GEO8_20UND04 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Extração Mineral um desafio ambiental, social e econômico: Análise dos desastres ambientais no continente americano.
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização com base em dados socioespaciais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE20) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Espera-se que os alunos consigam compreender as causas dos desastres ambientais, e as consequências sociais e econômicas, em função das rupturas de barragens de rejeitos da extração mineral no continente americano.
Materiais necessários: Lápis, borracha, papel
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AcfHMT7H8j8Mte34qMvP4yhTqQUq4Y64av6M3ztRDSJBvMMDgwnsUCftgNDR/geo8-20und04-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cPmWm2XktNdbzQWCfpN5yppaPgcR7p2P4HWVdcGrZ4JmNS8MxX33ZTuhgeY4/geo-20und04-problematizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y962szngu7TYmSZ9T7nND5FfarR3MfxW2pV3ur2vCeCRJdHUZsjVEDUFjJR2/geo8-20und04-acao-propositiva.pdf
Ação Propositiva (Aluno 1): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtmuutyuxTurnSbpjBwFNSUjJ2rEHSVhbZqZvshN3EAwMNYVDAYDkNA5rcJA/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-1.pdf
Ação Propositiva (Aluno 2): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PAQATyqxWZYhh48SkmKNA8dHTUg3Y3tAFehaYTnpmFVQ3RyM6hBGUhS5Kh3/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-2.pdf
Link para os mapas:
Mapa de Recursos Minerais no Mundo 2010:
Simplified world mining map. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Simplified_world_mining_map_2.png>. Acesso em: 29 abr 2019.
Para você saber mais:
Extrativismo mineral. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaEconomica/extrativismo/mineral.php>. Acesso em: 19 fev 2019.
Informações e Análises da Economia Mineral Brasileira. 5ed. Ibram: Brasília-DF. 2010. Disponível em: <http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00001157.pdf>. Acesso em: 20 fev 2019.
MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeito em Mount Polley e Mariana: crônicas de desastres anunciados. Disponível em: <https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/BC%20Office/2018/08/CCPA_polley_report_summary_translation.pdf >. Acesso em: 30 fev 2019.
MECHI, Andréa; SANCHES, Djalma Luiz. Impactos ambientais da mineração no Estado de São Paulo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, p. 209-220, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000100016>. Acesso em: 19 fev 2019.
MUÑOZ, Rafael. O que podemos aprender com Brumadinho. Ambiente Brasil, 12/02/2019. Disponível em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/02/25/150644-o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.html>. Acesso em 20 fev 2019.
Site da Vale: http://saladeimprensa.vale.com/Paginas/Segmentos.aspx?s=Mineracao&sID=6. Acesso em 19 de fevereiro de 2019.
Apresenta uma série de materiais para pesquisa como infográficos, mapas e documentos sobre as atividades mineradoras da empresa.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: A mineração é uma atividade econômica fundamental para a produção de matéria prima para produzir outros produtos e abastecer outras indústrias. Porém, ao longo do tempo a atividade integrou na sua cadeia produtiva tecnologias de transporte, comunicação e extração. Em outros sentidos, apesar de movimentar milhões de dólares pelo mundo, a matéria prima in natura, não gera o mesmo valor do produto processado, que detém um valor agregado muito superior ao valor inicial o que gera um desequilíbrio entre os países produtores de matéria prima mineral e os países que vendem produtos transformados.
O extrativismo mineral é realizado com a construção de barragens de rejeitos. Os rejeitos são subprodutos da atividade mineradora que são armazenados junto ao relevo, e apresentam uma viscosidade como um lama. Quando esse sistema chega ao limite é recomendado o descomissionamento da barragem, no entanto as empresas mineradoras não tomam essa medida, pois visam a exploração total de uma barragem, o que coloca em risco de ruptura devido a super utilização da barragem.
Relembre aos alunos que o extrativismo se divide em animal, vegetal e mineral, que é uma atividade econômica que remonta a história da sociedade, pois, consiste em retirar da natureza primeira produtos que posteriormente podem ser ou não transformado em natureza segunda (produtos industrializados).
Para você saber mais:
TREVISAN, Karina. Descomissionamento: entenda o processo anunciado pela Vale para acabar com barragens iguais às de Mariana e Brumadinho. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/29/descomissionamento-entenda-o-processo-anunciado-pela-vale-para-acabar-com-barragens-iguais-as-de-mariana-e-brumadinho.ghtml>. Acesso em 30 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Explique aos alunos que as imagens apresentam barragens de rejeitos que sofreram ruptura causando impactos ambientais gerados na paisagem e o represamento de água e lama, e a possibilidade de uma tragédia, caso ocorra a ruptura da barragem. Solicite que observem as imagens. As primeiras imagens fazem referência a barragem de rejeitos no Canadá, mostrando o antes e o depois da ruptura, a imagem no slide 4, faz referência a ruptura da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. Comente que o acidente de Brumadinho passou por muito tempo nos noticiários.
Para você saber mais:
MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeito em Mount Polley e Mariana: crônicas de desastres anunciados. Disponível em: <https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/BC%20Office/2018/08/CCPA_polley_report_summary_translation.pdf >. Acesso em: 30 fev 2019.
MUÑOZ, Rafael. O que podemos aprender com Brumadinho. Ambiente Brasil, 12/02/2019. Disponível em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/02/25/150644-o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.html>. Acesso em 20 fev 2019.
Contextualização
Orientações: Explique aos alunos que as imagens apresentam barragens de rejeitos que sofreram ruptura causando impactos ambientais gerados na paisagem e o represamento de água e lama, e a possibilidade de uma tragédia, caso ocorra a ruptura da barragem. Solicite que observem as imagens. As primeiras imagens fazem referência a barragem de rejeitos no Canadá, mostrando o antes e o depois da ruptura, a imagem no slide 4, faz referência a ruptura da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. Comente que o acidente de Brumadinho passou por muito tempo nos noticiários.
Para você saber mais:
MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeito em Mount Polley e Mariana: crônicas de desastres anunciados. Disponível em: <https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/BC%20Office/2018/08/CCPA_polley_report_summary_translation.pdf >. Acesso em: 30 fev 2019.
MUÑOZ, Rafael. O que podemos aprender com Brumadinho. Ambiente Brasil, 12/02/2019. Disponível em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/02/25/150644-o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.html>. Acesso em 20 fev 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia o excerto com a turma, e faça as seguintes perguntas: Como explorar minérios de maneira sustentável? Quais são os perigos de uma barragem para a sociedade? Discuta com a turma sobre a problemática da extração mineral, que produz no espaço marcas profundas, conforme indicam o excerto e a imagem (slide 4). O caso da barragem de Brumadinho (MG) e os desdobramentos que geraram e geram muitas dúvidas sobre o respeito necessário para a sustentabilidade da atividade mineradora, e o poder das instituições e empresas sobre as decisões que afetam a vida de milhares de pessoas. Solicite aos alunos que justifiquem suas respostas a problematização.
Como adequar à sua realidade: Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre a exploração mineral no município, ou no estado onde moram, peça que observem se já ocorreu algum acidente ambiental, se há mecanismos de prevenção, qual o risco e o impacto de um possível acidente.
Para você saber mais:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Rompimento da barragem em Brumadinho. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/rompimento-barragem-brumadinho.htm >. Acesso em: 20 fev 2019.
TORRES, Lorena G. L. A sustentabilidade da atividade de mineração: uma análise da compatibilização entre o desenvolvimento econômico e o equilíbrio ambiental. Âmbito Jurídico. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=17486&revista_caderno=5>. Acesso em: 19 fev 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Organize as duplas de acordo com habilidades e conhecimento complementares, por exemplo: o aluno bom de desenho com o que escreve bem. Agora apresente os objetivos que as duplas irão trabalhar:
Relacionar os dois eventos trágicos.
Ação Propositiva orientação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y962szngu7TYmSZ9T7nND5FfarR3MfxW2pV3ur2vCeCRJdHUZsjVEDUFjJR2/geo8-20und04-acao-propositiva.pdf
Ação Propositiva aluno 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtmuutyuxTurnSbpjBwFNSUjJ2rEHSVhbZqZvshN3EAwMNYVDAYDkNA5rcJA/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-1.pdf
Ação propositiva aluno 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PAQATyqxWZYhh48SkmKNA8dHTUg3Y3tAFehaYTnpmFVQ3RyM6hBGUhS5Kh3/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-2.pdf
Para você saber mais:
UNESCO pede soluções baseadas na natureza para melhor gestão da água. 2018 (2min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=150&v=z5I1EJUl-lM>. Acesso em: 21 fev 2019.
DECICINO, Ronaldo. Minerais metálicos: ocorrência e exploração no Brasil. <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/minerais-metalicos-ocorrencia-e-exploracao-no-brasil.htm>. Acesso em: 18 fev 2019.
MAIA, Gabriel; ALMEIDA, Rodolfo. Carvão, ferro e diamantes: a extração de minérios no mundo. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/11/19/Carv%C3%A3o-ferro-diamantes-a-extra%C3%A7%C3%A3o-de-min%C3%A9rios-no-mundo>. Acesso em: 18 fev 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Reflita com os alunos as conclusões, apontando como é importante a extração mineral para o cotidiano, e com isso mostre que a atividade econômica deve acompanhar os cuidados necessários, seja para manutenção do meio ambiente, para preservação da vida, e para o desenvolvimento social e econômico.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender as causas dos desastres ambientais e suas consequências sociais e econômicas, principalmente das rupturas de barragens de rejeitos da extração mineral no continente americano. Comente que o extrativismo mineral é realizado com a construção de barragens de rejeitos. Os rejeitos são subprodutos da atividade mineradora que são armazenados junto ao relevo, e apresentam uma viscosidade como a da lama. Quando esse sistema chega ao limite, é recomendado o descomissionamento da barragem. No entanto, as empresas mineradoras não tomam essa medida, pois visam a exploração total de uma barragem, o que a coloca em risco de ruptura devido à superutilização. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie à turma as imagens disponíveis aqui. Grave um áudio e explique que as imagens apresentam barragens de rejeitos que sofreram ruptura, causando impactos ambientais. As primeiras fazem referência à barragem de rejeitos no Canadá, e mostram os momentos antes e depois da ruptura. A imagem seguinte faz referência à ruptura da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais. Comente que o acidente em Brumadinho passou por muito tempo nos noticiários. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie à turma o excerto disponível aqui. Solicite que leiam e reflitam sobre a Problematização. Incentive-os a expor suas opiniões por áudios no WhatsApp. Discuta com a turma sobre a problemática da extração mineral, que produz no espaço marcas profundas, o caso da barragem de Brumadinho (MG) e os desdobramentos que geraram e geram muitas dúvidas sobre o respeito necessário para a sustentabilidade da atividade mineradora, e o poder das instituições e empresas sobre decisões que afetam a vida de milhares de pessoas. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Organize as duplas de acordo com habilidades e conhecimentos complementares, por exemplo: o aluno bom de desenho com o que escreve bem. Agora, apresente os objetivos com que as duplas irão trabalhar, disponíveis aqui. Envie à turma a Ação propositiva 1, disponível aqui, e a 2, disponível aqui. Solicite que todos compartilhem suas produções pelo WhatsApp. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Reflita com os alunos a respeito das conclusões, apontando como é importante a extração mineral para o cotidiano, e com isso mostre que a atividade econômica deve acompanhar os cuidados necessários, seja para manutenção do meio ambiente e preservação da vida, seja para o desenvolvimento social e econômico. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário disponível aqui, sobre as vítimas da barragem de Sobradinho. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender as causas dos desastres ambientais, e as consequências sociais e econômicos, em função das rupturas de barragens de rejeitos da extração mineral no continente Americano.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
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