e etc.), produtos químicos (que inclui medicamentos, fertilizantes, pesticidas, hormônios, etc.) e transporte (que inclui carros, aviões, peças e componentes para ônibus, caminhões, locomotivas, etc.).

Será possível notar ainda que entre as exportações figuram como produtos mais frequentes os produtos primários como minerais (Minérios, Petróleo Cru, etc.), produtos hortícolas (que incluem soja, café, milho, trigo, etc) e alimentos (açúcar, sucos, farelo de soja, etc.)

Use as tabelas para provocar os alunos sobre a dependência da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados dos países latino-americanos e pergunte-os se isso é positivo para os países da região.

Tabelas disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvC6R4c7UFVqgnVPJZ9NpUxkYUfpvWZ6PB3GfTWv9XQxhBhmgwhzNZSE9XkC/geo8-24und04-tabela-importacoes-e-exportacoes.pdf

Para você saber mais:

ONU se preocupa com dependência da América Latina de exportações primárias. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://www.jb.com.br/economia/2018/09/941619-onu-se-preocupa-com-dependencia-da-america-latina-de-exportacoes-primarias.html> Acesso em: 21 fev. 2019.

TIGRE, Paulo Bastos. Como a América Latina se enquadra na alta tecnologia? Ensaios FEE, Porto Alegre, 10, p.212-244, 1989. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/download/1375/1739>. Acesso em 21 fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Faça a pergunta aos estudantes e peça para eles comentarem rapidamente sobre o assunto.

Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. A partir dessa percepção, passe para a pergunta do próximo slide e para as proposições. Para apoiar essa percepção, você pode usar os slides 6 e 7.

No slide 6 temos um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra.

Já no slide 7 teremos um trecho de uma notícia sobre um relatório da CEPAL, que incentiva uma maior integração econômica entre os países da América Latina que pode ajudar os estudantes a refletir sobre a importância de uma cooperação entre os países da região como forma de se livrar do subdesenvolvimento.

Você pode incluir outros dados/ notícias/ ilustrações que achar pertinente para ilustrar o tema. Muitas vezes os livros didáticos têm gráficos e tabelas que podem ajudar nessa contextualização.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a pergunta aos estudantes e peça para eles comentarem rapidamente sobre o assunto.

Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. A partir dessa percepção, passe para a pergunta do próximo slide e para as proposições. Para apoiar essa percepção, você pode usar os slides 6 e 7.

No slide 6 temos um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra.

Já no slide 7 teremos um trecho de uma notícia sobre um relatório da CEPAL, que incentiva uma maior integração econômica entre os países da América Latina que pode ajudar os estudantes a refletir sobre a importância de uma cooperação entre os países da região como forma de se livrar do subdesenvolvimento.

Você pode incluir outros dados/ notícias/ ilustrações que achar pertinente para ilustrar o tema. Muitas vezes os livros didáticos têm gráficos e tabelas que podem ajudar nessa contextualização.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a pergunta aos estudantes e peça para eles comentarem rapidamente sobre o assunto.

Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. A partir dessa percepção, passe para a pergunta do próximo slide e para as proposições. Para apoiar essa percepção, você pode usar os slides 6 e 7.

No slide 6 temos um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra.

Já no slide 7 teremos um trecho de uma notícia sobre um relatório da CEPAL, que incentiva uma maior integração econômica entre os países da América Latina que pode ajudar os estudantes a refletir sobre a importância de uma cooperação entre os países da região como forma de se livrar do subdesenvolvimento.

Você pode incluir outros dados/ notícias/ ilustrações que achar pertinente para ilustrar o tema. Muitas vezes os livros didáticos têm gráficos e tabelas que podem ajudar nessa contextualização.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Forme grupos de 4 alunos e proponha a eles que realizem um breve debate entre si, elaborando propostas e colocando-as em forma de mensagem a ser direcionada ao chefe do executivo federal (Presidente da República).

A ideia é que seja apenas um exercício reflexivo, então a mensagem pode ser feita sem grandes formalidades.

Supervisione o trabalho para que os alunos consigam realizar o debate e escrever as mensagens no tempo estabelecido.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Peça para que os grupos leiam seus textos/ conclusões e observe os pontos de divergência e convergência entre as propostas para promover um rápido debate.

Aproveite para explorar o potencial de integração econômica entre os países através da criação de blocos econômicos e da industrialização dos próprios países da região para se abastecerem entre si.

Destaque a importância da intervenção/ condução das políticas dos estados para fomentar essas mudanças e essa cooperação regional.

Use exemplos atuais positivos e negativos de cooperação que ajudam ou atrapalham esses acordos de desenvolvimento mútuo.

Leve os alunos a compreender os desafios do posicionamento econômico e das políticas de estado dos países latino-americanos na economia global, mostrando que o fortalecimento do comércio entre eles e o investimento na produção de produtos com mais tecnologia pode fazer com que os recursos circulem mais dentro do continente evitando sua evasão para países desenvolvidos e fortalecendo as economias emergentes.

Como opção, se você quiser fomentar a participação dos estudantes nos assuntos de interesse nacional e incentivá-los a serem cidadãos mais participantes nas políticas pública, reserve outra aula ou outro momento para reunir as propostas de todos os grupos num só documento e enviá-lo à presidência da república em nome de toda a turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Tabela Importações e Exportações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvC6R4c7UFVqgnVPJZ9NpUxkYUfpvWZ6PB3GfTWv9XQxhBhmgwhzNZSE9XkC/geo8-24und04-tabela-importacoes-e-exportacoes.pdf

Comparação de preços Minério e Automóvel: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8yJVfNsaJQhPkVzc3HRBxCNd7enrNfCVr9etxS2TApZE8mEgYQ7QuQdUWWQH/geo8-24und04-comparacao-de-precos-minerio-e-automovel.pdf

Para você saber mais:

As 3 economias da América Latina próximas de se tornarem as maiores decepções de 2018. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/09/as-3-economias-da-america-latina-proximas-de-se-tornarem-as-maiores-decepcoes-de-2018.ghtml>. Acesso em: 07 mar 2019.

Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2018. CEPAL/ONU, 2018. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/44338/1/S1801133_pt.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2019.

ONU se preocupa com dependência da América Latina de exportações primárias. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://www.jb.com.br/economia/2018/09/941619-onu-se-preocupa-com-dependencia-da-america-latina-de-exportacoes-primarias.html> Acesso em: 21 fev. 2019.

Perspectivas para a economia da América Latina e Caribe em 2019. CEPAL/ONU, 2018. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78 noticias/585996-perspectivas-para-a-economia-da-america-latina-e-caribe-em-2019>. Acesso em: 07 mar. 2019.

TIGRE, Paulo Bastos. Como a América Latina se enquadra na alta tecnologia? Ensaios FEE, Porto Alegre, 10, p.212-244, 1989. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/download/1375/1739>. Acesso em 21 fev. 2019.

Contextos prévios: Antes de utilizar este plano de aula você de se certificar que os estudantes já tenham uma boa noção sobre as características das economias da América Latina. Por isso, é importante que antes de trabalhar esse tema vocês já tenham discutido sobre a dependência dos países da exportação de produtos primários e da dependência tecnológica da América Latina das economias mais desenvolvidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula e tente relembrar as aulas e temas acerca das economias latino-americanas que você já tenha trabalhado com a turma. Pergunte a eles como eles enxergam a América Latina no contexto econômico global como forma de introdução ao assunto e então siga para o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Nesta etapa use o primeiro slide e faça a pergunta para convidar os estudantes a analisar as economias latino americanas a partir dos produtos que são exportados e importados por alguns países.

Nos slides que seguem, alguns países foram usados como exemplos para explicitar os produtos importados e exportados. Será possível observar que os produtos mais frequentes na pauta de importações são produtos industrializados como máquinas (o que inclui telefones, equipamentos de transmissão, circuitos integrados, turbinas e etc.), produtos químicos (que inclui medicamentos, fertilizantes, pesticidas, hormônios, etc.) e transporte (que inclui carros, aviões, peças e componentes para ônibus, caminhões, locomotivas, etc.).

Será possível notar ainda que entre as exportações figuram como produtos mais frequentes os produtos primários como minerais (Minérios, Petróleo Cru, etc.), produtos hortícolas (que incluem soja, café, milho, trigo, etc) e alimentos (açúcar, sucos, farelo de soja, etc.)

Use as tabelas para provocar os alunos sobre a dependência da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados dos países latino-americanos e pergunte-os se isso é positivo para os países da região.

Tabelas disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvC6R4c7UFVqgnVPJZ9NpUxkYUfpvWZ6PB3GfTWv9XQxhBhmgwhzNZSE9XkC/geo8-24und04-tabela-importacoes-e-exportacoes.pdf

Para você saber mais:

ONU se preocupa com dependência da América Latina de exportações primárias. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://www.jb.com.br/economia/2018/09/941619-onu-se-preocupa-com-dependencia-da-america-latina-de-exportacoes-primarias.html> Acesso em: 21 fev. 2019.

TIGRE, Paulo Bastos. Como a América Latina se enquadra na alta tecnologia? Ensaios FEE, Porto Alegre, 10, p.212-244, 1989. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/download/1375/1739>. Acesso em 21 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa use o primeiro slide e faça a pergunta para convidar os estudantes a analisar as economias latino americanas a partir dos produtos que são exportados e importados por alguns países.

Nos slides que seguem, alguns países foram usados como exemplos para explicitar os produtos importados e exportados. Será possível observar que os produtos mais frequentes na pauta de importações são produtos industrializados como máquinas (o que inclui telefones, equipamentos de transmissão, circuitos integrados, turbinas e etc.), produtos químicos (que inclui medicamentos, fertilizantes, pesticidas, hormônios, etc.) e transporte (que inclui carros, aviões, peças e componentes para ônibus, caminhões, locomotivas, etc.).

Será possível notar ainda que entre as exportações figuram como produtos mais frequentes os produtos primários como minerais (Minérios, Petróleo Cru, etc.), produtos hortícolas (que incluem soja, café, milho, trigo, etc) e alimentos (açúcar, sucos, farelo de soja, etc.)

Use as tabelas para provocar os alunos sobre a dependência da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados dos países latino-americanos e pergunte-os se isso é positivo para os países da região.

Tabelas disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvC6R4c7UFVqgnVPJZ9NpUxkYUfpvWZ6PB3GfTWv9XQxhBhmgwhzNZSE9XkC/geo8-24und04-tabela-importacoes-e-exportacoes.pdf

Para você saber mais:

ONU se preocupa com dependência da América Latina de exportações primárias. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://www.jb.com.br/economia/2018/09/941619-onu-se-preocupa-com-dependencia-da-america-latina-de-exportacoes-primarias.html> Acesso em: 21 fev. 2019.

TIGRE, Paulo Bastos. Como a América Latina se enquadra na alta tecnologia? Ensaios FEE, Porto Alegre, 10, p.212-244, 1989. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/download/1375/1739>. Acesso em 21 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Faça a pergunta aos estudantes e peça para eles comentarem rapidamente sobre o assunto.

Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. A partir dessa percepção, passe para a pergunta do próximo slide e para as proposições. Para apoiar essa percepção, você pode usar os slides 6 e 7.

No slide 6 temos um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra.

Já no slide 7 teremos um trecho de uma notícia sobre um relatório da CEPAL, que incentiva uma maior integração econômica entre os países da América Latina que pode ajudar os estudantes a refletir sobre a importância de uma cooperação entre os países da região como forma de se livrar do subdesenvolvimento.

Você pode incluir outros dados/ notícias/ ilustrações que achar pertinente para ilustrar o tema. Muitas vezes os livros didáticos têm gráficos e tabelas que podem ajudar nessa contextualização.

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a pergunta aos estudantes e peça para eles comentarem rapidamente sobre o assunto.

Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. A partir dessa percepção, passe para a pergunta do próximo slide e para as proposições. Para apoiar essa percepção, você pode usar os slides 6 e 7.

No slide 6 temos um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra.

Já no slide 7 teremos um trecho de uma notícia sobre um relatório da CEPAL, que incentiva uma maior integração econômica entre os países da América Latina que pode ajudar os estudantes a refletir sobre a importância de uma cooperação entre os países da região como forma de se livrar do subdesenvolvimento.

Você pode incluir outros dados/ notícias/ ilustrações que achar pertinente para ilustrar o tema. Muitas vezes os livros didáticos têm gráficos e tabelas que podem ajudar nessa contextualização.

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a pergunta aos estudantes e peça para eles comentarem rapidamente sobre o assunto.

Eles deverão perceber que embora os produtos primários sejam uma grande fonte de recursos para a América Latina, as economias baseadas nesse tipo de produto acabam se perpetuando como dependentes dos países mais desenvolvidos. A partir dessa percepção, passe para a pergunta do próximo slide e para as proposições. Para apoiar essa percepção, você pode usar os slides 6 e 7.

No slide 6 temos um exemplo do preço de uma tonelada de minério de ferro (usado para produzir o aço) e de um carro popular (cuja principal matéria prima é o aço). Peça para que os estudantes comparem o preço dos dois produtos e peça para que eles comentem sobre o que a América Latina vende e o que a América Latina compra.

Já no slide 7 teremos um trecho de uma notícia sobre um relatório da CEPAL, que incentiva uma maior integração econômica entre os países da América Latina que pode ajudar os estudantes a refletir sobre a importância de uma cooperação entre os países da região como forma de se livrar do subdesenvolvimento.

Você pode incluir outros dados/ notícias/ ilustrações que achar pertinente para ilustrar o tema. Muitas vezes os livros didáticos têm gráficos e tabelas que podem ajudar nessa contextualização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Forme grupos de 4 alunos e proponha a eles que realizem um breve debate entre si, elaborando propostas e colocando-as em forma de mensagem a ser direcionada ao chefe do executivo federal (Presidente da República).

A ideia é que seja apenas um exercício reflexivo, então a mensagem pode ser feita sem grandes formalidades.

Supervisione o trabalho para que os alunos consigam realizar o debate e escrever as mensagens no tempo estabelecido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Peça para que os grupos leiam seus textos/ conclusões e observe os pontos de divergência e convergência entre as propostas para promover um rápido debate.

Aproveite para explorar o potencial de integração econômica entre os países através da criação de blocos econômicos e da industrialização dos próprios países da região para se abastecerem entre si.

Destaque a importância da intervenção/ condução das políticas dos estados para fomentar essas mudanças e essa cooperação regional.

Use exemplos atuais positivos e negativos de cooperação que ajudam ou atrapalham esses acordos de desenvolvimento mútuo.

Leve os alunos a compreender os desafios do posicionamento econômico e das políticas de estado dos países latino-americanos na economia global, mostrando que o fortalecimento do comércio entre eles e o investimento na produção de produtos com mais tecnologia pode fazer com que os recursos circulem mais dentro do continente evitando sua evasão para países desenvolvidos e fortalecendo as economias emergentes.

Como opção, se você quiser fomentar a participação dos estudantes nos assuntos de interesse nacional e incentivá-los a serem cidadãos mais participantes nas políticas pública, reserve outra aula ou outro momento para reunir as propostas de todos os grupos num só documento e enviá-lo à presidência da república em nome de toda a turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano