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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Extração Mineral um desafio ambiental, social e econômico: Análise dos desastres ambientais no continente americano.

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender as causas dos desastres ambientais, e as consequências sociais e econômicas em função das rupturas de barragens de rejeitos da extração mineral no continente Americano

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE20) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Espera-se que os alunos consigam compreender as causas dos desastres ambientais, e as consequências sociais e econômicas, em função das rupturas de barragens de rejeitos da extração mineral no continente americano.

Materiais necessários: Lápis, borracha, papel

Material complementar:

Tema da Aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zd8tKdDXhuZDEdA92mydWyQsX6Js5NcSpD8zuxvuc2Ru9NaV4EKYdgmEgdrm/geo8-20und04-tema-da-aula.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AcfHMT7H8j8Mte34qMvP4yhTqQUq4Y64av6M3ztRDSJBvMMDgwnsUCftgNDR/geo8-20und04-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cPmWm2XktNdbzQWCfpN5yppaPgcR7p2P4HWVdcGrZ4JmNS8MxX33ZTuhgeY4/geo-20und04-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y962szngu7TYmSZ9T7nND5FfarR3MfxW2pV3ur2vCeCRJdHUZsjVEDUFjJR2/geo8-20und04-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva (Aluno 1): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtmuutyuxTurnSbpjBwFNSUjJ2rEHSVhbZqZvshN3EAwMNYVDAYDkNA5rcJA/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-1.pdf

Ação Propositiva (Aluno 2): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PAQATyqxWZYhh48SkmKNA8dHTUg3Y3tAFehaYTnpmFVQ3RyM6hBGUhS5Kh3/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-2.pdf

Link para os mapas:

Mapa de Recursos Minerais no Mundo 2010:

Simplified world mining map. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Simplified_world_mining_map_2.png>. Acesso em: 29 abr 2019.

Para você saber mais:

Extrativismo mineral. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaEconomica/extrativismo/mineral.php>. Acesso em: 19 fev 2019.

Informações e Análises da Economia Mineral Brasileira. 5ed. Ibram: Brasília-DF. 2010. Disponível em: <http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00001157.pdf>. Acesso em: 20 fev 2019.

MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeito em Mount Polley e Mariana: crônicas de desastres anunciados. Disponível em: <https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/BC%20Office/2018/08/CCPA_polley_report_summary_translation.pdf >. Acesso em: 30 fev 2019.

MECHI, Andréa; SANCHES, Djalma Luiz. Impactos ambientais da mineração no Estado de São Paulo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, p. 209-220, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000100016>. Acesso em: 19 fev 2019.

MUÑOZ, Rafael. O que podemos aprender com Brumadinho. Ambiente Brasil, 12/02/2019. Disponível em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/02/25/150644-o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.html>. Acesso em 20 fev 2019.

Site da Vale: http://saladeimprensa.vale.com/Paginas/Segmentos.aspx?s=Mineracao&sID=6. Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

Apresenta uma série de materiais para pesquisa como infográficos, mapas e documentos sobre as atividades mineradoras da empresa.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: A mineração é uma atividade econômica fundamental para a produção de matéria prima para produzir outros produtos e abastecer outras indústrias. Porém, ao longo do tempo a atividade integrou na sua cadeia produtiva tecnologias de transporte, comunicação e extração. Em outros sentidos, apesar de movimentar milhões de dólares pelo mundo, a matéria prima in natura, não gera o mesmo valor do produto processado, que detém um valor agregado muito superior ao valor inicial o que gera um desequilíbrio entre os países produtores de matéria prima mineral e os países que vendem produtos transformados.

O extrativismo mineral é realizado com a construção de barragens de rejeitos. Os rejeitos são subprodutos da atividade mineradora que são armazenados junto ao relevo, e apresentam uma viscosidade como um lama. Quando esse sistema chega ao limite é recomendado o descomissionamento da barragem, no entanto as empresas mineradoras não tomam essa medida, pois visam a exploração total de uma barragem, o que coloca em risco de ruptura devido a super utilização da barragem.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zd8tKdDXhuZDEdA92mydWyQsX6Js5NcSpD8zuxvuc2Ru9NaV4EKYdgmEgdrm/geo8-20und04-tema-da-aula.pdf

Relembre aos alunos que o extrativismo se divide em animal, vegetal e mineral, que é uma atividade econômica que remonta a história da sociedade, pois, consiste em retirar da natureza primeira produtos que posteriormente podem ser ou não transformado em natureza segunda (produtos industrializados).

Para você saber mais:

TREVISAN, Karina. Descomissionamento: entenda o processo anunciado pela Vale para acabar com barragens iguais às de Mariana e Brumadinho. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/29/descomissionamento-entenda-o-processo-anunciado-pela-vale-para-acabar-com-barragens-iguais-as-de-mariana-e-brumadinho.ghtml>. Acesso em 30 abr 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Explique aos alunos que as imagens apresentam barragens de rejeitos que sofreram ruptura causando impactos ambientais gerados na paisagem e o represamento de água e lama, e a possibilidade de uma tragédia, caso ocorra a ruptura da barragem. Solicite que observem as imagens. As primeiras imagens fazem referência a barragem de rejeitos no Canadá, mostrando o antes e o depois da ruptura, a imagem no slide 4, faz referência a ruptura da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. Comente que o acidente de Brumadinho passou por muito tempo nos noticiários.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AcfHMT7H8j8Mte34qMvP4yhTqQUq4Y64av6M3ztRDSJBvMMDgwnsUCftgNDR/geo8-20und04-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeito em Mount Polley e Mariana: crônicas de desastres anunciados. Disponível em: <https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/BC%20Office/2018/08/CCPA_polley_report_summary_translation.pdf >. Acesso em: 30 fev 2019.

MUÑOZ, Rafael. O que podemos aprender com Brumadinho. Ambiente Brasil, 12/02/2019. Disponível em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/02/25/150644-o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.html>. Acesso em 20 fev 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Explique aos alunos que as imagens apresentam barragens de rejeitos que sofreram ruptura causando impactos ambientais gerados na paisagem e o represamento de água e lama, e a possibilidade de uma tragédia, caso ocorra a ruptura da barragem. Solicite que observem as imagens. As primeiras imagens fazem referência a barragem de rejeitos no Canadá, mostrando o antes e o depois da ruptura, a imagem no slide 4, faz referência a ruptura da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. Comente que o acidente de Brumadinho passou por muito tempo nos noticiários.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AcfHMT7H8j8Mte34qMvP4yhTqQUq4Y64av6M3ztRDSJBvMMDgwnsUCftgNDR/geo8-20und04-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeito em Mount Polley e Mariana: crônicas de desastres anunciados. Disponível em: <https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/BC%20Office/2018/08/CCPA_polley_report_summary_translation.pdf >. Acesso em: 30 fev 2019.

MUÑOZ, Rafael. O que podemos aprender com Brumadinho. Ambiente Brasil, 12/02/2019. Disponível em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/02/25/150644-o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.html>. Acesso em 20 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o excerto com a turma, e faça as seguintes perguntas: Como explorar minérios de maneira sustentável? Quais são os perigos de uma barragem para a sociedade? Discuta com a turma sobre a problemática da extração mineral, que produz no espaço marcas profundas, conforme indicam o excerto e a imagem (slide 4). O caso da barragem de Brumadinho (MG) e os desdobramentos que geraram e geram muitas dúvidas sobre o respeito necessário para a sustentabilidade da atividade mineradora, e o poder das instituições e empresas sobre as decisões que afetam a vida de milhares de pessoas. Solicite aos alunos que justifiquem suas respostas a problematização.

Como adequar à sua realidade: Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre a exploração mineral no município, ou no estado onde moram, peça que observem se já ocorreu algum acidente ambiental, se há mecanismos de prevenção, qual o risco e o impacto de um possível acidente.

Para você saber mais:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Rompimento da barragem em Brumadinho. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/rompimento-barragem-brumadinho.htm >. Acesso em: 20 fev 2019.

TORRES, Lorena G. L. A sustentabilidade da atividade de mineração: uma análise da compatibilização entre o desenvolvimento econômico e o equilíbrio ambiental. Âmbito Jurídico. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=17486&revista_caderno=5>. Acesso em: 19 fev 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Organize as duplas de acordo com habilidades e conhecimento complementares, por exemplo: o aluno bom de desenho com o que escreve bem. Agora apresente os objetivos que as duplas irão trabalhar:

Relacionar os dois eventos trágicos.

Ação Propositiva orientação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y962szngu7TYmSZ9T7nND5FfarR3MfxW2pV3ur2vCeCRJdHUZsjVEDUFjJR2/geo8-20und04-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva aluno 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtmuutyuxTurnSbpjBwFNSUjJ2rEHSVhbZqZvshN3EAwMNYVDAYDkNA5rcJA/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-1.pdf

Ação propositiva aluno 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PAQATyqxWZYhh48SkmKNA8dHTUg3Y3tAFehaYTnpmFVQ3RyM6hBGUhS5Kh3/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-2.pdf

Para você saber mais:

UNESCO pede soluções baseadas na natureza para melhor gestão da água. 2018 (2min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=150&v=z5I1EJUl-lM>. Acesso em: 21 fev 2019.

DECICINO, Ronaldo. Minerais metálicos: ocorrência e exploração no Brasil. <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/minerais-metalicos-ocorrencia-e-exploracao-no-brasil.htm>. Acesso em: 18 fev 2019.

MAIA, Gabriel; ALMEIDA, Rodolfo. Carvão, ferro e diamantes: a extração de minérios no mundo. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/11/19/Carv%C3%A3o-ferro-diamantes-a-extra%C3%A7%C3%A3o-de-min%C3%A9rios-no-mundo>. Acesso em: 18 fev 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Reflita com os alunos as conclusões, apontando como é importante a extração mineral para o cotidiano, e com isso mostre que a atividade econômica deve acompanhar os cuidados necessários, seja para manutenção do meio ambiente, para preservação da vida, e para o desenvolvimento social e econômico.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE20) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Espera-se que os alunos consigam compreender as causas dos desastres ambientais, e as consequências sociais e econômicas, em função das rupturas de barragens de rejeitos da extração mineral no continente americano.

Materiais necessários: Lápis, borracha, papel

Material complementar:

Tema da Aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zd8tKdDXhuZDEdA92mydWyQsX6Js5NcSpD8zuxvuc2Ru9NaV4EKYdgmEgdrm/geo8-20und04-tema-da-aula.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AcfHMT7H8j8Mte34qMvP4yhTqQUq4Y64av6M3ztRDSJBvMMDgwnsUCftgNDR/geo8-20und04-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cPmWm2XktNdbzQWCfpN5yppaPgcR7p2P4HWVdcGrZ4JmNS8MxX33ZTuhgeY4/geo-20und04-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y962szngu7TYmSZ9T7nND5FfarR3MfxW2pV3ur2vCeCRJdHUZsjVEDUFjJR2/geo8-20und04-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva (Aluno 1): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtmuutyuxTurnSbpjBwFNSUjJ2rEHSVhbZqZvshN3EAwMNYVDAYDkNA5rcJA/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-1.pdf

Ação Propositiva (Aluno 2): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PAQATyqxWZYhh48SkmKNA8dHTUg3Y3tAFehaYTnpmFVQ3RyM6hBGUhS5Kh3/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-2.pdf

Link para os mapas:

Mapa de Recursos Minerais no Mundo 2010:

Simplified world mining map. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Simplified_world_mining_map_2.png>. Acesso em: 29 abr 2019.

Para você saber mais:

Extrativismo mineral. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaEconomica/extrativismo/mineral.php>. Acesso em: 19 fev 2019.

Informações e Análises da Economia Mineral Brasileira. 5ed. Ibram: Brasília-DF. 2010. Disponível em: <http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00001157.pdf>. Acesso em: 20 fev 2019.

MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeito em Mount Polley e Mariana: crônicas de desastres anunciados. Disponível em: <https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/BC%20Office/2018/08/CCPA_polley_report_summary_translation.pdf >. Acesso em: 30 fev 2019.

MECHI, Andréa; SANCHES, Djalma Luiz. Impactos ambientais da mineração no Estado de São Paulo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, p. 209-220, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000100016>. Acesso em: 19 fev 2019.

MUÑOZ, Rafael. O que podemos aprender com Brumadinho. Ambiente Brasil, 12/02/2019. Disponível em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/02/25/150644-o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.html>. Acesso em 20 fev 2019.

Site da Vale: http://saladeimprensa.vale.com/Paginas/Segmentos.aspx?s=Mineracao&sID=6. Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

Apresenta uma série de materiais para pesquisa como infográficos, mapas e documentos sobre as atividades mineradoras da empresa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: A mineração é uma atividade econômica fundamental para a produção de matéria prima para produzir outros produtos e abastecer outras indústrias. Porém, ao longo do tempo a atividade integrou na sua cadeia produtiva tecnologias de transporte, comunicação e extração. Em outros sentidos, apesar de movimentar milhões de dólares pelo mundo, a matéria prima in natura, não gera o mesmo valor do produto processado, que detém um valor agregado muito superior ao valor inicial o que gera um desequilíbrio entre os países produtores de matéria prima mineral e os países que vendem produtos transformados.

O extrativismo mineral é realizado com a construção de barragens de rejeitos. Os rejeitos são subprodutos da atividade mineradora que são armazenados junto ao relevo, e apresentam uma viscosidade como um lama. Quando esse sistema chega ao limite é recomendado o descomissionamento da barragem, no entanto as empresas mineradoras não tomam essa medida, pois visam a exploração total de uma barragem, o que coloca em risco de ruptura devido a super utilização da barragem.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zd8tKdDXhuZDEdA92mydWyQsX6Js5NcSpD8zuxvuc2Ru9NaV4EKYdgmEgdrm/geo8-20und04-tema-da-aula.pdf

Relembre aos alunos que o extrativismo se divide em animal, vegetal e mineral, que é uma atividade econômica que remonta a história da sociedade, pois, consiste em retirar da natureza primeira produtos que posteriormente podem ser ou não transformado em natureza segunda (produtos industrializados).

Para você saber mais:

TREVISAN, Karina. Descomissionamento: entenda o processo anunciado pela Vale para acabar com barragens iguais às de Mariana e Brumadinho. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/29/descomissionamento-entenda-o-processo-anunciado-pela-vale-para-acabar-com-barragens-iguais-as-de-mariana-e-brumadinho.ghtml>. Acesso em 30 abr 2019.

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Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Explique aos alunos que as imagens apresentam barragens de rejeitos que sofreram ruptura causando impactos ambientais gerados na paisagem e o represamento de água e lama, e a possibilidade de uma tragédia, caso ocorra a ruptura da barragem. Solicite que observem as imagens. As primeiras imagens fazem referência a barragem de rejeitos no Canadá, mostrando o antes e o depois da ruptura, a imagem no slide 4, faz referência a ruptura da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. Comente que o acidente de Brumadinho passou por muito tempo nos noticiários.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AcfHMT7H8j8Mte34qMvP4yhTqQUq4Y64av6M3ztRDSJBvMMDgwnsUCftgNDR/geo8-20und04-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeito em Mount Polley e Mariana: crônicas de desastres anunciados. Disponível em: <https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/BC%20Office/2018/08/CCPA_polley_report_summary_translation.pdf >. Acesso em: 30 fev 2019.

MUÑOZ, Rafael. O que podemos aprender com Brumadinho. Ambiente Brasil, 12/02/2019. Disponível em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/02/25/150644-o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.html>. Acesso em 20 fev 2019.

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Orientações: Explique aos alunos que as imagens apresentam barragens de rejeitos que sofreram ruptura causando impactos ambientais gerados na paisagem e o represamento de água e lama, e a possibilidade de uma tragédia, caso ocorra a ruptura da barragem. Solicite que observem as imagens. As primeiras imagens fazem referência a barragem de rejeitos no Canadá, mostrando o antes e o depois da ruptura, a imagem no slide 4, faz referência a ruptura da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. Comente que o acidente de Brumadinho passou por muito tempo nos noticiários.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AcfHMT7H8j8Mte34qMvP4yhTqQUq4Y64av6M3ztRDSJBvMMDgwnsUCftgNDR/geo8-20und04-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeito em Mount Polley e Mariana: crônicas de desastres anunciados. Disponível em: <https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/BC%20Office/2018/08/CCPA_polley_report_summary_translation.pdf >. Acesso em: 30 fev 2019.

MUÑOZ, Rafael. O que podemos aprender com Brumadinho. Ambiente Brasil, 12/02/2019. Disponível em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/02/25/150644-o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.html>. Acesso em 20 fev 2019.

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o excerto com a turma, e faça as seguintes perguntas: Como explorar minérios de maneira sustentável? Quais são os perigos de uma barragem para a sociedade? Discuta com a turma sobre a problemática da extração mineral, que produz no espaço marcas profundas, conforme indicam o excerto e a imagem (slide 4). O caso da barragem de Brumadinho (MG) e os desdobramentos que geraram e geram muitas dúvidas sobre o respeito necessário para a sustentabilidade da atividade mineradora, e o poder das instituições e empresas sobre as decisões que afetam a vida de milhares de pessoas. Solicite aos alunos que justifiquem suas respostas a problematização.

Como adequar à sua realidade: Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre a exploração mineral no município, ou no estado onde moram, peça que observem se já ocorreu algum acidente ambiental, se há mecanismos de prevenção, qual o risco e o impacto de um possível acidente.

Para você saber mais:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Rompimento da barragem em Brumadinho. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/rompimento-barragem-brumadinho.htm >. Acesso em: 20 fev 2019.

TORRES, Lorena G. L. A sustentabilidade da atividade de mineração: uma análise da compatibilização entre o desenvolvimento econômico e o equilíbrio ambiental. Âmbito Jurídico. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=17486&revista_caderno=5>. Acesso em: 19 fev 2019.

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Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Organize as duplas de acordo com habilidades e conhecimento complementares, por exemplo: o aluno bom de desenho com o que escreve bem. Agora apresente os objetivos que as duplas irão trabalhar:

Relacionar os dois eventos trágicos.

Ação Propositiva orientação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y962szngu7TYmSZ9T7nND5FfarR3MfxW2pV3ur2vCeCRJdHUZsjVEDUFjJR2/geo8-20und04-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva aluno 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtmuutyuxTurnSbpjBwFNSUjJ2rEHSVhbZqZvshN3EAwMNYVDAYDkNA5rcJA/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-1.pdf

Ação propositiva aluno 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PAQATyqxWZYhh48SkmKNA8dHTUg3Y3tAFehaYTnpmFVQ3RyM6hBGUhS5Kh3/geo8-20und04-acao-propositiva-aluno-2.pdf

Para você saber mais:

UNESCO pede soluções baseadas na natureza para melhor gestão da água. 2018 (2min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=150&v=z5I1EJUl-lM>. Acesso em: 21 fev 2019.

DECICINO, Ronaldo. Minerais metálicos: ocorrência e exploração no Brasil. <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/minerais-metalicos-ocorrencia-e-exploracao-no-brasil.htm>. Acesso em: 18 fev 2019.

MAIA, Gabriel; ALMEIDA, Rodolfo. Carvão, ferro e diamantes: a extração de minérios no mundo. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/11/19/Carv%C3%A3o-ferro-diamantes-a-extra%C3%A7%C3%A3o-de-min%C3%A9rios-no-mundo>. Acesso em: 18 fev 2019.

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Reflita com os alunos as conclusões, apontando como é importante a extração mineral para o cotidiano, e com isso mostre que a atividade econômica deve acompanhar os cuidados necessários, seja para manutenção do meio ambiente, para preservação da vida, e para o desenvolvimento social e econômico.

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