17518
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - O mundo de muros nos países latino americanos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre examinar os impactos socioeconômicos da construção de muros nos países sul americanos Peru e Equador.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto examinar os impactos socioeconômicos da construção de muros nos países sul-americanos: Peru e Equador analisando seus impactos para a cidadania.

  • O que ocasionou a construção dos muros?
  • Quais são os conflitos que estão por trás de tal ação?
  • Os muros podem ser entendidos como uma ameaça à cidadania?

A partir da análise do trecho de um documentário, os alunos em duplas construirão personagens e diálogos em formato de história em quadrinho utilizando o programa toondoo (online) para ambos os países ressaltando os problemas enfrentados a partir da construção do muro.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AzdNhRCFbDuugGgyWh3FzuQMz8yQ6uzkHRyNa6dCHDckPEcRWErVPTwJgNWx/geo8-11und05-mapa-equador-e-peru.pdf

Problematização: https://docs.google.com/document/d/10Cn1mqVix-MbBMO0xMBeK8MHCqpPJ9_KchHB3cUBiuc/edit

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CvdJ8ccf55NRXVHPPQpwczHJC6TzZzwamnXAYwtgGWptsAKya49fy3bqYPfa/geo8-11und05-o-brasil-no-acordo-de-paz-entre-equador-e-peru.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax8MR5f8Cv6zjRh7zqUZVTT2p7VcRc2apx8ZD8pvHvTWVFypkkdWFsfT4TBh/geo8-11und05-quadrinhos.pdf

Para você saber mais:

Muro na fronteira complica relações entre Peru e Equador. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/07/10/interna_internacional,882669/muro-na-fronteira-complica-relacoes-entre-peru-e-equador.shtml>. Acesso em: 26 fev 2019.

Construção de muro polémico entre Equador e Peru. Disponível em: <https://observador.pt/2017/07/19/construcao-de-muro-polemico-entre-equador-e-peru/>. Acesso em: 13 mar 2019.

Peru protesta contra o Equador pela construção de um muro na fronteira. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/06/internacional/1496784154_174419.html>. Acesso em: 13 mar 2019.

Definições:

Território como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder.

Fronteiras podem ser delimitadas fisicamente (com muros ou cercas), embora não seja sempre esse o caso, daí se falar de convenção: os diferentes países acordam entre eles até onde chegam os seus respectivos limites; ao atravessar esse limite (a fronteira), entra-se no território do país vizinho.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.

Pergunte a turma se conhecem outros exemplos de muros que separam os países na América. É possível que os alunos apontem o muro que separa o Estados Unidos do México. O presidente Donald Trump apresentou, recentemente, a proposta de ampliação do muro na fronteira entre os países.

É possível que os alunos se surpreendam ao saber que também na América do Sul aconteça algo semelhante. A construção de um muro na fronteira entre Peru e Equador ameaça complicar as relações diplomáticas dos países. O Equador construiu um muro como parte de um Parque Linear no lado direito do Canal Internacional de Zarumilla, apesar dos pedidos formulados pelo Peru para interromper a obra. A construção ocorre em descumprimento a acordos firmados pelos dois países, segundo os quais o Equador deve deixar uma faixa de 10 metros do lado direito do canal para que os dois países possam realizar sua manutenção e limpeza. Tais tensões colocam em risco a integração dos dois países, bem como, o fluxo de água no canal, elevando o risco de enchentes em cidades peruanas.

Para saber mais:

RICARTE, Olívia. Os muros da América Latina. Estado de Direito. Disponível em: <http://estadodedireito.com.br/os-muros-da-america-latina/>. Acesso em: 26 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.

Pergunte a turma se conhecem outros exemplos de muros que separam os países na América. É possível que os alunos apontem o muro que separa o Estados Unidos do México. O presidente Donald Trump apresentou, recentemente, a proposta de ampliação do muro na fronteira entre os países.

É possível que os alunos se surpreendam ao saber que também na América do Sul aconteça algo semelhante. A construção de um muro na fronteira entre Peru e Equador ameaça complicar as relações diplomáticas dos países. O Equador construiu um muro como parte de um Parque Linear no lado direito do Canal Internacional de Zarumilla, apesar dos pedidos formulados pelo Peru para interromper a obra. A construção ocorre em descumprimento a acordos firmados pelos dois países, segundo os quais o Equador deve deixar uma faixa de 10 metros do lado direito do canal para que os dois países possam realizar sua manutenção e limpeza. Tais tensões colocam em risco a integração dos dois países, bem como, o fluxo de água no canal, elevando o risco de enchentes em cidades peruanas.

Para saber mais:

RICARTE, Olívia. Os muros da América Latina. Estado de Direito. Disponível em: <http://estadodedireito.com.br/os-muros-da-america-latina/>. Acesso em: 26 fev 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Peça a turma que formem duplas. Projete os slides ou imprima o mapa.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AzdNhRCFbDuugGgyWh3FzuQMz8yQ6uzkHRyNa6dCHDckPEcRWErVPTwJgNWx/geo8-11und05-mapa-equador-e-peru.pdf

Solicite que observem o mapa com atenção. Pergunte se existe uma relação entre os 3 pontos no mapa e as fronteiras que dividem os países. Peça que leiam com atenção a legenda na parte superior do mapa.

  • O que ela indica?
  • É possível afirmar que a construção do muro esteja relacionada com um passado de tensões entre territórios que ambos os países disputavam?

Aproveite para explicar os conceitos de território e fronteiras.

Para você saber mais:

Território como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder.

Fronteiras podem ser delimitadas fisicamente (com muros ou cercas), embora não seja sempre esse o caso, daí se falar de convenção: os diferentes países acordam entre eles até onde chegam os seus respectivos limites; ao atravessar esse limite (a fronteira), entra-se no território do país vizinho.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Acesse a imagem da construção do muro fronteiriço na seguinte notícia ou imprima-a antes para exibi-la aos alunos

https://peru21.pe/politica/peru-convoca-proximo-martes-delegacion-ecuador-hablar-muro-fronterizo-video-79650 (acesso em 20 de Maio de 2019)

Chame atenção dos alunos para a imagem da construção do muro na fronteira entre o Equador e Peru. Em duplas, peça que analisem e façam uma descrição da imagem.

  • Que problemas ambientais, sociais, econômicos podem ser ocasionados a partir do muro?
  • Como tudo isso tem relação com a cidadania?

Caso seja necessário, revise o conceito de cidadania com os alunos.

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos.

O conceito de cidadania vai muito além, pois ser cidadão significa também tomar parte da vida em sociedade, tendo uma participação ativa no que diz respeito aos problemas da comunidade. Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável. A cidadania deve ser entendida, nesse sentido, como processo contínuo, uma construção coletiva que almeja a realização gradativa dos Direitos Humanos e de uma sociedade mais justa e solidária.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.

Leia com a turma a manchete do jornal. Entregue para as duplas o texto de apoio impresso.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CvdJ8ccf55NRXVHPPQpwczHJC6TzZzwamnXAYwtgGWptsAKya49fy3bqYPfa/geo8-11und05-o-brasil-no-acordo-de-paz-entre-equador-e-peru.pdf

Peça que leiam o texto. Oriente as duplas a criar diálogos entre dois personagens: um peruano e o outro o equatoriano. Anote o diálogo da história no caderno.

Explique que os diálogos precisam ser curtos, pois depois serão usados para montar uma história em quadrinhos na última parte da aula. Lembre-se de circular na sala, tire as dúvidas das duplas e oriente-os na confecção dos diálogos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue o modelo da folha impressa as duplas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax8MR5f8Cv6zjRh7zqUZVTT2p7VcRc2apx8ZD8pvHvTWVFypkkdWFsfT4TBh/geo8-11und05-quadrinhos.pdf

Estimule as duplas a construírem seus quadrinhos e desenharem seus personagens, porém ofereça também a oportunidade de montar a partir do modelo e deixe que façam a sua escolha.

Outra possibilidade é criar utilizando os recursos tecnológicos por meio dos seguintes sites:

Canva: Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/>. Acesso 12 mar 2019.

Storyboard That: Disponível em: https://www.storyboardthat.com/pt/criador-de-quadrinhos>. Acesso 12 mar 2019.

Meu Gibi: Disponível em: http://www.meugibi.com/index.php>. Acesso 12 mar 2019.

Peça que utilizem os diálogos criados na etapa anterior para montar a história em quadrinhos. Estimule a utilização de lápis de cor, canetas hidrocores para colorir e desenhar os personagens. Converse com a turma os objetivos da aula, relembre de que forma as relações diplomáticas entre os países serão afetadas caso o muro seja concluído. É importante destacar que os direitos dos cidadãos de ir e vir deverão ser comprometidos com o muro. Recolha as histórias e exponha no mural da sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto examinar os impactos socioeconômicos da construção de muros nos países sul-americanos: Peru e Equador analisando seus impactos para a cidadania.

  • O que ocasionou a construção dos muros?
  • Quais são os conflitos que estão por trás de tal ação?
  • Os muros podem ser entendidos como uma ameaça à cidadania?

A partir da análise do trecho de um documentário, os alunos em duplas construirão personagens e diálogos em formato de história em quadrinho utilizando o programa toondoo (online) para ambos os países ressaltando os problemas enfrentados a partir da construção do muro.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AzdNhRCFbDuugGgyWh3FzuQMz8yQ6uzkHRyNa6dCHDckPEcRWErVPTwJgNWx/geo8-11und05-mapa-equador-e-peru.pdf

Problematização: https://docs.google.com/document/d/10Cn1mqVix-MbBMO0xMBeK8MHCqpPJ9_KchHB3cUBiuc/edit

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CvdJ8ccf55NRXVHPPQpwczHJC6TzZzwamnXAYwtgGWptsAKya49fy3bqYPfa/geo8-11und05-o-brasil-no-acordo-de-paz-entre-equador-e-peru.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax8MR5f8Cv6zjRh7zqUZVTT2p7VcRc2apx8ZD8pvHvTWVFypkkdWFsfT4TBh/geo8-11und05-quadrinhos.pdf

Para você saber mais:

Muro na fronteira complica relações entre Peru e Equador. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/07/10/interna_internacional,882669/muro-na-fronteira-complica-relacoes-entre-peru-e-equador.shtml>. Acesso em: 26 fev 2019.

Construção de muro polémico entre Equador e Peru. Disponível em: <https://observador.pt/2017/07/19/construcao-de-muro-polemico-entre-equador-e-peru/>. Acesso em: 13 mar 2019.

Peru protesta contra o Equador pela construção de um muro na fronteira. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/06/internacional/1496784154_174419.html>. Acesso em: 13 mar 2019.

Definições:

Território como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder.

Fronteiras podem ser delimitadas fisicamente (com muros ou cercas), embora não seja sempre esse o caso, daí se falar de convenção: os diferentes países acordam entre eles até onde chegam os seus respectivos limites; ao atravessar esse limite (a fronteira), entra-se no território do país vizinho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.

Pergunte a turma se conhecem outros exemplos de muros que separam os países na América. É possível que os alunos apontem o muro que separa o Estados Unidos do México. O presidente Donald Trump apresentou, recentemente, a proposta de ampliação do muro na fronteira entre os países.

É possível que os alunos se surpreendam ao saber que também na América do Sul aconteça algo semelhante. A construção de um muro na fronteira entre Peru e Equador ameaça complicar as relações diplomáticas dos países. O Equador construiu um muro como parte de um Parque Linear no lado direito do Canal Internacional de Zarumilla, apesar dos pedidos formulados pelo Peru para interromper a obra. A construção ocorre em descumprimento a acordos firmados pelos dois países, segundo os quais o Equador deve deixar uma faixa de 10 metros do lado direito do canal para que os dois países possam realizar sua manutenção e limpeza. Tais tensões colocam em risco a integração dos dois países, bem como, o fluxo de água no canal, elevando o risco de enchentes em cidades peruanas.

Para saber mais:

RICARTE, Olívia. Os muros da América Latina. Estado de Direito. Disponível em: <http://estadodedireito.com.br/os-muros-da-america-latina/>. Acesso em: 26 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.

Pergunte a turma se conhecem outros exemplos de muros que separam os países na América. É possível que os alunos apontem o muro que separa o Estados Unidos do México. O presidente Donald Trump apresentou, recentemente, a proposta de ampliação do muro na fronteira entre os países.

É possível que os alunos se surpreendam ao saber que também na América do Sul aconteça algo semelhante. A construção de um muro na fronteira entre Peru e Equador ameaça complicar as relações diplomáticas dos países. O Equador construiu um muro como parte de um Parque Linear no lado direito do Canal Internacional de Zarumilla, apesar dos pedidos formulados pelo Peru para interromper a obra. A construção ocorre em descumprimento a acordos firmados pelos dois países, segundo os quais o Equador deve deixar uma faixa de 10 metros do lado direito do canal para que os dois países possam realizar sua manutenção e limpeza. Tais tensões colocam em risco a integração dos dois países, bem como, o fluxo de água no canal, elevando o risco de enchentes em cidades peruanas.

Para saber mais:

RICARTE, Olívia. Os muros da América Latina. Estado de Direito. Disponível em: <http://estadodedireito.com.br/os-muros-da-america-latina/>. Acesso em: 26 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Peça a turma que formem duplas. Projete os slides ou imprima o mapa.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AzdNhRCFbDuugGgyWh3FzuQMz8yQ6uzkHRyNa6dCHDckPEcRWErVPTwJgNWx/geo8-11und05-mapa-equador-e-peru.pdf

Solicite que observem o mapa com atenção. Pergunte se existe uma relação entre os 3 pontos no mapa e as fronteiras que dividem os países. Peça que leiam com atenção a legenda na parte superior do mapa.

  • O que ela indica?
  • É possível afirmar que a construção do muro esteja relacionada com um passado de tensões entre territórios que ambos os países disputavam?

Aproveite para explicar os conceitos de território e fronteiras.

Para você saber mais:

Território como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder.

Fronteiras podem ser delimitadas fisicamente (com muros ou cercas), embora não seja sempre esse o caso, daí se falar de convenção: os diferentes países acordam entre eles até onde chegam os seus respectivos limites; ao atravessar esse limite (a fronteira), entra-se no território do país vizinho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Acesse a imagem da construção do muro fronteiriço na seguinte notícia ou imprima-a antes para exibi-la aos alunos

https://peru21.pe/politica/peru-convoca-proximo-martes-delegacion-ecuador-hablar-muro-fronterizo-video-79650 (acesso em 20 de Maio de 2019)

Chame atenção dos alunos para a imagem da construção do muro na fronteira entre o Equador e Peru. Em duplas, peça que analisem e façam uma descrição da imagem.

  • Que problemas ambientais, sociais, econômicos podem ser ocasionados a partir do muro?
  • Como tudo isso tem relação com a cidadania?

Caso seja necessário, revise o conceito de cidadania com os alunos.

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos.

O conceito de cidadania vai muito além, pois ser cidadão significa também tomar parte da vida em sociedade, tendo uma participação ativa no que diz respeito aos problemas da comunidade. Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável. A cidadania deve ser entendida, nesse sentido, como processo contínuo, uma construção coletiva que almeja a realização gradativa dos Direitos Humanos e de uma sociedade mais justa e solidária.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.

Leia com a turma a manchete do jornal. Entregue para as duplas o texto de apoio impresso.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CvdJ8ccf55NRXVHPPQpwczHJC6TzZzwamnXAYwtgGWptsAKya49fy3bqYPfa/geo8-11und05-o-brasil-no-acordo-de-paz-entre-equador-e-peru.pdf

Peça que leiam o texto. Oriente as duplas a criar diálogos entre dois personagens: um peruano e o outro o equatoriano. Anote o diálogo da história no caderno.

Explique que os diálogos precisam ser curtos, pois depois serão usados para montar uma história em quadrinhos na última parte da aula. Lembre-se de circular na sala, tire as dúvidas das duplas e oriente-os na confecção dos diálogos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue o modelo da folha impressa as duplas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax8MR5f8Cv6zjRh7zqUZVTT2p7VcRc2apx8ZD8pvHvTWVFypkkdWFsfT4TBh/geo8-11und05-quadrinhos.pdf

Estimule as duplas a construírem seus quadrinhos e desenharem seus personagens, porém ofereça também a oportunidade de montar a partir do modelo e deixe que façam a sua escolha.

Outra possibilidade é criar utilizando os recursos tecnológicos por meio dos seguintes sites:

Canva: Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/>. Acesso 12 mar 2019.

Storyboard That: Disponível em: https://www.storyboardthat.com/pt/criador-de-quadrinhos>. Acesso 12 mar 2019.

Meu Gibi: Disponível em: http://www.meugibi.com/index.php>. Acesso 12 mar 2019.

Peça que utilizem os diálogos criados na etapa anterior para montar a história em quadrinhos. Estimule a utilização de lápis de cor, canetas hidrocores para colorir e desenhar os personagens. Converse com a turma os objetivos da aula, relembre de que forma as relações diplomáticas entre os países serão afetadas caso o muro seja concluído. É importante destacar que os direitos dos cidadãos de ir e vir deverão ser comprometidos com o muro. Recolha as histórias e exponha no mural da sala de aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano