Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que a aula abordará.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientação: Projete ou escreva a atividade no quadro. Peça em seguida para os alunos tentarem encontrar o valor que foi apagado .
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você já resolveu alguma atividade parecida?
- O que aconteceria se mudasse alguns aspectos?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de aquecimento
Resolução da atividade de aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientação: Projete ou escreva a atividade no quadro. Peça em seguida para os alunos tentarem encontrar o valor que foi apagado .
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você já resolveu alguma atividade parecida?
- O que aconteceria se mudasse alguns aspectos?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?
Atividade Principal
Orientações: Distribua a impressão da Atividade Principal ou projete no quadro. Peça para que, em duplas, os alunos preencham a tabela. Oriente-os a registrarem no caderno possíveis soluções, depois de analisarem, peça-os que apresentem. Instigue a comparação das soluções criadas. Promova a argumentação entre as duplas, sobres suas soluções e modos de representar a atividade assim como os padrões de regularidades que podem ter encontrado. Reserve um tempo para um debate coletivo. O objetivo do problema de investigação é estimular os alunos a buscarem informações que aprimorem o conhecimento já adquirido. Na realização da atividade os alunos se tornam responsáveis por suas descobertas, assim como por argumentar sobre a solução apresentada. É muito importante não dar respostas, e sim estimular os alunos a organizarem seus pensamentos, representando suas ideias por meio de símbolos (desenho, esquemas ou tabelas).
Propósito: Estimular os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico e dedutivo, protagonizando o próprio conhecimento.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema apresenta?
- Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
- Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
- Há regularidade na solução do problema? Qual?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula?
- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Sobre o que foi o grande debate matemático na aula hoje? O que você aprendeu com ele?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussões das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, projete a tabela com os resultados e promova uma discussão.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema estimulando o aluno a ser protagonista da própria aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Você analisou as sequências de resultados? Qual a conclusão?
- É possível reconhecer uma dízima periódica nas sequências apresentadas? Em que situação isso ocorre?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Este é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal, é importante usar o vocabulário matemático para os alunos se familiarizar.
Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e estimular a curiosidade e criatividade.
Discuta com a turma:
- Você ainda tem dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Quais foram seus pontos forte e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecendo os dados que o problema fornece e a pergunta a ser respondida juntamente com os conceitos necessários para representar a solução do problema.
Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10).
Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente crie uma estratégia que mostrará a solução do problema. Aguarde até que os alunos apresentem soluções para o problema. Incentive os alunos a analisarem a questão, investigar as possibilidades de representar a resposta correta. O objetivo da atividade é estimular o aluno a gerenciar o próprio erro, é neste momento que o aluno será despertado a desenvolver sua criatividade.
Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas de investigação.
Discuta com a turma:
- Qual a pergunta para o problema?
- Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
- Como pensou em registrar a resposta ?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10).
Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente crie uma estratégia que mostrará a solução do problema. Aguarde até que os alunos apresentem soluções para o problema. Incentive os alunos a analisarem a questão, investigar as possibilidades de representar a resposta correta. O objetivo da atividade é estimular o aluno a gerenciar o próprio erro, é neste momento que o aluno será despertado a desenvolver sua criatividade.
Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas de investigação.
Discuta com a turma:
- Qual a pergunta para o problema?
- Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
- Como pensou em registrar a resposta ?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?